Basílio Horta

(n.1943)

Advogado e docente universitário, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa onde também frequentou o Curso Complementar de Ciências Políticas e Sociais. Foi um dos três membros fundadores do CDS (Centro Democrático Social) e fez parte da sua Comissão Política. Foi Ministro do Comércio e Turismo nos II e VI Governos Constitucionais. Integrou o VII Governo Constitucional como ministro de Estado adjunto do primeiro ministro e no VIII teve a seu cargo o Ministério da Agricultura e Pescas. Foi vice-presidente do partido entre 1988 e 1991 e secretário-geral entre Março de 1990 e Maio de 1991, tendo sido candidato às Presidenciais realizadas em Janeiro de 91. Com o abandono de Freitas do Amaral e a aguda crise interna que o partido atravessava, assumiu a presidência da Comissão Directiva da qual se viria a demitir posteriormente.