Sistema Político Português - Informação Político Partidária - MDP/CDE

Movimento Democrático Português / Comissões Democráticas Eleitorais

Foi uma das mais importantes organizações políticas da Oposição Democrática, antes do 25 de Abril. Foi fundado em 1969, como coligação eleitoral para concorrer às eleições legislativas. Em 1973 participou no Congresso Democrático de Aveiro. Depois do 25 de Abril, fez parte de todos os Governos Provisórios, com excepção do VI, e concorreu às eleições em aliança com o PCP, integrando a APU. Em 1987, em dissidência com o PCP, já não participou na coligação eleitoral CDU. Principais dirigentes: José Manuel Tengarrinha, Luís Catarino, António Redol, Helena Cidade Moura.