Francisco da Costa Gomes
(n. 1914 m.2001)

Francisco da Costa Gomes nasceu em Chaves. Iniciou a sua carreira militar em 1931 e, em 1944, licenciou-se em Ciências Matemáticas. Em 1958, foi nomeado subsecretário de Estado do Exército, cargo de que foi exonerado devido às suas divergências com a política colonial. Como brigadeiro e general, exerceu os cargos de 2º Comandante e Comandante da Região Militar de Moçambique, entre 1965 e 1969. Entre 1970 e 1972, foi comandante chefe das Forças Armadas de Angola e, em Outubro desse ano, seria nomeado Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, cargo de que foi exonerado a 14 de Março de 74. Retomou estas funções após o 25 de Abril de 1974, enquanto membro da JSN e, em Setembro de 1974, ascendeu ao cargo de Presidente da República, onde permaneceu até 13 de Julho de 1976. Atingiu o marechalato em 1981. Esteve ligado ao Conselho Mundial da Paz e foi membro activo da organização Generais pela Paz.