projeto SAAL.Colecção Nuno Portas

O SAAl em fotografias no CD25A:
Colecção Nuno Portas

Nota biográfica
Nuno Portas nasceu em 1934, em Vila Viçosa, diplomou-se em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1959. Nos últimos anos, conjuga a investigação e ensino no curso de pós-graduação em Urbanismo na Universidade Técnica de Lisboa (áreas relacionadas com as Questões Urbanas, Métodos de Planeamento e História da Teoria Urbanística) com a prática profissional em diversas cidades da Europa, África e América do Sul, como consultor dos programas financiados pela Organização das Nações Unidas. Em Portugal, participou dos Governos posteriores ao 25 de Abril, tendo participado na definição das linhas políticas para habitação, reabilitação urbana e actualização da legislação sobre urbanismo.
Ao longo do seu percurso, Nuno Portas foi responsável pelos projectos urbanísticos de diversos bairros da periferia de Lisboa, mas também de várias cidades brasileiras. Destacam-se dos seus projectos o da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (projecto conjunto com Nuno Teotónio Pereira) – que obteve o Prémio Valmor, em 1975 – e o do Campus da Universidade de Aveiro. Em 2005 foi agraciado com o Prémio Sir Patrick Abercrombie de Urbanismo, um dos cinco galardões atribuídos pela União Internacional de Arquitectos