• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.

    Para manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, clique aqui.

    Obrigada.
    Universidade de Coimbra

    Imagem de teste reCAPTCHA
    Captcha incorrecto.
    Escreva as palavras acima: Escreva os números que ouve:

Espólio de Lopes Cardoso / Maria Fernanda

I N V E N T Á R I O   D E   D O A Ç Ã O

António Lopes Cardoso / Maria Fernanda Figueira de Lima

 

INTRODUÇÃO

 

1. História da incorporação

O espólio em apreço será denominado António Lopes Cardoso / Maria Fernanda Figueira de Lima.

A documentação foi oferecida pela Drª Maria Fernanda Figueira de Lima Lopes Cardoso e deu entrada no Centro de Documentação 25 de Abril, por várias remessas, ao longo dos anos de 2004 a 2007.

Em Setembro de 2004, durante a inauguração, em Coimbra, de uma exposição sobre Fernando Piteira Santos, a Drª. Fernanda Lopes Cardoso prometeu doar ao Centro de Documentação 25 de Abril o espólio político do seu marido, António Lopes Cardoso. Este espólio integraria os documentos de trabalho de Lopes Cardoso enquanto ministro da Agricultura do VI Governo Provisório e do I Governo Constitucional. Integraria, também, a correspondência e outra documentação dos tempos do exílio.

Entre Setembro e Novembro de 2004, por diversas vezes se deslocou a Lisboa a Bibliotecária do CD25A, Drª Maria Natércia Coimbra, para trabalhar com a Drª Fernanda Lopes Cardoso na organização e acondicionamento para transporte, do espólio. Iniciaram os trabalhos com a organização das Actas dos Conselhos de Ministros do VI Governo Provisório e de textos científicos diversos. Este trabalho prolongou-se ainda durante os anos de 2005 e parte de 2006. Várias entregas foram sendo feitas e transportadas para o Centro, quer pela Drª Maria Natércia , quer pelos motoristas ao serviço da Reitoria.

È da mais elementar justiça referir aqui que sem rigoroso e profissional labor da drª Fernanda Lopes Cardoso o trabalho de reunião, selecção e classificação das centenas de textos e documentos dispersos e a sua incorporação no CD25A, nunca poderia ter sido feito num espaço tão curto de tempo e de uma forma tão  organizada. Também o registo da dados biográficos que apresentamos mais adiante não teria sido possível de elaborar com tanto rigor sem a sua preciosa ajuda.

Em Janeiro de 2007 faleceu a Drª Maria Fernanda Figueira de Lima Lopes Cardoso.

Cumprindo o desejo manifestado por ela, a família deu continuidade à entrega da restante documentação. Durante o mês de Março de 2007, deslocou-se uma equipa do CD25A, primeiro à casa de Lisboa e depois à casa que o casal possuía na Azambuja, terra natal de Fernanda Lopes Cardoso, e transportou o resto da documentação que compõe este espólio para o Centro de Documentação em Coimbra. Esta documentação foi-nos entregue pelas primas da Drª. Fernanda, as Senhoras Dr.ªs Maria José e Carolina Mimoso.

 

2. Conservação e período cronológico abrangido pela documentação

Considerado bom o  estado de conservação dos documentos à chegada, foi dado início ao trabalho de inventariação. Verificou-se que, em grande parte, o espólio se apresentava com um critério e uma organização arquivística coerente e foi por isso mantida a arrumação original. Procedeu-se à substituição completa das ferragens dos "dossiers", como medida de precaução contra a oxidação que alguns deles já apresentavam.

Analisada a documentação entregue conclui-se que ela abarcava, predominantemente, as décadas de 60 a 90 do século XX e comprovou-se, tal como referimos acima,  que “o espólio integraria os documentos de trabalho de Lopes Cardoso enquanto ministro da Agricultura do VI Governo Provisório e do I Governo Constitucional. Integraria, também, a correspondência e outra documentação dos tempos do exílio”. Mas, na realidade, o espólio viria a revelar-se, depois de uma observação mais detalhada, muito completo e rico também,  em informação sobre a vida e a obra deste casal e sobre a história política do tempo que lhes foi dado viver.

Quando terminou a tarefa de inventariação do espólio, foi possível ter uma visão de conjunto e verificámos estar perante uma documentação preciosa que testemunha o percurso ímpar destas duas pessoas, que a vida uniu por laços de família e que partilharam, projectos, reflexão e acção cívica e política, responsabilidades profissionais e políticas, ao longo de muitas décadas: unidos nos duros tempos de exílio por terras de França, depois Marrocos, novamente França e, finalmente Brasil; unidos na fundação do Partido Socialista e nos tempos exaltantes da sua militância no pós 25 de Abril; unidos até nos interesses comuns pelos temas agrícolas que os conduziram a ambos à participação empenhada nos trabalhos da Comissão de Agricultura do PS e a ele, António Lopes Cardoso, a Ministro;  juntos, partilhando uma visão muito reflectida fundamentada sobre o tipo de Reforma Agrária de que o País precisava, romperam com o Partido que ajudaram a consolidar quando verificaram não ser esse o caminho por onde o PS pretendia seguir;  juntos ainda, com muitos outros homens e mulheres socialistas de esquerda descontentes com a linha então seguida pelo PS, criaram a UEDS (União de Esquerda para a Democracia Socialista) nos anos de 1978 a 1986.

 Também  muita da actividade desenvolvida pela UEDS no Parlamento e fora dele se deveu ao trabalho conjunto da Drª. Fernanda Lopes Cardoso e a António Lopes Cardoso. Esgotado este projecto ambos regressaram ao Partido Socialista, mas sempre explicando e justificando as suas opções partidárias, com gestos de grande coerência e militância inteligente e empenhada.

Para além do PS e da UEDS ainda os encontraremos a dinamizar a ACS/Fraternidade Operária, um projecto bem demonstrativo das qualidades pessoais e políticas deste casal de rara sensibilidade e força interior. A Fraternidade Operária recebeu um novo impulso, pelas mãos da Drª. Fernanda e outros amigos e companheiros luta política socialista,  já depois da morte de Lopes Cardoso. Sempre juntos, ainda os veremos nas animadas campanhas eleitorais de Jorge Sampaio à Câmara Municipal de Lisboa e, mais tarde, à Presidência da República. António Lopes Cardoso foi assessor de Jorge Sampaio nos dois mandatos que cumpriu.

O acervo documental entregue ao Centro de Documentação 25 de Abril inclui ainda um conjunto apreciável de documentos de natureza mais pessoal, relativa às suas vidas privadas e à vida da família.

 

3. Critérios de tratamento técnico

Para efeitos de arrumação e catalogação criou-se, para a documentação doada, um quadro de classificação que reflecte o esquema de organização do fundo. As secções, subsecções e séries que o compõem foram estabele­cidas com vista à produção de um INVENTÁRIO, e o critério para o seu estabelecimento teve em atenção o princípio do respeito pela estrutura (segundo o qual os documentos devem ser organizados de acordo com a estrutura de funções e actividades do indivíduo ou organização que os criou) e o princípio do respeito pela ordem original  (segundo o qual um fundo deve receber uma organização correspondente àquela que lhe foi dada pelo seu detentor, a fim de se preservar as relações entre os documentos).

Assim, a grelha de classificação relativa ao arquivo apresenta duas grandes secções que reflectem as actividades públicas e privadas dos doadores.

I - ACTIVIDADE PÚBLICA

II - ACTIVIDADE PRIVADA

Para as secções foram estabelecidas subsecções, segundo o critério orgânico (organização dos documentos de acordo com os responsáveis pela sua produção). Para algumas delas foram estabelecidas séries e sub-séries segundo o critério tipológico (tipo do documento suporte de informação).

Quanto às monografias (livros e brochuras) e às publicações periódicas (jornais e revistas), fotografias, documentos audio e video, de­cidiu-se tratá-los e arrumá-los, fisicamente, junto dos documentos do mesmo tipo já existentes no Centro (na Sala de Leitura e Depósito).

Relativamente aos prazos de divulgação do conteúdo da documentação e dado tratar-se de um arquivo privado respeitar-se-á, antes de mais, a vontade expressa dos doadores que entregaram ao Centro de Documentação 25 de Abril a inteira decisão sobre essa matéria. Pelo que todos os documentos irão sendo gradualmente colocados à consulta do público depois de cumprida as tarefas de carácter técnico necessárias à sua total preservação e sempre de acordo com os prazos previstos na legislação portuguesa.

 

Resenha biográfica / Generalidades

ANTÓNIO POPPE LOPES CARDOSO, nasceu na cidade da Praia (Cabo Verde) em 27 de Março de 1933, filho do Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Álvaro Eurico Lopes Cardoso e de Maria Júlia Cohen Poppe Lopes Cardoso, neto paterno do Juiz e Deputado da primeira República, Acácio Lopes Cardoso e de Augusta Lopes Cardoso e neto materno do Coronel Álvaro Poppe, um dos fundadores da República, deputado à Assembleia Constituinte de 1911, banido de Portugal em 1927 e exilado em Espanha e França até 1940, e de Maria Augusta Cohen Poppe.

Presidente da primeira Comissão Inter-Associações de Estudantes de Lisboa (1954),

Fazia parte do grupo de estudantes universitários que frequentavam a casa de António Sérgio, grande mestre que influenciou o pensamento de sucessivas gerações. Pertencia ainda ao Conselho de Redacção da Seara Nova e, em 1956, participou activamente na luta contra a aprovação do Decreto Lei nº 40900, projecto de diploma que cerceava drasticamente as possibilidades de livre intervenção das Associações de Estudantes e que acabou por não ser aprovado naquelas matérias em que tinha levantado maior celeuma.

Engenheiro-agrónomo pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, onde veio a exercer funções docentes, tendo o seu relatório final de curso, "Subsídios para a Regulamentação do Arrendamento Rústico" merecido a classificação de 18 valores, iniciou a sua actividade profissional no Centro de Estudos de Economia Agrária da Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi membro da Comissão de Juventude de apoio à candidatura do General Humberto Delgado.

Forçado a exilar-se, em França, Marrocos e Brasil, depois de ter sido preso pela PIDE após a tentativa revolucionária de Beja em 1961

Fundador da Frente Patriótica de Libertação Nacional (1962), tendo integrado a sua Conferência Permanente

Foi investigador do INRA (Institut National de la Recherche Agronomique de França) e do Institut National de la Recherche Agronomique de Marrocos (Rabat), assessor do Ministro de Agricultura de Marrocos, consultor do Bureau pour le Développemet Agricole (França), consultor da OCDE e do CHEAM (Centre des Hautes Etudes Agronomiques Méditerranéennes), bolseiro na Ecole Pratique de Hautes Etudes (Paris), onde trabalhou com o Professor Charles Bettelheim. Como engenheiro da COBA - Consultores para Obras Barragens e Planeamento, onde desempenhou funções de Direcção e Administração, dirigiu três grandes projectos de aproveitamento hidroagrícola no nordeste do Brasil (Pernambuco e Bahia), e diversos projectos de desenvolvimento agrícola em Portugal, Moçambique e Angola.

Aderiu ao partido Socialista em 1973 e foi eleito para o seu Secretariado Nacional (responsável pelas Autarquias) no primeiro Congresso de Dezembro de 1974.

Deputado à Assembleia Constituinte, presidiu ao Grupo Parlamentar do Partido Socialista.

Foi Ministro da Agricultura e Pescas no VI Governo Provisório e no I Governo Constitucional.

Em 1976 criou, com outros militantes socialistas e independentes, a "Associação de Cultura Socialista Fraternidade Operaria".

Em 1977 abandonou o Partido Socialista para fundar a UEDS (União de Esquerda para a Democracia Socialista).

Em 1985 reingressou no Partido Socialista integrando o Secretariado Nacional e a Direcção do seu Grupo Parlamentar, desde essa data até 1992.

Foi Deputado à Assembleia da República desde a 1ª legislatura (1976) e, como Deputado, participou em várias das suas Comissões tendo, designadamente, sido Presidente (em 1986) da "Comissão Eventual para Análise aos actos do Ministério da Agricultura em matéria de Reforma Agrária" e integrado (em 1991) a "Missão Internacional de Acompanhamento das primeiras eleições pluralistas em Cabo Verde", missão de que foi relator e porta-voz.

Antes do 25 de Abril foi membro do Conselho de redacção da revista Seara Nova e colaborador da Revista de Economia. Foi colaborador do Centre de Hautes Etudes Agronomiques Méditerranéennes tendo feito parte, (em 1985) da Comissão Ad Hoc então criada com vista à sua reestruturação. Foi membro do Conselho de Administração da agência para o desenvolvimento CUD-Cités Unies Développement (Paris)

Foi Presidente da Fundação Antero de Quental e director da revista Cadernos Municipais.

Membro do Conselho Editorial da revista da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, foi ainda membro do Conselho Editorial da revista Novos Desafios da UGT.

Participou em numerosos colóquios e conferências internacionais, tendo colaboração científica e de opinião dispersa por várias revistas portuguesas, francesas e brasileiras (Revista de Economia, Seara Nova, Novos Desafios, Revista Abril, Revue Française d’Economie Rurale, Diário de Lisboa, Opção, Diário de Notícias, Público, Independente, etc).

De entre as obras que publicou, quer no domínio político, quer no domínio profissional, podem citar-se: "A região a Oeste da Serra dos Candeeiros" (co-autor, F. Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1960); "Um ensaio de análise gráfica da influência do meio nos resultados económicos da empresa agrícola"(Co-autor, ido 1960); "A estabilização dos mercados agrícolas e a organização da produção" (id., 1961); "A concentração da actividade agrícola e a integração empresarial" (id. 1962); "L'Agriculture Portugaise" (Futuribles, Paris, 1967); "L' Agriculture Hongroise" (co-autor, Futuribles, Paris, 1967); "Luta pela Reforma Agrária" (Diabril, Lisboa, 1976); "A Nova lei da Reforma Agrária" (Livros Horizonte, Lisboa, 197 7); "Sistemas Eleitorais" (Salamandra, Lisboa, 1993); “Le Socialisme a visage urbain (col), 1995.

 

MARIA FERNANDA LIMA

Licenciada em Físico-Química, Fernanda Lopes Cardoso foi assistente na Faculdade de Ciências de

Lisboa, tendo acompanhado o marido para o exílio, em 1962, de onde o casal regressou em 1971, depois de ter vivido em França, Brasil e Marrocos.

Militante do Partido Socialista, onde foi particularmente activa no tempo da Reforma Agrária, Fernanda esteve na UEDS até que esta força política se dissolveu, em 1986, mas não voltou ao PS, contrariamente ao que fizeram muitos dos seus correligionários, incluindo Lopes Cardoso.

Fernanda Lopes Cardoso trabalhou depois na Biblioteca e Centro de Documentação da Assembleia da República, onde esteve até se reformar, tendo organizado um livro sobre António Lopes Cardoso, falecido em 2000.

Fernanda Lopes Cardoso morreu em 2007, no Hospital de São Francisco Xavier, precisamente na véspera de completar 77 anos.

 

Resenha biográfica / Outros dados

ANTÓNIO POPPE LOPES CARDOSO

 

1933-03-27 - Nascimento  (na cidade da Praia - Cabo Verde) no seio de uma família com raízes em Trás-os-Montes.

1938 - Vinda para Portugal

1940 a 1951- Estudos primários e liceais, frequentando vários estabelecimentos de ensino, consoante as colocações do Pai, e, a partir do quarto ano do Liceu, o Liceu Camões, em Lisboa

1952 a 1958 - Licenciatura em engenharia no Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa.

1954 - Presidente da primeira Comissão Inter-Associações de Estudantes de Lisboa (que deu lugar à RIA-Reunião Inter-Associações).

1958, Agosto - Casamento com Maria Fernanda Lima.

1958 - Membro da Comissão de Juventude de Apoio à Candidatura de Humberto Delgado

1958 - Início da colaboração com a Seara Nova onde pertenceu ao Conselho de redacção.

1958 a 1962 - Investigador do Centro de Estudos de Economia Agrária da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1960/1961 faz um estágio de especialização no Centro de Estudos do "Institut National Agronomique", em Paris, com o Prof. Dennis Bergman

1960 - Membro da Junta Patriótica Central

1961/1962 -  Fez parte do grupo que preparou a tentativa revolucionária que começaria pela ocupação do Quartel de Beja. Foi preso em Março de 1962, no Aeroporto de Lisboa, quando regressava de Paris, onde participara num colóquio (esteve um ano preso no Aljube).

1962/09 a 1963/09  Libertado sob caução, partiu para Paris em finais de Setembro, para o que viria a ser um longo exílio (viveu em casa dos Gervais, depois mudou-se para Fresnes - Foi em Paris, neste ano, que Fernanda conheceu Piteira Santos e Stella).

Em Paris empenhou-se sempre nas acções unitárias da Oposição no Exterior, tendo sido um dos fundadores do Movimento de Acção Revolucionária no Exterior (MAR).

É um dos participantes da reunião de Roma que cria a FPLN, em Dezembro de 1962 e decide a sua instalação em Alger. Pertenceu à Comissão Directiva da FPLN até finais de 1968, data em que partiu para o Brasil.

Bolseiro do "Institut National de Recherche Agronomique (INRA)", em Paris e consultor da OCDE

Sócio da Liga Portuguesa do Ensino e da Cultura Popular (LPECP)\

1963/09 a 1965/01 - Instala-se em Marrocos (Rabat), tendo sido durante algum tempo assessor do ministro da Agricultura.

Faz parte do staff do Centre d’Études d'Economie Agricole", no INRA-Marrocos, em Rabat. Na fase final do seu contrato de cooperação é assessor do Ministro da Agricultura

1965/01/31 a 1968/12 - Regressa a Paris (vive em Antony) e ao INRA-França. Integra-se também, como professor, no quadro da Cooperação Científica francesa, na ORSTOM.

Obtém uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e começa a trabalhar sobre estruturas agrícolas com vista a um doutoramento, sob a orientação do Professor Charles Bettelheim.

Acompanha os acontecimentos do Maio de 1968 em França.

Integra-se no trabalho politico da FPLN e do MAR

1968/12 a 1971- Ida para o Brasil (chegada a 13 de Dezembro). Tendo sido interrompida a sua bolsa de estudos em consequência de uma denúncia sobre a sua alegada actividade política lesiva para a Fundação, quando da ocupação da Casa de Portugal durante os acontecimento de Maio de 1968 - o que se revelou ser falso - , aceitou o lugar que lhe era proposto pela empresa portuguesa de projectos e consultoria - COBA - para a gestão de dois projectos de aproveitamento hidro-agrícola no Nordeste brasileiro: o do Moxotó, no Estado do Recife e o do Brumado, no Estado da Bahia

1971/02- Regressa a Portugal, continuando na COBA, como director na área agrícola, e entra como assistente do Prof. Henrique de Barros em Economia Agrária, no Instituto Superior de Agronomia

1973 - Adesão ao partido Socialista em 1973 pela mão de Sottomayor Cardia.

1974, Abril - Integra a Direcção Provisória do Partido Socialista e é eleito para o Secretariado Nacional no Primeiro Congresso na legalidade, em Dezembro do mesmo ano.

1975 - É eleito Deputado por Beja à Assembleia Constituinte, tendo sido depois eleito como o primeiro presidente do Grupo Parlamentar do PS. Quando da reabertura das sessões da Assembleia Constituinte sai da Assembleia e participa nas negociações para a constituição do VI Governo Provisório.

1975-09-15 a 1976-07-23 - Ministro da Agricultura e Pescas no VI Governo Provisório

1976-07-23 a 1976-11-05 - Ministro da Agricultura e Pescas no I Governo Constitucional

1976 - Deputado à Assembleia da República (foi deputado na I, II, III e IV legislaturas desde 1976 a 1987)

1977/02 - Criou, com outros militantes socialistas e independentes, a "Associação de Cultura Socialista - Fraternidade Operária"

1977 - Abandonou o Partido Socialista

1978/01 a 1986/04) Fundou, em Janeiro de 1978, a UEDS (União de Esquerda para a Democracia Socialista que existiu entre 1978/01  e 1986/04).  

Deputado da UEDS e Presidente do seu Grupo Parlamentar  em 1980 (Em 1979 a UEDS não elege deputados nas eleições intercalares. Em 1980, nas legislativas, integrando a FRS, elegeu quatro deputados, sendo Lopes Cardoso um deles).

(Desde 1985, ainda antes do fim oficial da UEDS em 19 de Abril de1986, até Março de 1986 foi deputado independente e, depois, integrando a bancada do PS no seu Grupo Parlamentar, primeiro como deputado por Lisboa e, em seguida, por Setúbal)

1984-09-5 a 8 - Integrou, com Vasco Gonçalves e António Galhordas, a delegação portuguesa ao Conselho da Paz que se realizou em Varna, Bulgária

1985, finais - Transição da UEDS para o PS. Para o Grupo Parlamentar do PS elaborou um estudo comparado sobre “Sistemas Eleitorais Europeus”. Esse estudo deu lugar ao livro “Sistemas Eleitorais”.

1986, Abril - Reingressou no Partido Socialista integrando o seu Secretariado Nacional e a Direcção do seu Grupo Parlamentar, desde essa data até 1992.

1987 - Fundador (com outros) da Associação Portuguesa de Estudos Parlamentares.

1989 - Responsável, no PS, pelo sector das Autarquias e, como tal, presidente da Fundação Antero de Quental

Colaborador do “Dicionário da História de Portugal”

Direcção da campanha eleitoral de Jorge Sampaio à CMLisboa.

1990 a 1996 - Assessor de Jorge Sampaio na Câmara Municipal de Lisboa

1990, Maio - Demite-se de todos os cargos no Partido Socialista e abandona a actividade partidária no seguimento do Congresso do PS

1991/01 - “Missão Internacional de Acompanhamento e Apreciação das Eleições de Deputados à Assembleia Nacional de Cabo Verde”, em representação do Parlamento Português.

1994 - Participação (com Fernanda) no Congresso “Portugal, que futuro”.

1995- É excluído pela Federação da Área Urbana do PS das listas de deputados. Após isso foi convidado por António Guterres para integrar as listas pela quota do Secretário Geral, o que não aceitou.

Última intervenção no Parlamento em 24 de Junho de 1995

1996 a 1999 - Assessor de Jorge Sampaio para os Assuntos Parlamentares (mais tarde para os Assuntos Políticos) na Presidência da República.

1997 a 1999 - Membro do Conselho Científico de STRADEMEDÒ (Fondation Méditerranéene d’Etudes Strategiques)

2000-06-09 - Morre, na sua casa de Lisboa, vítima de enfisema pulmonar

2007-01-08 - Morre Maria Fernanda Figueira de Lima.

 

Quadro de classificação

ED      (Entidade Detentora)     CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO 25 DE ABRIL (CD25A)

GA      (Grupo de Arq.)      ARQUIVOS PRIVADOS

     SGA (Subgrupo de Arq.)          ARQUIVOS PESSOAIS

F 307      (Fundo)            ANTÓNIO LOPES CARDOSO

    

SC1 (Secção) ACTIVIDADE PÚBLICA      (1946-2000)

 

     SSC1     (Subsecção)     MINISTRO DA AGRICULTURA E PESCAS     (1946-1977)

              SR1 (Série)                     GABINETE DO MINISTRO       (1946-1977)

                     SSR1       (Sub-Série)                4ª Fase das negociações – Guiné-Bissau       (1974-1976)

                     SSR2       (Sub-Série)                Correspondência       (1975-1976)

                     SSR3       (Sub-Série)                CRRA. Actas       (1975-1977)

                     SSR4       (Sub-Série)                CRRA. Documentos diversos       (1975-1977)

                     SSR5       (Sub-Série)                CRRA. Fichas pessoais       (S.d.)

                     SSR6       (Sub-Série)                Cultura do tabaco       (1975-1976)

                     SSR7       (Sub-Série)                Expropriações       (1975-1976)

                     SSR8       (Sub-Série)                Legislação (1946-1977)

                     SSR9       (Sub-Série)                Levantamento de seareiros       (1976)

                     SSR10       (Sub-Série)                MAP. Documentos diversos       (1976-1976)

                     SSR11       (Sub-Série)                MUC          (1976)

                     SSR12       (Sub-Série)                Recortes de imprensa       (1975-1976)

                     SSR13       (Sub-Série)                Reestruturação do VI Governo Provisório       (1975-1976)

                     SSR14       (Sub-Série)                Regadios nacionalizados  (1975-1976)

                     SSR15       (Sub-Série)                Relatório do Assessor Freire Dias       (1976)

                     SSR16       (Sub-Série)                Restituições       (1976)

                     SSR17       (Sub-Série)                Revista “A Colheita”       (1976)

                     SSR18       (Sub-Série)                Súmulas dos Conselhos de Ministros       (1975-1976)

                     SSR19       (Sub-Série)                Visita a Israel       (1976)

              SR2 (Série)                     INIA (Instituto Nacional de Investigação Agrária)       (1975-1976)

              SR3 (Série)                     SECRETARIA DE ESTADO DA ESTRUTURAÇ. AGRÁRIA       (1975-1976)

                     SSR1       (Sub-Série)                Documentos Diversos       (1975-1976)

 

     SSC2     (Subsecção)     ASSESSOR DE JORGE SAMPAIO NA CML     (1991-1999)

              SR1 (Série)                     CORRESPONDÊNCIA       (1991-1999)

              SR2 (Série)                     DOCUMENTOS DIVERSOS       (1992-1993)

                     SSR1       (Sub-Série)                Documentos Diversos       (1992-1993)

                     SSR2       (Sub-Série)                Documentos Diversos / Discursos       (1993)

 

     SSC3     (Subsecção)     ASSESSOR DO PRESID. DA REP. P/ASSUNTOS PARL.     (1995-2000)

              SR1 (Série)                     CORRESPONDÊNCIA       (1995-1999)

              SR2 (Série)                     CONTABILIDADE / RECEITASE DESPESAS       (1995-1996)

                     SSR1       (Sub-Série)                Contabilidade 1       (1995-1996)

                     SSR2       (Sub-Série)                Contabilidade 2       (1995-1996)

                     SSR3       (Sub-Série)                Contabilidade 3       (1995-1996)

                     SSR4       (Sub-Série)                Contabilidade / Brindes. 1995-1996       (1995-1996)

              SR3 (Série)                     DOCUMENTOS DIVERSOS       (1995-2000)

 

     SSC4     (Subsecção)     PROFESSOR NO INSTITUTO SUP. DE AGRONOMIA     (1958-1973)

              SR1 (Série)                     DOCUMENTOS DIVERSOS       (1958-1972)

                     SSR1        (Sub-Série)                Documentos Diversos       (1958-1972)

                     SSR2       (Sub-Série)                Problemas de Economia Real       (1972-1973)

                     SSR3       (Sub-Série)                Regência da Cadeira de Economia       (1969-1972)

 

SC2      (Secção) ACTIVIDADE PRIVADA     (1842-2003)

    

     SSC1     (Subsecção)     COLABORADOR DA SEARA NOVA     (1962-1972)

              SR1 (Série)                     CORRESPONDÊNCIA       (1962-1972)

 

     SSC2     (Subsecção)     EXILADOS POLÍTICOS     (1962-1971)

              SR1 (Série)                     CORRESPONDÊNCIA       (1962-1971)

              SR2 (Série)                     DOCUMENTOS DIVERSOS       (1962-1970)

                     SSR1        (Sub-Série)                Vária          (1962-1970)

                     SSR2        (Sub-Série)                FPLN. Geral       (1962-1970)

                     SSR3        (Sub-Série)                FPLN. Contas       (1966-1968)

                     SSR4        (Sub-Série)                LPECP              (1965-1967)

                     SSR5        (Sub-Série)                MAR           (1964-1965)

                     SSR6        (Sub-Série)                Passaportes e outros documentos pessoais       (1963-1969)

                     SSR7        (Sub-Série)                PCP            (1963-1965)

 

     SSC3     (Subsecção)     MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA     (1842-1999)

              SR1 (Série)                     ASSEMBLEIA CONSTITUINTE E ASS. DA REPÚBLICA       (1974-1995)

                     SSR1       (Sub-Série)                Assembleia Constituinte       (1975)

                     SSR2       (Sub-Série)                Comissão de Inquérito ao MAPA. ACTAS I e II    (1986)

                     SSR3       (Sub-Série)                Comissão de Inquérito ao MAPA. Dossier Preparatório     (1977-1986)

                     SSR4       (Sub-Série)                Comissão de Inquérito ao MAPA. PROCESSOS I e II       (1976-1986)

                     SSR5       (Sub-Série)                Comissão de Inquérito ao MAPA. UCP da ZIRA       (1986-1987)

                     SSR6       (Sub-Série)                Diários da República       (1974-1993)

                     SSR7       (Sub-Série)                Documentos Diversos       (1976-1993)

                     SSR8       (Sub-Série)                EPPI          (1986)

                     SSR9       (Sub-Série)                Estatuto Político-Administrativo da Região Aut. dos Açores       (1980-1989)

                     SSR10       (Sub-Série)                Intervenções Parlamentares  (1977-1995)

                     SSR11       (Sub-Série)                Resultados Eleitorais       (1975-1985)

                     SSR12       (Sub-Série)                Revisão Constitucional  (1987)

                     SSR13       (Sub-Série)                Unidade de Informação Europeia / Arrendamento Rural       (1979-1988)

                     SSR14       (Sub-Série)                Unidade de Informação Europeia / Reforma Agrária       (1985-1987)

                     SSR15       (Sub-Série)                Livro “Sistemas Eleitorais”       (1842-1987)

              SR2 (Série)                     CEIG – Cooperativa de Edições e Impressão Gráfica, CRL       (1980-1998)

              SR3 (Série)                     COMISSÃO DA AGRICULTURA       (1974-1977)

                     SSR1       (Sub-Série)                Cassetes sobre Cooperativismo e Reforma Agrária       (S.d.)

