Francisco Pinto Balsemão

(n.1937)

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa. Primeiro-ministro dos VII e VIII Governos Constitucionais. Foi um dos fundadores do Partido Popular Democrático (PPD). Deputado da chamada Ala Liberal durante o consulado de Caetano e fundador do semanário Expresso. Estabeleceu laços de sólida amizade com Sá Carneiro, que colaborou algum tempo nesse Jornal.
Ministro de Estado no VI Governo, Balsemão empenhou-se na 1ª Revisão Constitucional de 1976.
A 9 de Janeiro de 1981, Eanes empossa Pinto Balsemão, escolhido pelo PSD para suceder a Sá Carneiro na chefia do partido, como 1º Ministro do VII Governo Constitucional. Contudo, Balsemão resolve demitir-se em Agosto do mesmo ano.
O processo de Revisão Constitucional ajudou a prolongar por mais algum tempo a Aliança Democrática, cujos principais dirigentes tinham dificuldade em aceitar a liderança de Balsemão. Afastado da vida política activa,  Balsemão é actualmente o Presidente do Conselho de Administração da SIC.