• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.

    Para manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, clique aqui.

    Obrigada.
    Universidade de Coimbra

    Imagem de teste reCAPTCHA
    Captcha incorrecto.
    Escreva as palavras acima: Escreva os números que ouve:

Luis Cesariny Calafate
Luís Cesariny Calafate 
(n.1915 m.1996)
Tenente Coronel, político, professor, orador, escritor, jornalista e concursista hípico .
Terminou os cursos de Cavalaria da Escola Militar em 1938 e para promoção a oficial superior em 1957. 
Recebeu condecorações e louvores mas as únicas medalhas que usava na farda eram as de “Coragem, Abnegação e Humanidade” ganhas por vários salvamentos de vidas no mar.
Foi um lutador consequente pelos ideais da liberdade, pelos quais pagou com o asilo politico na Embaixada da Venezuela, o exílio na Venezuela e Brasil, com a prisão e com a destruição da carreira, por ter participado activamente no MOVIMENTO MILITAR INDEPENDENTE de 11 de Março de 1959 , também conhecido por REVOLTA da SÉ, integrando a Junta Militar que chefiava o movimento.
No exílio juntou-se a outros exilados políticos e colaborou com Humberto Delgado e Henrique Galvão . Fez parte da Junta Patriótica Portuguesa em Caracas.
Julgado à revelia, foi condenado a 21 de Dezembro de 1960 a 22 meses de prisão e 5 anos de suspensão de direitos políticos, sendo a pena suspensa por 5 anos. Nunca abdicou da luta pela liberdade, tendo mesmo exigido que ficasse na acta de um dos seus julgamentos que jamais repudiaria os ideais democráticos.
O seu livro “A Liberdade Tem Um Preço” integra bibliografias aconselhadas pelos Departamentos de História de algumas Universidades do País.
Luís Cesariny Calafate viveu a vida com simplicidade e verdadeiro espírito de missão, o que o levou sempre a fazer aquilo que a consciência lhe impunha, desprezando riscos, privilégios e interesses pessoais. (L.A. Calafate)
 
Topo da página
Centro de Documentação 25 de Abril © 2017
Suporte: ucd25a@ci.uc.pt ; Sugestões: Formulário
www.cd25a.uc.pt
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional