• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.

    Para manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, clique aqui.

    Obrigada.
    Universidade de Coimbra

    Imagem de teste reCAPTCHA
    Captcha incorrecto.
    Escreva as palavras acima: Escreva os números que ouve:

25 de Abril 47 anos depois

Evocar o 25 de Abril em 2021 através das coleções do CD25A

Introdução

As condições impostas pelo longo período de pandemia obrigaram o Centro de Documentação 25 de Abril a adiar ou a cancelar iniciativas que tinha previsto. Uma situação adversa para quem segue o nosso trabalho, mas que não nos impediu de prosseguir a missão a que nos temos proposto. Os documentos continuaram a chegar e o arquivo a aumentar, e não deixámos de procurar corresponder, dentro dos condicionalismos, ao que quem nos foi contactando esperava de nós. Um hiato passageiro, que de modo algum diminuiu o nosso empenho, nem reduziu a nossa atividade.

Prova disto é este conjunto de documentos e fundos sobre os quais continuámos a trabalhar e que agora, no momento em que passa o 47º aniversário da Revolução dos Cravos, disponibilizamos através da nossa página a todos e a todas que, por motivo dos seus estudos, pelo gosto de conhecer, ou para reativar a memória coletiva, permanecem atentos ao nosso trabalho. E que, connosco também, continuam a trilhar este caminho partilhado destinado a aproximar o passado, o presente e o futuro.

A quem nos segue, em nome da equipa do Centro, que se mantém no seu posto ao serviço do conhecimento e da democracia, um bom 25 de Abril!

Rui Bebiano (Diretor)

 

VISITAS GUIADAS

Em 2020 e 2021 não pudemos abrir as portas aos alunos das escolas e universidades do país, para as visitas guiadas no âmbito da extensão cultural que habitualmente se pratica no Centro. Preparou-se a pensar neles, esta visita virtual.

Visita virtual ao CD25A

 

COLEÇÕES:

Correspondência  anotada é um dos projetos em desenvolvimento nos quais temos vindo a trabalhar com o apoio de voluntários muito qualificados.

Os inventários das diversas doações tratadas tecnicamente e descritas, estão disponíveis na secção arquivo.

Escolhemos  simbolicamente o arquivo de Fernando Salgueiro Maia para iniciar e divulgar o projeto. Toda a correspondência está agora anotada nas bases de dados internas, e encontra-se em fase de atualização de informação online. Os resumos das primeiras 50 cartas estão já a público.
Desse conjunto escolhemos para este momento e como curiosidade, seis cartas que apresentamos em texto integral.

Fundo Salgueiro Maia /Arquivo de correspondência

 

CARTAS

Nº da carta Resumo
5 Poema de Zé Chamusca sobre o 25 de abril
8 Agradecimento emocionado pela libertação trazida pelo 25 de Abril.
9 Agradecimento pelo 25 de Abril e protesto/desabafo pela ida para o Brasil de Américo Tomás e Marcelo Caetano, o que compromete, aos olhos do remetente o julgamento de todos os que, comprometidos com o regime, ficaram no país.
27 Felicitações e reconhecimento pelo papel desempenhado pelo destinatário no 25 de Abril.
41 Cartão manuscrito  de Salgueiro Maia não aceita de imediato a entrevista solicitada pela CINEQIUIPA, em nome dos princípios do MFA, acrescentando que só o fará com autorização do Chefe de Estado Maior do Exército. Na carta 49 a CINEQUIPA informa-o de que já obteve essa autorização .
50 Pedido de dedicatória por colecionador de garrafas.

 

AUTOCOLANTES

Da coleção do mais de 6000 itens já organizados, escolhemos alguns como exemplo de comemorações nas década de 70 e  80 em Coimbra e um álbum recentemente inventariado com 52 páginas e cerca de 250  itens.

1 - Comemorações do 25 de Abril Coimbra (1977-1982)

+

+

+

+

2 - Álbum - Coimbra 1974-1990 - coleção Aurélio Santos

 

FOTOGRAFIAS

Do aquivo fotográfico do Centro faziam parte alguns instantâneos das operações militares de 25 de Abril em Lisboa, incluídas numa coleção da antiga Direção-geral da Comunicação Social -  Fototeca Nacional. Há poucos dias  foi revelado o nome do autor de algumas delas (Abílio Mendes da Silva)  e como fizemos com outras coleções disponibilzamo-la ao público com autorização do autor.

Da coleção de Alexandre Alves Costa escolhemos duas imagens de 1974. São imagens feitas no interior de sociedades recreativas de zonas de habitação de moradores pobres na região do Porto, e integraram o catálogo da exposição sobre o SAAL - Serviço Ambulatório de Apoio Local realizada em 2014 na Fundação de Serralves (Porto).

1 - Instântaneos do 25 de Abril 1974 no Largo do Carmo - arquivo Abílio Mendes da Silva 

2 - Imagens de bares salas de convívio de Colectividades de moradores pobres da região do Porto (1973-1974) - Coleção Alexandre Alves Costa

 

JORNAIS

 "Direito à Informação"

Jornal  raro clandestino. Editado artesalmente por Conceição Moita e Helena Pato. 

Explicando o surgimento deste e de outros jornais clandestinos de idêntica sensibilidade social e política no final da década de 60, escreveu Helena Pato no Grupo Antifascistas na Resistência:

"Os chamados “católicos progressistas” foram verificando que o que viviam enquanto cidadãos era insustentável e insuportável para a sua consciência cristã. As liberdades eram coactadas, não havia direito à informação, que era completamente vigiada e cortada pela censura."

 

PLATAFORMA MULTIMEDIA

Entrou em funcionamento há cerca de um ano a plataforma multimédia. Podem aceder a centenas de documentos sonoros e vídeo.

A nossa sugestão:

Vídeo: a entrevista de história oral de um capitão de Abril, Tenente - Coronel Delagdo da Fonseca que comandou nesse dia o destacamento que saiu de Lamego para particpar na operação Fim de Regime.

Áudio notícias: Revista de Imprensa do ano 1974 - faixa 4 / Rádio Clube Português

Áudio tertúlia e música: Serões em casa de Augusto César Anjo e Carolina Lemos (1959). Intervenções de Luis Veiga Leitão, Lobão Vital, Virginia Moura, Tomás da Fonseca, entre outros.

Áudio música: Encontro Livre da Canção Popular. Lisboa: RDP, 1974

 

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Obras catalogadas no segundo confinamento da era pós COVID 19 (algumas podem ser lidas online).

Boletim bibliográfico

 

 

Topo da página
Centro de Documentação 25 de Abril © 2021
Suporte: ucd25a@ci.uc.pt ; Sugestões: Formulário
www.cd25a.uc.pt
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional