COBAR - Introdução
"Camponeses de Barcouço: Não vamos morrer agarrados à enxada."
A Cobar nasceu no espírito das pessoas, como forma de se libertarem da exploração.
A primeira fase da construção da cooperativa, caracteriza-se pela luta travada pelos agricultores de Barcouço e freguesias vizinhas no sentido de conseguirem o aumento do preço da resina. Destas reuniões, saiu a comissão Pró-Cooperativa, que veio a trabalhar conseguindo pouco a pouco juntar uns tantos agricultores que vieram a formar a cooperativa.