• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.

    Para manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, clique aqui.

    Obrigada.
    Universidade de Coimbra

    Imagem de teste reCAPTCHA
    Captcha incorrecto.
    Escreva as palavras acima: Escreva os números que ouve:

Espólio de Committee Pro-Democracy

I N V E N T Á R I O   D E   E S P Ó L I O
COMITÉ PRO-DEMOCRACY
• INTRODUÇÃO


O espólio a que este inventário se refere denominar-se-á espólio COMITÉ PRO-DEMOCRACY e será identificado pela sigla PRO-DEMOCRACY
A documentação que o integra foi recolhida e conservada por Eduardo da Cunha Covas e Virgílio Varela após a extinção do COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL, do qual ambos tinham sido destacados militantes. Este Comité foi criado por emigrantes e exilados portugueses nos Estados Unidos da América, no ano de 1960, à volta da figura prestigiada de Abílio de Oliveira Águas.        
A primeira incorporação de documentação deste espólio aconteceu em Fevereiro de 1985 e entrou no Centro de Documentação 25 de Abril trazida directamente dos EUA pelo seu Director, Professor Doutor Boaventura de Sousa Santos.
Outras incorporações se seguiram em Julho de 1986, Junho de 1997 e Julho de 2001, tendo então o transporte da documentação sido assegurado directamente da casa do sr. Virgílio Varela, em Estômbar, para Coimbra.
Falecidos, entretanto, os doadores, a última incorporação de documentação (que integrava algumas monografias, publicações periódicas, recortes de imprensa, comunicados e 9 cartas) realizou-se pela mão da senhora D. Maria de Lurdes Oliveira Santos, viúva do sr. Virgílio Varela que, assim, zelou para que a integridade do espólio do COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL fosse respeitada.
O estado de conservação dos documentos à chegada, considera-se bom.
No respeito pelos critérios de arrumação originais procedeu-se à substituição completa das ferragens dos "dossiers", como medida de precaução contra o perigo de oxidação que, aliás, alguns deles já indiciavam, bem como ao restauro dos documentos mais deteriorados.
A documentação entregue abarca, predominantemente, as décadas de 60 a 70 do século XX e reflecte as actividades do COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL e de alguns dos seus membros, desde a criação do COMMITTEE em 1960, até 1986.

Criou-se, para a documentação doada, um quadro de classificação que reflecte o esquema de organização do fundo. A secção e as séries que o compõem foram estabelecidas com vista à produção de um INVENTÁRIO, e o critério para o seu estabelecimento teve em atenção o princípio do respeito pela estrutura (segundo o qual os documentos devem ser organizados de acordo com as funções e actividades do indivíduo ou organização que os criou) e o princípio do respeito pela ordem original (segundo o qual um fundo deve receber uma organização correspondente àquela que lhe foi dada pelo seu detentor, a fim de se preservar as relações entre os documentos).
A documentação integrada neste arquivo privado será posta, de imediato, à consulta pública podendo, no caso da correspondência que não seja estritamente de carácter político, haver, por vezes, necessidade de recorrer a expurgo, por razões de reserva da vida privada.


Assim, a grelha de classificação relativa ao arquivo apresenta uma secção e cinco séries:

    SC            ( Secção )    COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL
        SR    ( Série )            COMUNICADOS E PANFLETOS    (1964-1977)
        SR    ( Série )            CORRESPONDÊNCIA    (1960-1984)
        SR    ( Série )            MONOGRAFIAS    (1960-1984)
        SR    ( Série )            PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS    (1961-1986)
        SR    ( Série )            RECORTES DE IMPRENSA    (1961-1981)


• Resenha histórica

O COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL nasceu em 1960 nos Estados Unidos da América (teve sede em Newark, N. J.) e reuniu um conjunto de pessoas (emigrantes e exilados políticos) à volta de um objectivo: lutar contra a política de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano e ajudar a instituir em Portugal um regime democrático.

Criado à volta da figura tutelar de Abílio de Oliveira Águas, teve em Eduardo Covas e Virgílio Varela dois incansáveis militantes. De Abílio Águas apresentaremos, adiante, uma breve resenha biográfica.

Momento alto da vida do Comité foi, sem dúvida, a preparação e execução da viagem de Henrique Galvão à sede das Nações Unidas, em Nova Yorque, em 1963, onde lhe foi permitido falar sobre o que ele considerava serem os erros da política colonial portuguesa.

O Comité manteve activa ligação com os vários grupos de Oposição Portuguesa, como o grupo do "Portugal Democrático" do Brasil, com a FPLN da Argélia, com a AD-S de Portugal, com a ASP e, mais tarde, com o Partido Socialista que apoiou, decididamente, após o 25 de Abril de 1974. Entre as figuras de referência contam-se Humberto Delgado (até à sua ligação com o sector comunista), Manuel Sertório e, sobretudo, Henrique Galvão, Sarmento Pimentel, Cunha Leal e Mário Soares.

 


ÁGUAS, Abílio de Oliveira  (1890-1981) 

 

    Nasceu na Figueira da Foz em 08/01/1890 e morreu em Taunton (EUA) em 31/07/1981.
    Educado em colégios particulares em Lisboa e Londres (onde viveu alguns anos) atribuía o amor à liberdade e à democracia, não somente ao ambiente e tradições da sua terra natal, como ao convívio e ensinamentos democráticos de grandes vultos da República de quem foi amigo pessoal, entre os quais se destacam Bernardino Machado, João de Barros, Magalhães Lima, Jaime Cortesão e Comandante Ladislau Ferreira.
    Seguindo a tradição da sua família, ainda hoje espalhada em Moçambique, Angola, São Tomé, Cabo Verde, Brasil, Inglaterra, França e Bélgica, cedo embarcou para o Ultramar.
    Durante anos desempenhou o cargo de Administrador de Circunscrição (ao tempo denominado Prazos da Coroa) na Zambézia.
    De regresso a Portugal e a Inglaterra daqui parte para o Brasil ligado a uma organização de empreendimentos técnicos, tendo percorrido todo o país, nos seis anos que ali permaneceu e visitou as demais Repúblicas Sul-Americanas do Atlântico e do Pacífico.
    Nomeado em 1921 pelo Ministério do Comércio para desempenhar uma missão nos Estados Unidos, em 1925 foi enviado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros como Vice-Cônsul encarregado do posto Consular em Providence, Rhode Island, então terminus e principal porto de tráfego de passageiros portugueses para os Estados de Leste e Califórnia, sendo pouco depois promovido a Cônsul. Em 1929 é demitido por Salazar por ter denunciado as deploráveis condições em que o transporte de Cabo Verdeanos era efectuado e na defesa dos quais Abílio Águas se colocou em oposição ao patrocínio dispensado pelo ditador a uma companhia estrageira.
    Permaneceu em Providence onde durante cinco anos fez parte do corpo redactorial do jornal americano "News-Tribune", escrevendo sobre assuntos portugueses e proferindo numerosas palestras em clubes de comunidades portuguesas e em organismos americanos
    Fundou várias organizações, tais como a Aliance Corporation, para auxílio aos emigrantes e às vítimas do tremor de terra do Faial.
    Declarada a II Guerra Mundial ofereceu os seus serviços à Marinha de Guerra Americana.
    Sempre convictamente democrata presidiu à Secção Portuguesa da Comissão de Nacionalidades do Directório Nacional do Partido Democrático Americano.
    Colaborou activamente na publicação da obra do Professor Edmund B. Delabarre (seu sogro) sobre a rocha de Dighton e a interpretação da sua mensagem.
    Tal prestígio gozava na nação americana que, em 1955, foi o único candidato português a ser admitido a concorrer às eleições municipais de Berkley.
    A partir de 1960 empenha-se na criação do COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL de que será presidente e figura de maior prestígio.
    As suas relações com algumas das personalidades proeminentes da vida pública portuguesa e brasileira, assim como os contactos com jornalistas e políticos dos Estados Unidos foram utilizados, apenas, para defender o bem-estar dos seus compatriotas.
    Abílio Águas foi amigo pessoal do antigo presidente dos EUA, Henry Truman. Devido ao seu tacto diplomático, zelo e sinceridade dos seus ideais e, ainda, pela sua perseverança, após dois anos de luta, as portas das Nações Unidas abriram-se, pela primeira vez, a um membro da Oposição Portuguesa. Os esforços de Salazar para bloquear a deslocação de Henrique Galvão às Nações Unidas - onde falou sobre os erros da política ultramarina e guerra colonial - não foram bastantes para fazer desanimar Abílio Águas e o COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL.
    A Companhia de Seguros "O Trabalho" concedeu-lhe a Medalha de Ouro de "Divulgação do Nome da Figueira".
    A Câmara Municipal da Figueira da Foz deu o seu nome a uma rua da urbanização da Quinta do Paço, em Tavarede.
    Em 1957 o Governo Brasileiro concedeu-lhe a Ordem do Cruzeiro do Sul.
    Em 1980 o Governo Português atribuiu-lhe a Ordem da Liberdade.

Morreu em 1981

 


• Quadro de classificação

ED             ( Entidade Detent. )    CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO 25 DE ABRIL ( CD25A )
GA             ( Grupo de Arq. )     ARQUIVOS PRIVADOS
    SGA     ( Subgrupo de Arq. )        ARQUIVOS DE ASSOCIAÇÕES
F              ( Fundo )     COMITÉ PRO-DEMOCRACY
    

SC            ( Secção )    COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL


        SR    ( Série )            COMUNICADOS E PANFLETOS    (1964-1977)
        SR    ( Série )            CORRESPONDÊNCIA    (1960-1984)
        SR    ( Série )            MONOGRAFIAS    (1960-1984)
        SR    ( Série )            PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS    (1961-1986)
        SR    ( Série )            RECORTES DE IMPRENSA    (1961-1981)

 


•  COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL


    Inclui a documentação relativa às actividades do Committee Pro-Democracy in Portugal.

Datas extremas  (1961-1986)

 

        • COMUNICADOS E PANFLETOS

Tipologias: Comunicados e Panfletos
Assunto: Série constituida por comunicados e panfletos referente às actividades do Comité Pro-Democracy in Portugal.
Datas extremas: 1964-1977
Critério de ordenação: Alfabética e cronológica

- COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL    15
- FAPLE (Frente Antitotalitária dos Portugueses Livres Exilados)     1
- LUAR (Liga de União e de Acção Revolucionária)    2
- MOSNA (Movimento de Salvação Nacional)    5
- P.S. (Partido Socialista)    3

 

        • CORRESPONDÊNCIA

Tipologias: Cartas, telegramas, postais ilustrados
Assunto: Série constituida por correspondência referente às actividades do Comité Pro-Democracy in Portugal.
Datas extremas: 1960-1984
Critério de ordenação: Ordenação cronológica

C. Pro-Democracy / 01
LETRA, Silvério da Costa - Carta a A. Costa. S. Paulo, Brasil, 1960/04/19. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 02
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (rubrica não identificada) - Carta a A. Costa. S. Paulo, Brasil, 1960/04/23. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 03
COMITÉ PRÓ-DEMOCRACIA PORTUGUESA - Carta a leitores do “Portugal Democrático” S.l., EUA, 1960/05/01. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 04
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (Silvério da Costa Letra) - Carta a Committee Pro-Democracy. S. Paulo, Brasil, 1960/05/10. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 05
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (Silvério da Costa Letra) - Carta a António Almeida. S. Paulo, Brasil, 1960/05/12. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 06
ALMEIDA, António - Carta a Department of State. Newarke, EUA, 1960/05/16. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 07
ALMEIDA, António - Carta a Silvério da Costa Letra. Newarke, EUA, 1960/05/23. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 08
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (rubrica não identificada) - Carta a Eduardo da Cunha Covas. S. Paulo, Brasil, 1960/05/29. 1p. Carta 9. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 09
COVAS, Eduardo da Cunha - Carta a "Portugal Democrático". Newarke, EUA, S.d. 2p. Carta 8. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 10
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (rubrica não identificada) - Carta a Eduardo da Cunha Covas. S. Paulo, Brasil, 1960/06/01. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 11
DEPARTMENT OF STATE (Temple Wanamaker) - Carta a António Almeida. Washington, EUA, 1960/06/02. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 12
LEVY, I. Arthur - Carta a António Almeida. Newark, EUA, 1960/06/15. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 13
PORTUGAL DEMOCRÁTICO - Carta circular. S. Paulo, Brasil, 1960/06/23. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 14
COVAS, Eduardo da Cunha - Carta a "Portugal Democrático". Newarke, EUA, 1960/08/08. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 15
LETRA, Silvério da Costa - Carta a COSTA . S. Paulo, Brasil, 1960/08/12. 1p. . Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 16
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (Silvério da Costa Letra) - Carta a A. Almeida. S. Paulo, Brasil, 1960/08/19. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 17
COSTA, A. - Carta a David Neto. Newark, EUA, 1960/08/21. p. Dactillografada

