Hermínio Martinho

(n.1946)

Este Engenheiro Técnico Agrário foi o fundador do PRD, sendo eleito presidente do partido na primeira convenção nacional em Tomar em 1985. Foi eleito deputado à A.R. em Outubro desse mesmo ano. De Conselheiro de Estado e deputado da A.R. passa a vice-presidente do PRD quando o General Ramalho Eanes assumiu a presidência do PRD. Foi eleito presidente do PRD na terceira Convenção Nacional em Maio de 1988. Na sequência das eleições autárquicas de 1989, afastou-se da direcção do partido. Em 1991 defendeu a extinção do partido, considerando não existirem condições para o prosseguimento do projecto do partido, afastando-se dos cargos que nele ocupava. Foi deputado do PRD na V Legislatura, assim como vice-presidente da A.R.