Francisco Louçã

(n.1956)

Professor de economia no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Preso na Capela do Rato em 1972 durante um protesto contra a guerra colonial, foi posteriormente libertado de Caxias sob caução. Militante da LCI desde Dezembro 1973, integrou o comité central desta organização desde Julho de 1974. Em 1978 encontra-se entre os fundadores do PSR e é desde então membro da direcção deste partido. Em 1999 esteve entre os fundadores do Bloco de Esquerda. Eleito deputado por Lisboa em 1999, reeleito em 2002 e em 2005. Director da revista Combate, tem assinado regularmente na imprensa portuguesa artigos de análise política e tem já uma vasta obra publicada de onde se destaca "Ensaio para uma revolução" (1984) "Herança tricolor" (1989) e "A maldição de Midas" (1994)