C. Pro-Democracy / 18
COSTA, A. - Carta a Abílio de Oliveira Águas. Newark, EUA, 1960/08/22. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 19
COVAS, Eduardo - Carta a Mário Gomes. Newark, EUA, 1960/08/22. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 20
COSTA, A. - Carta a João de Brito Camacho. Newark, EUA, 1960/08/25. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 21
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a A. Costa. Taunton, Mass., EUA, 1960/08/25. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 22
COSTA, A. - Carta a Abílio de Oliveira Águas. Newark, EUA, 1960/08/29. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 23
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (rubrica não identificada) - Carta a Eduardo Covas. S. Paulo, Brasil, 1960/09/01. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 24
COSTA, A. - Carta a Silvério C. Letra. Newark, EUA, 1960/09/04. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 25
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (Silvério da Costa Letra) - Carta a A. Costa. S. Paulo, Brasil, 1960/09/16. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 26
COSTA, A. - Carta a "Portugal Democrático". Newark, EUA, 1960/10/12. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 27
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (rubrica não identificada) - Carta a António José de Almeida. S. Paulo, Brasil, 1960/10/15. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 28
QUEIROZ, M. de - Carta a A. da Costa. Long Island, EUA, 1960/11/20. 2p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 29
COSTA, A. - Carta a "Portugal Democrático". Newark, EUA, 1960/11/25. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 30
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (Silvério da Costa Letra) - Carta a A. Costa. S. Paulo, Brasil, 1960/11/26. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 31
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (António Bidarra Fonseca?) - Carta a A. Costa. S. Paulo, Brasil, 1961/01/02. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 32
QUEIROZ, M. de - Carta a Costa. Long Island, EUA, 1961/01/18. 1p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 33
COMITÉ PRÓ-DEMOCRACIA PORTUGAL  (A. Costa) - Carta a Humberto Delgado. Newark, EUA, 1961/01/25. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 34
PORTUGAL DEMOCRATICO COMMITTEE - Carta a David Dean Rusk. s.l., s.l., 1961/01/25. 1p. Telegrama dactilografado

C. Pro-Democracy / 35
NEW YORK PORTUGUESE COMMITTEE PRO-LIBERTY IN PORTUGAL - Carta a Embaixador do Reino Unido. s.l., s.l., 1961/01/26. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 36
NEW YORK PORTUGUESE COMMITTEE PRO-LIBERTY IN PORTUGAL (J. Silva) - Carta a John F. Kennedy  (Presidente dos EUA). New York, EUA, 1961/01/26. 1p. Telegrama dactilografado

C. Pro-Democracy / 37
COMITE NEW JERSEY PRO DEMOCRACIA PORTUGAL (E. Covas, F. Veiga, A. Almeida) - Carta a "Portugal Democrático". New ark, EUA, 1961/01/29. 1p. Telegrama dactilografado

C. Pro-Democracy / 38
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a A. Costa. Taunton, Mass., EUA, 1961/01/30. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 39
COMITE NEW JERSEY PRO DEMOCRACIA PORTUGAL (E. Covas, F. Veiga, A. Almeida) - Carta a Centro Republicano Português. New ark, EUA, 1961/01/30. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 40
COMITE NEW JERSEY PRO DEMOCRACIA PORTUGAL (A. Costa) - Carta a Secretário das Sociedades Hispanas Confaderadas (sic). New ark, EUA, 1961/02/02. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 41
SOCIEDADES HISPANAS CONFEDERADAS (J. Gonzalez Malo) - Carta a Comité en New Jersey Pro-Democracia en Portugal. New York, EUA, 1961/02/03. 1p. 2 doc.s. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 42
COSTA, A. - Carta a Abílio de Oliveira Águas. Newark, EUA, 1961/02/08. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 43
COSTA, A. - Carta a "Portugal Democrático". Newark, EUA, 1961/02/09. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 44
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a A. Costa. Taunton, Mass., EUA, 1961/02/15. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 45
MONIZ, Júlio Botelho - Carta a Presidente do Conselho. Lisboa, Portugal, 1961/02/15. 2p. Carta dactilografada, transcrita pelo Comité Pró-Democracia em Portugal

C. Pro-Democracy / 46
CRUZ, Carlos - Carta a A. Costa. S. Paulo, Brasil, 1961/02/17. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 47
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (rubrica não identificada) - Carta a A Costa. S. Paulo, Brasil, 1961/02/17. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 48
NEW JERSEY COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL - Carta a "Portugal Democrático". Newark, EUA, 1961/03/04. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 49
GRUPO AMIGOS DE PORTUGAL (Eduardo Covas) - Carta a Sport Lisboa e Benfica. Newark, EUA, 1961/03/04. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 50
SPORT LISBOA E BENFICA - Carta a Eduardo Covas. Lisboa, Portugal, 1961/03/07. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 51
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE LUANDA ( et al. ) - Carta a Presidentes da República e do Conselho. Luanda, Portugal, Angola, 1961/03/16. 1p. Cópia de telegrama actilografado

C. Pro-Democracy / 52
NEW JERSEY COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (E. Covas, F. Veiga, A. Almeida) - Carta a Dean Rusk. Newark, EUA, 1961/03/16. 1p. Telegrama dactilografado

C. Pro-Democracy / 53
NEW JERSEY COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL? - Carta a Adlai E. Stevenson. Newark, EUA, 1961/03/16. 1p. Telegrama dactilografado

