Vítor Constâncio

(n.1943)

Nascido em Lisboa, licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia. Em 1975 aderiu formalmente ao PS. Em 1978 foi nomeado ministro das Finanças e do Plano do II Governo Constitucional. No mesmo ano ingressou no Secretariado Nacional do PS. Em Junho de 1986 foi eleito secretário-geral do PS. Foi eleito deputado em 1976, 80, 82 e 87, ano em que Cavaco Silva conquistou a sua primeira maioria absoluta, precisamente contra Vítor Constâncio. Depois de ter sido reeleito secretário-geral do PS em 88, demitiu-se do cargo em Outubro do mesmo ano. Renunciou ao seu mandato de deputado em 91. Actualmente é governador do Banco de Portugal, cargo que ocupa desde 1985. É autor do livro Coerência e Rigor.