João Manuel Midosi Bahuto Pereira da Silva Martins Pereira

I N V E N T Á R I O   D E   E S P Ó L I O

Historial da doação e do tratamento técnico da documentação:

1ª Incorporação (1994)
Entrega feita pessoalmente por J. Martins Pereira ao então director do CD25A, Boaventura de Sousa Santos.

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Agenda

Agenda usada pelo doador no âmbito das funções de Secretário de Estado da Indústria e Tecnologia do IV Governo Provisório (1975)

2ª Incorporação (2009-2010)

• ARQUIVO
Por doação da família foi  entregue ao CD25A o arquivo pessoal de J. Martins Pereira e parte da sua biblioteca.
São cerca de 200 caixotes que ocupam mais de 20 metros de estante.
A documentação  encontra-se em fase de inventariação e tratamento técnico.

• BIBILOTECA - Monografias
A guia de entrega dos cerca de 1800 livros pertencentes à biblioteca pessoal de J. Martins Pereira foi elaborada pela família e pode ser consultada a pedido.

Desde 2012 e com ajuda da família, o arquivo tem vindo a ser organizado com vista à produção de um inventário preliminar que pode ser consultado a pedido.

Já é possível divulgar um esboço de grelha e quadro classificativo e uma subsecção, a SSC1, catalogada.

Coimbra, 24 de Nov. 2016

Quadro Classificativo

ED     (Entidade Detentora) CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO 25 DE ABRIL  (CD25A)

GA    (Grupo de Arquivos)       ARQUIVOS PRIVADOS

SGA   (Subgrupo de Arquivos)   Arquivos privados de políticos

(Fundo)  João Martins Pereira

SC1    (Secção)      Actividade pública

SC2    (Secção)      Arquivo pessoal

SC3    (Secção)      Arquivo profissional

SC4    (Secção)      Espólio literário

SC5    (Secção)      Documentação diversa

• Em 24 de Novembro de 2016, fica disponível ao público no Arquivo Digital, a Secção 1 que inclui todo o arquivo político privado criado no desempenho das suas funções de Secretário de Estado da Indústria e Tecnologia (2 caixas, ca de 800 p. de docs.)

SC1 Actividade Pública

SSC1- SEIT

Séries 1 a 29

(Documentação produzida  entre Março e Junho de 1975 no desempenho do cargo de Secretário de Estado da Indústria e Tecnologia - 2 caixas)

Outras informações sobre J. Martins Pereira e a sua obra

Portal João Martins Pereira

Por ocasião do Colóquio João Martins Pereira e o Seu Nosso tempo, realizado em Lisboa nos dias 25 e 26 de Novembro de 2011, parte da sua obra publicada foi digitalizada e já pode consultada no Arquivo Digital do Cd25A: Bibliografia João Martins Pereira .

Em 2014 foi editada uma Bio-Bibliografia

Em 2915 foi feita uma edição electrónica com o título de um conjunto de textos (na maioria já publicados em jornais e revistas) que se encontravam reunidos pelo autor no arquivo literário, provavelmente com vista a publicação. Esta disponível online  com o título: João Martins Pereira: textos 1974-1980 html pdf

De entre as obras doadas encontra-se uma colecção completa dos jornais Gazeta da Semana e  Gazeta do Mês também já disponíveis online.