Teófilo Braga

(n.1843 m.1924)

Apesar de ter iniciado os seus estudos universitários em Teologia, licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Foi escolhido para presidir ao I Governo Provisório saído do 5 de Outubro de 1910 até à eleição de Manuel de Arriaga, tendo depois, por deliberação do Congresso, exercido o mandato de 29 de Maio a 5 de Outubro de 1911. Foi seduzido pelas ideias positivistas de Comte, as quais defendeu. A sua produção literária ligada à investigação histórica é vasta ,entre as quais História da Poesia Popular Portuguesa, História do Teatro Português . No campo doutrinário escreveu História das Ideias Republicanas em Portugal. Uma das mais polémicas do ponto de vista científica foi História do Romantismo em Portugal . Ainda considerada obra de valor é História da Universidade de Coimbra.