C. Pro-Democracy / 54
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a A. Costa. Taunton, Mass., EUA, 1961/02/18. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 55
NEW JERSEY COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (E. Covas) - Carta a Henrique Galvão (c/o Humberto Delgado). Newark, EUA, 1961/03/19. 1p. Telegrama dactilografado

C. Pro-Democracy / 56
NEW JERSEY COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Eduardo Covas) - Carta a Henrique Galvão. Newark, EUA, 1961/03/20. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 57
COVAS, Eduardo - Carta a Diário de Notícias. Newark, EUA, 1961/03/20. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 58
NEW JERSEY COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (E. Covas) - Carta a "Portugal Democrático". Newark, EUA, 1961/03/20. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 59
COVAS, E. - Carta a Abílio de Oliveira Águas. Newark, EUA, 1961/03/23. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 60
GALVÃO, Henrique - Carta a Presidente do Comité Pro-Democracia em Portugal. S. Paulo, Brasil, 1961/03/23. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 61
NEW JERSEY COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Eduardo Covas, António Almeida, Fernando Veiga, Arnold Santos) - Carta a Adlai E. Stevenson. Newark, EUA, 1961/03/25. 1p. Telegrama dactilografado

C. Pro-Democracy / 62
NEW JERSEY COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Eduardo Covas, António Almeida, Fernando Veiga, Arnold Santos) - Carta a Secretary of State. Newark, EUA, 1961/03/25. 1p. Telegrama dactilografado

C. Pro-Democracy / 63
COMITE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Eduardo Covas) - Carta a Abílio de Oliveira Águas. Newark, EUA, 1961/03/27. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 64
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a New Jersey Committee Pro-Democracy in Portugal (Eduardo Covas). Taunton, Mass., EUA, 1961/03/28. 2p. Carta 65. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 65
[ÁGUAS, A. de Oliveira] - Carta a American Committee on Africa (Elizabeth S. Landis). Taunton, Mass., EUA, 1961/03/28. 1p. Carta  anexa da 64. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 66
DRIL. Directório Revolucionário Ibérico de Libertação (Henrique Galvão) - Carta a New Jersey Committee Pro-Democracy in Portugal (Eduardo Covas). S. Paulo, Brasil, 1961/03/29. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 67
NEW JERSEY COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (E. Covas) - Carta a "Portugal Democrático". Newark, EUA, 1961/03/30. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 68
NEW JERSEY COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Eduardo Covas) - Carta a "Portugal Democrático". Newark, EUA, 1961/03/31. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 69
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a New Jersey Committee Pro-Democracy in Portugal (Eduardo Covas). Taunton, Mass., EUA, 1961/04/01. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 70
NEW JERSEY COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Eduardo Covas) - Carta a Comité dos Portugueses Democratas do Canada. Newark, EUA, 1961/04/03. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 71
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Eduardo Covas. Taunton, Mass., EUA, 1961/04/04. 1p. 3 doc. (1 rep.). Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 72
COVAS, Eduardo - Carta a Director do Diário de Notícias. Newark, EUA, 1961/04/05. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 73
FREIRE, Adelino Augusto - Carta a Eduardo Covas. San Leandro, Califórnia, EUA, 1961/04/06. 2p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 74
JORNAL PORTUGUÊS (Alberto S. Lemos) - Carta a Eduardo Covas. Oakland, Califórnia, EUA, 1961/04/08. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 75
ABRANTES, António - Carta a Eduardo Covas. Oakland, Califórnia, EUA, 1961/04/10. 2p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 76
CANADIAN PORTUGUESE DEMOCRATIC COMMITTEE (Fernando Ciriaco da Cunha) - Carta a New Jersey Committee Pro-Democracy in Portugal (Eduardo Covas). Ontario, Canada, 1961/04/10. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 77
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a New Jersey Committee Pro-Democracy in Portugal (Eduardo Covas). Taunton, Mass., EUA, 1961/04/10. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 78
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Eduardo Covas. Taunton, Mass., EUA, 1961/04/11. 2p. 2 doc.s (1 rep.)  (Norma de Estatutos do Committee Pro-Democracy  in Portugal, 1961). Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 79
PORTUGAL DEMOCRÁTICO. Comissão de Inter-Ligação (Manuel Sertório) - Carta a Comité de New Jersey  Pro-Democracia em Portugal (A. Costa). S. Paulo, Brasil, 1961/04/11. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 80
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Eduardo Covas. Taunton, Mass., EUA, 1961/04/15. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 81
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio O. Águas, Aristides Andrade, António Abrantes, Arnaldo Santos, Francisco Aleixo, Eduardo Covas, António Dias, Fernando Veiga, António Almeida) - Carta a Dean Rusk. Newark, EUA, S.d. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 82
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (E. Covas) - Carta a Abílio de Oliveira Águas. Newark, EUA, 1961/04/17. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 83
COVAS, Eduardo - Carta a "Jornal Português" (Alberto Lemos). Newark, EUA, 1961/04/21. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 84
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Eduardo Covas) - Carta a "Portugal Democrático". Newarke, EUA, [1961/04/25]. 1p. 1 doc. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 85
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Comité Pro-Democracia em Portugal (Eduardo Covas). Taunton, Mass., EUA, 1961/04/25. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 86
NEW JERSEY COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Eduardo Covas) - Carta a António Abrantes. Newark, EUA, 1961/04/26. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 87
PORTUGAL DEMOCRÁTICO. Comissão de Inter-Ligação (João Sarmento Pimentel, Manuel Sertório) - Carta a Committee Pro-Democracy. S. Paulo, Brasil, 1961/04/27. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 88
COMITE PRO DEMOCRACIA EM PORTUGAL (E. Covas) - Carta a Abílio de Oliveira Águas. Newark, EUA, 1961/05/08. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 89
Remetente não referido - Carta a Abílio de Oliveira Águas?. s.l., s.l., 1961/05/08. 1p. 2 doc.s. Dactilografada
Carta aparentemente relacionada com a nº 91

C. Pro-Democracy / 90
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Comité Pro-Democracia em Portugal (Eduardo Covas). Taunton, Mass., EUA, 1961/05/09. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 91
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Comité Pro-Democracia em Portugal (Eduardo Covas). Taunton, Mass., EUA, 1961/05/12. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita) Carta aparentemente relacionada com a nº 89

