Botelho Moniz
(n.1900 m.1970)

Militar tido como protegido de Santos Costa, ministro do governo de Salazar. Foi observador do Exército Português na frente leste da II Guerra Mundial. Ministro do Interior e chefe do Estado -Maior -General das Forças Armadas e posteriormente Ministro da Defesa, cargo em que viria a substituir o já citado Santos Costa. Em Abril de 1961 protagonizou, juntamente com Craveiro Lopes e outras personalidades, um golpe de estado palaciano que, segundo alguns historiadores, contava com o apoio dos E.U.A. interessados na mudança de orientação da política portuguesa, na linha de uma nova política anticolonialista do governo Norte-americano. Esta tentativa golpista só falhou devido a demasiada ingenuidade e inabilidade dos seus protagonistas e à pronta intervenção de Salazar.