                     SSR2       (Sub-Série)                Comunicados e Panfletos       (1974-1976)

                     SSR3       (Sub-Série)                Correspondência       (1976)

                     SSR4       (Sub-Série)                Despachos  (1976)

                     SSR5       (Sub-Série)                Documentos da C.A. / Diversos       (1974-1977)

                     SSR6       (Sub-Série)                Documentos sobre Organização     (1975-1976)

                     SSR7       (Sub-Série)                Fotografias       (S.d.)

                     SSR8       (Sub-Série)                UCP Agrícola 12 de Maio       (1975-1977)

              SR4 (Série)                     COMISSÃO DO TRABALHO       (1974-1977)

                     SSR1       (Sub-Série)                Acção Sindical       (1974-1977)

                     SSR2       (Sub-Série)                Comunicados e Panfletos       (1974-1976)

                     SSR3       (Sub-Série)                Conferencias, Encontros, Reuniões       (1974-1977)

                     SSR4       (Sub-Série)                Contabilidade       (1975-1976)

                     SSR5       (Sub-Série)                Documentos da C.T. / Diversos       (1976-1977)

                     SSR6       (Sub-Série)                EPAL          (1974-1976)

                     SSR7       (Sub-Série)                Propostas    (1976)

                     SSR8       (Sub-Série)                Relatórios   (1974-?)

              SR5 (Série)                     COMUNICADOS E PANFLETOS       (1906-1996)

              SR6 (Série)                     CONFERÊNCIAS / ENCONTROS / FESTAS / SEMINÁRIOS       (1975-1988)

                     SSR1       (Sub-Série)                Conference des Partis Socialistes d’Europe du Sud       (1976)

                     SSR2       (Sub-Série)                Conferência Nacional de Militantes de Núcleos e Secções       (1976)

                     SSR3       (Sub-Série)                Encontro dos Núcleos e das Secções em França       (1976)

                     SSR4       (Sub-Série)                I Encontro de Quadros da Zona de Intervenção da Reforma Agrária       (1977)

                     SSR5       (Sub-Série)                I Encontro dos Pescadores Socialistas       (1975)

                     SSR6       (Sub-Série)                I Encontro dos Trabalhadores Socialistas da Segurança Social       (1975)

                     SSR7       (Sub-Série)                I Encontro Nac. de Dirigentes Sindicais Socialistas       (1976)

                     SSR8       (Sub-Série)                I Encontro Nac. dos Quadros Socialistas do Sector Agrícola       (1975)

                     SSR9       (Sub-Série)                II Encontro Nac. de Trabalh. Socialistas da Função Pública       (1976)

                     SSR10       (Sub-Série)                Grande Festa da Unidade Socialista       (1975)

                     SSR11       (Sub-Série)                Seminário “O Movimento Socialista e a Socied. Portuguesa”     (1988)

                     SSR12       (Sub-Série)                Seminário da CISL       (S.d.)

                     SSR13       (Sub-Série)                Seminário sobre núcleos de empresa e Sindicalismo     (1974)

                     SSR14       (Sub-Série)                Seminários diversos       (1974-?)

              SR7 (Série)                     CONGRESSOS       (1974-1990)

                     SSR1       (Sub-Série)                Documentos Diversos       (1974-1990)

                     SSR2       (Sub-Série)                Congresso de 1974       (1974)

                     SSR3       (Sub-Série)                Congresso de 1976       (1976)

                     SSR4       (Sub-Série)                Congresso de 1990       (1990)

              SR8 (Série)                     CORRESPONDÊNCIA       (1974-1997)

              SR9 (Série)                     DOCUMENTOS DIVERSOS       (1974-1999)

              SR10 (Série)              EXPOSIÇÃO COMEMOR. DAS CONSTITUINTES DE 1911       (1986)

              SR11 (Série)              INTERNACIONAL SOCIALISTA       (1993-1995)

              SR12 (Série)              RELAÇÕES INTERNACIONAIS / CABO VERDE       (1991)

              SR13 (Série)              RESULTADOS ELEITORAIS       (1974-1995)

              SR14 (Série)              SECRETARIADO NACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO       (1991)

              SR15 (Série)              SECRETARIADO NACIONAL PARA AS AUTARQUIAS LOCAIS       (1985)

              SR16 (Série)              VI GOVERNO PROVISÓRIO       (1975-1976)

 

     SSC4     (Subsecção)     MILITANTES DA ACS/FRATERNIDADE OPERÁRIA     (1976-2003)

              SR1 (Série)                     ASSEMBLEIA GERAL       (1979-2003)

              SR2 (Série)                     COMISSÃO DIRECTIVA       (1977-2003)

              SR3 (Série)                     COMISSÃO EXECUTIVA       (1977)

              SR4 (Série)                     COMUNICADOS E PANFLETOS       (1977)

              SR5 (Série)                     CORRESPONDÊNCIA       (1977-1978)

              SR6 (Série)                     ENCONTROS / SEMINÁRIOS       (1977)

                     SSR1       (Sub-Série)                I Encontro Nacional       (1977)

                     SSR2       (Sub-Série)                I Encontro Nacional de Sindicalistas      (1977)

                     SSR3       (Sub-Série)                Seminário sobre o Movimento operário e Sindical       (1977)

              SR7 (Série)                     GABINETE DE REL. PÚBLICAS E INFORMAÇÃO       (1977)

              SR8 (Série)                     GRUPO DE TRABALHO PARA COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS       (1977)

              SR9 (Série)                     GRUPO DE TRABALHO DE MÉTODOS AUDIO-VISUAIS       (S.d.)

              SR10 (Série)              MOÇÕES             (1977-2001)

              SR11 (Série)              NÚCLEOS             (1977)

              SR12 (Série)              RECORTES DE IMPRENSA       (1976-1977)

              SR13 (Série)              REVISTA “ABRIL”       (1978)

              SR14 (Série)              SECRETARIADO EXECUTIVO       (1977-1978)

              SR15 (Série)              DOCUMENTOS DIVERSOS       (1977-2003)

 

     SSC5     (Subsecção)     MILITANTES DA UEDS     (1976-1997)

              SR1 (Série)                     ARQUIVO CORRENTE       (1978-1986)

              SR2 (Série)                     COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL       (1979-1986)

                     SSR1       (Sub-Série)                Actas          (1984-1985)

                     SSR2       (Sub-Série)                Documentos diversos       (1979-1986)

              SR3 (Série)                     CONSELHO DIRECTIVO NACIONAL       (1978-1986)

                     SSR1       (Sub-Série)                Actas          (1980-1986)

                     SSR2       (Sub-Série)                Documentos diversos       (1978-1986)

              SR4 (Série)                     CORRESPONDÊNCIA       (1978-1997)

              SR5 (Série)                     ENCONTROS / CONVENÇÕES       (1978-1986)

                     SSR1       (Sub-Série)                CNESD              (1978)

                     SSR2       (Sub-Série)                2º Convenção Nacional       (1978)

                     SSR3       (Sub-Série)                3º Convenção Nacional       (1978)

                     SSR4       (Sub-Série)                4º Convenção Nacional       (S.d.)

                     SSR5       (Sub-Série)                5º Convenção Nacional       (1986)

                     SSR6       (Sub-Série)                1º Encontro Nacional de Autarquias Locais       (1978)

                     SSR7       (Sub-Série)                1º Encontro de Sindicalistas      (1978)

                     SSR8       (Sub-Série)                1º Encontro Regional de Lisboa da UEDS       (1978)

                     SSR9       (Sub-Série)                Convenções diversas / Fotografias       (S.d.)

              SR6 (Série)                     GRUPO PARLAMENTAR /CONSELHO DA EUROPA       (1983-1984)

              SR7 (Série)                     GRUPO PARLAMENTAR /CONTABILIDADE       (1980-1984)

              SR8 (Série)                     GRUPO PARLAMENTAR /COPIADOR       (1981-1984)

              SR9 (Série)                     GRUPO PARLAMENTAR /DOSSIERS TEMÁTICOS       (1976-1983)

                     SSR1       (Sub-Série)                EPAC. Comercio de cereais       (1976-1983)

                     SSR2       (Sub-Série)                CEE (Dossiers de Informação)      (1980-1984)

                     SSR3       (Sub-Série)                Nuclear (Segurança)      (1979-1986)

                     SSR4       (Sub-Série)                Politica Energética       (1979-1984)

              SR10 (Série)              GRUPO PARLAMENTAR /GABINETE       (1980-1985)

              SR11 (Série)              GRUPO PARLAMENTAR /INICIAT. LEGISL. E DEBATES       (1981-1982)

              SR12 (Série)              GRUPO PARLAMENTAR /INTERVENÇÕES       (1980-1985)

                     SSR1       (Sub-Série)                Intervenções na II Legislatura (1ª Sessão)       (1980-1981)

                     SSR2       (Sub-Série)                Intervenções na II Legislatura (2ª Sessão)       (1981-1982)

                     SSR3       (Sub-Série)                Intervenções na II Legislatura (3ª Sessão)       (1982-1983)

                     SSR4       (Sub-Série)                Intervenções na III Legislatura (1ª Sessão)       (1983-1984)

                     SSR5       (Sub-Série)                Intervenções na III Legislatura (2ª Sessão)       (1984-1985)

              SR13 (Série)              GRUPO PARLAMENTAR /REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA       (1980-1986)

              SR14 (Série)              NÚCLEOS             (1978-1983)

                     SSR1       (Sub-Série)                Núcleos Diversos       (S.d.)

                     SSR2       (Sub-Série)                Núcleo de Aveiro       (1978)

                     SSR3       (Sub-Série)                Núcleo da Azambuja       (1981-1983)

                     SSR4       (Sub-Série)                Núcleo de Beja       (S.d.)

                     SSR5       (Sub-Série)                Núcleo de Castelo Branco       (1979)

                     SSR6       (Sub-Série)                Núcleo de Coimbra       (1981-1983)

                     SSR7       (Sub-Série)                Núcleo de Lisboa       (1978-1981)

                     SSR8       (Sub-Série)                Núcleo do Porto       (1979-1980)

              SR15 (Série)              RELAÇÕES COM A FUP       (1979)

              SR16 (Série)              RELAÇÕES COM A FRS       (1980-1983)

              SR17 (Série)              RELAÇÕES COM O PS       (1982-1985)

              SR18 (Série)              SECRETARIADO EXECUTIVO NACIONAL       (1977-1986)

                     SSR1       (Sub-Série)                Documentos diversos       (1977-1986)

                     SSR2       (Sub-Série)                Eleições             (1979-1985)

 

     SSC6     (Subsecção)     MEMBRO ASSOCIAÇÃO PORT. ESTUDOS PARLAM.   (1986-1987)

                     SSR1       (Sub-Série)                Associação Portuguesa de Estudos Parlamentares  (1986-1987)

 

     SSC7     (Subsecção)     MEMBRO DO CONSELHO CIENTÍF. DE STRADEMEDÒ    (1991)

                     SSR1       (Sub-Série)                STRADEMEDÒ       (1991)

 

     SSC8     (Subsecção)     DOCUMENTAÇÃO DIVERSA      (1870-2005)

 

              SR1 (Série)                     ARTIGOS PUBLICADOS E OUTROS TEXTOS       (1974-2003)

                     SSR1       (Sub-Série)                Diversos    (1974-1998)

                     SSR2       (Sub-Série)                Financiamento Partidário       (1990-2003)

                     SSR3       (Sub-Série)                Opção (Revista)       (1976-1978)

                     SSR4       (Sub-Série)                Livro “Intervenções Parlamentares”       (2001-2002)

              SR2 (Série)                     ASSEMBLEIAS / CONGRESSOS / REUNIÕES       (1978-2004)

                     SSR1       (Sub-Série)                2éme Congrès Europeen des Economistes Agricoles       (1978)

                     SSR2       (Sub-Série)                11éme Conference Regional de la FAO pour l’Éurope       (1978)

                     SSR3       (Sub-Série)                Katholieke Universiteit. Congress en Wageningen     (1978)

                     SSR4       (Sub-Série)                International Meeting - Dialogue       (1978)

                     SSR5       (Sub-Série)                Coloqui no “Centre d’Études Mediterraneénes       (1978)

                     SSR6       (Sub-Série)                Congresso “Portugal: que Futuro”       (1978)

                     SSR7       (Sub-Série)                Comemorar 30 anos de Abril       (1978)

              SR3 (Série)                     COMUNICADOS E PANFLETOS       (1960-1990)

              SR4 (Série)                     CORRESPONDÊNCIA PRIVADA       (1953-2003)

                     SSR1       (Sub-Série)                Mensagens de Apoio       (1976)

                     SSR2       (Sub-Série)                Correspondência Privada       (1953-2003)

              SR5 (Série)                     FOTOGRAFIAS       (1929-2001)

              SR6 (Série)                     MONOGRAFIAS       (1877-2005)

              SR7 (Série)                     PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS       (1870-2005)

              SR8 (Série)                     RECORTES DE IMPRENSA       (1942-1992

                     SSR1       (Sub-Série)                Recortes de Imprensa Diversos       (1974-1987)

                     SSR2       (Sub-Série)                Recortes de Imprensa Diversos organizados por D. Fernanda Rita       (1942-1992)

              SR9 (Série)                     TEXTOS DIVERSOS (sem contexto)       (1975-2006)

 

              SR10 (Série)              DOCUMENTOS PESSOAIS E DE FAMÍLIA       (1928-2001)

                     SSR1       (Sub-Série)                Avô de Lopes Cardoso       (S.d.)

                     SSR2       (Sub-Série)                Bilhetes de Identidade       (1963-1964)

                     SSR3       (Sub-Série)                Cartões              (1971-1986)

                     SSR4       (Sub-Série)                Documentos Diversos       (1933-1999)

                     SSR5       (Sub-Série)                Homenagens       (1974-1998)

                     SSR6       (Sub-Série)                Indemnização por atentado à bomba       (1976-1977)

                     SSR7       (Sub-Série)                Pai de Lopes Cardoso       (1928-1969)

                     SSR8       (Sub-Série)                Passaportes       (1971-1996)

                     SSR9       (Sub-Série)                Poemas (autor não identificado)      (1946-1954)

                     SSR10       (Sub-Série)                Processos em Tribunal       (1992-1999)

                     SSR11       (Sub-Série)                Falecimento de Lopes Cardoso       (2000-2001)

 

SC1  •  ACTIVIDADE PÚBLICA

 

Inclui a documentação relativa às actividades desempenhadas por António Lopes Cardoso enquanto Ministro da Agricultura e Pescas do VI Governo Provisório e do I Governo Constitucional, enquanto Assessor de Jorge Sampaio, quer na Presidência da Câmara Municipal de Lisboa, quer na Presidência da República e como professor no Instituto Superior de Agronomia.

A documentação de algumas destas Subsecções reflecte, também, de forma indivisa, a participação de Maria Fernanda Figueira de Lima como colaboradora do marido, ou como participante activa com intervenção plena (caso das campanhas eleitorais de Jorge Sampaio).

 

     Datas extremas  1946-2000

 

     SSC1   •  MINISTRO DA AGRICULTURA E PESCAS

 

Inclui a documentação relativa às actividades desempenhadas por António Lopes Cardoso enquanto Ministro da Agricultura e Pescas do VI Governo Provisório e do I Governo Constitucional

Datas extremas  (1946-1977)

 

     SR1   •  GABINETE DO MINISTRO

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade do Gabinete do Ministro Lopes Cardoso.

Datas extremas: 1946-1977

Critério de ordenação: Alfabético e Cronológico

 

                         SSR1 - 4ª Fase das negociações – Guiné-Bissau. 1974-1976                 25 doc.s

                         SSR2 - Correspondência. 1975-1976                 101 doc.s

                         SSR3 – CRRA. Actas. 1976                 20 doc.s

                         SSR4 – CRRA. Documentos diversos. 1976-1977                 5 doc.s

                         SSR5 – CRRA. Fichas pessoais. S.d                 251 doc.s

                         SSR6 - Cultura do tabaco. 1975-1976                 14 doc.s

                         SSR7 - Expropriações. 1975-1976                 39 doc.s

                         SSR8 - Legislação. 1946-1977                 238 doc.s

                         SSR9 - Levantamento de seareiros. Época de 1976                 22 doc.s

                         SSR10 - MAP 1975/76 / Documentos Diversos.                 146  doc.s

                         SSR11 - MUC (Movimento Unificado de Cooperativas). 1976                 72 doc.s

                         SSR12 - Recortes de imprensa.  1975-1977                 22 doc.s

                         SSR13 - Reestruturação do VI Governo Provisório. 1975-1976                 7 doc.s

                         SSR14 - Regadios nacionalizados. 1975-1976                 30 doc.s

                         SSR15 - Relatório do Assessor do Gab. do Ministro: Freire Dias. 1976                 9 doc.

                         SSR16 - Restituições. 1976                 49 doc.s

                         SSR17 - Revista “A Colheita”. 1976                 9 doc.

                         SSR18 - Súmulas dos Conselhos de Ministros. 1975-1976                 105 doc.s                        SSR19 - Visita a Israel. 1976                 3 doc.s

 

     SR2  •  INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade do Instituto Nacional de Investigação Agrária.

Datas extremas: 1975-1976

Critério de ordenação: Cronológico

 

                         - INIA. 1975-1976           24 doc.s

 

     SR3 •  SECRETARIA DE ESTADO DA ESTRUTURAÇÃO AGRÁRIA

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade da Secretaria de Estado da Estruturação Agrária.

Datas extremas: 1975-1976

Critério de ordenação: Cronológico

 

                         SSR1 - Documentos Diversos. 1975-1976           75 doc.s

 

     SSC2 •  ASSESSOR DE JORGE SAMPAIO NA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

Inclui a documentação relativa às actividades desempenhadas por António Lopes Cardoso enquanto Assessor do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Sampaio.

Datas extremas  (1991-1999)

 

     SR1 •  CORRESPONDÊNCIA

 

Tipologias: Correspondência

Assunto: Série constituída por correspondência referente a diferentes actividades da Câmara Municipal de Lisboa

Datas extremas: 1991-1999

Critério de ordenação: Cronológico

 

                         - Correspondência recebida e expedida. 1991-1999           38 doc.s

 

     SR2 •  DOCUMENTOS DIVERSOS

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação avulsa referente a diferentes actividades da Câmara Municipal de Lisboa

Datas extremas: 1992- 1993

Critério de ordenação: Cronológico

 

                         SSR1 - Documentos Diversos. 1992-1993           13 doc.s

                         SSR2 - Documentos Diversos / Discursos. 1993           6 doc.s

 

     SSC3 ASSESSOR DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARA OS ASSUNTOS             PARLAMENTARES

 

Inclui a documentação relativa às actividades desempenhadas por António Lopes Cardoso enquanto Assessor para os assuntos Parlamentares do Presidente Jorge Sampaio.

Datas extremas  (1995-2000)

 

     SR1 •  CORRESPONDÊNCIA

 

Tipologias: Correspondência

Assunto: Série constituída por correspondência referente a diferentes actividades de assessoria de Lopes Cardoso

Datas extremas: 1995-1999

Critério de ordenação: Cronológico

 

                         - Correspondência recebida e expedida. 1996-1999           20 doc.s

 

     SR2 •  CONTABILIDADE / RECEITAS E DESPESAS

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação avulsa referente à contabilidade da campanha eleitoral de Jorge Sampaio, candidato à Presidência da República.

Datas extremas: 1995- 1996

Critério de ordenação: Cronológico

 

                         SSR1 – Contabilidade 1. 1995-1996           519 doc.s

                         SSR2 – Contabilidade 2. 1995-1996           465 doc.s

                         SSR3 – Contabilidade 3. 1995-1996           540 doc.s

                         SSR4 – Contabilidade / Brindes. 1995-1996           70 doc.s

 

     SR3 •  DOCUMENTOS DIVERSOS

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação avulsa referente a diferentes actividades de assessoria de Lopes Cardoso

Datas extremas: 1995- 2000

Critério de ordenação: Cronológico

 

                         - Documentos Diversos. 1995-2000           17 doc.s

 

     SSC4 •  PROFESSOR NO INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA

 

Inclui a documentação produzida e reunida por António Lopes Cardoso enquanto Professor no Instituto Superior de Agronomia.

 

Datas extremas  (1958-1973)

 

     SR1  •  DOCUMENTOS DIVERSOS

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação avulsa referente à actividade de Lopes Cardoso enquanto professor do ISA.

Datas extremas: 1958-1973

Critério de ordenação: Cronológico

 

                         SSR1 - Documentos Diversos. 1958-1972           2 doc.s

                         SSR2 – Problemas de Economia Real. 1972-1973           12 doc.s

                         SSR3 – Regência da Cadeira de Economia. 1969-1972           47 doc.s

 

SC1 •  ACTIVIDADE PRIVADA

 

Inclui a documentação relativa às actividades desempenhadas por António Lopes Cardoso enquanto colaborador da Seara Nova, exilado político, militante do Partido Socialista, da Fraternidade Operária e da UEDS, membro da Associação Portuguesa de Estudos Parlamentares e membro da Conselho Científico de STRADEMEDÒ (Fondation Méditerranéene d’Études Strategiques) e enquanto Parlamentar de raro mérito e cidadão de muitas causas.

A documentação das Subsecções exilado político, militante do Partido Socialista, da Fraternidade Operária e da UEDS reflecte, também, de forma indivisa, a participação de Maria Fernanda Figueira de Lima.

 

Datas extremas  1842-2003

 

     SSC1 •  COLABORADOR DA SEARA NOVA

 

Inclui a documentação produzida e reunida por António Lopes Cardoso enquanto colaborador da Seara Nova

 

Datas extremas  (1962-1972)

 

     SR1 •  CORRESPONDÊNCIA

 

Tipologias: Correspondência

Assunto: Série constituída por correspondência referente à colaboração de Lopes Cardoso com a Seara Nova.

Datas extremas: 1962-1972

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Correspondência recebida e expedida           35 doc.s

 

     SSC2  •  EXILADOS POLÍTICOS

 

Inclui a documentação produzida e reunida por António Lopes Cardoso e Maria Fernanda Figueira de Lima, enquanto exilados políticos em França (por dois períodos de tempo), Marrocos e Brasil.

 

Datas extremas  (1962-1971)

 

     SR1 •  CORRESPONDÊNCIA

 

Tipologias: Correspondência

Assunto: Série constituída por correspondência recebida e expedida por António Lopes Cardoso e Maria Fernanda Figueira de Lima, durante os anos de exílio.

Datas extremas: 1962-1971

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Correspondência recebida e expedida           768 doc.s

 

     SR2 •  DOCUMENTOS DIVERSOS

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação diversa produzida e reunida por António Lopes Cardoso e Maria Fernanda Figueira de Lima, durante os anos de exílio.

Datas extremas: 1962-1970

Critério de ordenação: Cronológico

 

                         SSR1 - Vária. 1962-1970           36 doc.s

                         SSR2 - FPLN. Geral. 1962-1970           32 doc.s

                         SSR3 - FPLN. Contas. 1966-1968           38 doc.s

                         SSR4 - LPECP. 1965-1967           31 doc.s

                         SSR5 - MAR. 1964-1965           31 doc.s

                         SSR6 - Passaportes e outros Documentos Pessoais. 1963-1969           13 doc.s

                         SSR7 - PCP. 1963-1965           2 doc.s

 

     SSC3  •  MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA

 

Inclui a documentação produzida e reunida por António Lopes Cardoso e Maria Fernanda Figueira de Lima, enquanto militantes do Partido Socialista, quer antes, quer depois do período em que militaram na UEDS.

 

Datas extremas  (1842-1999)

 

     SR1 •  ASSEMBLEIA CONSTITUINTE E ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade dos deputados do Partido Socialista na Assembleia da República. Inclui intervenções parlamentares de A. Lopes Cardoso enquanto deputado independente, depois da saída do PS (1977) e a eleição pela UEDS (1980).

Datas extremas: 1974-1995

Critério de ordenação: Alfabético e Cronológico

 

                         SSR1 - Assembleia Constituinte. 1975           13 doc.s

                                      - Colectânea de artigos aprovados da Constituição, dispersos...

                                      - Artigo sobre a liberdade sindical

                                      - Artigo sobre a contratação colectiva

                                      - Título III: Direitos e deveres económicos...

                                      - PCP: Propostas de alteração relativas ao título I da parte 1ª

                                      - Assembleia Constituinte: Título I

                                      - Constituição das Comissões propostas e aprovadas...

                                      - Partido Socialista: Programa Económico de Transição

                                      - Conselho da Revolução: Plano de Acção Politica

                                      - Pacto MFA-Partidos

                                      - Documento Melo Antunes

                                      - Diário da Assembleia Constituinte: Regimento da Ass. Constituinte

                                      - Diário da Assembleia Constituinte:

                                                            - Projecto de Constituição do CDS

                                                            - Projecto de Constituição do MDP

                                                            - Projecto de Constituição do PCP

                                                            - Projecto de Constituição do PS

                                                            - Projecto de Constituição do PPD

                                                            - Projecto de Constituição do UDP

                         SSR2 - Comissão de Inquérito ao MAPA. ACTAS I e II. 1986           9 doc.s

                         SSR3 - Comissão de Inquérito ao MAPA. Dossier Preparatório. 1977-86           41 doc.s

                         SSR4 - Comissão de Inquérito ao MAPA. PROCESSOS I e II. 1976-86           61 doc.s

                         SSR5 - Comissão de Inquérito ao MAPA. UCP da ZIRA. 1986-87           26 doc.s

                         SSR6 - Diários da República. 1974-1993           8 doc.s

                         SSR7 - Documentos Diversos. 1976-1993           31 doc.s

                         SSR8 - EPPI (Empresa Pública de Parques Industriais). 1986           4 doc.s

                         SSR9 - Estatuto Político-Administ. da Região Aut. dos Açores. 1980-1989           5 doc.s

                         SSR10 - Intervenções Parlamentares. 1977-1995           22 doc.s

                         SSR11 - Resultados Eleitorais. 1975-1985           5 doc.s

                         SSR12 - Revisão Constitucional. 1987           6 doc.s

                         SSR13 - Unidade de Informação Europeia / Arrendamento Rural. 1979-88           26 doc.s

                         SSR14 - Unidade de Informação Europeia / Reforma Agrária. 1985-1987           11 doc.s

                         SSR15 – Livro “Sistemas Eleitorais”. 1842-1987           145 doc.s

 

     SR2 CEIG – Cooperativa de Edições e Impressão Gráfica, CRL

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação referente às relações entre o Partido Socialista e a CEIG – Cooperativa de Edições e Impressão Gráfica, CRL

Datas extremas: 1980-1998

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - CEIG – Cooperativa de Edições e Impressão Gráfica, CRL. 1980-1998           64 doc.s

 

     SR3 •  COMISSÃO DE AGRICULTURA

 

Tipologias: Comunicados e Panfletos, Textos Diversos, Fotografias, Relatórios.

Assunto: Série constituída por documentação referente à Comissão de Agricultura do Partido Socialista

Datas extremas: 1974-1977

Critério de ordenação: Alfabético e Cronológico

 

                         SSR1 - Cassetes sobre Cooperativismo e Reforma Agrária. (S.d.)           7 cassetes

                         SSR2 - Comunicados e Panfletos. 1974-1976           6 doc.s

                         SSR3 - Correspondência. 1976           6 doc.s

                         SSR4 - Despachos. 1976           7 doc.s

                         SSR5 - Documentos da C.A. / Diversos. 1974-1977           30 doc.s

                         SSR6 - Documentos sobre Organização. 1975-1976           31 doc.s

                         SSR7 - Fotografias. (S.d.)           17 doc.s

SSR8 - UCP Agrícola 12 de Maio. 1975-1977        40 doc.s

 

     SR4 •  COMISSÃO DO TRABALHO

 

Tipologias: Comunicados e Panfletos, Textos Diversos, Relatórios.

Assunto: Série constituída por documentação referente à Comissão de Trabalho do Partido Socialista

Datas extremas: 1974-1977

Critério de ordenação: Alfabético e Cronológico

 

                         SSR1 - Acção Sindical. 1974-1977           19 doc.s

                         SSR2 - Comunicados e Panfletos. 1974-1976           5 doc.s

                         SSR3 - Conferencias, Encontros, Reuniões. 1974-1977           8 doc.s

                         SSR4 - Contabilidade. 1975-1976           19 doc.s

                         SSR5 - Documentos da C.T / Diversos. 1976-1977           12 doc.s

                         SSR6 - EPAL. 1974-1976           10 doc.s

                         SSR7 - Propostas. 1976           5 doc.s

                         SSR8 - Relatórios. 1974-?           2 doc.s

 

     SR5 •  COMUNICADOS E PANFLETOS

 

Tipologias: Comunicados e Panfletos

Assunto: Série constituída por Comunicados e Panfletos referentes à militância no Partido Socialista

Datas extremas: 1906-1996

Critério de ordenação: Alfabético e Cronológico

 

                           - Diversos                     6 doc.s

                           - Comissão Directiva           1 doc.

                           - Comissão Politica           4 doc.s

                           - Comissão Sindical           2 doc.s

                           - Conselho Directivo           1 doc.

                           - Fundação Antero de Quental           2 doc.s

                           - Gabinete de Imprensa           1 doc.

                           - GAPs            1 doc.

                           - JS                            4 doc.s

                           - Secretariado Nacional da Organização           1 doc.

                           - Secretariado Nacional do Trabalho           1 doc.

                           - Secretariado Nacional           6 doc.s

                          

                           - Núcleos

                           - Diversos                     3 doc.s

                           - Almada, Charneca da Caparica           1 doc.

                           - Azambuja           16 doc.s

                           - Beja                         3 doc.s

                           - Cartaxo            1 doc.

                           - Castanheira de Pera           2 doc.s

                           - Castro Verde           1 doc.

                           - Centro-Oeste           1 doc.

                           - Estoril                                 1 doc.

                           - Évora                       1 doc.

                           - Figueira da Foz           1 doc.

                           - Função Pública           1 doc.

                           - Funchal                      1 doc.

                           - Leiria, Marinha Grande           1 doc.

                           - Lisboa                                 10 doc.s

                           - Maia, Gueifães           1 doc.

                           - Matosinhos, S. Mamede de Infesta           1 doc.

                           - Monchique           1 doc.