C. Pro-Democracy / 92
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Comité Pro-Democracia em Portugal (Eduardo Covas). Taunton, Mass., EUA, 1961/05/17. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 93
COMITE PRO DEMOCRACIA EM PORTUGAL (E. Covas) - Carta a Abílio de Oliveira Águas. Newark, EUA, 1961/05/23. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 94
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Comité Pro-Democracia em Portugal (Eduardo Covas). Taunton, Mass., EUA, 1961/05/23. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)


C. Pro-Democracy / 95
PORTUGAL DEMOCRÁTICO. Conselho de Administração - Carta circular. S. Paulo, Brasil, 1961/05/??. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 96
COVAS, Eduardo - Carta a Abílio Águas. Newark, EUA, 1961/05/25. 1p. Telegrama dactilografado

C. Pro-Democracy / 97
SOCIEDADE AGRÍCOLA E COMERCIAL DA BOAVENTUR, LIMITADA - Carta a Roy Teixeira. Praia, Portugal, Cabo Verde, 1961/05/25. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 98
COMITE PRO DEMOCRACIA EM PORTUGAL - Carta a Comissão de Inter-Ligação Democrática. Newark, EUA, 1961/06/??. 5p. 1 doc. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 99
CANADIAN PORTUGUESE DEMOCRATIC COMMITTEE (Firmino de Oliveira) - Carta a Comité Pro-Democracia em Portugal . Toronto, Canada, 1961/06/01. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 100
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Comité Pro-Democracia em Portugal (Eduardo Covas). Taunton, Mass., EUA, 1961/06/02. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 101
COVAS, Eduardo - Carta a João Sarmento Pimentel. s.l., s.l., 1961/06/04. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 102
COMITE PRO DEMOCRACIA EM PORTUGAL (Eduardo Covas) - Carta a Jornal "Luso Americano" (Vasco S. Jardim). Newark, EUA, 1961/06/05. 1p. 1 doc. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 103
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Covas. s.l., s.l., 1961/06/05. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 104
Remetente não referido - Carta a United Nations. Office of Public Information. S.l., S.l., 1961/06/05. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 105
COMITE PRO DEMOCRACIA EM PORTUGAL - Carta a Acácio Gouveia. Newark, EUA, 1961/06/06. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 106
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Zeferino Dias, Francisco Aleixo, Servio Melo, António Dias, Arnaldo V. Santos, António J. Almeida, Eduardo Covas) - Carta a Acácio Gouveia, Gustavo Soromenho, Mário Soares. S.l, S.l., 1961/06/06. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 107
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Comissão de Inter-Ligação. S.l., S.l., 1961/06/07. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 108
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Comité Pro-Democracia em Portugal (Eduardo Covas). Taunton, Mass., EUA, 1961/06/07. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 109
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Covas. s.l., s.l., 1961/06/07. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 110
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Covas. s.l., s.l., 1961/06/07. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 111
COMITE PRO DEMOCRACIA EM PORTUGAL (E. Covas) - Carta a Diário de Notícias (João R. Rocha). Newark, EUA, 1961/06/08. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 112
COVAS, Eduardo - Carta a A. de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/06/08. 3p. Telegrama dactilografado

C. Pro-Democracy / 113
ÁGUAS, Abílio - Carta a Committee Pro-Democracy in Portugal (Eduardo Covas). S.l., S.l., 1961/06/10. 1p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 114
DIÁRIO DE NOTÍCIAS (Joana Irena Rocha) - Carta a Committee Pro-Democracy in Portugal (E. Covas). New Bedford, Mass., EUA, 1961/06/12. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 115
COVAS, Eduardo - Carta a Comissão de Inter-Ligação (Manuel Sertório). S.l., S.l., 1961/06/13. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 116
ARAÚJO, Carlos Maria de - Carta a New Jersey Committee Pro-Democracy in Portugal. S.l., S.l., 1961/06/13. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 117
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/06/14. 2p. 1 doc. (Inventário e análise da crise ditatorial). Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 118
COVAS, Eduardo - Carta a Canadian Portuguese Democratic Committee (Firmino de Oliveira). S.l., S.l., 1961/06/15. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 119
COVAS, E. - Carta a A. de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/06/15. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 120
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/06/16. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 121
COMISSÃO DE INTER-LIGAÇÃO (Manuel Sertório) - Carta a Comité Pro-Democracia em Portugal. S. Paulo, Brasil, 1961/04/17. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 122
GALVÃO, Henrique - Carta a Abílio Águas. S. Paulo, Brasil, 1961/06/17. 3p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 123
COVAS, Eduardo - Carta a Abílio de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/06/18. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 124
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/06/18. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 125
COVAS, Eduardo - Carta a Abílio de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/06/19. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 126
ALMEIDA, António José de - Carta a Canadian Portuguese Democratic Committee. S.l., S.l., 1961/06/19. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 127
COVAS, Eduardo - Carta a Abílio de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/06/20. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 128
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/06/20. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)


C. Pro-Democracy / 129
CENTRO REPUBLICANO PORTUGUÊS - Carta a Comité des Droits de l’ Homme. S. Paulo, Brasil, 1961/06/21. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 130
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/06/22. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 131
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/06/25. 1p. 1 doc. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 132
PIMENTEL, João Sarmento - Carta a Comité Pro-Democracia em Portugal (Eduardo Covas). S. Paulo, Brasil, 1961/06/26. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 133
COVAS, Eduardo - Carta a Abílio de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/06/27. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 134
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/06/28. 2p. 1 doc. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 135
ÁGUAS, Abílio - Carta a João Sarmento Pimentel. s.l., s.l., 1961/06/29. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 136
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/06/30. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 137
COMISSÃO DE INTER-LIGAÇÃO (Manuel Sertório) - Carta a Committee Pro-Democracy in Portugal. S. Paulo, Brasil, 1961/07/01. 1p. 1 doc. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 138
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (rubrica não identificada) - Carta a Eduardo Covas. S. Paulo, Brasil, 1961/07/03. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 139
COVAS, E. - Carta a Abílio de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/07/04. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 140
COVAS, Eduardo - Carta a João Sarmento Pimentel. s.l., s.l., 1961/07/06. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 141
COVAS, Eduardo - Carta a "Portugal Democrático" (Carlos Cruz). s.l., s.l., 1961/07/06. 1p. 1 doc. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 142
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/07/07. 3p. 1 doc. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 143
O LUSO-CANADIANO. Canada Movement for Freedom in Portugal and Colonies (Henrique Tavares Bello, Firmino Rita) - Carta a New Jersey Committee Pro-Democracy in Portugal. Montreal, Canada, 1961/07/08. 1p. 1 doc. Dactilografada (rubricas manuscritas)

