• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.

    Para manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, clique aqui.

    Obrigada.
    Universidade de Coimbra

    Imagem de teste reCAPTCHA
    Captcha incorrecto.
    Escreva as palavras acima: Escreva os números que ouve:

GUERRAS DA MEMÓRIA | ciclo de seminários abertos

Sessão 1
O MOVIMENTO ESTUDANTIL ENTRE A POLÍTICA E O ASSOCIATIVISMO
Com Elísio Estanque, Guya Accornero e José Manuel Lopes Cordeiro.
24 de Janeiro, terça feira, 17 horas, Piso 3 - Colégio da Graça.

O Centro de Documentação 25 de Abril organiza este ano, entre Janeiro e Maio, em colaboração com o CES - Centro de Estudos Sociais, mais um ciclo debates públicos.

Desta vez, estes terão um formato um pouco diferente dos anteriores, como seminários abertos, onde diversos especialistas apresentarão e discutirão perspetivas sobre temas ainda muito presentes na memória de diferentes gerações e sobre os quais existem pontos de vista diferentes.

O novo ciclo designa-se GUERRAS DA MEMÓRIA. A primeira sessão intitula-se O MOVIMENTO ESTUDANTIL ENTRE A POLÍTICA E O ASSOCIATIVISMO e contará com as intervenções iniciais de Elísio Estanque, Guya Accornero e José Manuel Lopes Cordeiro.

Será no dia 24 de Janeiro, a próxima terça-feira, pelas 17 horas. Decorrerá na Sala de Seminários (piso 3) do Colégio da Graça (Rua da Sofia, 138), onde já se encontram em funcionamento pleno as novas instalações do Centro.

Breves CVs dos intervenientes:

ELÍSIO ESTANQUE -  Natural do Alentejo. Participou em diversos movimentos sociais no período revolucionário pós-25 de Abril de 1974. Como trabalhador-estudante, licenciou-se em sociologia pelo ISCTE-IUL em 1985, ano em que se fixou em Coimbra e ingressou, como docente, na Faculdade de Economia e investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Tem lecionado, investigado e publicado sobre temas como classes e desigualdades sociais, sociologia da empresa e das relações laborais, sindicalismo, juventude e movimentos sociais. Doutorou-se na Universidade de Coimbra, com uma tese sobre a indústria do calçado, baseada na observação participante numa fábrica do sector, publicada sob o título «Entre a Fábrica e a Comunidade». Entre os seus livros mais recentes contam-se: «Praxe e Tradição Académica», «Classe Média e Lutas Sociais», «A Classe Média: Ascensão e Declínio». Em 2013 foi professor visitante da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, Brasil. É professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do CES.

JOSÉ MANUEL LOPES CORDEIRO - Natural do Porto, é licenciado e doutorado em História Contemporânea pela Universidade do Minho, onde exerce funções docentes, sendo Professor Auxiliar do Departamento de História, do Instituto de Ciências Sociais. É director científico do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, situado em Famalicão, Representante Nacional do "TICCIH - The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage", organismo consultor da UNESCO/ICOMOS para o património industrial, e Presidente da APPI – Associação Portuguesa para o Património Industrial. É também director da revista Arqueologia Industrial. Tem inúmeros artigos e livros publicados nas áreas do património e arqueologia industrial, assim como da história económica e política contemporânea. 

GUYA ACCORNERO - Doutorada em sociologia histórica, é investigadora em ciência política no CIES-IUL e professora convidada no ISCTE-IUL. Os seus interesses de investigação dizem sobretudo respeito aos movimentos sociais, à política conflitual, aos processos de democratização no Sul da Europa e ao papel da sociedade civil neles. Tem artigos publicados em várias revistas, entre as outras West European Politics, Democratization, Cultures et Conflits, Análise Social, Estudos Ibero-Americanos. Alem disso, editou, com Olivier Fillieule, o livro Social Movement Studies in Europe. The State of the Art e publicou a monografiaThe Revolution before the Revolution. Late Authoritarianism and Student Protest in Portugal, ambos para a editora Berghahn.

 

Notícias: "As Beiras",  25 de Janeiro 2017,  p.7

Topo da página
Centro de Documentação 25 de Abril © 2017
Suporte: ucd25a@ci.uc.pt ; Sugestões: Formulário
www.cd25a.uc.pt
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional