Bernardino Machado

(n.1851 m.1944)

Matriculou-se nos cursos de Matemática e Filosofia na Universidade de Coimbra, tendo-se doutorado com apenas 28 anos nessas duas especialidades. Foi deputado do Partido Regenerador entre 1882 e 1886 e par do Reino em 1890. Foi também ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria no decorrer do ano de 1893. Teve uma acção de destaque na reforma do Ensino Profissional e distinguiu-se no sector agrícola, comercial e industrial. Ingressou no partido Republicano em 1903. Implantada a República, na qual não participou directamente, será no Governo Provisório ministro dos Negócios Estrangeiros onde teve um papel de relevo no reconhecimento do novo regime por parte dos países estrangeiros. Foi primeiro-ministro em 1913 num período de agitação política. Veio a ser eleito Presidente da República em 1915. Durante a I Guerra Mundial defendeu a participação de Portugal no conflito. Em Dezembro de 1917, através do movimento revolucionário de Sidónio Pais, é demitido juntamente com o Governo. Foi eleito para um segundo mandato de curta duração, desde Dezembro de 1925 até ao eclodir do movimento de 28 de Maio de 1926. Escreveu A Agricultura, em 1899.