Sistema Político Português - Informação Político Partidária - OCMLP

Organização Comunista Marxista-Leninista Portuguesa

Surgiu em 1973 da fusão dos núcleos O Comunista com o grupo do Porto, Comité Operário, que publicava o jornal O Grito do Povo desde o início do ano de 1971. De tendência marxista-leninista, esta organização alcançou alguma expressão política durante os últimos anos do regime, sobretudo em Paris, onde a comunidade de exilados políticos portugueses desenvolvia intensa actividade política. Em 1976 une-se ao Comité Marxista Português (CMLP) e à Organização Revolucionária Portuguesa Comunista (marxista-leninista)-ORPC (ML) e fundam o Partido Comunista Português (Revolucionário)- PCP(R).