                           - Montemor-o-Novo           1 doc.

                           - Núcleo de Economia           1 doc.

                           - Núcleo de Reabilitação de Deficientes           2 doc.s

                           - Odemira                      1 doc.s

                           - Seixal                       1 doc.

                           - Setúbal. Monte da Caparica           1 doc.

                           - Núcleos de Empresas

                - Diversos        2 doc.s

                - Blue Bell        1 doc.

                - Cometna        1 doc.

                - Efacec        1 doc.

                - EPAL        1 doc.

                - Fábrica de vidros de Barbosa & Almeida        1 doc.

                        - Ford Lusitana        1 doc.

                - Lisnave        1 doc.

                - RTP                1 doc.

                - SNT (O Século)        1 doc.

 

     SR6  • CONFERÊNCIAS / ENCONTROS / FESTAS / SEMINÁRIOS

 

Tipologias: Textos Diversos, Dossiers de participantes

Assunto: Série constituída por documentação referente a diferentes Conferências, Encontros, Festas e Seminários do Partido Socialista

Datas extremas: 1975-1988

Critério de ordenação: Alfabético e Cronológico

    I

                         SSR1 - Conference des Partis Socialistes d’Europe du Sud. 1976           7 doc.s

                         SSR2 - Conferência Nacional de Militantes de Núcleos e Secções ... 1976           6 doc.s

                         SSR3 - Encontro dos Núcleos e das Secções em França. 1976           2 doc.s

                         SSR4 - I Encontro de Quadros da Zona de Interv. da Ref. Agrária. 1977           1 doc.s

                         SSR5 - I Encontro dos Pescadores Socialistas. 1975           19 doc.s

                         SSR6 - I Encontro dos Trabalhadores Socialistas da Segurança Social. 1975           5 doc.s

                         SSR7 - I Encontro Nac. de Dirigentes Sindicais Socialistas. 1976           7 doc.s

                         SSR8 - I Encontro Nac. dos Quadros Socialistas do Sector Agrícola. 1975           3 doc.s

                         SSR9 - II Encontro Nac. de Trabalh. Socialistas da Função Pública. 1976           49 doc.s

                           II

                         SSR10 - Grande Festa da Unidade Socialista. 1975           11 doc.s

                         SSR11 - Seminário “O Movimento Socialista e a Socied. Portug.”. 1988           70 doc.s

                         SSR12 - Seminário da CISL. (S.d.)           1 doc.s

                         SSR13 - Seminário sobre núcleos de empresa e Sindicalismo. 1974           1 doc.s

                         SSR14 - Seminários diversos. 1974-?           4 doc.s

 

     SR7 •  CONGRESSOS

 

Tipologias: Textos Diversos, Dossiers de participantes

Assunto: Série constituída por documentação referente aos Congressos de 1974, 1976 e 1990 do Partido Socialista

Datas extremas: 1974-1990

Critério de ordenação: Cronológico

 

                         SSR1 - Documentos Diversos. 1974-1990           5 doc.s

                         SSR2 - Congresso de 1974           20 doc.s

                         SSR3 - Congresso de 1976           56 doc.s

                         SSR4 - Congresso de 1990           1 doc.

 

     SR8 •  CORRESPONDÊNCIA

 

Tipologias: Correspondência

Assunto: Série constituída por correspondência referente a diversas actividades do Partido Socialista

Datas extremas: 1974-1997

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Correspondência recebida e expedida           768 doc.s

 

     SR9 •  DOCUMENTOS DIVERSOS

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação avulsa referente a diferentes actividades do Partido Socialista

Datas extremas: 1974-1999

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Documentos Diversos. 1974-1999           16 doc.s

 

     SR10 •  EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DAS CONSTITUINTES DE 1911

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação referente à organização de uma Exposição Comemorativa das Constituintes de 1911.

Datas extremas: 1986

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Exposição Comemorativa das Constituintes de 1911. 1986           9 doc.s

 

     SR11 •  INTERNACIONAL SOCIALISTA

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação referente às relações do Partido Socialista com a Internacional Socialista

Datas extremas: 1993-1995

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Internacional Socialista. 1993-1995           36 doc.s

 

     SR12 •  RELAÇÕES INTERNACIONAIS / CABO VERDE

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação referente a contactos entre o Partido Socialista e Cabo Verde.

Datas extremas: 1991

Critério de ordenação: Alfabético

 

                - Relações Internacionais / Cabo Verde. 1991           6 doc.s

 

     SR13 •  RESULTADOS ELEITORAIS

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação referente a diferentes actos eleitorais em que participou o Partido Socialista

Datas extremas: 1974-1995

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Resultados Eleitorais. 1974-1995           7 doc.s

 

     SR14 •  SECRETARIADO NACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO

 

Tipologias: Correspondência, Títulos de participação

Assunto: Série constituída por documentação referente ao Secretariado Nacional da Administração do Partido Socialista

Datas extremas: 1991

Critério de ordenação: Alfabético

 

                         SSR1 - Correspondência. 1991           6 doc.s

                         SSR2 - Títulos de Participação. 1991           92 doc.s

 

     SR15 •  SECRETARIADO NACIONAL PARA AS AUTARQUIAS LOCAIS

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação do Secretariado Nacional para as Autarquias Locais do Partido Socialista

Datas extremas: 1985

Critério de ordenação: Original

 

                           - Documentos Diversos . 1985           78 doc.s

 

     SR16 •  VI GOVERNO PROVISÓRIO

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação referente à formação e linhas programáticas do VI Governo Provisório

Datas extremas: 1975-1976

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - VI Governo Provisório. 1975-1976           13 doc.s

 

     SSC4  •  MILITANTES DA ACS/FRATERNIDADE OPERÁRIA

 

Inclui a documentação produzida e reunida por António Lopes Cardoso e Maria Fernanda Figueira de Lima, enquanto militantes da ACS/Fraternidade Operária

 

Datas extremas  (1976-2003)

 

     SR1 •  ASSEMBLEIA GERAL

 

Tipologias: Actas, Convocatórias

Assunto: Série constituída por documentos referentes às diversas actividades da Assembleia Geral da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1979-2003

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Assembleia Geral. 1979- 2003           7 doc.s

 

     SR2 •  COMISSÃO DIRECTIVA

 

Tipologias: Correspondência, Convites

Assunto: Série constituída por documentos referentes às diversas actividades da Comissão Directiva da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1977-2003

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Comissão Directiva, 1977-2003           15 doc.s

 

     SR3 •  COMISSÃO EXECUTIVA

 

Tipologias: Apelos, Relatórios

Assunto: Série constituída por documentos referentes às diversas actividades da Comissão Executiva da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1977

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Documentos Diversos. 1977           2 doc.s

 

     SR4 •  COMUNICADOS E PANFLETOS

 

Tipologias: Comunicados e Panfletos

Assunto: Série constituída por documentos referentes às diversas actividades da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1977

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Comunicados e Panfletos           7 doc.s

 

     SR5 •  CORRESPONDÊNCIA

 

Tipologias: Correspondência

Assunto: Série constituída por documentos referentes a diversas actividades da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1977-1978

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Correspondência recebida e expedida           47 doc.s

 

     SR6 • ENCONTROS / SEMINÁRIOS

 

Tipologias: Textos Diversos, Dossiers de participantes

Assunto: Série constituída por documentação referente a diferentes Encontros da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1977

Critério de ordenação: Alfabético e Cronológico

 

                         SSR1 - 1º Encontro Nacional. 1977           40 doc.s

                         SSR2 - 1º Encontro Nacional de Sindicalistas. 1977           15 doc.s

                         SSR3 - Seminário sobre o Movimento operário e Sindical. 1977           14 doc.s

      

     SR7 • GABINETE DE RELAÇÕES PÚBLICAS E INFORMAÇÃO

 

Tipologias: Notas e Comunicados de Imprensa

Assunto: Série constituída por documentos referentes às diversas actividades do Gabinete de Relações Públicas e Informação da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1977

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - GRPI                                             2 doc.s

 

     SR8 • GRUPO DE TRABALHO PARA COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por documentos referentes às diversas actividades do Grupo de Trabalho para Colóquios e Seminários da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1977

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - GT CS                                                   2 doc.s

 

     SR9 • GRUPO DE TRABALHO DE MÉTODOS AUDIO-VISUAIS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por documentos referentes às diversas actividades do Grupo de Trabalho de Métodos Áudio-Visuais da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: S.d.

Critério de ordenação: Ordenação original

 

                - GT MAV                         5 doc.s

 

     SR10 •  MOÇÕES

 

Tipologias: Moções

Assunto: Série constituída por Moções referentes a diferentes actividades da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1977-2001

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Moções                                  4 doc.s

 

     SR11 •  NÚCLEOS

 

Tipologias: Moções, Comunicados e Panfletos, Correspondência, Recortes de Imprensa, Textos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos referentes a diferentes actividades dos núcleos regionais e locais da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1977

Critério de ordenação: Alfabético e Cronológico

 

                - Núcleos                                            34 doc.s

 

     SR12 •  RECORTES DE IMPRENSA

 

Tipologias: Recortes de Imprensa

Assunto: Série constituída por recortes de imprensa referentes a diferentes actividades da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1976-1977

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Recortes de Imprensa           36 doc.s

 

     SR13 •  REVISTA “ABRIL”

 

Tipologias: Textos diversos

Assunto: Série constituída por documentos referentes às diversas actividades da Revista “Abril” da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1978

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Revista “Abril”           3 doc.s

 

     SR14 •  SECRETARIADO EXECUTIVO

 

Tipologias: Convocatórias, Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos referentes às diversas actividades do Secretariado Executivo da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1977-1978

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Secretariado Executivo           10 doc.s

 

     SR15 •  DOCUMENTOS DIVERSOS

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação avulsa referente a diferentes actividades da ACS/Fraternidade Operária

Datas extremas: 1977-2003

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Documentos Diversos I           27 doc.s

 

     SSC5  •  MILITANTES DA UNIÃO DE ESQUERDA PARA A DEMOCRACIA            SOCIALISTA

 

Inclui a documentação produzida e reunida por António Lopes Cardoso e Maria Fernanda Figueira de Lima, enquanto militantes da União de Esquerda para a Democracia Socialista.

Datas extremas  (1976-1997)

 

     SR1 •  ARQUIVO CORRENTE DA UEDS

Tipologias: Documentação de Arquivo

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade correntes da UEDS.

Datas extremas: 1978-1986

Critério de ordenação: Ordenação original

 

                - Arquivo corrente. 1978-1986           139 doc.s

          

     SR2 •  COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL DA UEDS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade do CPN da UEDS.

Datas extremas: 1979-1986

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

                         SSR1 - Actas. 1984-1985           1 livro

                         SSR2 - Documentos Diversos. 1979-1986           28 doc.s

 

     SR3 •  CONSELHO DIRECTIVO NACIONAL DA UEDS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade do CDN da UEDS.

Datas extremas: 1978-1986

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

                - Actas. 1980-1986           3 livros

                - Documentos Diversos. 1978-1986           54 doc.s

 

     SR4 •  CORRESPONDÊNCIA

Tipologias: Correspondência

Assunto: Série constituída por correspondência referente a diversas actividades da UEDS

Datas extremas: 1978-1997

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Correspondência recebida e expedida. 1978-1997           71 doc.s

 

     SR5 • ENCONTROS / CONVENÇÕES

Tipologias: Textos Diversos, Dossiers de participantes

Assunto: Série constituída por documentação referente a diferentes  Encontros e Convenções da UEDS.

Datas extremas: 1978-1986

Critério de ordenação: Alfabético e Cronológico

      I

                         SSR1 - CNESD (Convenção Nac. da Esquerda Socialista e Democrát).1978           38 doc.

                         SSR2 - 2º Convenção Nacional. 1978           1 doc.

                         SSR3 - 3º Convenção Nacional. 1978           69 doc.s

                         SSR4 - 4º Convenção Nacional. S.d.           11 doc.s

                         SSR5 - 5º Convenção Nacional. 1986           4 doc.s

                II

                         SSR6 - 1º Encontro Nacional de Autarquias Locais. 1978           1 doc.

                         SSR7 - 1º Encontro de Sindicalistas. 1978           18 doc.s

                         SSR8 - 1º Encontro Regional de Lisboa da UEDS. 1978           3 doc.

                         SSR9 - Convenções diversas / Fotografias           24 doc.s

 

     SR6 •  GRUPO PARLAMENTAR / CONSELHO DA EUROPA

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes a assuntos parlamentares do Conselho da Europa com interesse para os deputados da UEDS na Assembleia da República.

Datas extremas: 1983-1984

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

                - Conselho da Europa. 1983-1984           16 doc.s          

 

     SR7 •  GRUPO PARLAMENTAR / CONTABILIDADE

Tipologias: Livro de Deve/Haver

Assunto: Série constituída por registos de contabilidade referentes à actividade dos deputados da UEDS na Assembleia da República.

Datas extremas: 1980-1984

Critério de ordenação: Ordenação original

 

                - Contabilidade (Livro de Deve/Haver). 1980-1984           1 livro

 

     SR8 •  GRUPO PARLAMENTAR / COPIADOR 1981-1984

Tipologias: Documentação de Arquivo

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade dos deputados da UEDS na Assembleia da República.

Datas extremas: 1981-1984

Critério de ordenação: Ordenação original

 

                - Copiador 1981-1984           206 doc.s

 

     SR9 •  GRUPO PARLAMENTAR / DOSSIERS TEMÁTICOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade dos deputados da UEDS na Assembleia da República.

Datas extremas: 1976-1983

Critério de ordenação: Ordenação original

 

  I

                         SSR1 - EPAC. Comercio de cereais. 1976-1983           59 doc.s

 

  II

                         SSR2 - CEE (Dossiers de Informação). 1980-84           31 doc.s

                         SSR3 - Nuclear (Segurança). 1979-86           16 doc.s

                         SSR4 - Politica Energética. 1979-1984           17 doc.s

 

     SR10 •  GRUPO PARLAMENTAR / GABINETE

Tipologias: Documentação de Arquivo

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade dos deputados da UEDS na Assembleia da República.

Datas extremas: 1980-1985

Critério de ordenação: Ordenação original

 

                - Gabinete           . 1980-1985           471 doc.s

 

     SR11 •  GRUPO PARLAMENTAR / INICIATIVAS LEGISLATIVAS E DEBATES

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade dos deputados da UEDS na Assembleia da República.

Datas extremas: 1981-1982

Critério de ordenação: Cronológico

 

                - Iniciativas Legislativas / Debates. 1981-1982           12 doc.s

 

     SR12 •  GRUPO PARLAMENTAR / INTERVENÇÕES

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade dos deputados da UEDS na Assembleia da República.

Datas extremas: 1980-1985

Critério de ordenação: Ordenação original

 

                         SSR1 - Intervenções na II Legislatura (1ª Sessão) – 1980-81           98 doc.s

                         SSR2 - Intervenções na II Legislatura (2ª Sessão) – 1981-82           114 doc.s

                         SSR3 - Intervenções na II Legislatura (3ª Sessão) – 1982-83           32 doc.s

                         SSR4 - Intervenções na III Legislatura (1ª Sessão) – 1983-84           122 doc.s

                         SSR5 - Intervenções na III Legislatura (2ª Sessão) – 1984-85           84 doc.s

 

     SR13 •  GRUPO PARLAMENTAR / REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA

Tipologias: Livros de Registo de Correspondência

Assunto: Série constituída por registos de correspondência do Grupo Parlamentar da UEDS na Assembleia da República.

Datas extremas: 1980-1986

Critério de ordenação: Ordenação original

 

                - Registo de Correspondência entrada. 1980-1986           3 livros

 

     SR14 •  NÚCLEOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes às actividades dos Núcleos (regionais e locais) da UEDS.

Datas extremas: 1978-1983

Critério de ordenação: Ordenação alfabética e cronológica

 

                         SSR1 - Núcleos Diversos (S.d.)           1 dossier

                         SSR2 - Núcleo de Aveiro. 1978           1 doc.

                         SSR3 - Núcleo da Azambuja. 1981-1983           27 doc.s

                         SSR4 - Núcleo de Beja (S.d.)           17 doc.

                         SSR5 - Núcleo de Castelo Branco. 1979           1 doc.

                         SSR6 - Núcleo de Coimbra. 1981-1983           3 doc.s

                         SSR7 - Núcleo de Lisboa. 1978-1981           53 doc.s

                         SSR8 - Núcleo do Porto. 1979-1980           2 doc.s

    

     SR15 •  RELAÇÕES COM A FORÇA DE UNIDADE POPULAR (FUP)

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes às relações entre a UEDS e a Força de Unidade Popular.

Datas extremas: 1979

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

                - Relações com a FUP. 1979           5 doc.s 

 

     SR16 •  RELAÇÕES COM A FRENTE REPUBLICANA E SOCIALISTA

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes às relações entre a UEDS e a Frente Republicana e Socialista.

Datas extremas: 1980-1983

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

                - Relações com a FRS. 1980-1983           55 doc.s          

 

     SR17 •  RELAÇÕES COM O PARTIDO SOCIALISTA

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes às relações entre a UEDS e o Partido Socialista.

Datas extremas: 1982-1985

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

                - Documentos Diversos. 1982-1985           20 doc.s          

 

     SR18 •  SECRETARIADO EXECUTIVO NACIONAL DA UEDS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos de diversas tipologias referentes à actividade do SEN da UEDS.

Datas extremas: 1977-1986

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

                - Documentos diversos. 1977-1986           32 doc.s

                - Eleições           . 1979-1985           19 doc.s

 

     SSC6 MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESTUDOS            PARLAMENTARES

 

Inclui a documentação produzida e reunida por António Lopes Cardoso enquanto membro da Associação Portuguesa de Estudos Parlamentares.

 

Datas extremas  (1986-1987)

 

     SR1 •  DOCUMENTOS DIVERSOS

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação diversa referente a diferentes actividades da Associação Portuguesa de Estudos Parlamentares.

Datas extremas: 1986-1987

Critério de ordenação: Ordenação original

 

                         - Associação Portuguesa de Estudos Parlamentares. 1986-1987           34 doc.s

 

     SSC7  •  MEMBRO DO CONSELHO CIENTÍFICO DE STRADEMEDÒ

 

Inclui a documentação produzida e reunida por António Lopes Cardoso enquanto membro da STRADEMEDÒ (Fondation Méditerranéene d’Études Strategiques).

 

Datas extremas  (1991)

 

     SR1 •  DOCUMENTOS DIVERSOS

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação avulsa referente a diferentes actividades da STRADEMEDÒ

Datas extremas: 1991

Critério de ordenação: Original

 

                         - STRADEMEDÒ. 1991           4 doc.s

 

     SSC8  •   DOCUMENTAÇÃO DIVERSA

 

    Inclui documentação de tipologias muito diferentes, produzida e reunida por António Lopes Cardoso e sua esposa, Maria Fernanda Figueira de Lima, ao longo das suas vidas e reunida nesta secção por conveniência técnica.

 

Datas extremas  1870-2005

 

     SR1 •  ARTIGOS PARA PUBLICAÇÕES E OUTROS TEXTOS

 

Tipologias: Textos diversos

Assunto: Série constituída por textos muito diversos de António Lopes Cardoso, dactilografados, manuscritos e impressos.

Datas extremas: 1974-2003

Critério de ordenação: Cronológico

 

                         SSR1 - Diversos. 1974-1998           48 doc.s

                         SSR2 - Financiamento Partidário. 1990-2003           14 doc.s

                         SSR3 - Opção (Revista). 1976-1978           30 doc.s

 

                         SSR4 - Livro “           Itervenções Parlamentares”. 2001-2002           14 doc.s

 

     SR2 •  ASSEMBLEIAS / CONGRESSOS / REUNIÕES

 

Tipologias: Documentos de participação em Assembleias, Congressos e outras Reuniões.

Assunto: Série constituída por textos muito diversos referentes à participação de António Lopes Cardoso e Maria Fernanda Figueira de Lima em Assembleias, Congressos e outras Reuniões.

Datas extremas: 1978-2004

Critério de ordenação: Cronológico

 

                         SSR1 - 2éme Congrès Europeen des Economistes Agricoles. Dijon, 1978            2 doc.s

                         SSR2 - 11éme Conference Regional de la FAO pour l’Éurope. Lisboa, 1978           3 doc.s

                         SSR3 - Katholieke Universiteit. Congress en Wageningen, 1979            5 doc.s

                         SSR4 - International Meeting - Dialogue. Varna, 1984            3 doc.s

                         SSR5 - Coloqui no “Centre d’Études Mediterraneénes. Montpellier, 1990            1 doc.s

                         SSR6 - Congresso “Portugal: que Futuro”. Lisboa, 1994            10 doc.s

                         SSR7 - Comemorar 30 anos de Abril. Lisboa, 2004            10 doc.s

 

     SR3  •  COMUNICADOS E PANFLETOS

 

Tipologias: Comunicados e Panfletos

Assunto: Série constituída por Comunicados e Panfletos muito diversos reunidos por António Lopes Cardoso e Maria Fernanda Figueira de Lima ao longo da vida.

Datas extremas: 1960-1990

Critério de ordenação: Alfabética de autores

 

       Entidades produtoras de documentação

       - AAP-Cabo Verde 1

       - ASP 1

       - BASE/FUT 1

       - CDE 8

       - CDEC 4

       - Centros Populares 25 de Abril 2

       - CLLP 1

       - CMLP 1

       - CR (Conselho da Revolução) 1

       - GAPs 2

       - Grupo do Manifesto Reformador 1

       - Instituto Bento de Jesus Caraça 1

       - JAPE 1

       - MAPP (Movimento de Acção Patriótica Portuguesa) 1

       - MDC (Movimento Democrático de Coimbra) 17

       - MDE 2

       - MJP 1

       - MJT 1

       - Movimento Democrático de Évora 1

       - Movimento Democrático do Porto 1

       - OE (Ordem dos Engenheiros) 4

       - PCP 10

       - PPD/PSD 4

       - PSP (Partido Socialista Popular – Espanha) 2

       - UDP (União Democrática Portuguesa) 1

 

       Dossiers temáticos

       

       - CAMPANHAS DE SOLIDARIEDADE 2

       - COOPERATIVISMO 6

       - ELEIÇÕES

        - Diversos 5

       - EMIGRAÇÃO 2

       - FORÇAS ARMADAS

        - Unidades e Serviços

        - Policia Militar 1

       - IGREJA CATÓLICA

        - Acção Católica

        - JUC 1

       - MOVIMENTO ESTUDANTIL

        - ENSINO SUPERIOR

        - NACIONAL

        - Diversos 1

        - Serviço Cívico 1

        - UC

        - Diversos – 1961 1

        - Estruturas/Núcleos Sindicais 1

        - UL

        - Diversos crise 62- Diversos 6

        - Diversos docentes/geral 1

        - Estruturas/AAEE - 1962 51

        - Estruturas/Cine-Clube Universitário de Lisboa 34

        - Estruturas/Faculdade de Ciências/AE 10

        - Estruturas/Faculdade de Ciências/Diversos 3

        - Estruturas/Faculdade de Ciências/Docentes 2

        - Estruturas/Faculdade de Ciências/Estudantes e Comissões de Curso 2

        - Estruturas/Faculdade de Letras/CPA 1

        - Estruturas/Faculdade de Medicina/RGA 1

        - Estruturas/Institutos /ISA 1

        - Estruturas/Institutos /ISEU 1

        - Estruturas/Institutos /IST/AAEE 1

        - Estruturas/RGA 1

 

       - OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA

        - Diversos 10

       - ORGANIZAÇÕES POPULARES DE BASE

        - Diversos 2

        - Comissões de moradores 6

        - Comissões de trabalhadores 14

        - Infantários 1

       - POEMAS E CANÇÕES 4

       - PRESOS POLÍTICOS 2

        - Diversos 2

        - CNARPAF 1

        - CNSPP 7

        - FUP/FP25Abril 9

       - SINDICALISMO 43

 

     SR4  •  CORRESPONDÊNCIA PRIVADA

 

Tipologias: Correspondência

Assunto: Série constituída por correspondência privada reunida por António Lopes Cardoso e sua esposa, Maria Fernanda Figueira de Lima, antes e depois do exílio ( a correspondência particular do tempo do exílio está na Subsecção EXILADO). Há, ainda um conjunto de documentação sob o nome de “MENSAGENS DE APOIO” que, por vontade dos doadores, integra a Correspondência Particular. Assim é porque, embora contenha cartas, telegramas e outros documento dos tempos de Ministro da Agricultura e de militante do Partido Socialista, também integra muita documentação de carácter pessoal.

Datas extremas: 1953-2003

Critério de ordenação: Cronológico

  I

                         SSR1 - Mensagens de apoio. 1976           262 doc.s

                         II

                         SSR2 – Correspondência Privada. 1953-2003           175 doc.s

 

     SR5  •  FOTOGRAFIAS

 

Tipologias: FOTOGRAFIAS

Assunto: Série constituída por Fotografias muito diversas reunidas por António Lopes Cardoso e Maria Fernanda Figueira de Lima ao longo da vida e escolhidas para, algumas delas, ilustrarem o livro “Intervenções parlamentares: testemunho sobre a coerência de um percurso”.

Datas extremas: 1929-2001

Critério de ordenação: Cronológico

 

                           - Fotografias. 1929-2001           190 doc.s

 

     SR6  •  MONOGRAFIAS e ANALÍTICOS

 

Tipologias: Monografias e Analíticos

Assunto: Série constituída por monografias e analíticos muito diversos reunidos por António Lopes Cardoso e Maria Fernanda ao longo das suas vidas.

Datas extremas: 1877-2005

Critério de ordenação: Alfabética de autores

 

13 CARTAS – 13 cartas de Portugal para Engels e Marx. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1978.

18 (O) – O 18 de Janeiro de 1934 e alguns antecedentes. Lisboa: A Regra do Jogo, 1978.

25 AVRIL – 25 avril: la dictature fasciste s’effondre à Lisbonne: problèmes de la révolution portugaise. Paris: Selio, [s.d.].

25 DE ABRIL – 25 de Abril: comemoração do 10º Aniversário: discursos oficiais proferidos na Assembleia da República e na reitoria da cidade universitária de Lisboa. Lisboa: Direcção-Geral da Divulgação, 1984.

ABORTO – Aborto: debates parlamentares: textos do colóquio “O aborto e os direitos humanos, um projecto, uma experiência”: documentos. 1º Vol. [S.l.]: IDL, 1985.

ACTUALIZAÇÃO – Actualização do recenseamento eleitoral: 1988: resultados definitivos: concelhos e freguesias: regiões autónomas: distritis: Macau: Estrangeiro: países e consulados. [Lisboa: STAPE], 1989.

ADLER, Max – Conselhos operários e revolução. Coimbra: Centelha, 1976.

AGENCE INTERNATIONALE DE L'ENERGIE  - Perspectives pour les années 80: résumé de l'examen 1979 des politiques et programmes energétiques des pays membres de l'AIE. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development, 1980. 40 p.  Contém assinatura manuscrita

ALBÂNIA. Constituição – Constituição da República Popular da Albânia: projecto. Lisboa: AAPA, 1976.

ALEXANDRE – Alexandre Medvedkine. S.l., s.d.. 32p.

ALGUMAS – Algumas bases para a unidade sindical. [S.l.: s.n.], 1977.

ALIANÇA REPUBLICANO-SOCIALISTA – Manifesto ao país. Lisboa, 1931. 8p.

ALLIANCE (L’) – L’ alliance socialiste du peuple travailleur de Yougoslavie: objectifs, programme et status. Belgrado: NIU, 1977.

ALMEIDA, António José – Quarenta anos de vida literária e política: questões públicas nas legislaturas de 1906-07 e 1908, liberdade de imprensa, descanso semanal, assistência pública, ensino primário e superior, a génese e a reacção do regicídio, a “Alma Nacional” de 1910. 2º vol. Lisboa: J. Rodrigues & cª., 1933. (Ex. fotocopiado e incompleto).

ALMEIDA, António José de – Desaffronta: historia d’ uma perseguição. Coimbra: Augusto d’Oliveira Editor, [191?].

ALMEIDA, Dinis de – Ascensão, apogeu e queda do MFA. 1º vol. Lisboa: Ed. Sociais, [s.d.].

ALMEIDA, Dinis de – Origens e evolução do movimento dos capitães: subsídios para uma melhor compreensão. Lisboa: Ed. Sociais, [s.d.].

ALMEIDA, Fernando Neves de – Auto-gestão da utopia à realidade. [S.l.]: UEDS, 1984.

ALMEIDA, Fernando Neves de – Quotidiano e novos movimentos sociais. [S.l.]: UEDS, 1985.

ALMEIDA, J. C. Ferreira de – Dados sobre a emigração portuguesa em 1963-65: alguns comentários. Lisboa: Análise Social, 1966.

ALMEIDA, Maria Emília de Castro e; NETO, Maria Cristina Santos – Quelques aspects de la negritude senghorienne a la lumiere des connaissances anthropologiques actuels. Lisboa: Sociedade de Geografia, 1979.

AMARAL, Fernando – À laia de relatório: a 1ª sessão legislativa da IV legislatura: o parlamento visto por dentro. Lisboa: AR, 1986.

AMARO, Pedro – O INIA: realidade ou esperança fugaz?. Oeiras: INIA, 1977.

ANDERSON, Perry – Le Portugal et la fin de lúltra-colonialisme. Paris: François Maspero, 1963.

ANDREW, Jorge; PINTO, António Cerveira – [Considerações gerais sobre o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública da zona sul]. Lisboa: [s.n.], 1977.

ANTUNES, José Freire – O segredo do 25 de Novembro. Mem-Martins: Europa-América, [s.d.].

ANTUNES, Melo; CRUZEIRO, Maria Manuela – O sonhador pragmático. Lisboa: Círculo de Leitores, 2004.

AQUINO, Acácio Tomaz de – O segredo das prisões atlânticas. Lisboa: A Regra do Jogo, 1978.

ARCHER, Graça Miragaia; COSTA, Susana Cristóvão; ROSÁRIO, Eugénia Arrais do – Caracterização dos eleitos para as autarquias locais. Lisboa: STAPE, 1989.

ARCHER, Graça Miragaia; MIGUÉIS, Jorge; COSTA, Susana Cristóvão – Eleições para o Parlamento Europeu: 1987-89-94: atlas eleitoral. Lisboa: STAPE, [s.d.].

ARCHER, Graça Miragaia; MIGUÉIS, Jorge; COSTA, Susana Cristóvão – Eleições autárquicas 1976/93: atlas eleitoral. Lisboa: STAPE, [s.d.].

ASSOCIAÇÃO DE CULTURA SOCIALISTA FRATERNIDADE OPERÁRIA – A ACS-FO perante o actual momento político. Lisboa: ACSFO, 1977,

ASSOCIAÇÃO DE CULTURA SOCIALISTA FRATERNIDADE OPERÁRIA – Declaração de princípios: estatutos: sócios fundadores. [S.l.: s.n.], 1977.

ASSOCIAÇÃO DE CULTURA SOCIALISTA FRATERNIDADE OPERÁRIA – Declaração de Princípios, estatutos, sócios fundadores. S.l., 1977. 15p.

ASSOCIAÇÃO DE CULTURA SOCIALISTA FRATERNIDADE OPERÁRIA - Encontro nacional / Associação de Cultura Socialista Fraternidade Operária. Comunicações, conclusões, intervenções e sessão de encerramento. Lisboa :, 1977.

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DE LISBOA - Relatório e contas para o ano lectivo 1951/52. 1952. 64p.

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DE LISBOA - Relatório e contas para o ano lectivo 1952/53. 1953. 58p.

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DE LISBOA - Relatório e contas para o ano lectivo 1953/54. 1954. 43p.

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DE LISBOA - Relatório e contas: gerência de 1954/55. 1955. 43p.

ASSOCIATION STRADEMED – 1ª session du cycle d’etudes euro-mediterraneennes pour decideurs. Madrid, 1997. 181 [8]p.

AVENTURAS – Aventuras de Robinson Crusoe. Lisboa: Emprêsa Literária Universal, [s.d.].

AVENTURAS – Aventuras do Manecas: história para crianças. Porto: Liv. Escolar Progredior, [s.d.].

AVILLEZ, Maria João – Soares: ditadura e revolução. Lisboa: Público, 1996.

AZEVEDO, Cândido (Dir.) – Classe política portuguesa: estes políticos que nos governam. Lisboa: Pégaso, 1991.

AZEVEDO, J. Cândido de – Adesão de Portugal à CEE. Lisboa: SECS, 1978.

AZEVEDO. Pinheiro de – O meu pensamento político como candidato às Presidenciais. S.l., 1980. 12p.

BACALHAU, Mário – Eanes a solução?. Lisboa: Heptágono, [s.d.].

BADIOLI, Enzo – La cooperazione nell’attuale fase evolutiva della societa’italiana ed i problemi del suo sviluppo.Roma: Ecra, 1975.

BALABANIAN, Olivier; BOUET, Guy – Os cravos murcharam: os resultados da reforma agrária portuguesa: 1975-1985. Lisboa: [s.n.], 1987.

BANCÁRIOS DO SUL E ILHAS. Lista A – Pela unidade sindical na liberdade: programa da Lista A. [S.l.: s.n.], 1977.

BANCO MUNDIAL – Portugal: agricultural sector survey. 2vls. Report nº 1689b-PO (March 16-1978).

BANCO MUNDIAL. Country Programs Department 1 Europe, Middle East and North África Region – The Portuguese Economy, 1980-1982: An updating report: March, 1. 1983.  63p.

BAPTISTA, António Alçada ; RAMOS, Armindo Gonçalves ; LIMA, João Alexandre Sá - Manifesto ao povo do Distrito de Castelo Branco / António Alçada Baptista, Armindo Gonçalves Ramos, João Alexandre Sá Lima [et al] . - Castelo Branco : [s.n.], 1961. - 14 p.

BAPTISTA, Jacinto – O cinco de Outubro. Lisboa: Arcádia, 1965.

BAPTISTA, Jacinto – Surgindo vem ao longe a nova aurora: para a história do diário sindicalista A Batalha (1919-1927). Lisboa: Bertrand, 1977.

BAPTISTA, Jacinto – Um jornal na revolução: “O Mundo” de 5 de Outubro de 1910. [Lisboa]: Seara Nova, 1966.

BARBOSA, Honório José – Imformações jurídicas para conhecimentos da orgânica administrativa do ultramar português. [Lisboa]: Agência Geral do Ultramar, [s.d.].

BARRETO, Kalidás – Um trabalhador na Constituinte de 1976. S.l., s.d..

BARROS, Afonso de, 19 -1996 - Doutrina cooperativa e princípios cooperativos / Afonso de Barros. Oeiras : Inst. Gulbenkian de Ciência - Centro de Estudos de Economia Agrária, 1980. 47p.

BARTON, Paul – Conventions collectives et réalités ouvrières en Europe de l ‘Est. Paris: Ed. Ouvrières, 1957.

BASE-FRENTE UNITÁRIA DE TRABALHADORES - Por um novo sindicalismo: princípios e perspectivas sindicais da BASE-Frente Unitária de Trabalhadores / BASE-Frente Unitária de Trabalhadores . - Lisboa : Base, [s.d.]. - [10] p.

BASTOS, João Carlos Pereira – As cooperativas depois de Abril: uma força dos trabalhadores. Coimbra: Centelha, 1977.

BÉLGICA. Ministério da Agricultura – Utilisation coopérative de machines agricoles. Bruxelles: MA, [s.d.].

BERGER, Suzanne – Etats-Unis: une agriculture sans classe paysanne. Venise: [s.n], 1967.

BETTENCOURT, L. – Manual das administrações de Concelho contendo além da legislação essencial e de abundantes annotações, as regras, e os modelos de fórmulas e mappas indispensaveis ao desempenho conveniente e methodico do serviço administrativo. Porto: Sousa Brito & Cª. Editores, 1896.

BETTENCOURT, L. – Manual do regedor contendo instrucções, mappas e autos para guia dos secretarios das regedorias. Porto: Sousa Brito & Cª, Editores, 1894.

BLOCO DE ESQUERDA – Bloco, ano zero.[S.l.]: BE, 2000.

BLOCO DE ESQUERDA – Iniciativas legislativas: projectos-lei, votos e resoluções: Out/99-Jan/00. [Lisboa]: BE, 2000.

BOUCHARDEAU, Huguette; BOURDET, Claude; RAVENEL, Bernard – Pour una France non-alignée: pour une charte de coopération anti-impérialiste avec le tiers-monde. Paris: Syros, 1981.

BOULGANINE, N. – Rapport sur les directives du XX Congrès du Parti Communiste de l’ Union Soviétique pour le 6 plan qquinquennal de l? URSS: 1956-1960. [S.l.: s.n.], 1956.

BOXER, C. R. – Relações reciais no império colonial português 1415-1825. Porto: Afrontamento, 1977.

BRAGA, Teófilo – História das ideias republicanas em Portugal. Lisboa: Vega, 1983.

BRAGA, Zita; BRAGA, Carlos – Temas para reflexão. [S.l.: s.n., s.d.].

BRANDT, Willy – El mandato del socialismo democrático. [S.l.]: Friedrich Ebert Stiftung, [s.d.].

BRÉSIL (LE) – Le Brésil des travailleurs. [S.l.: s.n.], 1976.

BRINTON, Maurice – Os bolcheviques e o controlo operário. Porto: Afrontamento, 1975.

BRITO, Francisco Garcia de – Tata-Mai-Lau: Timor contra o Japão 1941-1945. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1977.

BUFFENOIR, Hipolito – Amôres d´um deputado. Lisboa: Guimarães & Cª, 1911.

BURCHETT, Wilfred – Portugal depois da revolução dos capitães. Lisboa: Seara Nova, 1975.

CABO VERDE. Assembleia Nacional Popular – 3ª sessão legislativa da II Legislatura: discursos prlamentares: decorridos na cidade da Praia, de 17 a 31 de Março de 1982. Praia: [s.n.], 1982.

CABO VERDE. Assembleia Nacional Popular – I e II sessões legislativas da 2ª legislatura: documentos. Praia: ANP, 1981.

CABO VERDE. Assembleia Nacional popular – V sessão legislativa da II legislatura 1983: discursos parlamentares. [S.l.]: ANP, 1983.

CABRAL, Alexandre – Os crimes da monarquia: julgamento realizado em 1891 no Supremo Tribunal da “Justiça” (Jornal Académico Republicano de Lisboa). Lisboa: Seara Nova, 1973.

CAMPAIGNOLLE, M. J. – Développement économique de la région de l´Alentejo (Portugal). S.l., 1964. 49 [4]p.

CAMPELOS, Manuel – A luta autonómica de Vizela após a revolução de Abril. [S.l.]: MC, 2003.

CAMPONESES (OS) – Os camponeses na literatura portuguesa. S.l., s.d.. 57p.

CANAPA, Marie Paule – Politique et structures agraires en Yougoslavie. Venise: [s.n.], 1967.

CANDIDATURA - Candidatura independente às eleições para deputados em 1969: declaração de Ponta Delgada . - Ponta Delgado : [s.n.], 1969. - 16 p ; 34 cm . - Tem carimbado a vermelho: "Vote pela democracia".

CANDIDO, Antonio – Discursos parlamentares: 1880-1885. Porto: Empreza Litteraria e Typographica, [1885?].

CAPELA, José – As burguesias portuguesas e a abolição do tráfico da escravatura, 1810-1842. Porto: Afrontamento, 1979.

CAPUCHO, António d’ Orey – Lei eleitoral para a Assembleia da República: contributo para a revisão do sistema eleitoral, do método de conversão em mandatos e de número de círculos eleitorais. [S.l.: s.n.], 1984.

CARDIA, Sottomayor – O dilema da política portuguesa. Lisboa: Prelo, 1971.

CARDIA, Sottomayor – Por uma democracia anticapitalista. Lisboa: Seara Nova, 1973.

CARDIA, Sottomayor – Prosas sem importância: 1978-1984. Lisboa: Presença, 1985.

CARDIA, Sottomayor – Sobre o antimarxismo contestatário ou as indelicidades de um jdanovista ofuscado pelo neocapitalismo. Lisboa: Seara Nova, 1972. 2 exemplares.

CARDOSO, Álvaro Lopes – Novíssimas cartas portuguesas do General Nobre de Carvalho Governador de Macau. Lisboa: [s.n.], 1974.

CARDOSO, António Lopes – A concentração da actividade agrícola e a integração empresarial / António Pope Lopes Cardoso Lisboa : Centro de Estudos de Economia Agrária, [D.L. 1962]. Sep. Rev. Agronómica, 45

CARDOSO, António Lopes – A estabilização dos mercados agrícolas e a organização da produção / António Pope Lopes Cardoso. Lisboa : [s.n., D.L. 1961]. 10p.

CARDOSO, António Lopes – Doctrine cooperative et cooperation agricole. In: Economie Rurale. Nº 62 (1964).

CARDOSO, António Lopes – La consommation d’engrais: critere d’analyse de l’evolution de l’agriculture. S.l., s.d. 27p. [2p.]

CARDOSO, António Lopes – Le Portugal. S.l., s.d. 39p. - Comunicação apresentada no Colóquio Futuribles, Structures Agraires, Systemes Politiques et Politiques Agricoles, Venise 15-18 Octobre 1967.

CARDOSO, António Poppe  Lopes – “Agricultura de grupo” e Reforma Agrária. Bahia, 1969. 6p.

CARDOSO, António Poppe Lopes – A liberdade defende-se construindo o socialismo: o socialismo constroi-se defendendo a liberdade. Beja: Federação de Beja do Partido Socialista, 1976.

CARDOSO, António Poppe Lopes – A liberdade defende-se construindo o socialismo: o socialismo constroi-se defendendo a liberdade. Beja: Partido Socialista, 1976.

CARDOSO, António Poppe Lopes – A nova lei da reforma agrária. Lisboa: Livros Horizonte, 1977.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Breve introdução ao Curso. S.l, s.d. 15p.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Cooperativismo agrícola. [S.l.: s.n., s.d.].

CARDOSO, António Poppe Lopes – Démocratie locale respectée.... S.l., s.d.. 34p.

CARDOSO, António Poppe Lopes – La cooperation agricole et les grouprments d’exploitation au Portugal. S.l., s.d.. 12p.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Le Portugal. Futuribles, colloque de Venise 15-18 Octobre 1967: Structures agraires, systemes politiques et politiques agricoles. S.l., 1967. 39p.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Luta pela reforma agrária. Lisboa: Diabrl, 1976.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Luta pela reforma agrária. Lisboa: Diabril, 1976.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Notas para um debate sobre o sistema eleitoral. Lisboa, 1985. 10p.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Notas sobre os sistemas eleitorais nos países da comunidade económica europeia.. S.l., 1987. 66p.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Os sistemas eleitorais. Lisboa: Salamandra, 1993.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Problemas e métodos de planejamento da exploração agrícola. Porto Alegre, 1970. 18p.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Proposition pour le programme d’assistance technique au Portugal. S.l., s.d.. 27p.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Quelques donnees sur la production, la comercialisation et la consomation dês fruits au Portugal. S.l., s.d.. 23 [16]p.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Relatório da presidência da CIAEL. Lisboa, 1954. 21p.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Subsídios para a regulamentação do arrendamento rústico: relatório final do curso de Engenheiro Agrónomo à Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia. Lisboa: APLC, 1958.

CARDOSO, António Poppe Lopes – Subsídios para a regulamentação do arrendamento rústico: relatório final do curso de Engenheiro agrónomo. Lisboa: [s.n.], 1958.

CARDOSO, António Poppe Lopes, 1933-2000 - A estabilização dos mercados agrícolas e a organização da produção / António Pope Lopes Cardoso. Lisboa : [s.n., D.L. 1961]. 10p. Sep. Rev. Agronómica, v. 44.

CARDOSO, Fernanda Lima Lopes – Referendo: uma questão actual. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

CARDOSO, Fernanda Lopes; CARDOSO, António Poppe Lopes – A Esquerda e o futuro. S.l., 1994. 15p.

CARDOSO, Maria Fernanda Lima Lopes – Doseamento espectrofotométrico do urânio em presença do ferro / Maria Fernanda Lima Lopes Cardoso. Lisboa : Soc. Port. de Química e Física, 1960 / Sep. Rev. Port. Química, v. 2. 26p.

CARDOSO, Sá – Memórias duma época. [S.l.]: SC, 1973.

CARITA, João – [A Reforma Agrária em Campo Maior], s.l., 1979?. 20p.

CARLOS, Adelino da Palma; OSÓRIO, Helena Sanches – Conversas com Adelino da Palma Carlos: um só rosto, uma só fé. [S.l.]: Referendo, 1988.

CARLOS, Adelino da Palma; OSÓRIO, Helena Sanches – Conversas com Adelino da Palma Carlos: um só rosto uma só fé. Lisboa: Referendo, 1988.

CARTA – Carta de Pêro Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil. Mem-Martins: Europa-América, [s.d.].

CARTAS – Cartas de Salazar a Craveiro Lopes: 1951-1958. Lisboa: Moraes, 1983.

CARTAS – Cartas do sertão de Curt Nimuendajú para Carlos Estevão de Oliveira. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000.

CARTILHA – Cartilha política do povo. Lisboa: Jornal “O Emigrante”, 1974.

CARVALHO, Alberto Arons de – A censura e as leis de imprensa. Lisboa: Seara Nova, 1973.

CARVALHO, Alberto Arons de – A liberdade de informação e o conselho de imprensa: 1975-1985. Lisboa: Direcção-Geral da Comunicação Social, 1986.

CARVALHO, António G. G. Ribeiro de – Prelúdios duma ditadura: a última noite do Presidente Bernardino Machado no Palácio de Belém: Gomes da Costa em Belém ou como eu (sem querer) fiz Presidente o General Carmona. Lisboa AGGRC, 1957.

CARVALHO, David de – Os sindicatos operários e a república burguesa: 1910-1926: crónicas vividas dum imenso conflito. Lisboa: Seara Nova, 1977.

CENTRE INTERNATIONAL DE HAUTES ETUDES AGRONOMIQUES MEDITERRANEENNES (CIHEAM) – Sommaire du programme de travail du CIHEAM 1984-1985. Paris, s.d. 22p.

CENTRE INTERNATIONAL DE HAUTES ETUDES AGRONOMIQUES MEDITERRANEENNES (CIHEAM) – Repertoire des Instituts Français Mediterraneens participant a la cooperation. Paris, 1983. 166p.

CENTRE INTERNATIONAL DE HAUTES ÉTUDES AGRONOMIQUES MÉDITERRANÉENNES – Textes fondamentaux by-laws. Paris, 1994.149p.

CENTRE NATIONAL DE COMPTABILITE ET D’ECONOMIE RURALE - Le travail et la gestion des exploitations agricoles  / Centre national de comptabilité et d'économie rurale. (Paris): (Centre national de comptabilité...) , (1959). 72p.

CENTRO DE ESTUDOS PARA A CRIAÇÃO DE NOVOS SINDICATOS – Organização do sindicato. [S.l.: s.n.], 1974.

CERIMÓNIA – Cerimónia Nacional de apoio à candidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República. Lisboa, 1995. 22p.

CHECOSLOVÁQUIA. Constituição – Basi costituzionali della federazione cecoslovacca. Praga: Orbis. 1973.

CHITAS, Eduardo (Coord.) – 150 anos do manifesto do Partido Comunista: o manifesto e o seu tempo: colóquio realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa nos dias 12 e 13 de Novembro de 1998. Lisboa: Colibri, 2000.

CO-DETERMINATION – Co-determination in the Federal Republic of Germany: mitbestimmung in der Bundesrepublik Deustschland: co-determination act 1976 (...). Bonn: Der Bundesminister fur Arbeit und Sozialordnung, 1978.

COELHO, Eduardo Prado – Hipóteses de Abril. Lisboa: Diabril, 1975.

COELHO, Eduardo; COELHO, António Macieira – Salazar o fim e a morte: história de uma mistificação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

COELHO, Francisco de Lemos – Duas descrições seiscentistas da Guiné. Lisboa: Academia Portuguesa da História, 1990.

COLÓQUIO INTERNACIONAL, Lisboa, 1985 – O direito de resposta e outros cidadãos perante a imprensa. Lisboa: Conselho de Imprensa, 1988.

COMISSÃO DE TRABALHADORES DA MABOR - Projecto de estatutos A. [S.l. : s.n., s.d.. 22p.

COMISSÃO DEMOCRÁTICA ELEITORAL. Círculo de Braga - Os candidatos de Braga da Lista D e a política ultramarina / [Círculo de Braga da CDE] . - Braga : Ed. Candidatos da Lista D do Círculo de Braga, 1969. - 15 p. . - Candidatos da Lista D: A. Marinho Dias, Eduardo Ribeiro, J. Santos Simões, José Sampaio, Lino Lima, Margarida Malvar. -

COMISSÃO DO LIVRO NEGRO SOBRE O REGIME FASCISTA – A política de informação no regime fascista. 2 vols. Lisboa: CLNSRF, 1980.

COMISSÃO DO LIVRO NEGRO SOBRE O REGIME FASCISTA – Eleições no regime fascista. Lisboa: CLNSRF, 1979.

COMISSÃO DO LIVRO NEGRO SOBRE O REGIME FASCISTA – Eleições presidenciais de 1951 e correspondência entre Oliveira Salazar e Craveiro Lopes. [S.l.: s.n.], 1983.

COMISSÃO DO LIVRO NEGRO SOBRE O REGIME FASCISTA – Legislação repressiva e antidemocrática do regime fascista. Lisboa: CLNSRF, 1985.

COMISSÃO DO LIVRO NEGRO SOBRE O REGIME FASCISTA – Os estudantes no regime fascista. Lisboa: CLNSRF, 1983.

COMISSÃO DO LIVRO NEGRO SOBRE O REGIME FASCISTA – Proibição da Time no regime fascista. Lisboa: CLNSRF, 1982.

COMISSÃO DO LIVRO NEGRO SOBRE O REGIME FASCISTA – Repressão política e social no regime fascista. Lisboa: CLNSRF, 1986.

COMISSÃO DO LIVRO NEGRO SOBRE O REGIME FASCISTA – Trabalho sindicato e greves no regime fascista. Lisboa: CLNSRF, 1984.

COMISSÃO DO LIVRO NEGRO SOBRE O REGIME FASCISTA –Presos políticos no regime fascista: 1932-1935: 1940-1945: 1949-1951: 1952-1960. Lisboa: CLNSRF, 1981-1988.

COMISSÃO EXECUTIVA DAS COMEMORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL - Comemorações do Dia de Portugal: espectáculo cultural realizado no Coliseu dos Recreios em 24 de Abril de 1977 / Comissão Executiva das Comemorações do Dia de Portugal . - Lisboa : SEC, 1977. - [56] p. il.

COMISSÃO NACIONAL DE SOCORRO AOS PRESOS POLÍTICOS – Presos políticos: documentos 1970-1971. Porto: Afrontamento, 1972.

COMISSÃO PARA A IGUALDADE E PARA OS DIREITOS DAS MULHERES – Portugal situação das mulheres: 1994. 12ª ed. Lisboa CPIDM, 1994.

COMITÉ FRANÇAIS POUR L'AMNISTIE AU PORTUGAL - Mesures de sécurité et tortures au Portugal: des documents qui accusent / Comité Français pour l'Amnistie au Portugal . - Paris : C.F.A.P., 1965. - 31 p.

COMITÉ LOCAL DES OEVRES SOCIALES – Informations pratiques. Paris, 1966. 28p.

COMPANHIA DAS LEZÍRIAS DO TEJO E SADO – Relatório elaborado em cumprimento do Decreto-Lei nº 628/75. Lisboa, 1976. 125p.

composto. Lisboa: Agros, Associação dos Estudantes de Agronomia, 1955.

COMUNIDADE (A) – A comunidade africana em Portugal. [Lisboa]: Colibri, 1992.

COMUNIDADE EUROPEIA. Parlamento Europeu – Progetto di Trattato che istituisce l’Unione Europea. Luxemburgo, 1984.

CONCURSO NACIONAL ESCOLAR “LIBERDADE E DEMOCRACIA”, 1978 – [Antologia de desenhos]. [S.l: s.n.], 1979.

CONFEDERAÇÃO DA INDÚSTRIA PORTUGUESA – O Plano 77-80: que País desejam os portugueses? S.l., 1977. 5p.

CONFEDERAÇÃO GERAL DOS TRABALHADORES PORTUGUESES - INTERSINDICAL NACIONAL - Liberdades e direitos sindicais / Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional . - 1978. - 32 p.

CONFEDERAÇÃO GERAL DOS TRABALHADORES PORTUGUESES - INTERSINDICAL NACIONAL - Se o Pacote 2 for aplicado... / Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional. Lisboa : Ed. Alavanca, 1977. 48p.

CONFÉRENCE DE BOLOGNE, 1995 – Le socialisme à visage urbain. Paris: Fondation Jean Jaures, 1995.

CONFERENCE DES NATIONS UNIES SUR LES PAYS LES MOINS AVANCES, Paris, 1990 – Mémoire présenté par le Gouvernement de Sao Tome-Et-Principe. [S.l.]: Nations Unies, 1990.

CONFERENCE DES NATIONS UNIES SUR LES PAYS LES MOINS AVANCES, Paris, 1990 – Mémoire présenté par le Gouvernement de la Republique de Guinee. [S.l.]: Nations Unies, 1990.

CONFÉRENCE REGIONALE DE LA FAO POUR L’EUROPE, 11ª, Lisbonne, 1978 – Reforme agraire et developpement rural et preparation de la Conference Mondiale. S.l, 1978. 48p.

CONFERÊNCIA – Conferência Cooperação Luso-Africana Universidade Empresa. Lisboa: [s.n.], 1990.

CONFERÊNCIA DA REFORMA AGRÁRIA, 11ª, Évora, 1987 – Conclusoes. S.l., 1987. 8p.

CONFERÊNCIA DA REFORMA AGRÁRIA, 11ª, Évora, 1987 – Portugal precisa da reforma agrária. S.l., 1987. 32p.

CONFERÊNCIA DA REFORMA AGRÁRIA, 11ª, Évora, 1987 – Proclamação. S.l., 1987. 8p.

CONFERÊNCIA DA REFORMA AGRÁRIA, 3, ÉVORA, 1978 – 3ª Conferência da reforma agrária. [S.l. : s.n.], 1978.

CONGRÈS NATIONAL PARTI SOCIALISTE, 10º, 1990 – Rennes 90. Rennes: Service Information Ville de Rennes, 1990.

CONGRESSO (EXTRAORDINÁRIO) PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE, 4º, Praia, 1990 – IV Congresso (Extraordinário): documentos do Congresso: volume II: a mudança do sistema político: linhas gerais de orientação para a revisão constitucional. Praia: Dep. de Acção Ideológica do Secretariado do CN do PAICV, 1990.

CONGRESSO (EXTRAORDINÁRIO) PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE, 4º, Praia, 1990 – IV Congresso (Extraordinário): documentos do Congresso: volume II: discursos, mensagens, resolução, moção. Praia: Secretariado do CN do PAICV, 1990.

CONGRESSO (EXTRAORDINÁRIO) PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE, 4º, Praia, 1990 – Plataforma programática do PAICV: documentos do Congresso – Volume I. Praia: [s.n.], 1990.

CONGRESSO (O) – O Congresso Sindicalista de 1911. Porto: Afrontamento, 1971.

CONGRESSO [DO] PARTIDO SOCIALISTA, 10º, Lsboa, 1992 – Relatório do Secretário Geral. [Lisboa: PS], 1992

CONGRESSO CONSTITUIÇÃO [...], LISBOA, 1992 – Constituição da Europa, constituições da Europa europeísmo e nacionalismo na história constitucional europeia. Lisboa: Assembleia da República, 1992.

CONGRESSO CONSTITUIÇÃO DA EUROPA, CONSTITUIÇÕES DA EUROPA EUROPEÍSMO E NACIONALISMO NA HISTÓRIA CONSTITUCIONAL EUROPEIA, Lisboa, 1992 – Constituições portuguesas. Lisboa: Assembleia da República, 1992.

CONGRESSO DA CGTP-IN, . 3º Lisboa 1980 - Documentos de alternativa / Congresso da CGTP-IN . - Lisboa : CGTP-IN, 1980. - 23 p

CONGRESSO DA OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA, 3º, Aveiro, 1973 – Conclusões, 1973.

CONGRESSO DA OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA, 3º, Aveiro, 1973 – Conclusões. Lisboa: Seara Nova, 1973.

CONGRESSO DA OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA, 3º, Aveiro, 1973 – Teses: desenvolvimento económico e social: 1ª secção. Lisboa: Seara Nova, 1974.

CONGRESSO DA OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA, 3º, Aveiro, 1973 – Teses: desenvolvimento regional e administração local: 6ª secção. Lisboa: Seara Nova, 1974.

CONGRESSO DA OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA, 3º, Aveiro, 1973 – Teses: estrutura e transformação das relações de trabalho: 2ª secção. Lisboa: Seara Nova, 1974.

CONGRESSO DA OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA, 3º, Aveiro, 1973 – Teses: organização do estado e direitos do homem: 7ª secção. Lisboa: Seara Nova, 1974.

CONGRESSO DA OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA, 3º, Aveiro, 1973 – Teses: segurança social e saúde: urbanismo e habitação: 3ª secção e 4ª secção. Lisboa: Seara Nova, 1974.

CONGRESSO DA OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA, 3º, Aveiro, 1973 – Teses: situação e perspectiva política no plano nacional e internacional: 8ª secção. Lisboa: Seara Nova, 1974.

CONGRESSO FEDERATIVO PARTIDO SOCIALISTA, 6º, 1988 – [Documentação diversa do Congresso]. [S.l.: s.n.], 1988.

CONGRESSO MAÇONICO NACIONAL, 1924 – A moral na evolução do universo: these 1. Lisboa: Tip. do Grémio Lusitano, 1924.

CONGRESSO NACIONAL PARTIDO SOCIALISTA, 5º, Lisboa, 1983 – [Documentação diversa do Congresso]. Lisboa: PS, 1983.

CONGRESSO NAZIONALE DEL PARTITO COMUNISTA ITALIANO, 15º, Roma, 1979 – Avanzare verso il socialismo nella pace e nella democrazia: unità delle forze operaie, popolari e democratiche per una direzione politica nuova [...]. Roma: PCI, 1979.

CONGRESSO PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE, 3º, Praia, 1988 – O PAICV e o exercício do poder político: num mundo em transformação, um partido para o futuro: ante-projecto. Praia: [s.n.], 1988.

CONGRESSO REPUBLICANO DE AVEIRO, 2º, 1969 – Teses e documentos: textos integrais. Vol. II. Lisboa: Seara Nova, 1969.

CONGRESSO REPUBLICANO DE AVEIRO, 2º, 1969 – Teses e documentos: textos integrais. 1º vol. Lisboa: Seara Nova, 1969.

CONSELHO DA EUROPA – Convenção europeia dos direitos do homem. Lisboa: Ministério da Comunicação Social, 1976.

CONSELHO GERAL DE TRABALHADORES DA CUF – Regulamento. Lisboa, 1975. 16p.

CONSELHOS – Conselhos operários. Coimbra: Centelha, 1975.

CONTRA – Contra revolução: documentos para a história da primeira república portuguesa. Lisboa: Perspectivas & Realidades, [s.d.].

CONVENÇÃO NACIONAL DA UEDS, 5ª, 1986 – [Documentação diversa da Convenção]. [S.l.: UEDS], 1986.

COONEY, Patrick (Relator) – Relatório da Comissão de Inquérito sobre a proliferação nos países da comunidade do crime organizado ligado ao tráfico de droga: sobre a proliferação nos países da Comunidade do crime organizado ligado ao tráfico da droga. [S.l.]: Parlamento Europeu, 1992.

COOPÉRATION (LA) – La coopération agricole en Yougoslavie: choix d’articles. Beograd: Fédération Générale des Coopératives de Yougoslavie, 1961.

COOPERATION (LA) – La cooperation et les travailleurs au service du developpement national. Telaviv: Institut International d’ Études du Developpement, de la Cooperation et du Travail, 1976.

COOPERATIVA CONSTRUTORA DE HABITAÇÕES GAM – Estatutos e regulamentos. Lisboa, 1955. 60p.

COOPERATIVAS (AS) -  As cooperativas em questão: para a história do Decreto-Lei 520/71: antologia. Lisboa: Seara Nova, 1972.

COOPERATIVAS (AS) – As cooperativas no ano 2000. [S.l.]: Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo, 1983.

CORRÊA, F. Regalo – Em defesa do movimento cooperativo na agricultura. Lisboa: CEPS, 1958.

CORTE REAL, Isabel, 1945-, ed. lit.; Portugal. Assembleia da República, ed. lit. - 100 anos de parlamento, 1903-2003 : centenário da sala das sessões : catálogo da exposição / [ed. lit.] Assembleia da República ; coord. Isabel Corte Real. Lisboa : A.R., 2003. 237p.

CORTESÃO, Jaime – 13 cartas do cativeiro e do exílio: 1940. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1987.

CORTESÃO, Jaime – Memórias da grande guerra: 1916-1919. Porto: Renascença Portuguesa, 1919.

COSME, José de Oliveira – Diálogos humorísticos. Lisboa: Empresa Literária Universal, [s.d.].

COSTA, Emília de Sousa – Histórias espantosas. Lisboa: Parceria A. M. Pereira, 1936.

COSTA, F. Ramos da – Lição do cooperativismo sueco. Lisboa: FRC, 1957.

COSTA, F. Ramos da – Lição do cooperativismo sueco: sector económico de consumo. Lisboa: FRC, 1957.

COSTA, Fernando Ferreira da – O movimento cooperativo britânico. [S.l.]: FFC, 1956.

CRÓNICA – Crónica do Condestável de Portugal D. Nuno Álvares Pereira: por um autor anónimo do século XV. 3ª ed. Lisboa: Sá da Costa, 1953.

CROZIER, Michel – Usines et syndicats d’Amérique. Paris: Éditions Ouvrières, 1951.

CUNHAL, Álvaro - Relatório da actividade do Comité Central: ao VIº Congresso do Partido Comunista Português / Álvaro Cunhal . - [Lisboa] : Ed. Avante, 1965. - 130 p.

CURTO, Francisco Marcelo – Guia prático do trabalhador português. 2ª ed. Lisboa: Afrodite, 1974.

DA RESISTÊNCIA – Da resistência à libertação. [S.l.: s.n., 1977]. (Exemplar com anotações manuscritas, recortes, autocolantes, postais e fotografias).

DANIEL, Abraham – El cooperativismo en Israel. Histadrut: Confederación General de los Trabajadores en Israel, 1970.

DANTAS, Araújo – O PS na Constituinte missão cumprida. [S.l.]: Portugal Socialista, 1976.

DEBRESSON, Chris – The agrarian “reform” in southern Portugal.... S.l., s.d. 35[5]p.

DECLARAÇÃO – Declaração universal dos direitos do Homem: 50 anos. Lisboa: AR, 1998.

DECLARACIÓ – Declaració Rio-Barcelona 1992. Barcelona, 1993. 71p.

DEFERT, Gabriel – Timor-Est le génocide oublié: droit dún peuple et raisons d´États. Paris: Harmattan, 1992.

DESCRIÇÕES – Descrições oitocentistas das ilhas de Cabo Verde. [S.l.: s.n.], 1987.

DESTRUIÇÃO (A) – A destruição sistemática de seres humanos. [S.l.: s.n.], 1969.

DIAGNÓSTICO – Diagnóstico aos arquivos intermédios da Administração Central. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais, Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2003.

DIÁLOGO. Cooperativa da Actividade Científica (SARL) – Estatutos. [S.l.: s.n., s.d.].

DIAS, Francisco de Oliveira; RUAS, Henrique Barrilaro; CARNEIRO, Roberto – Sistema nacional de ensino e ensino privado. [S.l.: s.n., s.d.].

DICIONÁRIO – Dicionário de história de Portugal ilustrado – 1º vol. [S.l.]: Círculo de Leitores, 1982.

DIMAS, Victor – Humberto Delgado: o homem e três épocas. Lisboa: Expresso, 1977.

DOCUMENTOS – Documentos da Universidade de Lisboa: ácerca da moção e da exposição da Universidade de Coimbra de Fevereiro de 1960. Lisboa: [s.n.], 1960.

DOMINGOS, J. J. Delgado – Inteligência ou subserviência nacional?: crise do ambiente, crise de energia, crise da sociedade, alternativas. 1º vol. Porto: Afrontamento, 1978.

DOMINGOS, J. J. Delgado – Inteligência ou subserviência nacional?: o absurdo duma opção nuclear. 2º Vol. Porto: Afrontamento, 1978.

DOSSIER – Dossier eleições: em que sentido se desloca o eleitorado português?. Lisboa: Avante, 1977.

DUARTE, António de Sousa – Salgueiro Maia: um homem da liberdade. Porto: Asa, 1995.

ECONOMIA – Economia: mesas redondas Expresso. Lisboa: Sojornal, 1974.

ELEIÇÕES – Eleições presidenciais; subsídios para a história das candidaturas Norton de Matos (1949), Quintão Meireles (1952) e Humberto Delgado (1958). Lisboa: Delfos, [s.d.].

ELEMENTOS – Elementos para a história da 1ª República: a economia e a acção de José Relvas. Alpiarça: Cãmara Municipal, 1986.

ENCONTRO DOS TRABALHADORES SOCIALISTAS DA FUNÇÃO PÚBLICA, 1º, 1975 – [Documentos do Encontro]. [S.l.]: Portugal Socialista, 1975.

ENCONTRO DOS TRABALHADORES SOCIALISTAS DE SEGUROS, 1º, 1975 – Conclusões. [S.l.: s.n.], 1975.

ENCONTRO NACIONAL ASSOCIAÇÃO DE CULTURA SOCIALISTA FRATERNIDADE OPERÁRIA, 1º, Lisboa, 1977 – Comunicações: conclusões: intervenções: sessão de encerramento. [S.l.: s.n.], 1977.

ENCONTRO NACIONAL DE DIRIGENTES SINDICAIS SOCIALISTAS, 1º  - Conclusões Finais / Partido Socialista. Comissão de Trabalho.  S.L., s.d., 20p.

ENCONTRO NACIONAL DOS TRABALHADORES DO CRÉDITO PREDIAL PORTUGUÊS 1º, Lisboa, 1979 - Encontro Nacional dos Trabalhadores do Crédito Predial Português, 1979 - Teses e conclusões / Lisboa, 1979. 128p.

EXPOSIÇÃO - Exposição Imagens da Constituinte Lisboa, Assembleia da República. Lisboa, 2000. 56p.

EXPRESSO - Expresso 15 anos . - Lisboa : Expresso (1987). - 255 p. . - Nº dos 15 anos do Expresso.

EXPULSÃO – Expulsão ... porquê?: testemunhos socialistas de Castelo Branco. [S.l.: s.n.], 1976.

EXPULSÃO - Expulsão... porquê?: testemunho de socialistas de Castelo Branco. LISBOA, 1976

FASCISMO (O) – O fascismo em Portugal: actas do Colóquio realizado na Faculdade de letras de Lisboa em Março de 1980. Lisboa: A Regra do Jogo, 1982.

FAVRE, Henri – Le developpement et les formes du pouvoir oligarchique au Perou. Venise: [s.n.], 1967.

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SINDICATOS METALÚRGICOS – Enquadramento e definição de funções do Projecto do CCTV. Lisboa, 1978.

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SINDICATOS METALÚRGICOS – Projecto do CCTV. Lisboa, 1978.

FEIJÓ, João da Silva – Ensaio e memórias económicas sobre as ilhas de Cabo Verde: século XVIII. Praia: Instituto Caboverdeano do Livro, 1986.

FERNANDES, Rogério – Ensino: sector em crise. Lisboa: Prelo, 1967.

FERNANDO – Fernando Piteira Santos [documento electrónico]: 1918-1992: fundo bibliográfico. Amadora: Câmara Municipal, [s.d.]. 2 CD-ROM.

FERNANDO – Fernando Piteira Santos: português cidadão do séc. XX: exposição: catálogo. Coimbra: CD25A, 2004.

FERRÃO, Carlos – História da 1ª República. Lisboa: Terra Livre, 1976.

FERRÃO, Carlos – O integralismo e a república: autópsia de um mito. 3º vol. Lisboa: O Século, [s.d.].

FERREIRA, David – História política da primeira república portuguesa: 1910-1915: parte 1. 1º vol. Lisboa: Horizonte, 1973.

FERREIRA, David – História política da primeira república portuguesa: 1910-1915. 1º vol., parte II. Lisboa: Livros Horizonte, 1973.

FERREIRA, F. A. Gonçalves – Política de saúde e serviço nacional de saúde em Portugal. [S.l.: s.n.], 1975.

FERREIRA, F. A. Gonçalves – Política de saúde e serviço nacional de saúde em Portugal. [S.l.: s.n.], 1975.

FERREIRA, Francisco – Alguns aspectos do cooperativismo habitacional na Dinamarca. Lisboa: Ateneu Cooperativo, 1960.

FERREIRA, Serafim (Coord) – MFA motor da revolução portuguesa. Lisboa: Diabril, 1975.

FERREIRA, Serafim (Coord.) – MFA motor da revolução portuguesa. Lisboa: Diabril, 1975.

FERRINHO, Homero – Cooperativismo: apontamentos de divulgação. Lourenço Marques: [s.d.], 1961.

FIGUEIRA, J. M. Gonçalves; Congresso Nacional de Projectistas e Consultores, 1º Lisboa, 1973 – Terminologia das actividades dos projectistas e consultores: Comunicação apresentada ao 1º Congresso de Projectistas e Consultores / J. M. Gonçalves Figueira. Lisboa :, 1973. 7p.

FIGUEIREDO, Eurico – Angústia ecológica e o futuro. Lisboa: Gradiva, 1993.

FONSECA, Carlos da – A origem da 1ª Internacional em Lisboa: o centenário da Federação Portuguesa. Lisboa: Estampa, 1973.

FONSECA, Guilherme da – A constituição e a defesa dos admnistrados. Lisboa: Diabril, 1977.

FRANÇA, José Augusto – Tricórnio: antologia de inéditos de autores portugueses contemporâneos. Lisboa: JAF, 1952.

FRANÇA, José Augusto (Org.) – Bicórnio: antologia de inéditos de autores portugueses contemporâneos. Lisboa: JAF, 1952.

FRANÇA, Leis, Decretos, etc. – Project de loi relatif aux droits et libertés des communes des départements et des régions: texte définitif [...]. [S.l.: s.n., s.d.].

FRANÇA. Constituições – Les constitutions de la France depuis 1789. Paris: Garnier Flammarion, 1979.

FREIRIA, Fernando – Os portugueses na Flandres. Lisboa: Tip. Da Cooperativa Militar, 1918.

FRELIMO – Moçambique, 25 September 1974, 10 years of people’s. S.l., s.d. 10p.

FRENTE PATRIÓTICA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL - Demande d'expulsion des delegues fascistes et colonialistes portugais: memorandum adressé a la 50eme. conference de l'organisation international du travail / Front Patriotique de Libération Nationale, avant-propos Junta Revolucionaria Portuguesa . - Alger : F.P.L.N., [1966?]. - 35 p.

FRENTE PATRIÓTICA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL – Memorandum: la politique anticolonialiste des democrates portugais et la politique coloniale du gouvernement Salazar. Alger : F.P.L.N., 1963. - 8p

FRENTE REPUBLICANA E SOCIALISTA – Programa para um governo da FRS. S.l., 1980. 70p.

GALETTI, Vincenzo – Cooperazoni: forza anticrisi. Milano: Feltrinelli, 1975.

GAPS – Greve geral revolucionária de 18 de Janeiro de 1934. [Lisboa]: GAPS, 1974.

GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel – Ninguém escreve ao Coronel. Lisboa: Quetzal, 1990.

GAVI, Philippe – Les ouvriers du tiercé à la revolution. [S.l.]: Mercure de France, 1970.

GERVAIS, M.; CARDOSO, António Lopes – A agricultura húngara, lições de uma experiência de colectivização do sector agrícola. Paris, 1967. 19p.

GIDE, Carlos – O programa cooperativista. Lisboa: Seara Nova, 1939.

GIDE, Carlos – O programa cooperativista. Lisboa: Seara Nova, 1937.

GIGANTE (O) – O gigante negro: história para crianças. Porto: Liv. Escolar Progredior, [s.d.].

GILS, A. – Contribution à l’ étude du statut de la coopération en Belgique. [S.l.: s.n.], 1955.

GODINHO, José Magalhães – Carta aberta ao Presidente do Conselho: análise de um regime. [S.l.: s.n.], 1973.

GODINHO, José Magalhães – Direitos liberdades e garantias individuais. Lisboa: Seara Nova, 1973.

GODINHO, José Magalhães – Liberdade de imprensa: conferência realizada em 15 de Marlo de 1974. Porto: Ordem dos Advogados, 1974.

GODINHO, José Magalhães – Pedaços de uma vida. Lisboa: Pegaso, 1992.

GODINHO, Vitorino Magalhães – O socialismo e o futuro da Península. Lisboa: Horizonte, [s.d.].

GOMES, António Manuel de Azevedo – Uma alternativa sectorial: contra atraso desleixo parasitismo. Lisboa: [s.n.], 1985.

GOMES, Costa – Discursos políticos. Lisboa: Direcção Geral da Divulgação, 1976.

GOMES, Costa; MANUEL, Alexandre – Sobre Portugal: diálogos com Alexandre Manuel. Lisboa: A Regra do Jogo, 1979.

GONÇALVES, Bento – Escritos 1927-1930. Lisboa: Seara Nova, 1976.

GONÇALVES, Fernando - O município como suporte da regionalização em Portugal / Fernando Gonçalves. Lisboa: Lab. Nac. de Engenharia Civil, 1981. 22P.

GOVERNO – Governo Fascista Português: secreto. 2ª ed. Lisboa: Afrodite, 1974.

GRAINHA, Manuel Borges – História da franco-maçomaria em Portugal: 1733-1912. Lisboa: Vega, 1976.

GUERRA, Vitor – Reflexões sobre a intervenção sindical na superação da crise. [S.l.: s.n., s.d.].

GUILLAUD, Gilles – Amenagement du bassin de la Vilariça (Portugal). Paris, 1964. 49p.

GUILLAUD, Gilles – La commercialisation de la viande au Portugal. Paris, 1965. 68p.

GUNTHER, Hermann-Ernst – Problemes et possibilites de developpement dans l’agriculture portugaise. S.l, 1965. 114p.

GUSMÃO, Xanana – Timor Leste um povo, uma pátria. 4ª ed. Lisboa Colibri, 1994.

HERDADE COLECTIVA 21 DE FEVEREIRO, Benavila – Regulamento interno. Crato, s.d.. 10p.

HERMET, Guy – Structures agraires systeme politique et politique agricole en Espagne. Venise: [s.n.], 1967.

HOLANDA, Sérgio Buarque de – Raízes do Brasil. Lisboa: Gradiva, 2000.

HORTA, José Ramos – Timor Leste: amanhã em Díli. Lisboa: Dom Quixote, 1994.

HOUBEN, Robert J.; MOLAS, Isidro – Os partidos políticos. Rio de Janeiro: Salvat Editora do Brasil, 1979.

HUMBERTO – Humberto Delgado: 1906-1965 memória: Panteão Nacional. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, [1990?].

HUMBERTO – Humberto Delgado: antes... e depois... Lisboa: [s.n.], 1961.

HUMBERTO DELGADO - Humberto Delgado: antes... e depois... . - Lisboa : [s.n.], 1961. - 38 p.

IGREJA CATÓLICA. Arquidiocese de Évora. Comissão Diocesana Justiça e Paz – O empreendimento de fins múltiplos de Alqueva e o desenvolvimento do Alentejo , uma perspectiva cristã. Évora, 1997. 11p.

IGREJA CATÓLICA. Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz - Para uma melhor distribuição da terra: o desafio da reforma agrária / Conselho Pontifício "Justiça e Paz". Lisboa : Paulinas, D.L. 1998. 53p.

INQUÉRITO – Inquérito aos partidos políticos: esclarecer o eleitor. [S.l.]: Afrodite, [s.d.].

INSTANTÂNEOS – Instantâneos do ultramar português. [S.l.]: Agência Geral do Ultramar, 1951.

INTERNATIONAL ENERGY AGENCY - A Group strategy for energy research development and demonstration. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development, 1980. 97 p.  Contém assinatura manuscrita

INTRODUÇÃO – Introdução à Maçonaria Regular. [Lisboa]: Grande Loja Regular de Portugal, 1993.

JAURÉS, Jean; LAFARGUE, Paul – Idealismo e materialismo na concepção da história. Coimbra: Centelha, 1974.

JOÃO (O) – O João estragado: história para crianças. Porto: Liv. Escolar Progredior, [s.d.].

JOLLIFFE, Jill – Timor, terra sangrenta. Lisboa: O Jornal, 1989.

JORNADAS PARLAMENTARES DO PARTIDO SOCIALISTA, 12ªs, Ponta Delgada, 1989 – [Textos apresentados nas Jornadas]. Ponta Delgada: Secção do PS, 1989.

JORNADAS SOBRE O FENÓMENO DA CORRUPÇÃO, 1990 – Intervenções. Lisboa: Alta Autoridade Contra a Corrupção, 1991.

JOSÉ – José Régio correspondência familiar: cartas a seus pais. Portalegre: Câmara Municipal, 1997.

JUGOSLÁVIA. Constituição – La costituzione della RSF di Jugoslavia. [S.l.]: Fiume, 1974.

KAYSERLING, Meyer – História dos judeus em Portugal. São Paulo: Liv. Pioneira, 1971.

KOLLONTAI, Alexandra – A oposição operária 1920-21. Porto: Afrontamento, 1973.

KRAMMER, Karl – The portuguese Agrarian Reform and the role in portuguese politics. S.l., 1980. 181p.

KRASUCKI, Henri – Sindicatos e socialismo. Lisboa: Seara Nova, 1974.

KRIEGEL, Annie – As internacionais operárias:1864-1943. Amadora: bertrand, 1974.

KRIEGEL, Annie – Le pain et les roses: jalons pour une histoire des socialismes. [S.l.]: Presses Universitaires de France, 1968.

LACERDA, J. A. Dimas de – A constituição e o direito agrário: reforma agrária. Lisboa: Diabril, 1977.

LACTICOOP. União de Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Mondego, SCRL – [Relatórios de várias cooperativas]. [S.l.: s.n., s.d.].

LAMY, José Brak – Problemas sobre cartas geológicas: apontamentos redigidos para uso de alunos do Grupo de Mineralogia e Geologia. Lisboa: Faculdade de Ciências da UL, 1945.

LANCELOT, Pierre – Pour une politique forestière democratique. S.l., 1974. 13p.

LECA, Antoine – Les possibilites de développement économique de la région de l´Alentejo. S.l., 1964. 84p.

LEGA NAZIONALE DELLE COOPERATIVE E MUTUE – Organization et données statistiques. Roma: Cooperativa, 1975.

LEI – Lei de imprensa: projecto. Lisboa: Ministério da Comunicação Social, 1974.

LEITÃO, Joaquim – Memória. Lisboa: Imprensa Nacional, 1936.

LEITURA – Leitura Pública: comunicações apresentadas no âmbito das comemorações do 75º aniversário da Biblioteca Municipal de V. N. de Famalicão. Famalicão: Câmara Municipal, 1989.

LENINE, V. I. – Demoracia burguesa e ditadura do proletariado. [S.l.]: O Grito do Povo, 1974.

LENINE, V. I. – Marx: Engels: marxismo. Moscovo: Progreso, 1970.

LETTRE – Lettre a l’ Episcopat d’ Argentine du commandement national du Parti Montonero = Carta al Episcopado argentino de la conduccion nacional del Partido Montonero. [S.l.: s.n.], 1976.

LIGA DOS PEQUENOS AGRICULTORES – Memorial. Beja, 1974. 8p.

LIMA, Aristides R. – De quando um partido se constitui.... [S.l.]: Secretariado do CN do PAICV, [s.d.].

LIMA, Aristides R. – Reforma política em Cabo Verde: do paternalismo à modernização do estado. [S.l.: s.n., s.d.].

LIMA, Campos – O movimento operário em Portugal: dissertação para a cadeira de Ciência Económica, da Faculdade de Direito, apresentada no ano lectivo de 1903-1904. Porto: César de Oliveira, 1972.

LIMA, Maria Fernanda – Obrigações de Portugal como potência administrante do território não autónomo de Timor-Leste. Lisboa: Assembleia da República, 1992.

LIMITES – Limites e possibilidades do movimento cooperativo: comunicações apresentadas no Centro de Estudos Político-Sociais de Novembro de 1957 a Julho de 1958. Lisboa: CEPS, 1960.

LIVRELCO. Cooperativa Livreira de Universitários – Cooperativismo modalidades e aspectos. [S.l.: s. n.], 1963.

LIVRO (O) – O livro negro do Alqueva. S.l., 1980. 35p.

LOI (LA) – La loi sur le travail associe. Parmova: Beograd, 1978.

LOPES, M. Irene S. – Intervir na cidade ao nível das freguesias. [S.l.: s.n., s.d.].

LOSOVSKI, A. – Conquista ou abandono dos sindicatos?. Lisboa: Dinalivro, 1974.

LUXEMBURG, Rosa – Grève de masses, parti y syndicats. Paris: François Maspero, 1968.

MAGALHÃES, A. Barbedo; MENDES, Jorge – Timor-Leste: identidade do seu povo e perspectivas para o futuro: jornada de trabalho organizada pela Reitoria da Universidade do Porto e realizada no Círculo Universitário em 29 de Abril de 1989. Porto: Universidade, Reitoria, 1989.

MAGALHÃES, António Barbedo de – Timor-Leste mensagem aos mortos vivos. [S.l.]: Limiar, 1983.

MAGALHÃES, José – Dicionário da revisão constitucional. Mem Martins: Europa-América, 1989.

MAIA, Salgueiro – Capitão de Abril: histórias da guerra do ultramar e do 25 de Abril: depoimentos. 2ª ed. Lisboa: Ed. Notícias, 1994.

MAITRON, Jean – Le syndicalisme révolutionnaire Paul Delesalle. Paris: Éd. Ouvrières, 1952.

MALEK, Anouar Abdel – La revolution nationale en Egypte et le probleme de la terre: 1952-1967. Venise: [s.n.], 1967.

MALKOSH, N. – A Histadrut: Confederação Geral dos Trabalhadores em Israel. Tel Aviv: Departamento Tamar Smolarz, 1970.

MALKOSH, N. – A Histadrut: Confederação Geral dos Trabalhadores em Israel. Tel Aviv: Departamento Tamar Smolarz, 1967.

MANUEL, Alexandre; CARAPINHA, Rogério; NEVES, Dias (Coords.)– PIDE: a história da repressão. Fundão: Jornal do Fundão, 1974.

MARAIS, Octave – Structures agraires et systeme politique dans le Maroc independant. Venise: [s.n.], 1967.

MARCELO, Lopes – O Distrito de Castelo Branco na perspectiva do desenvolvimento regional e reforço do poder local: I desenvolvimento regional e acção das autarquias locais. [S.l.: s.n., s.d.].

MARENCO, Claudine – Aspectos psicológicos da noção de “salário” e “posição”. Lisboa: Sindicato Nacional dos Empregados de Escritório, 1962.

MARQUES, A. H. de (Org, pref. e notas) – A unidade da oposição à ditadura: 1928-1931. [S.l.]: Europa-América, 1973.

MARQUES, A. H. de Oliveira – Dicionário de Maçonaria Portuguesa. 2 vols. Lisboa: Delta, 1986.

MARQUES, A. H. de Oliveira [Org., pref. e notas) – Antologia da historiografia portuguesa: origens a Herculano: volume 1. [S.l.]: Europa-América, [s.d.].

MARQUES, A. H. de Oliveira [Org., pref. e notas) – Antologia da historiografia portuguesa: de Herculano aos nossos dias: volume 2. Mem-Martins: Europa-Amárica, 1975.

MARQUES, Fernando Pereira – Criar poder popular: reflexões e documentos dum ex-militante da LUAR sobre um partido e uma prática. Lisboa: Ulmeiro, 1976.

MARQUES, José – As paredes em liberdade. Lisboa: Teorema, 1974.

MARQUES, Sofia – Angola: a guerra à democracia. Luanda: Edipress, 1993.

MARTINS, Alberto – Novos direitos do cidadão. Lisboa: Dom Quixote, 1994.

MARTINS, F. A. de Oliveira – Portugal e Marrocos no século XVIII. Lisboa: Parceria António Maria Martins, 1937.

MARTINS, Manuel Alfredo de Morais – Contacto de culturas no congo português: achegas para o seu estudo.[S.l.]: Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina, 1973.

MARTINS, Maria Belmira – Sociedades e grupos em Portugal. Lisboa: Estampa, 1973.

MARTINS, Oliveira – Portugal contemporâneo – 2 vols. Lisboa: Guimarães & Cª, 1976-1977.

MARTINS, Oliveira – Teoria do socialismo: evolução política e económica das sociedades na Europa. Lisboa: Guimarães & Cª Editores, 1974.

MARTINS, Rocha; OLIVEIRA, Lopes de – A primeira constituição portuguesa. Lisboa: Excelsior, [s.d.].

MARX, Carlos – Trabajo asalariado y capital: salario precio y ganancia. Habana: Ed. de Ciencias Sociales, 1974.

MASCARENHAS, João Mário, ed. lit.; Lisboa. Biblioteca Museu República e Resistência, ed. lit. - Relação das obras cuja circulação esteve proibida em Portugal durante o regime Salazar-Marcello Caetano / [ed. lit.] Biblioteca Museu República e Resistência ; coord. João Mário Mascarenhas. Lisboa: C.M., imp. 1996. 129, [2] p.

MASP – Mário Soares: manifesto eleitoral. Lisboa: [s.n.], 2005.

MASSACRES – Massacres na guerra colonial: Tete, um exemplo. Lisboa: Ulmeiro, 1976.

MATOS, Norton de – Os dois primeiros meses a minha candidatura à presidência da república. Lisboa: NM, 1949.

MAZOYER, Marcel – Amenagement du bassin de la Vilariça (Portugal). Paris, 1964. 74p.

MAZOYER, Marcel – Programmes de develippement agricole (Portugal). Paris, 1964. 74p.

MCBAIN, Ed – Lady Killer. [S.l.]: Penguin 1979.

MEDEIROS, Carlos Alberto – A geografia no sentir de Orlando Ribeiro. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, 1998.

MEDEIROS, Fernando – A sociedade e a economia portuguesas nas origens do salazarismo. Lisboa: A Regra do Jogo, 1978.

MELO, Henrique de Sousa e – As revoluções rebentam de madrugada. Lisboa: Agência Portuguesa de Revistas, 1974.

MELO, Mário – Introdução à história de Portugal: à luz duma nova ciência. Lisboa: [s.n.], 1962.

MENDES, Clarence Barbosa do Quental – A cooperação em África. Lisboa: CBQM, 1959.

MENDES, Clarence Barbosa do Quental – O projecto de diploma legislativo redigido pelo governo de Cabo Verde sobre a restrição do cultivo da cana sacarina e a regulamentação do inquilinato rústico. Lisboa: [s.d.], 1962.

MENDES, Clarence Barbosa do Quental – Programa para o inquérito geral à estrutura agrária da ilha de Santiago (Cabo Verde). [S.l.: s.n.], 1962.

MENDONÇA, Luís – O regime politico de Cabo Verde. S.l., s.d., 28p.

MENDRAS, Henri - La France par le groupe de recherche futuribles. Venise: [s.n.], 1967.

MIGUÉIS, Jorge – Manual dos membros das mesas eleitorais: eleições autárquicas 12 de Dezembro. Lisboa: STAPE, 1993.

MIRANDA, Jorge – Anteriores constituições portuguesas. Lisboa: [s.n.], 1975.

MIRANDA, Sacuntala de – A emigração portuguesa e o Atlântico: 1870-1930. Lisboa: Salamandra, 1999.

MORAIS, João; VIOLANTE, Luís – Contribuição para uma cronologia dos factos económicos e sociais: Portugal 1926-1985. Lisboa: Horizonte, 1986.

MOREIRA, Eduardo – Relação da religião com a política. Porto: [s.n.], 1975.

MOURO, Joaquim Barros; MOURO, Manuel Barros – Reforma agrária: legislação, notas, comentários. [S.l.: s.n.], 1976.

MURAIS – Murais de Abril 1974 = Murals of April = Muraux d’ Avril. Lisboa: Biblioteca Museu República e Resistência, [s.d.].

MURAIS – Murais de Abril 1974. Lisboa: Biblioteca Museu República e Resistência, [1998].

NAÇÕES UNIDAS – Direitos do Homem: a carta internacional dos Direitos do Homem. Lisboa: Centro de Informação das Nações Unidas, [s.d.].

NADAIS, António; VITORINO, António; CANAS, Vitalino – Constituição da República Portuguesa: texto e comentários à Lei nº 1/82. [S.l.:s.n.], 1983.

NEVES, Orlando (Org. e introd.) – Textos históricos da revolução. Lisboa: Diabril, 1975.

NOHLEN, Dieter – Sistemas electorales del mundo. Madrid, 1981. 763p.

NOVA CARTILHA - Nova cartilha do povo / António Pereira Marinho Dias [et al] . - Braga : APDM [et al], 1969. - 29 p.

NOVAIS, Jorge Reis – Separação de poderes e limites da competência legislativa da Assembleia da República: simultaneamente um comentário ao acórdão nº 1/97 do Tribunal Constitucional. Lisboa: Lex, 1997.

