Sistema Político Português - Informação Político Partidária - LCI

Liga Comunista Internacionalista
Foi fundado em 1973 em Peniche, pelos três grupos de Acção Comunista regionais (GAC), de tendência trotskista. Em Abril de 1974 a LCI teve uma intervenção activa no derrube da ditadura. Em Abril de 75 a LCI, já legalizada, concorreu apenas a cinco círculos eleitorais, obtendo 11000 votos. Em Agosto desse mesmo ano adere à FUR (Frente de Unidade Revolucionária, que inclui o MES, o PRP e a LUAR, numa perspectiva de apoio ao Governo Provisório contra o Grupo dos Nove). Em Abril de 1976 volta a concorrer às eleições. Em 78 dá-se a fusão da LCI com o PRT, criando-se o PSR e o novo jornal Combate Operário (substituindo o jornal Luta Proletária ). Os principais dirigentes e militantes eram: Cabral Fernandes, Francisco Sardo, Manuel Resende, Marinho da Silva, António Gomes, Afonso Costa, Francisco Louçã, José Falcão e Jorge Novais.
+ informação em: http://combate.info/index.php?option=com_content&task=view&id=163