Serviços disponíveis:

• Leitura de presença a utilizadores internos e externos.
  • Pesquisa bibliográfica a pedido (solicitada por correio, correio electrónico, fax ou telefone).
  • Empréstimo inter-bibliotecas (nacionais e internacionais).Há restrições quando a obra é rara ou quando o seu estado se conservação não o permite. Neste caso empresta-se reprodução.
  • Reprodução de documentos de acesso livre, pedidos localmente ou à distância.
  • Reprodução de documentos de arquivo ou das colecções especiais (iconografia, audivisuais, etc..) caso a caso e depois de autorizado o pedido.
  • Acesso ao catálogo bibliográfico de monografias e artigos de publicações periódicas - disponível a partir da página de entrada: catálogo informatizado disponível em linha .
  • Acesso ao catálogo de aquivo e a fundos já digitalizados - disponível a partir da página de entrada: arquivo em linha; guia de fundos.
  • Acesso à Porbase e Bibliotecas da UC .

Acervo bibliográfico:
Bibliografia, maioritariamente em língua portuguesa:

• títulos de monografias ca 8400;
  • publicações em série (correntes) 56;
  • publicações em série (findas) ca 3430.

Acervo arquivístico:
Fundos e colecções de documentos de arquivos privados:

• ca 360 doações;
  • ca de 300 já inventariadas;
  • ca de 450 m. lineares.

Colecções especiais
Fotografias, Cartazes, Recortes de imprensa, Panfletos, Registos audio e vídeo.

Principais domínios temáticos:
História, Política e Economia Recentes (1974-1976). Oposição política 1958-1974.

Condições de acesso:

• Biblioteca - sem restrições.
  • Arquivo - investigadores credenciados ou mediante pedido devidamente fundamentado. Existem fundos totalmente abertos, outros total ou parcialmente reservados. Consultar Guia de Fundos. A cópia de documentos é um serviço condicionado.
  • Colecções especiais - acesso local com algumas restrições por razões de preservação documental ou condicionamento logístico.

Aconselha-se a marcação prévia da visita para tornar mais rentável a consulta de arquivo.
Em Agosto a consulta de arquivo está restingida aos núcleos Recortes de Imprensa e Comunicados e Panfletos.