C. Pro-Democracy / 144
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/07/12. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 145
MOVIMENTO DE APOIO À CONFERÊNCIA DA EUROPA OCIDENTAL PARA A AMNISTIA AOS PRESOS E EXILADOS POLÍTICOS PORTUGUESES (rubrica não identificada) - Carta a New Jersey Committee Pro-Democracy in Portugal. S. Paulo, Brasil, 1961/07/12. 1p. 1 doc. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 146
COVAS, E. - Carta a Abílio de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/07/13. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)


C. Pro-Democracy / 147
COVAS, E. - Carta a Canadian Portuguese Democratic Committee (Firmino de Oliveira). S.l., S.l., 1961/07/13. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 148
COVAS, E. - Carta a Canadian Portuguese Democratic Committee (Fernando Ciriaco da Cunha). S.l., S.l., 1961/07/13. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 149
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/07/13. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 150
COVAS, Eduardo - Carta a Abílio de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/07/14. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 151
COVAS, Eduardo - Carta a José Veríssimo. S.l., S.l., 1961/07/14. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 152
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/07/17. 2p. 1 doc. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 153
O LUSO-CANADIANO. Canada Movement for Freedom in Portugal and Colonies (Henrique Tavares Bello) - Carta a Comite Pro-Democracia em Portugal. Montreal, Canada, 1961/07/19. 1p. Dactilografada (rubricas manuscritas)

C. Pro-Democracy / 154
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/07/19. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 155
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/07/19. 4p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 156
COVAS, Eduardo - Carta a International League for the Rights of Man. S.l., S.l., 1961/07/20. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 157
COVAS, Eduardo - Carta a Comissão de Inter-Ligação (Manuel Sertório). S.l., S.l., 1961/07/21. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 158
COVAS, Eduardo - Carta a Centro Republicano Português. S.l., S.l., 1961/07/21. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 159
A. [Abílio Águas] - Carta a Covas. S.l., S.l., 1961/07/25. 1p. Carta 160. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 160
ÁGUAS, Abílio de Oliveira - Carta a Malcolm McVeigh. Taunton, Mass., EUA, 1961/07/25. 1p. Carta  anexa da 159. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 161
CANADIAN PORTUGUESE DEMOCRATIC COMMITTEE (Firmino de Oliveira) - Carta a Comité Pro-Democracia em Portugal . Toronto, Canada, 1961/07/22. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 162
COVAS, E. - Carta a A. de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/07/27. 3p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 163
COVAS, Eduardo - Carta a Canada Movement for Freedom in Portugal and Colonies (Henrique Tavares Bello, Firmino Martins Rita). S.l., S.l., 1961/07/28. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 164
COVAS, Eduardo - Carta a Virgílio Varela. S.l., S.l., 1961/07/28. 1p. 1 doc. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 165
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/07/28. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)


C. Pro-Democracy / 166
COVAS, Eduardo - Carta a John S. Socorro. S.l., S.l., 1961/07/29. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 167
COVAS, Eduardo - Carta a António Abrantes. S.l., S.l., S.d. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 168
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a João Sarmento Pimentel. S.l., S.l., 1961/07/29. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 169
OLIVEIRA, Lenine - Carta a Destinatário não referido. Cambridge, Mass., EUA, 1961/07/29. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 170
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/07/30. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 171
COMISSÃO DE INTER-LIGAÇÃO (Manuel Sertório) - Carta a Committee Pro-Democracy. S. Paulo, Brasil, 1961/08/01. 2p. 1 doc. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 172
CORREIA, João - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal, 1961/08/05. p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 173
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/08/06. 5p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 174
MIGUÉIS, José Rodrigues - Carta a E. Covas. New York, EUA, 1961/08/07. 1p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 175
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/08/08. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 176
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/08/10. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 177
THE FORD FOUNDATION (Shepard Stone) - Carta a A. de Oliveira Águas. New York, EUA, 1961/08/10. 1p. 2 cópias de segurança. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 178
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Eduardo Covas) - Carta a Providence Journal-Bulletin. S.l, S.l., 1961/06/11. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 179
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Eduardo Covas) - Carta a Comissão de Inter-Ligação. S.l, S.l., 1961/06/11. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 180
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/08/11. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 181
COVAS, E. - Carta a J. R. Miguéis. Newark, EUA, 1961/08/12. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 182
COVAS, E. - Carta a Lénine de Oliveira. Newark, EUA, 1961/08/12. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 183
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1961/08/14. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 184
[COVAS, E.] - Carta a A. de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/08/16. 4p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 185
ÁGUAS, Abílio - Carta a Covas. Taunton, Mass., EUA, 1961/08/16. 1p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 186
SANCHO, Emídio Pires - Carta a Comité Pro-Democracia em Portugal (Eduardo Covas). Washington, EUA, 1961/08/16. 1p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 187
COVAS, Eduardo - Carta a American Committee for Africa (Barbara Harrison). S.l., S.l., 1961/08/17. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 188
COVAS, Eduardo - Carta a A. de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/08/17. 1p. 1 doc. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 189
ÁGUAS, Abílio - Carta a Eduardo Covas. Taunton, Mass., EUA, 1961/08/18. 4p. 1 doc. (recorte de impr.). Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 190
TEIXEIRA, Roy F. - Carta a Vasco da Gama Fernandes. Massachusetts, EUA, 1961/08/19. 1p. 1 doc. (recorte de impr.). Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 191
ÁGUAS, Abílio - Carta a Eduardo Covas. Taunton, Mass., EUA, 1961/08/20. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 192
COVAS, Eduardo - Carta a Esmeralda Santiago. S.l., S.l., 1961/08/21. 1p. 1 doc. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 193
COVAS, Eduardo - Carta a Abílio de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/08/21. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 194
VALLIERE, Raymond A. - Carta a Covas. Washington, EUA, 1961/08/21. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 195
PIMENTEL, João Sarmento - Carta a Águas. S. Paulo, Brasil, 1961/08/28. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 196
COVAS, Eduardo - Carta a Movimento de Apoio à Conferência da Europa Ocidental para a Amnistia aos Presos e Exilados Políticos de Portugal (Carlos M. de Araújo). S.l., S.l., 1961/08/23. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 197
COVAS, Eduardo - Carta a Comissão de Inter-Ligação (Manuel Sertório). S.l., S.l., 1961/07/23. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 198
[COVAS, Eduardo] - Carta a A. de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1961/08/23. 1p. 1 doc. (A máscara de apresentar Salazar como um grande patriota). Dactilografada

