45 anos de Abril

Novidades  no CD25A

Assinalando a passagem dos 45 anos do 25 Abril divulgamos alguns  documentos curiosos,  recentemente inventariados ou catalogados nas diferentes coleções que o Centro organiza e conserva.

1924 -  Carta de Câmara Reis a Hernâni Cidade. Lisboa 24 de Mar. 2p. Começa por estimular Hernâni Cidade no que à qualidade do que este escreve diz respeito, notando que a insatisfação perante a criação e trabalho próprios é um fator de progresso e desenvolvimento intelectual e pessoal. (incompleto por ilegível)

1949 - Fotografia : Comissão Central do MND, fundado em 13/02/1949.
Reconhecem-se, da esquerda para a direita, António Areosa Feio, Albertino Dias (CGT) ?, Virgínia Moura, Ruy Luís Gomes, Maria Lamas e José Morgado (doação: Carolina Lemos)

1964 - Postal : Abril em Portugal - Dia do turista. Desenho de José Vilhena (arq. Piteira Santos)

1965 - Registo áudio: Entrevista Firmiano Cansado Gonçalves 1 -7/ Alexandre Oliveira (doação: familia de A. Oliveira)

1969 - Radio Universidade: boletim mensal. Lisboa. Fevereiro (doação: Carlos Batista)

1972 - Fotografia : crianças do Bairro da Relvinha em Coimbra (doação: Carlos Valente)

1974 - Apoio ao 25 de Abril. Reclusos do Estabelecimento Prisional do Porto. Anexos ao manuscrito de um artigo do jornalista Alxandre Alhinho Oliveira, para publicação no "Diário de Lisboa" (doação: familia de A. Oliveira)

1974 - Registo áudio: Programa do Movimento das Forças Armadas 1- Emissão de 22 de Out. de 1974

1975 - Fotografia - Manifestação de motoristas de taxi. Junho (doação Pitum Keil do Amaral)

1975 - Fotografia : Manifestação organizada pelo do Comité Coordenador dos Trabalhadores Portugueses  em Inglaterra, pedindo independência imediata para as colónias portuguesas. Álvaro Miranda ao microfone (PWCC), Jack Collins, Num (Kent) Presidente representante do ANC África do Sul, Abdul Minty, President Anti-Aparteid, Lord Giflord, CFMAG. Londres, Setembro de 1975 (arq. Luta Comum - CPI )

1976 - Fotografia: Otelo Saraiva de Cravalho e José Afonso . Comício de apresentação da candidatura de Otelo às eleições presidenciais.  Setúbal, junho. (doção José Prata para integrar no arquivo Otelo S.C. Pertenceu a René Barton)

1979 - Capa de "Liberatura: cadernos". nº1. Coimbra (doação: M. A. Pegado)

2017-  Registo vídeo:  Salto / Luís Godinho (doação do autor)

Capas de livros

Panfletos (bilhetes da Carris com slogans alusivos ao dia de trabalho para a Nação  - "Batalha da produção" 6 Out 1974)

Primeiras páginas de jornais

Diretor: Rui Bebiano

Coord.: Natércia Coimbra

Equipa do CD25A: Fernanda Ventura, Filomena Calhindro, Joana Moreira, Luísa Francisco

Equipa de voluntários: Ana C. M. Lopes; Helena Aguiar, José Júlio, José Penetra, Manuel Figueiredo, Margarida Oliveira.

Centro de Documentação 25 de Abril © 2019