OCDE -  Perspectives economiques de l’OCDE. S.l., 1986.

OLIVEIRA, César – Imprensa operária no Portugal oitocentista: de 1825 a 1905. Lisboa. [s.n.], 1973.

OLIVEIRA, César – Os anos decisivos: Portugal 1962-1985: um testemunho. Lisboa: Presença, 1993.

OLIVEIRA, César – Portugal e a II República de Espanha: 1931-1936. Lisboa: Perspectivas & Realidades, [s.d.].

OLIVEIRA, César – Portugal, dos quatro antos do mundo à Europa: a descolonização 1974-76: ensaios e documentos. Lisboa: Cosmos, 1996.

OLIVEIRA, César – Portugal, dos quatro cantos do mundo à Europa: a descolonização 1974-76: ensaio e documentos. Lisboa: Cosmos, 1996.

OLIVEIRA, César – Salazar e a guerra civil de Espanha. Lisboa: O Jornal, 1987.

OLIVEIRA, César de – A preparação do 28 de Maio: António Ferro e a propaganda do fascismo: 1920-1926.Lisboa: Moraes, 1980.

OLIVEIRA, Gilberto de – Memória viva do Tarrafal. Lisboa: Avante, 1987.

ORION, Moshe – Manual de cooperativas de transporte. Telaviv: Centro de Estudios Cooperativos y Laborales, [s.d.].

OSÓRIO, Ana de Castro – Uma lição da história: aprovado para leitura e premios escolares pelo Conselho Superior de Instrução Pública do Estado de Minas Gerais. Setubal: Livraria Editora, 1909.

OU VA – Ou va le revenu du domaine autogéré. [S.l.: s.n.], 1969.

PACTOS – Pactos internacionais dos direitos do homem relativos aos direitos económicos, sociais e culturais e aos direitos civis e políticos: protocolo facultativo: texto oficial. [S.l.: s. n., s.d.].

PANNEKOEK, Anton – Les conseils ouvriers. Paris: Bélibaste, 1974.

PAPEL (O) – O papel do cantor de intervenção em Portugal. [S.l.: s.n., s.d.].

PARA – Para rir e pasmar. Lisboa: Parceria António Maria Pereira, 1918.

PARA – Para uma melhor distribuição da terra: o desafio da reforma agrária. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1997.

PARTI COMUNISTE FRANÇAIS – Vivre, programe commun actualisé. Paris, s.d. 22p.

PARTI SOCIALISTE – Avec les socialistes un avenir pour les agriculteurs. Paris, s.d. 32p.

PARTI SOCIALISTE – Conference dês partis socialistes d’Europe du Sud. Paris, 1976. 37p.

PARTI SOCIALISTE FRANÇAIS – Femmes en lutte. Paris, s.d. 61p.

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL – Cinquenta anos de luta. [S.l.]: Maria da Fonte, 1975.

PARTIDO COMUNISTA ITALIANO – Almanaco PCI 79. [S.l.: s.n., s.d.].

PARTIDO COMUNISTA ITALIANO – Il Partito: stampa/Editora: Centri di Studio e Cultura: Le Rappresentanze: La FGCI. Roma: PCI, 1979.

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS – Pequeno guia parlamentar: os comunistas na Assembleia da República. Lisboa: Avante, 1978.

PARTIDO POPULAR DEMOCRÁTICO - Primeiro comunicado: linhas para um programa: resposta a um questionário / PPD . - Lisboa : PPD, 1974. - 12 p

PARTIDO SOCIALISTA – A questão sindical. S.l., s.d. 6p.

PARTIDO SOCIALISTA - Declaração de princípios e programa do Partido Socialista . - Roma : Portugal Socialista, 1973. - 65 p. . -

PARTIDO SOCIALISTA – Declaração de princípios: programa e estatutos aprovados no Congresso do PS em Dezembro de 1974. [S.l.]: PS, [s.d.].

PARTIDO SOCIALISTA – Declaration of principles and programme of the socialist party: adopted by the 1974 party congress. Lisboa: PS, Departamento Internacional, [s.d.].

PARTIDO SOCIALISTA - Documentos da comissão de trabalho / Comissão de Trabalho do Partido Socialista. Lisboa : Partido Socialista, [D.L. 1975]. 75p.

PARTIDO SOCIALISTA – Documentos da comissão de trabalho. [S.l.: s.n., s.d.].

PARTIDO SOCIALISTA – Estatutos aprovados na Comissão Nacional de 4 de Julho de 1992 / Partido Socialista. – S.l.., 1992. - 50p.

PARTIDO SOCIALISTA – Estatutos do Partido Socialista: aprovado no VII Congresso Nacional, Lisboa 1988. Lisboa, PS, 1988.

PARTIDO SOCIALISTA – Estatutos do Partido Socialista: aprovados na 2ª parte do Congresso: Porto 1977. [Lisboa]: Portugal Socialista, 1977.

PARTIDO SOCIALISTA – Grandezas e misérias da última sessão legislativa 3.1.1980 a 27.6.1980: projectos-Lei apresentados pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista. Lisboa: PS, 1980.

PARTIDO SOCIALISTA – Guia do emigrante. [S.l.: s.n., s.d.].

PARTIDO SOCIALISTA – Infiltração trotskysta no PS / Partido Socialista. – S.l., 1977. - 16p.

PARTIDO SOCIALISTA – Manual PS: eleições 76. Lisboa: PS, 1976.

PARTIDO SOCIALISTA – Mudar em paz a vida portuguesa: medidas para um governo PS. [S.l.: s.n., s.d.]

PARTIDO SOCIALISTA - O PS está em luta "pela liberdade e unidade dos trabalhadores": documentos [do] grande comício 16 de Janeiro Lisboa 1976 . - [Lisboa : s.n.], 1975. - [16] p.

PARTIDO SOCIALISTA - O PS está em luta "pela liberdade e unidade dos trabalhadores": documentos [do] grande comício 16 de Janeiro Lisboa 1976 . - [Lisboa : s.n.], 1975. - [16] p.

PARTIDO SOCIALISTA – Política económica de transição: uma proposta socialista. [Lisboa: PS, s.d.].

PARTIDO SOCIALISTA – Programa para um governo PS: vencer a crise reconstruir o país. Lisboa: Centro de Documentação do Partido Socialista, 1976.

PARTIDO SOCIALISTA – Projecto de Estatutos / Partido Socialista. – Porto, 1977. - 25p.

PARTIDO SOCIALISTA – Projecto de Estatutos. Porto, 1977. 25p.

PARTIDO SOCIALISTA – Rumo ao futuro: na defesa da renovação e da unidade do PS [...]. Porto, PS, 1986.

PARTIDO SOCIALISTA – Vencer as eleições para reconstruir Portugal. [Lisboa]: PS, 1976.

PARTIDO SOCIALISTA GALEGO – Declaracion de principios: documentos. [S.l.]: PSG, 1978.

PARTIDO SOCIALISTA. Comissão de Trabalho – Conclusões finais do 1º encontro nacional dos dirigentes sindicais socialistas / Partido Socialista. – S.l.., 1976. - 20p.

PARTIDO SOCIALISTA. Comissão do Trabalho –  2ª Conferencia Nacional de Núcleos de Empresa... S.l., 1977, 23p.

PARTIDO SOCIALISTA. Comissão do Trabalho – Documento critico sobre o Projecto de Decreto-Lei das Associações Sindicais. Lisboa, 1974. 7p.

PARTIDO SOCIALISTA. Relatório Preliminar. Campanha eleitoral para a Assembleia Legislativa. 1976. 57p.

PARTIDO SOCIALISTA. Secretariado Nacional – Infiltração Trotskysta no PS. S.l., 1977. 16p.

PARTIDO SOCIALISTA. Secretariado Nacional – Uma nova luta uma nova esperança. S.l., 1978. 16p.

PARTIDO SOCIALISTA. Secretariado Nacional para as Autarquias Locais – Breve inquérito interno e entre autarcas do PS, relativo às mais significativas propostas do PSD, do PCP e do CDS em matéria de revisão Constitucional, no que concerne ao exercício do poder local. Lisboa: PS, [1985?].

PARTIDO SOCIALISTA. Secretário Geral, 1974-1986 (Mário Soares) – Moção de orientação do secretário geral, Mário Soares, ao IV Congresso do PS . - [Lisboa : PS], 1981. - 31p

PARTIDO SOCIALISTA; UNIÃO DE ESQUERDA PARA A DEMOCRACIA SOCIALISTA – Protocolo de acordo entre o PS e a UEDS. Lisboa, 1983. 7p.

PELA ESQUERDA – Pela esquerda. Lisboa, 1993. 14p.

PELO – Pelo socialismo autogestionário. Lisboa: BASE, 1979.

PEREIRA, Daniel A. – A situação da ilha de Santiago no primeiro quartel do século XVIII. S. Vicente: Instituto Caboverdiano do Livro, 1984.

PEREIRA, Daniel A. – Estudos da história de Cabo Verde. Praia: Instituto Caboverdiano do Livro, 1986.

PEREIRA, Félix Alves (Org. e coligido) – Manual parlamentar: para uso dos membros do poder legislativo: contém a constituição e indice expositivo, legislação de contabilidade, eleitoral e administrativa, lei de responsabilidade ministerial e aditamentos com alguns diplomas até 1927 inclusivamente [...]. Lisboa: Imprensa Nacional, 1928.

PEREIRA, José Manuel Malhão – NRP Vega: manobra do navio. [S.l.: s.n., 1985].

PEREIRA, José Pacheco – As lutas operárias contra a carestia de vida em Portugal: a greve geral de Novembro de 1918. [S.l.: s.n.], 1971.

PEREIRA, Miriam Halpern – A história e as ciências sociais: lição de aposentação. Lisboa: ISCTE, 2005.

PEREIRA, Miriam Halpern – Assimetrias de crescimento e dependência externa: comparação entre dois períodos da história contemporânea portuguesa 1847-1914 e 1940-1970. Lisboa: Seara Nova, 1974.

PEREIRA, Miriam Halpern – Das revoluções liberais ao estado novo. Lisboa: Presença, 1994.

PEREIRA, Miriam Halpern – Demografia e desenvolvimento em Portugal na segunda metade do século XIX. Lisboa: [s.n.], 1970.

PESCAS (AS) – As pescas portuguesas face à adesão a CEE. [S.l.… s.n.], 1985.

PIAZZI, Ugo – Acção sindical. Lisboa: BASE, 1974.

PINHÃO, Fernando – Controle operário e organização dos trabalhadores na empresa. Lisboa: [s.n.], 1977.

PINHEIRO, Ivo de Almeida Santos – Como é e como vive a familia do assalariado no Brasil. [S.l.]: Ministério do Trabalho e Previdência Social, Dep. Nacional de Salário. [s.d.].

PIRES, António Pedro – Vida e morte nas terras do pau – Brasil e do açucar: ensaio antropológico sobre a Carta de Pero vaz de Caminha. Lisboa: A Regra do Jogo, 1980.

PIRES, Carlos Borges  - Política de emprego e intensificação das actividades desenvolvida numa cooperativa de produção agrícola / Carlos Borges Pires. Oeiras : Instituto Gulbenkian de Ciência. Centro de Estudos de Economia Agrária. 1981. 22p.

PIRES, Carlos Borges - Análise eco-energética de duas cooperativas de produção agrícola da freguesia de Albernoa [ Carlos Borges Pires. Oeiras : I.G.C., Centro de Estudos de Economia Agrária, 1981. 69p.

PIRES, Carlos Borges - As cooperativas de produção agrícola da freguesia de Albernoa / Carlos B. Pires. Oeiras : Instituto Gulbenkian de Ciência. Centro de Estudos de Economia Agrária. 1981.

PIRES, Mário Lemos – Descolonização de Timor: missão impossível?. Lisboa: Círculo de Leitores, 1991.

PIZARROSO QUINTERO, Alejandro – História da propaganda: notas para um estudo da propaganda política e de guerra. Lisboa: Planeta, 1993.

PLANO – Plano energético nacional e opção nuclear. [S.l.]: UEDS, 1984.

PLANTU – Ici Maaaastricht! Les européens parlent aux européens!. [S.l.]: Le Monde, 19??.

PLUM, Werner – Exposições mundiais no século XIX: espetáculos da transformação sócio-cultural. Bonn: Friedrich Ebert Stiftung, 1979.

PLUM, Werner – O empresário, personagem marginalizado na sociedade industrial. Bonn: Friedrich Ebert Stiftung, 1979.

PLUM, Werner – Relatos de operários sobre os primórdios do mundo moderno do trabalho. Bonn: Friedrich-Ebert-Stiftung, 1979.

PLUM, Werner – Utopias inglesas, modelos de cooperação social e tecnológica. Bonn: Friedrich Ebert Stiftung, 1979.

POPPE, Manuel – A mulher nua. Lisboa: Teorema, 1997.

POPPE, Manuel – O senhor Casimiro e a Santidade do juramento. [S.l.: s.n.], 2005.

POR UMA – Por uma intervenção sindical democrática, unitária e ao serviço dos trabalhadores!. [S.l.: s.n., s.d.].

PORTAS, Nuno; Congresso Nacional de Projectistas e Consultores, 1º Lisboa, 1973 – Os profissionais projectistas, os gabinetes de projecto & o interesse público: Comunicação apresentada ao 1º Congresso de Projectistas e Consultores / Nuno Portas. Lisboa :, 1973. 14p.

PORTUGAL – Portugal l’ an 1. Supl. de “Informations Ouvrières” nº 701. [S.l.: s.n., s.d.].

PORTUGAL – Portugal revolução unidade socialista: trabalho colectivo: balanço duma experiência e perspectivas. Porto: Francisco Abreu Pessegueiro, 1977.

PORTUGAL – Portugal visto pelos estrangeiros: escaparate bibliográfico. [S.l.:s.n., s.d.].

PORTUGAL (LE)  – Le Portugal et le marché commun: le volet cereales. Paris, 1984.

PORTUGAL, Leis Decretos, etc - Arrendamento rural: lei no 2114, decreto-lei no 45905. Lisboa : [s.n.], 1964. 23p.

PORTUGAL, Leis Decretos, etc - Arrendamento rural: lei no 2114, decreto-lei no 45905. Emparcelamento da propriedade rústica: lei n.º 2116,  de 14 de Agosto de 1962: decreto n.º 44 647, de 26 de Outubro de 1962. Lisboa : INCM, 1964. 46p.

PORTUGAL. Assembleia da República – Acompanhamento parlamentar da revisão do Tratado da União Europeia na Conferência Intergovernamental de 1996 – 1º vol. Lisboa: Comissão de Assuntos Europeus, 1995.

PORTUGAL. Assembleia da República – Biografias dos deputados. Lisboa: Direcção-Geral de Apoio Parlamentar, Divisão de Edições, 1988.

PORTUGAL. Assembleia da República – Constituinte 25 anos, a campanha eleitoral em cartazes. Lisboa, 2000. 56p.

PORTUGAL. Assembleia da República – Estatuto dos deputados. Lisboa, AR, 1995.

PORTUGAL. Assembleia da República – Estatuto dos deputados. Lisboa: AR, 1991.

PORTUGAL. Assembleia da República – Exercício do direito de petição. Lisboa: [s.n.], 1991.

PORTUGAL. Assembleia da República – Organização, funcionamento e processo do tribunal Constitucional: anexo proposta de lei, apresentação e debate, actas da comissão, votação e declarações de voto. Lisboa: AR, 1984.

PORTUGAL. Assembleia da República – Projectos de lei de revisão constitucional: textos comparados. Lisboa: Divisão de Documentação, 1988.

PORTUGAL. Assembleia da República – Protecção e segurança nuclear: legislação portuguesa: textos de apoio. 1º Vol. Lisboa: AR, 1986.

PORTUGAL. Assembleia da República – Protecção e segurança nuclear: normas comunitárias: convenções internacionais: legislação nuclear estudo analítico. 2º Vol. Lisboa: AR, 1986

PORTUGAL. Assembleia da República – Reforma agrária: arrendamento rural: emparcelamento: arrendamento rural: emparcelamento. 1º vol. Lisboa: AR, Biblioteca/Documentação, 1986.

PORTUGAL. Assembleia da República – Regimento da Assembleia da República. Lisboa: Direcção-Geral de Apoio Parlamentar, Divisão de Edições, 1988.

PORTUGAL. Assembleia da República – Regimento da Assembleia da República e estatuto dos deputados. Lisboa: Direcção-Geral de Serviços Técnicos, Divisão de Edições, 1985.

PORTUGAL. Assembleia da República – Regimento da Assembleia da República. Lisboa: Direcção-Geral de Apoio Parlamentar, Divisão de Edições, 1991.

PORTUGAL. Assembleia da República – Regimento da Assembleia da República e estatuto dos deputados. Lisboa: Direcção-Geral de Serviços Técnicos, Divisõa de Edições, 1985.

PORTUGAL. Assembleia da República – Regimento da Assembleia da República e estatutos dos deputados. Lisboa: Secretaria-Geral da Assembleia da República, 1977.

PORTUGAL. Assembleia da República – Regimento e legislação interna da Assembleia. Lisboa: AR, 1982.

PORTUGAL. Assembleia da República – Regimento e legislação interna da Assembleia. Lisboa: AR, 1979.

PORTUGAL. Assembleia da República – Règlement de l’Assemblée de la République et satatut des députés. Lisboa, AR, divisão de Edições, 1986.

PORTUGAL. Assembleia da República – Relatório da actividade da Assembleia da República: 1ª sessão legislativa: IV legislatura: 1985-1986. Lisboa: AR, 1986.

PORTUGAL. Assembleia da República - Revisão constitucional. Disposições constitucionais sobre o sistema eleitoral e o processo legislativo. / Assembleia da República . - [Lisboa] :, 1988. - 490 p.

PORTUGAL. Assembleia da República – Sistemas eleitorais – Anexo / compilação de textos pela Biblioteca da Assembleia da República. – Lisboa: AR, 1992. 76p.

PORTUGAL. Assembleia da República – Sistemas eleitorais, Leis eleitorais - Parte I: sistemas eleitorais. Lisboa, 1990.

PORTUGAL. Assembleia da República – Timor-Leste factos e documentos: factos 1988-1991. 1º vol. Lisboa: Assembleia da República, 1991.

PORTUGAL. Assembleia da República – Timor-Leste factos e documentos: factos 1988-1991. 1º vol., 2ª parte. Lisboa: Assembleia da República, 1991.

PORTUGAL. Assembleia da República – Timor-Leste factos e documentos: factos 1988-1991. 1º vol., 1ª parte. Lisboa: Assembleia da República, 1991.

PORTUGAL. Assembleia da República – União política: conferência de Dublin. Lisboa: AR, 2003.

PORTUGAL. Assembleia da República – União política: processo de construção da União Europeia: antecedentes. Tomo 2. Lisboa: AR, 1989?.

PORTUGAL. Assembleia da República. Biblioteca – Les obligations du Portugal en tant que puissance administrante du territoire non autonome du Timor Oriental. Lisboa: AR, 1992.

PORTUGAL. Assembleia da República. DILP. Arrendamento urbano. S.l., 1992. 91p.

PORTUGAL. Conselho da Revolução - Plano de acção política / Conselho da Revolução . - [S.l. : s.n.], 1975 (Lisboa : Imprensa Nacional-casa da Moeda, 1975). - 19 p. ; 21 cm

PORTUGAL. Conselho Económico e Social – O Conselho Económico e Social: legislação, constituição, composição. Lisboa: CES, 1993.

PORTUGAL. Constituição – Constitution of the portuguese republic. Lisboa: Secretaria de Estado da Comunicação Social, 1977.

PORTUGAL. Constituição, 1976 – Constituição da República Portuguesa: 1976. Lisboa: Secretariado da Assembleia Constituinte, 1978.

PORTUGAL. Constituição, 1976 – Constituição da República Portuguesa: 1º aniversário. 2ª ed. [Lisboa: IN-CM], 1978.

PORTUGAL. Constituição, 1976 – Constituição da República Portuguesa e Declaração Universal dos Direitos do Homem. [S.l.: s.n.], 1978.

PORTUGAL. Constituição, 1976 – Constituição política da República Portuguesa 1976: projectos, votações e posição dos partidos. Amadora: Bertrand, 1976.

PORTUGAL. Constituição, 1976 – Constituição política: colectânea dos artigos aprovados. [S.l.: s.n.], 1976.

PORTUGAL. Constituição, 1977 – Constituição da República Portuguesa. [Lisboa: IN-CM], 1977.

PORTUGAL. Constituição, 1ª Revisão, 1982 – Constituição da república portuguesa: primeira revisão. Lisboa: AR, 1982.

PORTUGAL. Constituição, 1ª Revisão, 1982 – Constituição da República Portuguesa: primeira revisão 1982: textos comparados: votação e declarações de voto: declaração universal dos direitos do homem. [Lisboa: AR, 1982].

PORTUGAL. Constituição, 1ª Revisão, 1982 – Constitution de la Republique Portugaise: premiere revision 1982. [S.l.]: Direction Generale a la Diffusion, 1982.

PORTUGAL. Constituição, 2ª revisão, 1989 – Constituição da República Portuguesa. Lisboa: Direcção-Geral de Apoio Parlamentar, Divisão de Edições, 1989.

PORTUGAL. Constituição, 3ª revisão, 1992 – Constituição da República Portuguesa. Lisboa: Assembleia da República, 1992.

PORTUGAL. Constituição, 4ª revisão, 1997 – Constituição República Portuguesa. Lisboa: Assembleia da República, 1997.

PORTUGAL. Direcção Geral da Divulgação - O presidente da República Francesa em Portugal : discursos oficiais proferidos durante a visita a Portugal do Presidente da República Francesa, Valéry Giscard d'Estaing em 19 e 20 de Julho de 1978 / Direcção Geral da Divulgação. Lisboa : D.G.D., 1978.

PORTUGAL. Governo Constitucional, 10º – Programa do X Governo Constitucional: apresentação e debate. Lisboa: AR, 1986.

PORTUGAL. Governo Constitucional, 12º – Programa do XII Governo Constitucional: apresentação e debate. Lisboa: AR, 1992.

PORTUGAL. Governo Constitucional, 5º – Programa do V Governo Constitucional: apresentação e debate. Lisboa: Direcção de Serviços de Documentação e Informação Bibliográfica, 1979.

PORTUGAL. Governo Constitucional, 6º – Programa do VI Governo Constitucional: apresentação e debate. Lisboa: Direcção Geral dos Serviços Técnicos, 1980.

PORTUGAL. Governo Constitucional, 7º – Programa do VII Governo Constitucional: apresentação e debate. Lisboa: Direcção Geral dos Serviços Técnicos, Divisão de Edições, 1981.

PORTUGAL. Governo Constitucional, 8º – Programa do VIII Governo Constitucional: apresentação e debate. Lisboa: Direcção Geral dos Serviços Técnicos, Divisão de Edições, 1982.

PORTUGAL. Governo Constitucional, 9º – Programa do IX Governo Constitucional: apresentação e debate. Lisboa: AR, 1983.

PORTUGAL. Instituto de Gestão da Base de Dados dos Recursos Humanos da Administração Pública - A Administração Pública em números : [1º recenseamento / Instituto de Gestão da Base de Dados dos Recursos Humanos da Administração Pública. Lisboa : IGDAP, 1999. 1º v. : 293 p. . – 2º v. : p. 299-961

PORTUGAL. Instituto Nacional de Estatística – Recenseamento da população e da habitação: 1981: antecedentes, metodologia e conceitos. Lisboa: INE, 1984.

PORTUGAL. Instituto Nacional de Investigação Agrária - Actividades de I-D em curso em 1976 [ Ex. policopiado / Instituto Nacional de Investigação Agrária. Oeiras : I.N.I.A., 1976. 197p.

PORTUGAL. Instituto Nacional de Investigação Agrária – Actividades I-D para 1976, sanidade vegetal [ Ex. policopiado / Instituto Nacional de Investigação Agrária. Oeiras : I.N.I.A., 1976. 32p.

PORTUGAL. INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA - Agro-pecuária em Portugal [ Texto policopiado] : diagnóstico actividades de I-D / Inst. Nac. de Investigação Agrária. Oeiras : I.N.I.A., 1975. 85 p

PORTUGAL. Instituto Nacional de Investigação Agrária – Introdução ao planeamento das Actividades I-D para 1977 [ Ex. policopiado / Instituto Nacional de Investigação Agrária. Oeiras : I.N.I.A., 1976. 10[7]p.

PORTUGAL. INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA - O problema dos viveiros em Portugal Continental / Instituto Nacional de Investigação Agrária. Oeiras : I.N.I.A., 1975. [58] p.

PORTUGAL. INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA - O problema da floricultura em Portugal / Inst. Nac. de Investigação Agrária. Oeiras : I.N.I.A., 1975. 51, [28] p.

PORTUGAL. Instituto Nacional de Investigação Agrária – Plano de acção das Actividades da EZN para 1976 [ Ex. policopiado / Instituto Nacional de Investigação Agrária. Fonte-Boa: I.N.I.A., 1976. 8p.

PORTUGAL. Instituto Nacional de Investigação Agrária – Plano de acção das Actividades da EMP para 1976 [ Ex. policopiado / Instituto Nacional de Investigação Agrária. Elvas: I.N.I.A., 1976. 7p.

PORTUGAL. Instituto Nacional de Investigação Agrária – Plano de acção da EAN para 1976 - 1 [ Ex. policopiado / Instituto Nacional de Investigação Agrária. Oeiras: I.N.I.A., 1976. 9[6]p.

PORTUGAL. Instituto Nacional de Investigação Agrária – Projecto de I-D para 1975 [ Ex. policopiado / Instituto Nacional de Investigação Agrária. Oeiras : I.N.I.A., 1975. 84[23]p.

PORTUGAL. Instituto Nacional de Investigação Agrária – Proposta de actividades Actividades I-D para 1976 [ Ex. policopiado / Instituto Nacional de Investigação Agrária. Oeiras : I.N.I.A., 1975. 191[19]p.

PORTUGAL. INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA - Regras de defesa do ambiente nas acções de reforma agrária / Instituto Nacional de Investigação Agrária. Oeiras : INIA, 1975. [148]p.

PORTUGAL. INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA - Situação das culturas oleaginosas em Portugal e suas perspectivas / Inst. Nac. de Investigação Agrária. Oeiras : I.N.I.A., 1975. [220] p. 

PORTUGAL. INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA - Situação da fruticultura em Portugal e suas perspectivas / Inst. Nac. de Investigação Agrária. Oeiras: I.N.I.A., 1975. 68p.

PORTUGAL. INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA - Situação da horticultura em Portugal e suas perspectivas / Inst. Nac. de Investigação Agrária. Oeiras : I.N.I.A., 1975. 66, [34] p.

PORTUGAL. Junta de Acção Social – O trabalho e as corporações no pensamento de Salazar. [S.l.]: Junta de Acção Social, Plano de Formação Social e Corporativa, [s.d.].

PORTUGAL. Leis, Decretos, etc – Lei de defesa nacional e das forças armadas: proposta de lei, apresentação e debate, votação e declarações de voto, actas e relatórios da Comissão de Defesa Nacional. Lisboa: Assembleia da República, Divisão de Edições, 1984.

PORTUGAL. Leis, Decretos, etc. – Arrendamento rural: discussão do projecto de Decreto-Lei da Secretaria de Estado da Agricultura: proposta alternativa apresentada ao referido projecto. Lisboa: Instituto Gulbenkian de Ciência, 1975.

PORTUGAL. Leis, Decretos, etc. – Diplomas fundamentais. Lisboa: Ministério da Cooperação Interterritorial, 1975.

PORTUGAL. Leis, Decretos, etc. – Eleição da Assembleia da República: legislação eleitoral actualizada e anotada. Lisboa: AR, 1991.

PORTUGAL. Leis, Decretos, etc. – Eleição do Presidente da República: legislação eleitoral actualizada e anotada. Lisboa: STAPE, 1991.

PORTUGAL. Leis, Decretos, etc. – Eleição dos orgãos das autarquias locais: legislação eleitoral. Lisboa: [s.n.], 1989.

PORTUGAL. Leis, Decretos, etc. – Eleição dos orgãos das autarquias locais: legislação eleitoral. Lisboa: MAI, 1985.

PORTUGAL. Leis, decretos, etc. – Estatuto da aposentação, estatuto das pensões de sobrevivência, subsídio por morte de funcionário, acidentes em serviço e doenças profissionais, estatuto remuneratório dos titulares de cargos políticos, caixa geral de aposentações. Lisboa: Petrony, 2001.

PORTUGAL. Leis, Decretos, etc. – Lei do recenseamento eleitoral: anexos proposta de lei nº 132/1, relatório e actas da comissão de direitos, liberdades e garantias, votações, dclaração de voto dos partidos. Lisboa: Assembleia da República, 1978.

PORTUGAL. Leis, Decretos, etc. – Lei eleitoral para a Assembleia da República: Comissão Nacional de Eleições: anexos. Lisboa: AR, 1979.

PORTUGAL. Leis, Decretos, etc. – Lei nº 14-A/85 de 10 de Julho: alterações à Lei nº 14/79, de 16 de Maio Lei Eleitoral para a Assembleia da República. [S.l.: s.n., s.d.].

PORTUGAL. Leis, Decretos, etc. – Leis fundamentais da República Portuguesa: estrutura constitucional transitória, programa do Movimento das Forças Armadas, programa e orgânica do Governo Provisório. Lisboa: IN-CM, 1974.

PORTUGAL. Leis, Decretos, etc. – Pareceres da Comissão Constitucional: 1976, do nº 1 ao nº 3 - 1977, do nº 1 ao nº 10: 1º vol. Lisboa: INCM, 1977.

PORTUGAL. Ministério da Administração Interna – Relatório. [Lisboa: MAI, 1985?].

PORTUGAL. Ministério da Administração Interna, Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral (STAPE) – Eleições intercalars para os órgãos das autarquias locais: 1985: resultados por freguesia e concelho. Lisboa: STAPE, 1985.

