Carlos Carvalhas

(n. 1941)

Licenciado em Economia é membro do PCP desde 1969. Participou no Movimento Estudantil, nas campanhas eleitorais de 1965, 1969 e 1973. Foi fundador do Conselho Português para a Paz e Cooperação organismo a que continua ligado. De 1969 a1974 colaborou estreitamente com o Movimento Sindical. Após o 25 de Abril foi Secretário de Estado do Trabalho em cinco Governos Provisórios e Vice-Presidente do Conselho Nacional do Plano. Foi deputado do Parlamento Europeu e deputado no Conselho da Europa (onde foi Presidente do Grupo Comunista). Foi o candidato apresentado pelo PCP nas Eleições Presidenciais de 1990 e deputado à Assembleia da República. Foi membro da Comissão junto do Comité Central para as actividades económicas. É membro da Comissão Política, do Secretariado do Comité Central e do Conselho Nacional. Foi eleito Secretário Geral Adjunto em 1990 e Secretário Geral do Partido em Dezembro de 1992. Carlos Carvalhas colabora em alguns jornais e revistas.