C. Pro-Democracy / 199
THE WORLD PUBLISHING COMPANY (Richard Repass) - Carta a A. de Oliveira Águas. New York, EUA, 1961/08/23. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 200
ABRANTES, António - Carta a Eduardo Covas. Oakland, Califórnia, EUA, 1961/08/23. 2p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 201
PORTUGAL DEMOCRÁTICO (rubrica não identificada) - Carta a Comité Pró-Democracia em Portugal. S. Paulo, Brasil, 1961/10/14. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 202
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a Eduardo Covas. Taunton, Mass., EUA, 1961/11/09. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 203
ÁGUAS, Abílio - Carta a The International League for the Rights of Man (Roger N. Baldwin). Taunton, Mass., EUA, 1962/01/03. 1p. Dactilografada


C. Pro-Democracy / 204
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1962/01/03. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 205
SANTIAGO, Esmeralda - Carta a Covas. Elisabeth, N.J., EUA, 1962/01/04. 2p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 206
GALVÃO, Henrique - Carta a Richard Repass. S. Paulo, Brasil, 1962/01/05. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 207
[COVAS, Eduardo] - Carta a A. de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1962/01/06. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 208
O LUSO-CANADIANO (Henrique Tavares Bello) - Carta a Eduardo Covas. Montreal, Canada, 1962/01/07. 1p. Dactilografada (rubricas manuscritas)

C. Pro-Democracy / 209
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Eduardo Covas, António J. Almeida, ?) - Carta a Virgílio Varela. Newark, EUA, 1962?/01/??. 4p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 210
ÁGUAS, [Abílio] - Carta a Henrique Galvão. Taunton, Mass., EUA, 1962/01/09. 1p. Cabograma dactilografado

C. Pro-Democracy / 211
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1962/01/10. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 212
ÁGUAS, Abílio - Carta a Covas. S.l., S.l., 1962/01/10. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 213
COVAS, Eduardo - Carta a Mário Sequeira. S.l., S.l., 1962/01/11. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 214
COVAS, E. - Carta a Esmeralda Santiago. S.l., S.l., 1962/01/11. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 215
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (A. de Oliveira Águas) - Carta a Hernani Tavares de Sá (General Secretariat. United Nations). S.l., S.l., 1962/01/12. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 216
[COVAS, Eduardo] - Carta a A. de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1962/01/12. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 217
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1962/01/13. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 218
[ÁGUAS, Abílio] - Carta a Maria Madalena Machado. Taunton, Mass., EUA, 1962/01/14. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 219
COVAS, Eduardo - Carta a Carlos Cruz. S.l., S.l., 1962/01/15. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 220
Remetente não referido - Carta a João Sarmento Pimentel. S.l., S.l., 1962/01/16. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 221
ÁGUAS, Abílio - Carta a The International League for the Rights of Man (Roger Baldwin). Taunton, Mass., EUA, 1962/01/16. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 222
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio de Oliveira Águas) - Carta a Roberto de Oliveira Campos (Embaixador do Brasil em Washington). S.l., S.l., 1962/01/16. 1p. 1 doc. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 223
[COVAS, Eduardo] - Carta a Abílio de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1962/01/16. 1p. Dactilografada


C. Pro-Democracy / 224
COVAS, Eduardo - Carta a Arnold Vinhas Santos. S.l., S.l., 1962/01/16. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 225
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1962/01/16. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 226
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1962/01/16. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 227
[COVAS, Eduardo] - Carta a Abílio de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1962/01/17. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 228
Remetente não referido - Carta a The International League for the Rights of Man (Roger Baldwin). S.l., S.l., 1962/01/17. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 229
COVAS, Eduardo - Carta a Jornal " O Luso-Canadiano" (Henrique Tavares Bello). S.l., S.l., 1962/01/16. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 230
[COVAS, Eduardo] - Carta a Abílio de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1962/01/19. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 231
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1962/01/20. 1p. Dactilografada mutilada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 232
COVAS, Eduardo - Carta a Jornal "O Luso-Canadiano" (Henrique Tavares Bello). S.l., S.l., 1962/01/20. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 233
SEQUEIRA, Mário - Carta a Covas. Montreal, Canada, 1962/01/20. 3p. Manuscrita Carta com carimbo do Canadian Movement For Democracy in Portugal (Montreal) na última página.

C. Pro-Democracy / 234
ÁGUAS, Abílio - Carta a Maria de Brito. S.l., S.l., 1962/01/20. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 235
ALBUQUERQUE, Antero - Carta a Eduardo Covas. Central Falls, EUA, 1962/01/23. 1p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 236
ÁGUAS, Abílio - Carta a Covas. New York, EUA, 1962/01/24. 1p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 237
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Carlos Salamanca (Embaixador da Bolívia nas Nações Unidas). S.l., S.l., 1962/01/24. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 238
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1962/01/27. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 239
PIMENTEL, João Sarmento - Carta a A. de Oliveira Águas. S. Paulo, Brasil, 1961/08/29. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 240
[COVAS, Eduardo] - Carta a A. de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1962/01/30. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 241
COVAS, Eduardo - Carta a Antero Albuquerque. S.l., S.l., 1962/01/30. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 242
COVAS, Eduardo - Carta a José Ferreira. S.l., S.l., 1962/01/30. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 243
[GALVÃO, Henrique] - Carta a A. de Oliveira Águas. S. Paulo, Brasil, 1962/02/01. 3p. Dactilografada. Remetente encontrado em contexto. Data corrigida em contexto

