Sistema Político Português - Informação Político Partidária - PCTP/MRPP

Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses / Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado

Partido de tendência maoísta, fundado em Setembro de 1970, sendo seu primeiro secretário-geral Arnaldo Matos. Publica : Bandeira Vermelha , como orgão teórico a partir de 1970 e Luta Popular como orgão de massas a partir de 1971. Muito activo, nos anos anteriores ao 25 de Abril sobretudo nos meios estudantis de Lisboa, manteve intensa actividade durante os anos de 1974 e 1975, contando nessa altura nas suas fileiras com algumas destacadas figuras da cena política actual, entre as quais Durão Barroso e Fernando Rosas, que entretanto abandonaram o partido. Em 1976 mudou o nome para Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses e passou a usar a sigla PCTP/MRPP. O seu líder histórico foi Arnaldo Matos e Saldenha Sanches o director do Jornal "Luta Popular". O actual líder é Garcia Pereira.