Sistema Político Português - Informação Político Partidária - PPM

Partido Popular Monárquico

Organização política de tipo coligação que tem a sua origem em sectores monárquicos activos desde 1951, na oposição ao regime durante o Estado Novo. Em 1958 apoiaram a candidatura à presidência da República do General Humberto Delgado. Em 1971 o Movimento Popular Monárquico, a Liga Popular Monárquica e a Renovação Portuguesa formam a Convergência Monárquica. É este grupo que em Maio de 1974 virá a fundar formalmente o PPM. Fez apelo ao "voto de consciência" na segunda volta das eleições presidenciais de 1986. O seu líder carismático foi, até 1994, o arquitecto Gonçalo Ribeiro Teles, data em que, em dissidência com o PPM, sai para fundar o Partido da Terra.