PORTUGAL. Ministério da Administração Interna. Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral – Eleições intercalares para os órgãos das autarquias locais: 1983: resultados por freguesia e concelho. Lisboa: AR, 1983.

PORTUGAL. Ministério da Administração Interna. Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral – Eleições intercalares para os órgãos das autarquias locais: 1985: resultados por freguesia e concelho. Lisboa: AR, 1985.

PORTUGAL. Ministério da Administração Interna. Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral – Eleições intercalares para os órgãos das autarquias locais: 1984: resultados por freguesia e concelho. Lisboa: AR, 1984.

PORTUGAL. Ministério da Administração Interna. Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral – Lista dos presidentes das Câmaras e assembleias municipais: eleição dos orgãos das autarquias locais: 16/12/79. Lisboa: STAPE, [1980?].

PORTUGAL. Ministério da Agricultura e Pescas – Lista de prédios rústicos expropriados no âmbito da Reforma Agrária. Lisboa, s.d.. 1º vl. : Distritos de Santarém, Portalegre, Évora; 2º vl. : Distritos de Beja, Setúbal, Castelo Branco.

PORTUGAL. Ministério da Agricultura e Pescas – Lista dos prédios rústicos nacionalizados. Lisboa, 1976.

PORTUGAL. Ministério da Agricultura e Pescas – Relatório final da comissão de análise e estudo dos problemas surgidos com a aplicação da reforma agrária . Lisboa, 1976. 102 [17]p.

PORTUGAL. Ministério da Agricultura e Pescas. Comissão de Análise e Estudo dos Problemas Surgidos com a Aplicação de Reforma Agraria – Relatório final da Comissão de Análise e Estudo dos Problemas Surgidos com a Aplicação de Reforma Agraria. S.l., [1976].  102p [+ 17p].

PORTUGAL. Ministério da Agricultura e Pescas. Serviço de Informação Agrícola – Relação das Unidades Colectivas de Produção legalizadas até 31/12/75. Lisboa, s.d..

PORTUGAL. Ministério da Agricultura e Pescas. Serviço de Informação Agrícola – Relação das Unidades Colectivas de Produção legalizadas até 31/12/76. Lisboa, s.d..

PORTUGAL. Ministério da Comunicação Social – Código geográfico nacional. Lisboa: MCS, 1979.

PORTUGAL. Ministério da Comunicação Social – Portugal libre: año III: 1974-1976. Lisboa: DGD, 1976.

PORTUGAL. Ministério da Educação – Relatório: Acção Social Complementar. Lisboa, 1994. 26p.

PORTUGAL. Ministério da Indústria, Energia e Exportação – Energia nuclear: documento informativo. Lisboa: MIEE, 1982.

PORTUGAL. Ministério da Saúde. Serviços Sociais – Relatório de actividades de 1995. Lisboa, 1995. 27[9]p.

PORTUGAL. Ministério das Finanças e do Plano. Comissão para a Integração Europeia. SIE – Síntese da negociação. Lisboa, 1985. 154[33]p.

PORTUGAL. Ministério do Emprego e da Segurança Social. Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres – Portugal situação das mulheres: 1993. 11ª ed. Lisboa: CPIPDM, 1993.

PORTUGAL. Ministério do Plano e Coordenação Económica – Plano 1977/80, fundamentação das grandes opções. Lisboa, 1977. 193p.

PORTUGAL. Ministério do Ultramar – Decreto nº 43897: reconhece nas províncias ultramarinas os usos e costumes locais, reguladores de relações jurídicas privadas, quer os já compilados, quer os não compilados e vigentes nas regedorias. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1961.

PORTUGAL. Ministério do Ultramar – Estatuto político administrativo da província da Guiné. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1963.

PORTUGAL. Ministério do Ultramar – Julgados municipais e de paz das províncias ultramarinas: decreto nº 43898, de 6 de Setembro de 1961. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1961.

PORTUGAL. Ministério do Ultramar – Juntas provinciais de povoamento de Angola e Moçambique: decreto nº 43895, de 6 de Setembro de 1961. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1961.

PORTUGAL. Ministério do Ultramar – Organização das regedorias nas províncias ultramarinas: decreto nº 43896, de 6 de Setembro de 1961. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1961.

PORTUGAL. Ministério do Ultramar – Revogação do decreto-lei nº 39666, que promulga o estatuto dos indígenas portugueses das províncias da Guiné, Angola e Moçambique: decreto-lei nº 43893, de 6 de Setembro de 1961. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1961.

PORTUGAL. Ministério do Ultramar – Serviços de registo das províncias ultramarinas: decreto nº 43899, de 6 de Setembro de 1961. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1961.

PORTUGAL. Ministério dos Negócios Estrangeiros – Portugal nas comunidades europeias: segundo ano. Lisboa: MNE, 1988.

PORTUGAL. MNE. Comissäo Nacional da FAO - Notes sur l'état de l'agriculture et de l'alimentation au Portugal / Comissão Nacional da FAO. Lisboa : C.N.F., 1978. 24p

PORTUGAL. Presidência da República – Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos: do 1º artigo da declaração universal dos direitos do homem. Lisboa: Presidência da República, [s.d.].

PORTUGAL. Presidência da República. Instituto de Pesquisa Scial Damião de Góis – Alguns efeitos da aplicação da lei nº 77/77: bases gerais da reforma agrária na ZIRA. Lisboa: PR, 1984.

PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros – Portugal: negociações de adesão às comunidades europeias. [Lisboa: Secretaria de Estado da Integração Europeia], 1980.

PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros – Relatório da Comissão de Análise e Esclarecimento do Processo de Descolonização de Timor. Lisboa: PCM, 1981.

PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros – Relatório do governo de Timor: período de 13 de Novembro de 1974 a 7 de Dezembro de 1975. Lisboa: PCM, 1981.

PORTUGAL. Presidente da Assembleia da República (Fernando Amaral) – Discursos de circunstância que as circunstâncias ditaram. Lisboa: AR, 1986.

PORTUGAL. Presidente da República, 1976-1986 (António Ramalho Eanes) – Evocando o 25 de Abril: discursos proferidos pelo Presidente da República, General Ramalho Eanes, e mensagem ao povo das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, nas comemorações do 3º aniversário do 25 de Abril. Lisboa: Secretaria de Estado da Comunicação Social, 1977.

PORTUGAL. Província de Moçambique – Nova legislação corporativa aprovada pelo diploma legislativo nº 1320 e pelas portarias nºs 9518 a 9520, de 23 de Setembro de 1952. 2ª ed. Lourenço Marques: Imprensa Nacional de Moçambique, 1952.

PORTUGAL. Província de Moçambique – Regulamento dos acidentes de trabalho dos indígenas: portaria nº 5483, de 8 de Abril de 1944. Lourenço Marques: Imprensa Nacional de Moçambique, 1953.

PORTUGAL. Secretaria de Estado da Comunicação Social – No 1º aniversário da constituição. Lisboa: SECS, 1977.

POSADAS, J. – A aliança operária-camponesa e forças armadas para sustentar e avançar a revolução em Portugal: novamente Portugal votou pelo sosialismo: o golpe de estado e as perspectivas da luta de classes na Argentina. [S.l.]: Revista Marxista Europeia, 1976.

POTERE – Potere e opposizione nelle società post-rivoluzionaire: una discussione nella sinistra. Roma: Curato da Alfani Editore, 1978.

PREVENTION (THE) – The prevention and treatment of drug misuse in Britain. London: Central Office of Information, 1985.

PROGRAMA – programa D [Setenave], uma comissão de trabalhadores unitária.... Coimbra, s.d. 17p.

PROGRAMA – Programa do VIII Governo Constitucional. S.l., s.d. 124p.

PROGRAMA - Programa para a democratização da República: 31 de Janeiro de 1961 . - [Porto : s.n.], 1961. - 51 p. . - Programa do governo apresentado pela oposição democrática em 1961 e subscrito por 61 pessoas entre as quais, Mário Azevedo Gomes; Mário Soares, Francisco Salgado Zenha, Raul Rego, Urbano Tavares Rodrigues.

PROJECTO – Projecto de tratado que estabelece uma Constituição para a Europa: aprovado por consenso pela Convenção Europeia, em 13 de Junho e 10 de Julho e 2003 entregue ao Presidente do Conselho Europeu, em Roma, a 18 de Julho de 2003. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, 2003.

QUALE – Quale Europa?: i comunisti italiani e le elezioni europee. Roma: Centro Studi di Politica Internazionale, [s.d.].

QUE DIZ (O) – O que diz a lei do arrendamento. Porto, 1976. 64p.

QUI – Qui a peur de l´autogestion?: liberté ou terreur: cause commune 1978/1. [S.l.]: Union Générale d’ Éditions, 1978.

REALIDADE (A) – A realidade da autogestão em Portugal. Lisboa: Perspectivas & Realidades, [s.d.].

REBELO, José Pequito – Boas e más reformas agrárias: o decreto lei 406-A/75: subsídios para a sua revogação. [S.l.]: JPR, 1975.

REBELO, José Pequito – Boas e más reformas agrárias: o Decreto-Lei 406-A/75: subsidios para a sua revogação. 2ª ed. 1º vil. Lisboa: JPR, 1976.

REBELO, José Pequito – Boas e más reformas agrárias: pseudo-reforma de uma pseudo-reforma: o projecto Lopes Cardoso. 2º vol. Lisboa: JPR, 1976.

REBELO, José Pequito – Um documento revelador. Lisboa: JPR, 1975.

REIS, Luis da Câmara – Vida política. 7 fascículos. Lisboa: Tip. Mendonça, 1911.

RELATÓRIOS – Relatórios sobre a revolução de 5 de Outubro. Lisboa: Publicações Culturais da Câmara Municipal, 1978.

RELVAS, José – Memórias políticas. 2 vols. Lisboa: Terra Livre, 1977-1978.

REPÚBLICA DA ARGENTINA. Leis, decretos, etc. - Ley de contrato de trabajo. Buenos Aires, 1974. 44p.

REPÚBLICA DE CABO VERDE. Assembleia Nacional Popular – IVSessão legislativa da II legislatura 1982: discursos parlamentares. Praia: ANP, 1983.

REPÚBLICA DE CUBA. Leis, decretos, etc. -  Cuba: reforma agrária: lei de 17-V-1959. In Jornal Fôjo. [S.l.; s.n, 195-?]

REPÚBLICA DE CUBA. Leis, decretos, etc. -  Loi de reforme agraire. [S.l]: FAO, 1959. Separata de “Recueil de Législation”. FAO; vol. 8, nº 2 (1959). 26p.

REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA. Constituição – A nova lei constitucional de empresa da República Federal da Alemanha. [S.l.: s.n.], 1936.

REPÚBLICA PORTUGUESA – Contratados, assalariados e interinos: condições a observar na prestação de serviço nas províncias ultramarinas: decreto nº 34107, de 13 de Novembro de 1944, e legislação subsidiária. 3ª ed. Lourenço Marques: Imprensa Nacional de Moçambique, 1951.

REPÚBLICA PORTUGUESA – Sessão inaugural da Assembleia Constituinte: 2 de Junho de 1975. Lisboa: Comissão Nacional Instaladora da Assembleia Constituinte, 1965.

REVISÃO (A) – A revisão constitucional e a moção de censura construtiva: actas do Seminário organizado pelo Gabinete de Estudos do Partido Socialista e pela Fundação Friedrich Ebert, em Lisboa, nos dias 22 e 23 de Janeiro de 1988. Lisboa: Fundação Friedrich Ebert, 1988.

REVISÃO (A) – A revisão do C.C.T. dos metalúrgicos. Lisboa: Seara Nova, 1974.

REVOLUÇÃO (A) – A revolução peruana: plano de governo “Tupac Amaru”: período 1977-1980. Lima: Sistema Nacional de Informação, 1977.

RIMLI, Eugène-Th; BONAPACE, Umberto - Nouvel Atlas mondial. Zurich; Paris; Bruxelles; Francfort / M.; Innsbruck: Editions Stauffacher S.A., 1965.

RIOUX, Lucien – Iniciação ao sindicalismo. Lisboa: Círculo de Leitores, 1975.

RITER, G. A.; MILLER, S. – La rivoluzione tedesca 1918-1919. Lilano: Feltrinelli, 1969.

ROCHA, Nuno – Timor Timur: 27ª província da Indonésia. Lisboa: Nova Nórdica, 1987.

RODEIA, Luís – Manual de protecção do cidadão comum. Lisboa: Direcção-Geral da Comunicação Social, 1985.

RODRIGUES, Avelino; BORGA, Cesário; CARDOSO, Mário – Abril nos quartéis de Novembro. Amadora: Bertrand, 1979.

RODRIGUES, Cunha – A constituição e os tribunais. Lisboa: Diabril, 1977.

RODRIGUES, José Alberto – Carta aos camponeses. Chaves, 1974. 10p.

ROMA, Bento Esteves – Os portugueses nas trincheiras da grande guerra: palestra feita na escola Militar em 15 de Maio de 1920 em propaganda da “Aldeia Portuguesa” na Flandres. Lisboa: Cruzada das Mulheres Portuguesas, 1921.

ROTEIRO – Roteiro de fontes da história portuguesa contemporânea: arquivos de Lisboa: arquivos do Estado: arquivos da CM. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1985.

RUGENDAS, João Maurício – Viagem pitoresca através do Brasil. São Paulo: Martins, 1967.

SÁ, Henrique Oliveira – Política da habitação. Lisboa: Diabril, 1975.

SÁ, Luís; FILIPE, Ana – Fraudes e irregularidades nas eleições 79. Lisboa: Caminho, 1980.

SÁ, Victor de – Formação do movimento operário português: memória de uma reprovação: lição de síntese e textos apresentados, conforme a lei, para concurso a professor extraordinário na Faculdade de Letras do Porto, em 6 e 7 de Abril de 1978. Coimbra: Centelha, 1978.

SÁ, Victor de – Repensar Portugal: reflexões sobre o colonialismo e a descolonização. Lisboa: Horizonte, 1977.

SALAVISA, José – O flagêlo das barracas e de outras construções afins. [S.l.: s.n., s.d.].

SALAZAR, Oliveira – Como se levanta um estado. Lisboa: Mobilis in Mobile, 1991.

SALLES, Charles – Rapport nº 2 sur l’examen de la structure générale dês stetions d’emballage.... Paris, 1964. 65p.

SAMPAIO, Jorge – A festa de um sonho. Lisboa: Inquérito, 1991.

SAMPAIO, Jorge – Um ano de intervenção sobre as relações Leste-Oeste. S.l., 1989. 43p.

SANTANA, Emídio – História de um atentado: o atentado a Salazar. [S.l.]: Forum, 1976.

SANTANA, Emídio – História de um atentado: o atentado a Salazar. [Lisboa]: Forum, 1976.

SANTOS, Boaventura de Sousa; CRUZEIRO, Maria Manuela; COIMBRA, Maria Natércia – O pulsar da revolução: cronologia da revolução de 25 de Abril 1973-1976. Porto, Coimbra: Afrontamento, CD25A da UC, 1997.

SANTOS, Fernando Piteira – Geografia e economia da revolução de 1820. Lisboa: Europa-América, 1962.

SANTOS, Fernando Piteira - Notas de introdução a uma leitura de Sérgio / Fernando Piteira Santos . - Lisboa : [s.n.], 1979. - [6] p . - Sep. do 1º vol. de Clio. Revista do Centro de História da Univ. de Lisboa, 1979, pág. 155-159.

SANTOS, Machado – A revolução portuguesa 1907/1910. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.

SARAIVA, António José – A Inquisição portuguesa. Lisboa: Europa-América, 1956.

SARAIVA, Ildefonso G. Alpendre – Ensaio de determinação do custo das maçãs em Portugal. S.l., 1975. 15p. Separata da Gazeta das Aldeias nºs 2774 e 2775 de 1 e 16 de Janeiro de 1975.

SAREL, Benno Sternberg – Revolution blanche dans les campagnes iraniennes. Venise: [s.n.], 1967.

SEGURANÇA (A) – A segurança e a cooperação europeias. Lisboa: Seara Nova, 1973.

SEQUEIRA, José Reis – Relembrando e comentando. Lisboa: A Regra do Jogo, 1978.

SÉRGIO, António – Introdução geográfico-sociológica à histótia de Portugal. [S.l.]: AS, [s.d.].

SERRÃO, Joel – O carácter social da revolução de 1383. Lisboa: Seara Nova, 1946.

SERVOLIN, Claude – Aspects economiques de l’aborption de l’agriculture dans le mode de production capitaliste. S.l, s.d. 32p.

SILVA, Carlos da - O problema da extensão agrícola no quadro do seu condicionamento por uma reforma agrária / Carlos da Silva. Lisboa : [s.n., D.L. 1975]. 30p.

SILVA, Carlos da; SILVA, Alberto Alarcão e; CARDOSO, António Poppe Lopes – Um ensaio de análise gráfica da influência do meio físico nos resultados económicos da empresa agrícola. Lisboa: Fundação Calouste Gulenkian, 1960.

SILVA, Carlos da; SILVA, Alberto de , 1931; CARDOSO, António Poppe Lopes Lopes, 1933-2000 - Um ensaio de análise gráfica da influência do meio físico nos resultados económicos da empresa agrícola / Carlos da Silva, Alberto Eduardo Nogueira Lobo de Alarcão e Silva, António Poppe Lopes Cardoso. Lisboa : [s.n., D.L. 1960]. 10p.. Sep. Rev. Agronómica, 43

SILVA, Carlos; ALARCÃO, Alberto de, 1931-, co-autor; CARDOSO, Lopes, 1933-2000, co-autor - A região a oeste da Serra dos Candeeiros / Carlos da Silva, Alberto Alarcäo e António Pope Lopes Cardoso. Lisboa : Centro de Estudos de Economia Agrária, 1961. 767 p. : il.

SILVA, Gaspar – Utopia: seis destinos: política de cooperação. Lisboa: Quatro Margens, 1997.

SILVA, João Azevedo e – Viragem social: a justa administração socialista: primeiras notas sobre o sistema. [S.l.]: JAS, [s.d.].

SILVA, João Esteves da – Para uma teoria da história de Althusser a Marx. 2º vol. Lisboa: Diabril, 1976.

SILVA, Joaquim Palminha – A revolução da Maria da Fonte: subsídios para a sua história e interpretação. Porto: Afrontamento, 1978.

SILVA, Theodoro José da – Miscellanea historico-biographica extrahida de uma infinidade de obras antigas e modernas contendo mais de 1200 biographias. Lisboa: Francisco Arthur da Silva, 1877.

SILVESTRE, Rosa – Os brincos de cerejas: novela infantil. [Lisboa]: O Século, 1935.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO SUL E ILHAS - Estatutos / Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas - Lisboa : SBSI, 1976. - 52 p

SINDICATO DOS PROFESSORES DA ZONA CENTRO - Lista C / Sindicato dos Professores da Zona Centro . – S.l. : S.P.Z.C., 1976. - 12 p

SINDICATO DOS TRABALHADORES AGRÍCOLAS - Projecto de estatutos / Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas. Porto : U.S.P. Intersindical, s.d. 16p.

SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA HOTELEIRA E SIMILARES DO DISTRITO DE FARO – [Lista] A: por um sindicato democrático ao serviço dos trabalhadores pela unidade do movimento sindical pela defesa das conquistas do 25 de Abril. [Faro: s.n., s.d.].

SINDICATO NACIONAL DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DOS PETRÓLEOS – Projecto de estatutos. Lisboa, s.d.. 19p.

SITUAÇÃO (A) – A situação política actual e os problemas da construção do socialismo. [S.l.: s.n., s.d.].

SITUATION (LA) – La situation actuelle en France. [S.l.: s.n.], 1977.

SOARES, A. A. Oliveira – Acessibilidades: transportes: ligação à margem sul. Lisboa: [s.n.], 1989.

SOARES, A. A. Oliveira – Os impactos da vida urbana sobre a saúde global dos cidadãos. Lisboa: [s.n.], 1989.

SOARES, Fernando Luso – A constituição e as organizações populares de base. Lisboa: Diabril, 1977.

SOARES, Mário – A Europa connosco: dois discursos na cimeira socialista do Porto. Lisboa: Perspectivas e Realidades, 1976.

SOARES, Mário - Textos do exílio / Mário Soares . - [S. l. : s.n., s.d.]. - 33 p

SOARES. Isabel (Coord.) – Cem anos de esperança. Lisboa, PS, 1979.

SOUSA, Sérgio de – A constituição e o direito sucessório. Lisboa: Diabril, 1977.

STRUCTURES – Structures agraires systemes politiques et politiques agricoles. Venise: [s.n.], 1967.

TAMBUYZER, C.; WINTER, A. de – L’ utilisation en commun des machines agricoles: coup d’ oeil rétrospectif. Bruxelas: Service des Informations Agricoles, 1956.

TEIXEIRA, Ângelo; Sousa, Vitorino de – Doizor e Zontes. S.l., 1979. 12p..

TELO, António José – Decadência e queda da I república portuguesa. 1º vol. Lisboa: A Regra do Jogo, 1980.

TELO, António José – Decadência e queda da I República Portuguesa – 2º vol. Lisba: A Regra do Jogo, 1980.

THOMSEN, Guillermo – Historia de la linguistica. Barcelona: Labor, 1945.

TOMÉ (O) – O Tomé do Ó. Lisboa: Mântua, 1929.

TOURAINE, Alain – Carta aos socialistas. Lisboa: Terramar, 1996.

TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA – Tratado da União Europeia. Lisboa: Assembleia da República, 1992.

TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA – Tratado da União Europeia: apresentação comparativa com textos do Tratado de Roma e do Acto Único Europeu. Lisboa: Assembleia da República, Biblioteca, 1992.

TRATADO DE AMESTERDÃO, 1997 – Apresentação comparada do Tratado da União Europeia e do Tratado que institui a Comunidade Europeia com os textos alterados pelo Tratado de Amesterdão. Lisboa: AR, [s.d.]. 1 CD-ROM.

TRATADO DE AMESTERDÃO, 1997 – Tratado de Amesterdão: textos comparados do Tratado da União Europeia e do Tratado que institui a Comunidade Europeia com as suas versões consolidadas, incluindo as alterações introduzidas pelo Tratado de Amesterdão. Lisboa: Biblioteca da Assembleia da República, Divisão de Edições, 1998.

TRATADO DE MAASTRICHT, 1991 – União Europeia: o Tratado de Maastricht. Lisboa: AR, 1992.

UEDS – A UEDS e a revisão constitucional. [Lisboa]: UEDS, [s.d.].

UEDS – A UEDS e o III Governo. [Lisboa]: UEDS, [1978]. 14p.

UEDS – A UEDS e o III Governo. [Lisboa]: UEDS, [s.d.].

UEDS – A UEDS perante a eventual adesão de Portugal à CEE. Lisboa: UEDS, 1980.

UEDS – Declaração de princípios: moção de orientação política. [S.l.: s.n.], 1981.

UEDS – Estatutos. [S.l.]: UEDS, 1983.

UEDS – Programa: politica de trabalho. [Lisboa]: UEDS, [s.d.].

UEDS – Seminário Sistema eleitoral português. [S.l.]: UEDS, 1985.

UEDS – Um Partido diferente para um país novo: manifesto eleitoral: eleições legislativas 1979. Lisboa: UEDS, 1979.

UNESCO – Declaração universal dos direitos do homem. Porto: [s.n., s.d.].

UNIÃO DA ESQUERDA PARA A DEMOCRACIA SOCIALISTA / Explicar a crise... S.l., 1978. 12p.

UNIÃO DE ESQUERDA PARA A DEMOCRACIA SOCIALISTA - Sistema eleitoral português. Projectos de Lei, debates na AR . – S.l., s.d. : UEDS, [s.d.].

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES – Declaração de princípios.... Lisboa, 1979. 61p.

UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES DA FUNÇÃO PÚBLICA. Região Lisboa/Sul. Lista C – Por un sindicato democrático. [S.l.: s.n., s.d.].

UNION NATIONALE DES FORCES POPULAIRES – Proposition de loi relative à la réforme agraire: groupe parlementaire. [S.l.: s.n.], 1964.

UNITED NATIONS – The United Nations and drug abuse control. New York: UN, 1989. (Ex. fotocopiado).

UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Centro de Documentação 25 de Abril – Oposições: latitudes intercontinentais de um combate antifascista e anticolonialista: Exposição documental: catálogo. Coimbra: CD25A, 1997.

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA. Instituto Superior de Agronomia – Tabelas de cálculo: juro

VALORIZAÇÃO – Valorização da terra portuguesa. Lisboa: SNI, [s.d.].

VAXELAIRE, Daniel – Os revoltosos de libertália. Mem Martins: Europa-América, 1997.

VELHA – Velha Goa: guia histórico. [S.l.]: Repartição Central de Estatística e Informação, 1952.

VENTURA, António – Subsídios para a história do movimento sindical rural no Alto Alentejo: 1910-1914. Lisboa: Seara Nova, 1976.

VIEGAS, Lia – A constituição e a condição da mulher. Lisboa: Diabril, 1977.

VIEIRA, Alexandre – Figuras gradas do movimento social português. Lisboa: AV, 1959.

VIEIRA, Alexandre – Para a história do sindicalismo em Portugal. Lisboa: Seara Nova, 1970.

VILLARD, Philippe Langenieux; MARIAGE, Sylvie – L’ Assemblée nationale. [S.l.]: Le Kiosque de l’Assemblée, [s.d.].

WAISS, Oscar – Terrorismo castrense ou fascismo colonial: estudo sobre o comportamento das classes sociais na América Latina. Lisboa: Polo Sul, 1977.

WEIL, Simone – La condition ouvrière. [S.l.]: Gallimard, 1951.

WHEELER, Douglas L. – História política de Portugal de 1910 a 1926. Mem-Martins: Europa-América, [s.d.].

ZENHA, Francisco Salgado – Democracia, Constituição e liberdade de ensino – S.l., [1975]. 4p.

 

ANALÍTICOS

 

5 ANOS – 5 anos depois: cantar Zeca Afonso. In: [S.l.: s.n., s.d.].

AZZARONI, Antonella – L’ iniziativa italiana per il controllo della “rota balcanica”. In: La Comunitá Internazionale. Rivista Trimestrale della Societá Italiana per l’ Organizzazione Internazionale. Vol. 45, nº 2 (1990).

BOERI, Sandro – Come si può uscire dal buco: la schiavitù fisica si risolve in fretta: poi viene il difficile: la dipendenza psicologica: e può essere vitale l’ aiuto di una comunità: ma ci sono anche altre vie d’ uscita. In: Panorama. 29 Nov. (1992).

CARDOSO, António Lopes – 1º de Maio. In: Opção. Nº 54 (1977).

CARDOSO, António Lopes – 5 de Outubro: 25 de Abril. In: Opção. Nº 77 (1977).

CARDOSO, António Lopes – A propósito das eleições em França. In: Opção. Nº 48 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Ainda a reforma agrária. In: Opção. Nº 35 (1976).

CARDOSO, António Lopes – As manifestações. In: Opção. Nº 84 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Até quando?: até onde?. In: Opção. Nº 46 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Autogestão ou burocratização?. In: Opção. Nº 56 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Coca ou Pepsi...: a mesma luta. In: Opção. [S.n., s.d.].

CARDOSO, António Lopes – Como responder à crise. In: Opção. Nº 117 (1978).

CARDOSO, António Lopes – Da reforma agrária à dupla convergência. In: Opção. Nº 66 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Democracia para quê?: e para quem?. In: Opção. [S.n., s.d.].

CARDOSO, António Lopes – Discurso, prática e coerência. In: Opção. Nº 60 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Diz-me com quem andas, dir-te-ei por qual caminho vais. In: Opção. Nº 89 (1977?).

CARDOSO, António Lopes – Do anátema ao diálogo. In: Opção. Nº 42 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Do rumo e do ritmo: Lopes Cardoso responde a Alegre: [incompleto]. In: Opção. Nº 63 (1977).

CARDOSO, António Lopes – E agora?. In: Opção. Nº 58 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Fazer diferente. In: Opção. Nº 113 (1978).

CARDOSO, António Lopes – Hora de optar. In: Opção. Nº 86 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Impasse?. In: Opção. Nº 80 (1977).

CARDOSO, António Lopes – O complexo do vazio. In: Opção. Nº 52 (1977).

CARDOSO, António Lopes – O direto à greve. In: Opção. Nº 39 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Organizar a resistência, preparar a alternativa. In: Opção. [S.n.], (1978).

CARDOSO, António Lopes – Plano de emergência e projecto constitucional. In: Opção. Nº 75 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Poder local. In: Opção. Nº 37 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Pontos nos iis. In: Opção. Nº 78 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Que cultura?. In: Opção. [s.n, s.d.].

CARDOSO, António Lopes – Que informação?. In: Opção. Nº 115 (1978).

CARDOSO, António Lopes – Que saúde?. In: Opção. Nº 73 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Recusar uma fórmula ou recusar uma política?. In: Opção. Nº 124 (1978).

CARDOSO, António Lopes – Socialismo e democracia. In: Opção. Nº 50 (1977).

CARDOSO, António Lopes – Uma oportunidade de dissiparem dúvidas. In: Opção. Nº 119 (1978).

CARDOSO, António Lopes – Vencer a crise salvar a revolução. In: Opção. Nº 31 (1976).

CARDOSO, António Lopes – Viagem em torno de um problema. In: Opção. Nº 33 (1976).

CHATTERJEE, S. K. – Peut-on réduire la demande de drogues illicites?. In: Bulletin des Stupefiants. Vol. 39, nº 2 (1987).

GARGIULO, P. – Accordi internazionali stipulati daa’ Italia per la lotta contro il traffico illecito di stupefacenti. In: La Comunitá Internazionale. Rivista Trimestrale della Societá Italiana per l’ Organizzazione Internazionale. Vol. 45, nº 2 (1990).

GENNARI, Alessandro; GREGORETTI, Marco – Ero un morto in licenza: prima, a Roma, l’ ambiente della cultura, Moravia, Pasolini, il cinema: poi l’ eroina come fuga da una realtà sgradita: infine la coscienza di sé e la via d’ uscita: grazie a un frate un tempo discusso. In: Panorama. 29 Nov. (1992).

