Fernando Piteira Santos

Foto: A. Cunha

Fernando Piteira Santos

(n.1918 m. 1992)

Jornalista, político, historiador e professor universitário, nasceu na Amadora, no seio de uma família de fortes convicções republicanas, e aí frequentou o ensino primário e secundário. Licenciou-se em ciências hostórioco-filosóficas na Universidade Clássica de Lisboa, local onde regressará como professor,  entre 1974 e 1988. Membro do Comité Central do PCP entre 1941 e 1950, ano em que foi expulso a pretexto de uma falsa acusação de delação. Antifascista, oposicionista activo, conheceu os cárceres da ditadura tendo sido preso por três  vezes. Colaborou na tentativa de assalto ao Quartel de Beja (1961) vendo-se por isso obrigado a passar à clandestinidade e depois ao exílio político em Argel, de onde só regressou após a revolução de 25 de Abril de 1974 . Membro do MUNAF, MUD, da RRS, e da FPLN. Nomeado em Maio de 1974 Director -Geral da Cultura Popular e Espectáculos, exerce o cargo apenas  por um mês. Criou e dirigiu os Centros Populares 25 de Abril e em 1977 acompanha a fundação da associação Fraternidade Operária, criada por destacados dirigentes e militantes do PS , entre os quais Lopes Cardoso e César Oliveira,descontentes com o rumo político tomado pelo partido. Foi director do Diário de Lisboa entre 1975 e 1989.