Octávio Pato

(n.1925 m.1999)

Destacado dirigente comunista, funcionário do PCP, viria a estar preso durante vários anos. Fora membro da comissão central da MUD juvenil (Movimento de Unidade Democrática), onde organizava as comissões de jovens trabalhadores. Durante o julgamento, em pleno Tribunal Plenário (tribunais criados pelo regime ditatorial para julgar e condenar os opositores políticos) denunciou as torturas de que fora vítima na prisão. Após o 25 de Abril seria candidato a Presidente da República, em 1976.