INTRODUÇÃO – Introdução. In: Droga: programa de acção mundial / José Niza (Coord). [S.l.]: Gabinete de Planeamento e de Coordenação do Combate à Droga, 1990.

ITÁLIA. Leis, Decretos, etc. – Legge 26 giugno 1990, nº 162: aggiornamento, modifiche ed integrazioni della legge 22 Dicembre 1975, nº 685, recante disciplina degli stupefacenti e sostanze psicotrope, prevenzione, cura e riabilitazione dei relativi stati di tossicodipendenza. In: La Comunitá Internazionale. Rivista Trimestrale della Societá Italiana per l’ Organizzazione Internazionale. Vol. 45, nº 2 (1990).

ITÁLIA. Leis, Decretos, etc. – Legge 26 giugno 1990, nº 162: aggiornamento, modifiche ed integrazioni della legge 22 Dicembre 1975, nº 685, recante disciplina degli stupefacenti e sostanze psicotrope, prevenzione, cura e riabilitazione dei relativi stati di tossicodipendenza. In: Gazzetta Ufficiale Della Repubblica Italiana. Supl. ordinario. Nº 147 (1990).

LAGO, Esther; RUBIO, Antonio; CERDAN, Manuel – “Lo que dice Portabales es pura fantasía”: está procesada por «blanquear» 1.500 millones de pesetas, presuntamente del narcotráfico, y es la principal administradora de los bienes de la familia Oubiña. In: Cambio16. Nº 1066 (1992).

LARAMBECK, Stéphane – Les enjeux économiques et financiers du trafic de drogue. In: Regards sur l’ Actualité. Nº 184 (1992).

LUTTE (LA) – La lutte contre le blanchiment de capitaux. In: Problèmes Économiques. Nº 2176 (1990).

MARAGNANI, Laura – Storia di borgata: hanno cominciato insieme: hanno smesso insieme: adesso, dopo cinque anni, aiutano gli altri a entrare in comunità. In: Panorama. 29 Nov. (1992).

MAROTTA, Emanuele – La cooperazione internazionale per la lotta alla droga. In: La Comunitá Internazionale. Rivista Trimestrale della Societá Italiana per l’ Organizzazione Internazionale. Vol. 45, nº 2 (1990).

MOURA, José Souto de – Droga livre, sociedade suis.i.d.a.?. In: Revista do Ministério Público. Ano 11º, nº 43 [s.d.].

PEREIRA, Miriam Halpern – Decadência ou sub-desenvolvimento: uma reinterpretação das suas origens no caso português. In: Análise Social. Revista do Gabinete de Investigações Sociais. 2ª série, vol. 14, nº 53 (1978).

PORZIO, Giovanni – Prevenzione all’ olandese: ad Amsterdam e Zurigo tentano la via della distribuzione controllata: perché, se non si può vincere la guerre, almeno è possibile fare uno sforzo per limitare furti, aids e overdose. In: Panorama. 29 Nov. (1992).

RESOLUTIONS – Resolutions adopted on the reports of the Third Committee. [resolutions nºs 47/97, 47/98, 47/99, 47/100, 47/101, 47/102, 47/103, 47/104]. In: Resolutions and decisions adopted by the General Assembly during the first part of its forty-seventh session / United Nations. New York: UN Press Release, 1993.

RIZZA, Sandra – Quella molla dentro: eroinomane a 13 anni: i furti: la disperazione: poi l’ incontro con Rostagno: e una via d’ uscita, che sembrava impossibile. In: Panorama. 29 Nov. (1992).

SALERNO, Rosina – Conferenza Internazionale sull’ abuso e il traffico illecito di droghe: Vienna, 17-26 Giugno 1987. In: La Comunitá Internazionale. [S.l.: s.n., s.d.].

SALERNO, Rosina – Il recente dibattito internazionale sulla droga: gli incontri di New York e Londra. In: La Comunitá Internazionale. Rivista Trimestrale della Societá Italiana per l’ Organizzazione Internazionale. Vol. 45, nº 2 (1990).

SANTOS, Carlos – Droga: la prohibición mata: mientras los políticos se empeñam en prohibir, científicos, historiadores y juristas coincidem: lo que mata y provoca delincuencia no es la droga, sino su ilegalidad. In: Cambio16. Nº 1066 (1992).

SOGGIU, Pietro – La lotta alla droga: una risposta internazionale ad un fenomeno internazionale. In: La Comunitá Internazionale. Rivista Trimestrale della Societá Italiana per l’ Organizzazione Internazionale. Vol. 45, nº 2 (1990).

SOLANS, Miguel – Blanqueo de dinero y movimientos financieros. In: Politica Exterior. Nº 16 (1990).

VITALONE, Claudio – Cooperazione internazionale e lotta contro la droga: le nazioni unite e la lotta contro la droga: l’ impegno dell’ Italia. In: La Comunitá Internazionale. Rivista Trimestrale della Societá Italiana per l’ Organizzazione Internazionale. Vol. 45, nº 2 (1990).

WESTERMEYER, J. – Le milieu culturel et la consommation de drogue et d’ alcool: analyse du sujet et de l’ agent. Incompleto. In: Bulletin des Stupefiants. Vol. 39, nº 2 (1987).

 

     SR7  •  PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

 

Tipologias: Publicações Periódicas

Assunto: Série constituída por publicações periódicas muito diversas reunidas por António Lopes Cardoso e Maria Fernanda Figueira de Lima ao longo da vida.

Datas extremas: 1870-2005

Critério de ordenação: Alfabética de título

 

ABRIL. Revista de Reflexão Socialista. 1978: nºs 1 a 3,  5 a 9

ACÇÃO COMUNISTA. Revista de Crítica Marxista-Revolucionária. 1977: nºs 1 a 4

ACÇÃO SOCIAL DEMOCRATA. 1986: Ano 5, nº 24

ACTION. 1968: nºs 25, 26, 32, 33

ALTURA. 1948: Vol. 1, nº 12

ANÁLISE SOCIAL. Revista do Gabinete de Investigações Sociais. 1976: Volume 12, segunda série, nºs 46 a 48

ANALYSE & PRÉVISION. 1967: TOMO 3, Nº 6

ÂNGULO NOVO. 1976: nºs 2 a 4; 1977: nº 11

ARQUITECTURA. Arquitectura, Planeamento, Design, Construção, Equipamento. 1981: Ano 3, 4ª série, nº 142

ARQUIVOS NACIONAIS. Boletim. 2003: nº 5

AUTONOMIA SINDICAL. Revista de Informação e Documentação. 1981: Ano 1, nº 3

AVANTE. Órgão Central do Partido Comunista Português. 1962: nºs 320 a 323. 1963: nºs 326 a 328. 1965: Ano 35, série 6, nº 361. 1966: nºs 368, 369. 1967: Ano 37, série 6, nºs 374, 375, 385, 386; 1968: Ano 37, série 6, nº 387. 1974: Ano 44, série 6, nº 464

BIBLIOTECA. Revista das Bibliotecas Municipais de Lisboa. 1998: Nºs 1-2

BINÓMIO. 1971: nº 43

BOLETIM COOPERATIVISTA. 1961: nºs 88, 89, 92 a 95

BOLETIM DA COOPERATIVA CONSTRUTORA DE HABITAÇÕES GAM. 1956: nºs 1, 4

BOLETIM DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. 1986: suplem 2/86

BOLETIM DE INFORMAÇÃO ACADÉMICA. 1962: nº 3

BOLETIM DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO 25 DE ABRIL. 1990: nº 5

BOLETIM DO DCH. 1990: nº 52

BOLETIM DO MOVIMENTO DE ACÇÃO REVOLUCIONÁRIA. 1963: nº 2

BOLETIM INFORMATIVO. Secção regional da Ordem dos Engenheiros. 1974: nº 11

BOLETIM INFORMATIVO. Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Engenheiros. 1974: nºs 10, 14

BOLETIM. Comissão de Informação Anti-Fascista. Portugueses Livres de Marrocos. 1963: nº especial

BOMBA (A). 1947: nºs 53, 56 (+ 1 nº 56)

BPLETIM INFORMATIVO. LPECP. 1967: nº 1, 2

BULLETIN. Comité Français pour l’Amnistie au Portugal. 1966: nº 14

CADERNOS DE ECOLOGIA E SOCIEDADE. 1977: nº 4

CADERNOS DE O JORNAL. 1976: nº 4

CADERNOS MUNICIPAIS. 1991: nº 54

CAMBIO 16. 1994: nº 1170

CAMPONÊS (O). 1962: nºs 94, 95

CAPITAL (A). 1974: nºs 2218, 2219, 2313

CHALLENGE. 1978: nº 10

CHARIVARI (LE). 1870: nº de 30 de Abril

CIDADÃO (O). Revista Trimestral de Direitos Humanos. 1993: ano 1, nº 1; 1994: Ano 2, nºs 6 a 8; 1995: Ano 3, nº 11-12

CIENCIA NUEVA. 1971: nº 10

CLASSE (A) OPERÁRIA. 1977: nº 121

COLÓQUIO. Revista de Artes e Letras. 1959: Nºs 1 a 6; 1960: Nºs 7 a 11; 1961: Nº 12

COMÉRCIO DO PORTO. 1940: nº  comemorativo da fundação e restauração da nacionalidade.

COMMUNISTES (LES) ITALIENS. Bulletin pour l’ Etranger. 1977: suplementos de Fevereiro e Abril

CONGRESSO REPUBLICANO. 1980: nº 1

COOPÉRATION. Revue Mensuelle des Coopératives de Consommation. 1966: Ano 36, Abril

COORDENADA. Cadernos de Convívio. 1958: nº 1

CORREIO (O). Brasil. 1989: Ano 17, nº 6

CORREIO DE AZAMBUJA. Quinzenário Regionalista. 1934: Ano 1, nº 4

CORREIO PORTUGUÊS. Jornal Interno da associação Nacional dos Portugueses em França. 1966: nº 2

CORVO (O). 1989: nºs 1 a 10

CRITÉRIO. Revista Mensal de Cultura. 1976: Ano 1, nº 8

CUADERNOS PARA EL DIALOGO. 1977: 12 de Março

DEMOCRACIA SOCIALISTA. UEDS. 1978: nºs 1, 2

DIÁLOGO. 1982: Vol. 15, nº 4

DIÁRIO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. 1976: nº 37; 1977: separata nº 6; 1978: nº 37 e separata nºs 11 e 16; 1979: separata nº 19

DIÁRIO DE LISBOA. 1945: nºs 8222 a 8224, 8226, 8228, 8242 a 8255, 8257; 1949: nºs 9374 a 9379, 9381 a 9386, 9390 a 9398, 9400 a 9403, 9405 a 9408, 94010 a 94013; 1951: nº 10281; 1953: nºs 11082 a 11111; 1958: Ano 38, nºs 12721 a 12731, 12733 a 12750, 12752, 12753; 1974: nºs 18442, 18444, 18445, 18575

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. 1910: 46º Ano, nº 16127; 1974: 110º Ano, nºs 38838, 38839, 38843, 38846, 38975, 38976

DIÁRIO ILUSTRADO. 1958: nº 523

DIÁRIO POPULAR. 1949: nº 2284; 1974: nºs 11317, 11322, 11323

DOMANI (IL). 1975: supl. ao nº 3

DZIENNIK LUDOWY. 1978: nº 222

ECONOMIA EC. Questões Económicas e Sociais. 1976: nº 2

ECONOMIE & FINANCES AGRICOLES. 1986: suplem. ao nº de Août-Sept..

ECONOMIE RURALE. 1964: nº 62

EDUCADOR (O). 1943: nº 547

ELEIÇÕES. Revista de Assuntos Eleitorais. 1993: Julho nº esp.

EXPRESSO. 1977: nº 225; 1981: nº 454

EXTRA. 1977: nº 31

FAZENDA (A). 1952: nºs de Janeiro a Junho, Agosto a Dezembro;  1953: nºs de Janeiro, Fevereiro, Abril Dezembro;  1954: nºs de Janeiro a Dezembro;  1955: nºs de Janeiro a Dezembro.

FINISTERRA. Revista de Reflexão e Crítica. 2000: nº 35. 2001: nº 39

FLAMA. 1974: Ano 30, nº 1365; Ano 31, nº 1380; 1976: nº 1450

FOLHA INFORMATIVA DDICT. Ministério da Agricultura, Florestas e Alimentação. 1984: nº 1

FOLHA SOCIALISTA. 1974: nº 1

FRENTE REPUBLICANA E SOCIALISTA. 1980: nºs 4, 5

FRONTEIRA. 1978: Ano 1, nºs 1, 4

GAIOLA ABERTA. Revista Quinzenal de Mau Humor e Mal-Dizer. 1974: nº 6; 1976: nºs 36, 40

GRAFIA. FLUL. 1962: nº 2

HABITAÇÃO (A). Associação dos Inquilinos Lisbonenses. 1978: nº 108 + destacável

HISTÓRIA. 1985: Nº 82

IDEIA (A). Revista de Cultura e pensamento Anarquista. 1980: nºs 18-19

ILUSTRAÇÃO PORTUGUEZA. 1910: nºs 204, 208, 212, 213, 217 a 219, 224, 229, 230, 238, 241, 246, 247, 250, 252; 1914: 2ª série, nºs 413, 418, 419, 421, 422, 424, 428, 430, 431; 1915: 2ª série, nºs 487, 499, 501, 503; 1916: 2ª série, nºs 532, 542, 545, 547

INFORMAÇÃO INTERNA. Secção Regional do Porto da Ordem dos Engenheiros. 1974: nº 9

INFORMATIONS OUVRIÈRES. 1975: nº 705

JOANINHA. 1938: nº 88

JORNAL (O). 1992: Ano 17, nº 927

JORNAL DA CAMPANHA. 1978: nº 3

JORNAL DA LIGA. LPECP. 1966: nº 1

JORNAL DE SEGUROS. 1956: nº 596

JORNAL DO CAÇADOR. 1982: nº 138

JORNAL DO CASO REPÚBLICA. 1975: nº 2

JORNAL PORTUGUÊS. 1974: suplemento ao nº 11; 1975: suplemento ao nº 12 e nº 14; 1976: nº 15 e suplemento ao nº16

JUVENTUDE OPERÁRIA. 1958: nº 167

LIBER 25. Revista Militar para Civis, Revista Civil para Militares. 1981: Nºs 1 a 5, 1982: Nºs 6, 7

LIBERDADE. FPLN. 1967: nº 7

MARCHA. 1975: nº 1

MEU (O) JORNAL. Orgão Regionalista de Informação e Cultura. 1959: Ano 6, nº especial de Natal. 1961: Ano 9, nº 102 (incompleto)

MICKEY. 1936: nº 55

MICROMEGA. Le ragioni della sinistra. 1992: nº 4

MILITANTE (O). 1962: nºs. 116 a 119, 121. 1966: nº 144. 1967: nºs 149 a 151. 1968: nº 144

MOSQUITO (O). 1936: nºs 1, 2, 4 a 9, 46

MOSQUITO MAGAZINE. 1940: Ano 1, nºs 1 a 7; 1941: Ano 1, nºs 8 a 15

MOVIMENTO 25 DE ABRIL. Boletim Informativo das Forças Armadas. 1974: nsº 1, 4

MOVIMENTO DEMOCRÁTICO. CDE de Lisboa. 1969: nº 1

MURALHA (A). 1976: nºs 1, 3 a 7

NOTAS, INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS. 1977: nº 2

NOTÍCIA BAD. 1992: nºs 1- 3

NOTÍCIAS DE ALMEIRIM. 1974: nº 1

NOTÍCIAS DE ÉVORA. 1976: nº 22732

NOTÍCIAS DE VIZELA. 2005: nº 1073

NOTÍCIAS MINDINHO. 1932: nºs 1, 2

NOVA SÍNTESE. 1979: nº 0

NOUVEL (LE) OBSERVATEUR. 1975: Nº 545; 1979: Nº 775

NOVOS DESAFIOS. 1992: nº 4

OCCIDENTE. 1882: vol. V, nºs 122 a 124, 126

OPÇÃO. 1976: Ano 1, nºs 5, 7, 23, 25, 26; 1977: Ano 2, nºs 47, 52, 53, 55 a 63, 70 a 72

OPTIQUE. 1997: nº 4

PANORAMA. Revista Portuguesa de Arte eTurismo. 1946: Ano 5, nº 30

PAPAGAIO (O). 1938: nºs 182, 185, 187; 1939: nºs 195, 197 a 199, 202, 203, 206, 209 a 211, 216 a 222, 225, 228, 230 a 232, 234 a 237, 241, 244, 245; 1940: nºs 252, 255 a 257, 260 a 262, 265, 267, 268, 274, 279 a 284, 286, 288, 290 a 298; 1941: nºs 299, 311, 312, 314, 315, 325, 330, 334 a 337, 343, 346, 347; 1942: nºs 351, 352, 356, 361, 365, 372, 373, 375, 377, 378, 389, 399, 401 a 403; 1943: nºs 404 a 406, 408, 410, 412, 413, 426, 427, 430, 432, 433, 435 (alguns nºs estão incompletos)

PATRIE (LA) EN DANGER. 1870: nº 5

PAYSANS EN LUTTE. 1971: nº 6

PENSAMIENTO SOCIALISTA  . Revista Unitaria y Antiimperialista. 1979: Ano 3, nº 14

PIMPAMPUM. 1929: nºs 195, 200, 201, 204; 1930: nºs 213, 246, 252 a 254; 1931: nºs 269, 301; 1932: nºs 329, 330, 332; 1934: nºs 334, 460, 464, 465; 1935: nºs 492, 493, 495, 496, 499, 506 a 518; 1936: nºs 519 a 525, 527 a 546, 548 a 554, 559 a 571; 1937: nºs 572 a 583, 585, 586, 588, 589, 591 a 595, 597 a 612, 614 a 620; 1938: nºs 625, 650; 1939: nºs 688 a 691, 693, 697 (alguns deste números estão incompletos)

POESIA ESPAÑOLA. 1953: nº 14

POING (LE) ET LA ROSE. 1977: nº 60

PORTOGALLO LIBERO. 1969: nº 1

PORTUGAL LIVRE. Boletim de Informação da FPLN.1964: nº 1

PORTUGAL SOCIALISTA. Órgão Central do Partido Socialista. 1974: Ano 8, nºs 5 a 7, 16, 17; 1975: Ano 9, nºs 64, 74; 1976: Ano 9, nºs 80, 89. 1984: Ano 17, nº 184

POURECRIRE LA LIBERTÉ.. 1980: nºs 313 a 315

PR’A FRENTE. Centro Juvenil de Monchique. 1974?: nº 3

PROBLEMES POLITIQUES ET SOCIAUX. 1993: nº 704 (ex. fotocopiado)

PROLETARIO (O). Órgão da célula Militão Bessa Ribeiro. 1966: nº de Março

PROSPECTIVAS. 1983: Nºs 13-14

PROTECÇÃO DA NATUREZA. Boletim Informativo da Liga para a Protecção da Natureza. 1960: Nova série, nºs 3-4

QUESTIONS ACTUELLES DU SOCIALISME. Revue Mensuelle Yougoslave. 1979: Ano 28, nºs 4-5

REPÚBLICA. 1945: Ano 35, 2ª Série, nºs 5373, 5377 a 5380, 5382, 5390, 5394 a 5402, 5404 a 5407, 5410 a 5413, 5415, 5416, 5483. 1949: Ano 38, 2ª Série, nºs 6524 a 6535, 6537 a 6563. 1951: Ano 42, 3ª Série, nºs 7390 a 7392, 7394 a 7397, 7399 a 7403. 1953: Ano 43, 2ª Série, nºs 8197 a 82204, 82207 a 82229; 1955: Ano 45, 2ª Série, nºs 8907 a 8909; 1958: Ano 47, 2ª Série, nºs 9831 a  9860, 9862, 9863, 9981; 1969: nº 13759; 1974: nº 15552; 1975: edição especial de 20 de Maio.

REVOLUÇÃO POPULAR. Órgão do CM-LP. 1965: nº 5

REVUE MARXISTE. Órgane du Secrétariat International de la IV Internationale Trotskiste-Posadiste. 1976: nº 2

SEARA NOVA. 1953: nºs 1278-79; 1956: Ano 35, nº 1325-1326, Ano 36, nºs 1327 a 1330; 1957: Ano 36, nºs 1331-1336, 1339 a 1346; 1958: Ano 36, nºs 1347 a 1358; 1959: nºs 1359 a 1370; 1960: Nºs 1371 a 1382; 1961: Nºs 1383 a 1394; 1962: nºs 1395, 1397, 1399 a 1401; 1963: Nºs 1415, 1417, 1418; 1964: nºs 1419, 1421 a 1426, 1428, 1429; 1965: nº 1431; 1966: Nº 1451; 1968: nº 1478; 1969: nºs 1479 a 1488, 1490; 1970: Nºs 1492 a 1502; 1971: nºs 1503 a 1506, 1512 a 1514; 1972: Nºs 1515, 1518, 1520, 1521, 1525; 1973: Nºs 1528, 1530, 1535, 1536; 1985: nºs 1 a 3; 1986: nºs 4 a 8; 1987: nº 9; 1988: Nºs 15 a 20; 1989: Nºs 21 a 26; 1990: Nºs 27 a 29, 32; 1991: Nºs 33 a 36; 1994: Nº 47; 1996/1997: Nº 54-55

SÉCULO (O) ILUSTRADO. 1974: suplem ao nº 1895. 1975: nºs 1938, 1941, 1967; 1976: nºs 1990, 2015

SÉCULO (O). 1951: nºs 24890, 24891; 1953: nºs 25690 a 25723; 1974: nºs 33051, 33054

SEMPRE FIXE. 1974: nºs 4, 5

SENHOR (O) DOUTOR. 1937: nºs 226, 229, 234

SERÕES. 1907: nº 23, mais 2 números não datados

SOCIALISMO CHILENO. Análisis, estudio, teoría. Revista Trimestral. 1976: nº 1

SOCIALISTA. 1980: nº 10

SOUS LE DRAPEAU DU SOCIALISME. 1978: nº 75

STATISTIQUE AGRICOLE. 1965: nº 8; 1967: nºs 24, 26, 27, 32

SULCO. Revista de Cultura Político-Social. 1961: Ano 1, nºs 8-9

TAL & QUAL. 1981: nº 54; 1987: nº 361

TESTEMUNHO. 1978: nºs 1, 8

TÊXTIL (O). 1963: nº 49

TIROLIRO (O). 1935: nº 316

TOPA TUDO. 1935: nº 3

TRIBUN (LE). 1871: nº 8

TRIBUNA MARXISTA. 1977: nºs 1, 3

TRIBUNA SOCIALISTA. UEDS. 1980: nº 1. 1981: nº 3. 1982: nº 10. 1984: nº 0; 1985: nº 1

UEDS ESPECIAL DEBATE. Boletim Informativo. 1984: Cadernos 1, 2

UEDS PARLAMENTO. Boletim Informativo. 1984: 1 a 4 e especial pacote autárquico.

UNIDADE SOCIALISTA. Órgão da União Socialista Revolucionária. 1977: nº 1

UNITÀ (L’). 1982: nºs 4, 21

UNITÉ (L’). 1976: nº 223

VÉRTICE. Revista de Cultura e Arte. 1970: Vol. 30, nº 312; 1973: Vol. 33, nº 348

VIDA MUNDIAL. 1975; nºs 1850, 1853, 1858, 1867, 1870 a 1873, 1875, 1877 a 1879, 1880, 1882 a 1885

WIESCI. 1978: nº 40

ZIELONY SZTANDAR. 1978: nº 80

 

     SR8  •  RECORTES DE IMPRENSA

 

Tipologias: Recortes de Imprensa

Assunto: Série constituída por recortes de imprensa muito diversos, uns recolhidos e organizados pelos doadores e outros por D. Fernanda Nolasco Figueira e Rita para oferecer a  António Lopes Cardoso.

Datas extremas: 1942-1992

Critério de ordenação: Alfabética de assuntos

 

                   SSR1  •  RECORTES DE IMPRENSA DIVERSOS

 

  Tipologias: Recortes de Imprensa

  Assunto: Série constituída por recortes de imprensa sobre as actividades de António Lopes   Cardoso, abranjendo o tempo em que foi ministro da agricultura, a sua militância no Partido   Socialista, na Fraternidade Operária, UEDS e outros acontecimentos.

  Datas extremas: 1974-1987

  Critério de ordenação: Cronológico

 

                           - Recortes sobre as actividades de António Lopes Cardoso, abranjendo o tempo em que foi                             ministro da agricultura, a sua militância no Partido Socialista, na Fraternidade Operária e                                UEDS. [4 dossiers. 1974-1987 (período mais documentado: 1975 a 1977)]

 

        1º Dossier – 4 de Agosto de 1974 a 28 de Junho de 1976. 312 doc.s       

        2º Dossier – 13 de Julho de 1976 a 30 de Dezembro de 1976. 275 doc.s

        3º Dossier – 30 de Dezembro de 1976 a 30 de Junho de 1977. 261 doc.s

        4º Dossier – 1 de Julho de 1977 a 23 de Setembro de 1987. 287 doc.s

 

                   SSR2  •  RECORTES DE IMPRENSA ORGANIZADOS POR D. FERNANDA N. F. E RITA

 

  Tipologias: Recortes de Imprensa

  Assunto: Série constituída por recortes de imprensa muito diversos recolhidos, organizados e   comentados por D. Fernanda Nolasco Figueira e Rita para oferecer a  António Lopes Cardoso.

  Datas extremas: 1942-1992

  Critério de ordenação: Alfabética de assuntos

 

                           1º Dossier - Crime de Cascais / Lobotomia / Hospitais / Ferreira de Castro / Roubo do tabaco para                                       os soldados / Lourenço da Fonseca. 1942-1977. 39p.

                           2º Dossier - Actualidades nacionais e internacionais / Sociedade Portuguesa de Escritores / Torres                                    Bela. 1950-1981. 30p.

                           3º Dossier - Afonso Costa / Angola / Humberto Delgado / índia Portuguesa / Guerra colonial /                                           Colónias. 1951-1962. 36p.

                           4º Dossier - Movimento estudantil / Galvão – Delgado / LUAR / Índia Portuguesa / Colónias /                                         Assalto ao Santa Maria /            Presos políticos (PCP) / Política Internacional. 1952-1967.                                    34p.

                           5º Dossier - O crime de Cascais / Angola / Índia Portuguesa / Guerra colonial / Obituário                                                     familiar. 1952-1972. 19p.

                           6º Dossier - Guerra colonial / Presos políticos (PCP) / Golpe de Beja. 1954-1968. 30p.

                           7º Dossier - Guerra colonial / Política Internacional / Conselheiro Eurico Lopes-Cardoso. 1954-                                  1974. 47p.

                           8º Dossier - Brasil / Relações internacionais. 1955-1963. 10p.

                           9º Dossier - P. Felicidade Alves / Religião / Anulações de casamentos / Luther King. 1955-1983.                                    34p.

                           10º Dossier - Nazismo / Invasão da Checoslováquia / Maio de 1968 (França). 1956-1969. 27p.

                           11º Dossier - Angola / Índia Portuguesa / Guiné / Colonias / Henrique Galvão / Política                                                        Internacional. 1956-1971. 30p.

                           12º Dossier - Humberto Delgado / Henrique Galvão / Colónias. 1959-1975. 16p.

                           13º Dossier - Visita de Américo Tomás a Angola / Colónias / Guerra colonial / União Indiana /                                             Política Internacional. 1963-1973. 52p.

                           14º Dossier - 25 de Abril de 1974 / PREC / 25 de Novembro de 1975 / Humberto Delgado / Índia                                    Portuguesa / Colónias. 1974-1992. 34p.

                           15º Dossier - UEDS. 1981-1986. 18p.

                           16º Dossier - I Governo Provisório / Partido Socialista / Reforma Agrária / Fraternidade Operária.                                           1974-1981. 42 doc.s

                           17º Dossier - Fraternidade Operária / UEDS. 1977-1979. 14 doc.s

 

     SR9  •  TEXTOS DIVERSOS (sem contexto)

 

Tipologias: Textos diversos

Assunto: Série constituída por textos de diversas proveniências, de contexto desconhecido, referentes a diferentes actividades de António Lopes Cardoso e Maria Fernanda Figueira de Lima.

Datas extremas: 1975?-2006

Critério de ordenação: Alfabética de assuntos

 

                SSR1 - Textos Diversos com autor expresso. 1976-2006           28 doc.s

                SSR2 - Textos Diversos sem autor expresso. 1975?-1997           14 doc.s

                SSR3 - Textos Diversos em língua francesa (1975-1988?)           9 doc.s

 

     SR10 •  DOCUMENTOS PESSOAIS E DE FAMÍLIA

 

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentação de carácter mais pessoal referente a diferentes actividades de António Lopes Cardoso, sua esposa e outros familiares.

Datas extremas: 1928- 2001

Critério de ordenação: Cronológico

  I

                SSR1 - Avô de Lopes Cardoso. (S.d.)           1 doc.s

                SSR2 - Bilhetes de Identidade. 1963-1964           2 doc.s

                SSR3 - Cartões. 1971-1986           15 doc.s

                SSR4 - Documentos Diversos. 1933-1999           67 doc.s

                SSR5 - Homenagens. 2000-2003           2 doc.s

                SSR6 - Indemnização por atentado à bomba. 1976-1977           17 doc.s

                SSR7 - Pai de Lopes Cardoso. 1928-1969           25 doc.s

                SSR8 - Passaportes. 1971-1996           5 doc.s

                SSR9 - Poemas (autor não identificado). 1946-1954           67 doc.s

                SSR10 - Processos em Tribunal. 1992-1999           6 doc.s

 

  II

                SSR11 - Falecimento de Lopes Cardoso. 2000-2001           162 doc.s

Topo da página
Centro de Documentação 25 de Abril © 2017
Suporte: ucd25a@ci.uc.pt ; Sugestões: Formulário
www.cd25a.uc.pt
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional