Carlos Mota Pinto

(n.1936 m.1985)

Nasceu em Pombal. Licenciado em Direito, foi professor na Universidade de Coimbra. Foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, instituição que lhe deve o nome, resultado de uma proposta sua apresentada, discutida e votada em plenário da Assembleia Constituinte. Entrou em ruptura com Sá Carneiro, no Congresso do PPD em Aveiro, mas reaproximou-se posteriormente do PSD, tendo desempenhado os cargos de vice-presidente em 1983 e presidente da Comissão Política em Março de 84. Foi também ministro do Comércio no I Governo Constitucional entre 1976 e 1977, Primeiro Ministro indigitado pelo Presidente da República, general Ramalho Eanes, entre 1978 e 1979, e vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa no IX Governo Constitucional de 1983 a 1985.