C. Pro-Democracy / 244
[ÁGUAS, Abílio] - Carta a Henrique Galvão. S.l., S.l., 1962/02/01. 3p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 245
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1962/02/01. 2p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 246
THE INTERNATIONAL LEAGUE FOR THE RIGHTS OF MAN (Roger Baldwin)
 - Carta a Abílio Águas. New York, EUA, 1962/02/01. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 247
FERREIRA, Joseph - Carta a Eduardo Covas. Somerset, Mass., EUA, 1962/02/02. 1p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 248
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. Newark, EUA, 1962/02/06. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 249
ÁGUAS, Abílio - Carta a IBERICA (Louise Crane). S.l., S.l., 1962/02/07. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 250
ÁGUAS, Abílio - Carta a Covas. Norton, Mass., EUA, 1962/02/07. 1p. Manuscrita

C. Pro-Democracy / 251
THE WORLD PUBLISHING COMPANY (Richard Repass) - Carta a Abílio Águas. New York, EUA, 1962/02/08. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 252
[COVAS, Eduardo] - Carta a A. de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1962/02/09. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 253
COVAS, Eduardo - Carta a José Ferreira. S.l., S.l., 1962/02/09. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 254
ÁGUAS, Abílio - Carta a Afonso Arinos de Mello Franco (Embaixador do Brasil nas Nações Unidas). S.l., S.l., 1962/02/10. 1p. Telegrama dactilografado

C. Pro-Democracy / 255
Remetente não referido - Carta a João Sarmento Pimentel. S.l., S.l., 1962/02/11. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 256
O LUSO-CANADIANO (Henrique Tavares Bello) - Carta a Eduardo Covas. Montreal, Canada, 1962/02/14. 1p. Dactilografada (rubricas manuscritas)

C. Pro-Democracy / 257
[COVAS, Eduardo] - Carta a Abílio de Oliveira Águas. Newark, EUA, 1962/02/15. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 258
ÁGUAS, Abílio - Carta a Covas. S.l., S.l., 1962/02/16(?). 1p. 1 doc. Manuscrita. Data encontrada em contexto

C. Pro-Democracy / 259
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1962/02/16. 3p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 260
ÁGUAS, Abílio - Carta a Manuel Calado. Berkley, Mass., EUA, 1962/02/16. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 261
ÁGUAS, Abílio - Carta a The World Publishing Company (Richard Repass). S.l., S.l., 1962/02/16. 2p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 262
ÁGUAS, A. de Oliveira - Carta a The Christian Science Monitor (Jerry Smith ). Taunton, Mass., EUA, 1962/02/18. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 263
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a José Antonio Bonilla Atiles (Ministro de las Relaciones Extrangeras de la Republica Dominicana). S.l., S.l., 1962/02/20. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 264
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL - Carta a Unidade Democrática Portuguesa (João Tito de Morais). S.l., S.l., 1962/02/21. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 265
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL - Carta a Unidade Democrática Portuguesa (João Tito de Morais). Newark, EUA, 1962/02/21. 3p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 266
UNIDADE DEMOCRÁTICA PORTUGUESA. Comissão para a Amnistia (L. Alexandre) - Carta a Abílio de Oliveira Águas. S. Paulo, Brasil, 1962/02/24. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 267
UNIDADE DEMOCRÁTICA PORTUGUESA. Comissão para a Amnistia (L. Alexandre) - Carta a New Jersey Committee Pro-Democracy in Portugal. S. Paulo, Brasil, 1962/02/24. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 268
OLIVEIRA, Lenine - Carta a Destinatário não referido. Cambridge, Mass., EUA, 1962/02/25. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 269
COVAS, E. - Carta a A. de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1962/02/26. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 270
COVAS, Eduardo - Carta a Henrique Galvão. S.l., S.l., 1962/02/26. 1p. 1 doc. (FAPLE: Manifesto. 8p.). Dactilografada

C. Pro-Democracy / 271
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1962/03/02. 3p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 272
IBÉRICA (Louise Crane) - Carta a Committee Pro-Democracy in Portugal (Eduardo Covas). New York, EUA, 1962/03/02. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 273
ÁGUAS, Abílio - Carta a Lénine de Oliveira. Taunton, Mass., EUA, 1962/03/04. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 274
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Xenon Rossides (Embaixador do Chile nas Nações Unidas). S.l., S.l., 1962/03/05. 3p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 275
FAPLE (Henrique Galvão) - Carta a Committee Pro-Democracy in Portugal. S. Paulo, Brasil, 1962/03/07?. 1p. Ver anexo da carta 298. Dactilografada (rubrica manuscrita)
Data aproximada, encontrada em contexto

C. Pro-Democracy / 276
FAPLE (Henrique Galvão) - Carta a Committee Pro-Democracy in Portugal (Eduardo Covas). S. Paulo, Brasil, 1962/03/?. 3p. Dactilografada (rubrica manuscrita)
Data aproximada, encontrada em contexto

C. Pro-Democracy / 277
GALVÃO, Henrique - Carta a Destinatário não referido. S. Paulo, Brasil, 1962/03/07. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 278
COVAS, E. - Carta a A. de Oliveira Águas. S.l., S.l., 1962/03/07. 1p. Dactilografada

C. Pro-Democracy / 279
ÁGUAS, Abílio - Carta a Covas. S.l., S.l., 1962/03/07(?). 1p. 1 doc. Dactilografada (rubrica manuscrita). Data aproximada, encontrada em contexto

C. Pro-Democracy / 280
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN PORTUGAL (Abílio Águas) - Carta a Eduardo Covas. S.l., S.l., 1962/03/07. 1p. Dactilografada (rubrica manuscrita)

C. Pro-Democracy / 281
COMMITTEE PRO-DEMOCRACY IN POR

Topo da página
Centro de Documentação 25 de Abril © 2019
Suporte: ucd25a@ci.uc.pt ; Sugestões: Formulário
www.cd25a.uc.pt
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional