• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.

    Para manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, clique aqui.

    Obrigada.
    Universidade de Coimbra

    Imagem de teste reCAPTCHA
    Captcha incorrecto.
    Escreva as palavras acima: Escreva os números que ouve:

Espólio de Nuno Teotónio Pereira

I N V E N T Á R I O   D E   E S P Ó L I O
Nuno Teotónio Pereira

 
 
 
• INTRODUÇÃO  
 
 
O espólio em apreço será denominado Nuno Teotónio Pereira.
 
A documentação foi oferecida pelo próprio e deu entrada no Centro de Documentação 25 de Abril no ano de 2007.
Acondicionada em caixas, depois de um cuidadoso trabalho de avaliação, verificou-se que a documentação evidenciava uma cuidada organização efectuada pelo doador em algumas das suas séries. O estado de conservação dos documentos, à chegada, considera-se bom.
Num balanço final, o espólio ficará acondicionado em 19 caixas, num total de 2 metros lineares de estantes.
No respeito pelos critérios de arrumação originais procedeu-se à substituição completa das ferragens dos "dossiers", como medida de precaução contra o perigo de oxidação que, aliás, alguns deles já indiciavam.
A documentação entregue abarca, predominantemente, as décadas de 60 a 70 do século XX, mas não é raro depararmo-nos com documentos mais antigos e mais recentes.
Na suas partes mais representativas, o espólio reflecte as actividades de Nuno Teotónio Pereira enquanto militante de muitas causas, situando-se, sempre na franja progressista da Igreja Católica.
 
Criou-se, para a documentação doada, um quadro de classificação que reflecte o esquema de organização do fundo. As secções, subsecções e séries que o compõem foram estabele­cidas com vista à produção de um INVENTÁRIO, e o critério para o seu estabelecimento teve em atenção o princípio do respeito pela estrutura (segundo o qual os documentos devem ser organizados de acordo com a estrutura de funções e actividades do indivíduo ou organização que os criou) e o princípio do respeito pela ordem original  (segundo o qual um fundo deve receber uma organização correspondente àquela que lhe foi dada pelo seu detentor, a fim de se preservar as relações entre os documentos).
 
Assim, a grelha de classificação relativa ao arquivo apresenta vinte secções:
-        GUERRA CIVIL DE ESPANHA
-        COOPERATIVISMO
-        CNSPP
-        PRAGMA I
-        PRAGMA II
-        PRAGMA III
-        PRAGMA IV
-        PRAGMA V
-        PRAGMA VI
-        CENTRO NACIONAL DE CULTURA
-        CRISTÃOS PRÉ-25 DE ABRIL
-        BERLINER CONFERENZ
-        CRISTÃOS PÓS-25 DE ABRIL
-        PUBLICAÇÕES CLANDESTINAS
-        DOCUMENTOS POLÍTICOS NO SALAZARISMO
-        DOCUMENTOS POLÍTICOS PRÉ-25 DE ABRIL
-        DOCUMENTOS POLÍTICOS PÓS-25 DE ABRIL
-        LUTA URBANA
-        MES (Movimento de Esquerda Socialista)
-        TRIBUNAL CÍVICO HUMBERTO DELGADO

 
Para algumas secções foram estabelecidas subsecções, segundo o critério orgânico (organização dos documentos de acordo com os responsáveis pela sua produção), ou funcional. Para algumas delas foram estabelecidas séries, segundo o critério tipológico (tipo do documento suporte de informação).
Quanto aos recortes de imprensa, de­cidiu-se tratá-los e arrumá-los, fisicamente, junto dos documentos do mesmo tipo já existentes no Centro.
Relativamente aos prazos de divulgação do conteúdo da documentação e dado tratar-se de um arquivo privado respeitar-se-á, antes de mais, a vontade expressa do doador que, após a leitura do in­ventário prévio do espólio, nos indicará quais os documentos cujo conteúdo quer manter sob reserva e respectivos prazos de abertura ao público. Todos os outros documentos irão sendo gradualmente colocados à consulta do público depois de cumpridas as tarefas de carácter técnico necessárias à sua total preservação e sempre de acordo com os prazos previstos na legislação portuguesa.
 
 
 
 
• Resenha biográfica
 
Nuno Teotónio Pereira

 
 
PEREIRA, Nuno Teotónio (1922-2016) - Arquitecto estabelecido em Lisboa desde 1949, nascido no seio de uma família estreitamente ligada ao regime (sobrinho do embaixador Pedro Teotónio Pereira), o seu prestígio ultrapassa a dimensão profissional alargando-se à de interventor respeitado na sociedade portuguesa.
Para além de figura referencial da arquitectura portuguesa moderna, o seu atelier constitui um lugar de discussão e reflexão que formou como que uma escola paralela à formação académica oficial, por onde passaram sucessivas gerações dos mais importantes arquitectos (Portas, Byrne, Paciência, Bartolomeu Costa Cabral, Pedro Viana Botelho).
Cidadão interveniente, a sua formação católica torna-o denunciador das injustiças integrando o grupo de católicos progressistas que mais activamente combateram o regime, tendo sido preso três vezes pela PIDE-DGS. Participou nas vigílias da Igreja de S. Domingos e da Capela do Rato, e foi fundador do Movimento de Renovação da Arte Religiosa (1952-1971) de que foi presidente, como da Cooperativa Cultural PRAGMA, do Centro Nacional de Cultura, da Associação dos Arquitectos Portugueses e do Conselho de Arquitectos da Europa.
Estuda nas Escolas de Belas-Artes de Lisboa e do Porto, ao mesmo tempo que estagia com Carlos Ramos (1945-1946), terminando o curso em 1949, ano em que inicia o projecto da Igreja de Aguas (1950-1952) que constituirá o paradigma da renovação da arquitectura religiosa em Portugal. Profundamente interessado pela problemática social da habitação, dedicou-se à investigação neste domínio organizando, no âmbito de um curso da JUC da EBAL, o primeiro «Inquérito às condições de utilização de edifícios plurifamiliares em Lisboa», tendo produzido importantes contribuições («Habitação para o Maior Número) e desenvolvendo de um modo reflectido e inovador diversos conjuntos de habitação social e económica (Braga, Castelo Branco, Barcelos, Sodapóvoa, etc.) no quadro da sua actividade como arquitecto da Federação das Caixas de Previdência-Habitações Económicas (1948-1971).
Em 1953 projecta, com Bartolomeu Costa Cabral, o Bloco das Aguas Livres em Lisboa, obra charneira na adopção dos códigos do Movimento Moderno porque representa o primeiro momento de maturação das premissas do Estilo Internacional no quadro da história da arquitectura portuguesa. Programática e formalmente inovador, pensado como uma organização que se aproxima de uma pequena comunidade com um programa misto de habitação, escritórios e comércio, à plataforma de sentido internacional onde assenta o bloco contrapõe-se um sentido escultoricamente vernacular nas varandas salientes que modelam a fachada, assumida com diferentes texturas e cores, num conjunto enriquecido com a participação de diversos artistas plásticos (Cargaleiro, Jorge Vieira, Almada Negreiros).
Em 1955-1956 participa no Inquérito à Arquitectura Popular Portuguesa que reuniu os profissionais mais qualificados e atentos da época. A partir de 1957, e até 1974, associado com Nuno Portas, inicia conscientemente um processo de contextualização e equacionamento crítico do funcionalismo patente nas diversas moradias que projectam (Sesimbra, Praia das Maçãs), destacando-se a Casa de Vila Viçosa pela sua formalização fragmentária e pela fluidez espacial concretizada em ambientes plurais e tranquilos dialogando serenamente com as preexistências. Este novo entendimento da projectação é ampliado no Mosteiro de Sassoeiros (1958-1960), agora também com a colaboração de Pedro Vieira de Almeida, e globalmente realizado na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (1962-1970; Prémio Valmor, 1975) através de uma busca exaustiva do espaço interno e de uma inteligente integração ambiental, abrindo o espaço religioso ao espaço urbano e fazendo-o penetrar na escala da arquitectura. As mesmas premissas são retomadas na Igreja de Almada (1965-1967) desta vez integrada num parque verde. Com a torre dos Olivais-Norte (1959) propõe uma inovadora organização espacial e recebe o Prémio Valmor (1968), pela primeira vez atribuído a uma obra de carácter social.
Em 1965, com a colaboração de Braula Reis, projecta o polémico Edifício Braamcamp («Franjinhas»), conjunto de comércio e serviços com elementos de construção prefabricada, pela primeira vez propondo a solução do open-space e onde retoma a ideia de penetração do espaço público no edifício (Prémio Valmor 1971). Em 1973, ainda com Nuno Portas, destaca-se o conjunto do Restelo, onde mais uma vez se renovam os códigos da habitação social, recorrendo à baixa altura, à variedade tipológica, retomando a tipologia urbana da rua, da escadinha e do pequeno largo. Nos anos 80, com Pedro Botelho,  continua o conjunto do Restelo, projecta a polémica CGD da Horta (Açores) optando por uma forte contextualização imagética e desenvolve, sem prescindir da contemporaneidade, a recuperação e ampliação do Teatro Taborda (1979-1989) na Costa do Castelo, com Costa Cabral. No conjunto da sua extensa e diversificada obra deve referir-se o desenvolvimento do Interface de transportes (metropolitano, ferroviário e fluvial) do Cais do Sodré (1992-2004), para além de intervenções no Chiado, do estudo de recuperação e revitalização do Palácio Nacional de Mafra e do Programa POLIS da Covilhã (2000/2007), que apenas confirmam a vitalidade da produção qualificada deste autor atento, informado e inteligente, que serena e confiantemente luta pela afirmação da arquitectura, com uma postura moral e ética incontornável. Foi 2º Prémio Nacional de Arquitectura da Fundação Calouste Gulbenkian (1961), Prémio AICA (1985),  Prémio do Instituto Nacional de Habitação (1991) e Prémio da Academia Nacional de Belas Artes 2007. Diversos escritos (A Arquitectura do Estado Novo; Prédios e Vilas de Lisboa) completam a acção globalizante deste autor pleno de actividade, capacidade e coragem que soube renovar as linguagens, deste pedagogo que continua a ter uma acção interveniente na sociedade portuguesa, reveladora da sua inteligência e actualidade, do seu poder de síntese e de diálogo e da importância que sempre atribuiu à reflexão com base nos conceitos e não nas formas.
 
BIBLIOGRAFIA: Pedro Vieira de Almeida e José Manuel Fernandes, História da Arte em Portugal, Vol. 14, Lisboa, 1986; Ana Cristina Tostões, «Arquitectura Portuguesa do Século» in História da Arte Portuguesa, Vol. 11, Lisboa, 1995; revista Arquitectura. *
 
(ROSAS, Fernando; BRITO, J. M. Brandão de - Dicionário do Estado Novo)
 
* Texto revisto e corrigido pelo Arquitecto Nuno Teotónio Pereira, em 15 de Janeiro de 2008.
 
 
Resistente contra a ditadura, participou em actividades clandestinas e na Comissão de Socorro aos Presos Políticos. Foi libertado da prisão política de Caxias a seguir ao 25 de Abril, tendo sido depois dirigente do Movimento de Esquerda Socialista. Em 1995 recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e em 2004 a da Ordem do Infante D. Henrique.
 
 
 
 
 
• Quadro de classificação
 
ED      (Entidade Detent.)   CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO 25 DE ABRIL (CD25A)
GA       (Grupo de Arq.)    ARQUIVOS PRIVADOS
     SGA    (Subgrupo de Arq.)        Arquivos Pessoais de Militantes Partidários
F          (Fundo)   Nuno Teotónio Pereira

    
 
SC               (Secção)        GUERRA CIVIL DE ESPANHA        (1936-1937)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1936-1937)
 
SC          (Secção)   COOPERATIVISMO   (1954-1974)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1954-1974)
     SSC    (Subsecção)     Cooperativa CONFRONTO (1966-1971)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1966-1971)
 
SC          (Secção)   COMISSÃO NACIONAL DE SOCORRO AOS PRESOS POLÍTICOS (1957-1995)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1957-1995)
 
SC          (Secção)   PRAGMA I  (1964-1994)
     SSC    (Subsecção)     Documentação   (1964-1994)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1964-1994)
     SSC    (Subsecção)     Actividades Especiais   (1964-1967)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1964-1967)
     SSC    (Subsecção)     Contencioso (1967-1972)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1967-1972)
 
SC          (Secção)   PRAGMA II     (1964-1970)
     SSC    (Subsecção)     Actividades Gerais   (1964-1970)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1964-1970)
     SSC    (Subsecção)     Actividades Gerais / Relatório das Actividades   (1964-1968)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1964-1968)
     SSC    (Subsecção)     Actividades Gerais / Fichas e Questionários  (1967)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1967)
     SSC    (Subsecção)     Actividades Gerais / Reuniões Gerais   (1965-1968)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1965-1968)
     SSC    (Subsecção)     Actividades Gerais / Encontro de Janas   (1966-1968)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1966-1968)
     SSC    (Subsecção)     Educação Popular    (1966-1967)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1966-1967)
     SSC    (Subsecção)      Plano de Fomento   (1965-1966)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1965-1966)
            SR      (Série)           QUESTIONÁRIOS     (1965)
            SR      (Série)           FOTOGRAFIAS    (S.d)
 
SC          (Secção)   PRAGMA III   (1965-2007)
            SR      (Série)           PUBLICAÇÕES   (1966)
            SR      (Série)           RECORTES DE IMPRENSA     (1965-2007)
     SSC    (Subsecção)     Actividades / Encontro de Janas   (1966)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1966)
 
SC          (Secção)   PRAGMA IV    (1967-1968)
     SSC    (Subsecção)      Sócios / Inscrições   (1967-1968)
            SR      (Série)           FICHAS     (1967-1968)
            SR      (Série)           LISTAGENS  (S.d.)
 
SC          (Secção)   PRAGMA V (1964-1968)
            SR      (Série)           CORRESPONDÊNCIA     (1964-1968)
 
SC          (Secção)   PRAGMA VI    (1964-1969)
     SSC    (Subsecção)     Despesas   (1964-1969)
            SR      (Série)           RECIBOS     (1964-1969)
 
SC          (Secção)   CENTRO NACIONAL DE CULTURA / Com. Port. Rel. Cult. Europ.   (1968-1975)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1968-1975)
 
SC          (Secção)   CRISTÃOS PRÉ-25 DE ABRIL   (1961-2005)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1961-2005)
     SSC    (Subsecção)      Igreja e Estado Novo   (1984-1999)
            SR      (Série)           TEXTOS DE IMPRENSA     (1984-1999)
     SSC    (Subsecção)     Terceiros Sábados / Justiça e Paz   (1970-1974)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1970-1974)
 
SC          (Secção)   BERLINER KONFERENZ   (1973-1975)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DA CONFERÊNCIA       (1973-1975)
 
SC          (Secção)   CRISTÃOS PÓS-25 DE ABRIL   (1974-1980)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS       (1974-1980)
     SSC    (Subsecção)      CERP (Cristãos em Reflexão Permanente)   (1974-1978)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1974-1978)
     SSC    (Subsecção)      CPS (Cristãos Pelo Socialismo)   (1974-1976)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1974-1976)
 
SC          (Secção)   PUBLICAÇÕES CLANDESTINAS   (1963-2000)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1963-2000)
 
SC          (Secção)   DOCUMENTOS POLÍTICOS NO SALAZARISMO   (1958-1967)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1958-1967)
 
SC          (Secção)   DOCUMENTOS POLÍTICOS PRÉ-25 DE ABRIL   (1962-2005)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1962-2005)
 
SC          (Secção)   DOCUMENTOS POLÍTICOS PÓS-25 DE ABRIL   (1974-1986)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1974-1986)
     SSC    (Subsecção)     CNARPA (Comissão Nac. de Apoio aos Refugiados Políticos Antifascistas)   (1969-1978)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1974-1975)
 
SC          (Secção)   LUTA URBANA   (1969-1978)
     SSC    (Subsecção)     Portugal   (1969-1978)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1969-1978)
     SSC    (Subsecção)     Estrangeiro   (1970-1975)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1970-1975)
 
SC          (Secção)   MES (Movimento de Esquerda Socialista)   (1972-1980)
     SSC    (Subsecção)     Contactos DRINT (Departamento de Relações Internacionais)   (1972-1979)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS       (1972-1979)
     SSC    (Subsecção)      “Um guia para o Processo”   (1976-1977)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS       (1976-1977)
     SSC    (Subsecção)      Cursos SIPC (Serviço de Intercâmbio Político e Cultural)   (1977-1978)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS       (1977-1978)
     SSC    (Subsecção)      Análise e Informação Militante   (1978-1980)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1978-1980)
     SSC    (Subsecção)      Atlas de Portugal   (S.d.)
            SR      (Série)           MAPAS     (S.d.)
 
SC          (Secção)   TRIBUNAL CÍVICO HUMBERTO DELGADO   (1976-1979)
            SR      (Série)           DOCUMENTOS DIVERSOS     (1976-1979)
 
 
 
 
 

•  GUERRA CIVIL DE ESPANHA

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira quando participou no comboio alimentar com destino à Espanha Nacionalista em guerra.

Datas extremas  1936-1937

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por listagens de doadores, fotografias, convites, facturas e outros documentos referentes à iniciativa.

Datas extremas: 1936-1937

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- GUERRA CIVIL DE ESPANHA / Documentos Diversos

1 dossier (1936-1937)

 

•  COOPERATIVISMO

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira sobre Cooperativismo em geral e sobre a Cooperativa CONFRONTO, em particular.

Datas extremas  1954-1974

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, comunicados, normas e estatutos, correspondência e publicações periódicas sobre cooperativismo e referentes ao funcionamento da CONFRONTO.

Datas extremas: 1954-1974

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- COOPERATIVISMO / Documentos Diversos

1 dossier (1954-1974)

- COOPERATIVA CONFRONTO / Documentos Diversos

1 dossier (1966-1971)

 

•  CNSPP (Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos)

Inclui documentação  produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto activista da CNSPP.

Datas extremas  1957-1995

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, comunicados, petições, circulares, correspondência e listagens de donativos

Datas extremas: 1957-1995

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- CNSPP / Documentos Diversos

1 dossier (1957-1995)

 

•  PRAGMA I

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto sócio da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas  1964-1994

• DOCUMENTAÇÃO

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos provenientes dos ficheiros da PIDE/DGS sobre o encerramento da Cooperativa, pareceres, comunicados, correspondência, documentação de encontros, publicações periódicas e mapas de acções efectuadas pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1964-1994

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTAÇÃO / Documentos Diversos

1 dossier (1964-1994)

 

• ACTIVIDADES ESPECIAIS

 

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, relatórios de actividades e circulares da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1964-1967

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- ACTIVIDADES ESPECIAIS / Documentos Diversos

1 dossier (1964-1967)

 

• CONTENCIOSO

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, recortes de imprensa, fotografias, comunicados, correspondência e documentos processuais referentes ao encerramento da Cooperativa PRAGMA pela PIDE/DGS.

Datas extremas: 1967-1972

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- CONTENCIOSO / Documentos Diversos

1 dossier (1967-1972)

 

•  PRAGMA II

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto sócio da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas  1964-1970

• ACTIVIDADES GERAIS

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos e listagens de cursos de Verão organizados pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1964-1970

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- ACTIVIDADES GERAIS / Documentos Diversos

1 dossier (1964-1970)

 

• ACTIVIDADES GERAIS / Relatórios das actividades

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por Pareceres, Relatórios e Contas das actividades organizadas pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1964-1968

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- ACTIVIDADES GERAIS – Relatórios das actividades / Documentos Diversos

1 dossier (1964-1968)

 

• ACTIVIDADES GERAIS / Fichas e Questionários

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por modelos de Fichas para questionários e outras actividades organizadas pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1967

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- ACTIVIDADES GERAIS – Fichas e Questionários / Documentos Diversos

1 dossier (1967)

 

• ACTIVIDADES GERAIS / Reuniões Gerais

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por correspondência e documentos diversos sobre reuniões gerais da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1965-1968

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- ACTIVIDADES GERAIS – Reuniões Gerais / Documentos Diversos

1 dossier (1965-1968)

 

• ACTIVIDADES GERAIS / Encontro de Janas

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por correspondência e textos do Encontro de Janas realizado pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1966-1968

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- ACTIVIDADES GERAIS – Encontro de Janas / Documentos Diversos

1 dossier (1966-1968)

 

• EDUCAÇÃO POPULAR

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por fichas de participantes, correspondência e textos sobre o Curso de Educação Popular e Animação Cultural realizado pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1966-1967

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- EDUCAÇÃO POPULAR / Documentos Diversos

1 dossier (1966-1967)

 

• PLANO DE FOMENTO

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por correspondência e questionários a visitantes referentes à Exposição itinerante intitulada “ O Plano de Fomento – o que é e o que poderia ser”, organizada pela Cooperativa PRAGMA,

Datas extremas: 1965-1966

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- PLANO DE FOMENTO / Documentos Diversos

1 dossier (1965-1966)

 

• PLANO DE FOMENTO

• FOTOGRAFIAS

Tipologias: Fotografias

Assunto: Série constituída por fotografias referentes à Exposição itinerante intitulada “ O Plano de Fomento – o que é e o que poderia ser”, organizada pela Cooperativa PRAGMA,

Datas extremas: S.d.

Critério de ordenação: Ordenação original

 

- PLANO DE FOMENTO / Fotografias

1 dossier (S.d.)

 

• PLANO DE FOMENTO

• QUESTIONÁRIOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por questionários a visitantes referentes à Exposição itinerante intitulada “ O Plano de Fomento – o que é e o que poderia ser”, organizada pela Cooperativa PRAGMA,

Datas extremas: 1965

Critério de ordenação: Ordenação original

 

- PLANO DE FOMENTO / Questionários

1 dossier (1965)

 

 

•  PRAGMA III

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto sócio da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas  1965-2007

• PUBLICAÇÕES

Tipologias: Monografias, Publicações Periódicas

Assunto: Série constituída por Monografias, Publicações Periódicas referentes às actividades da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1966

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- PUBLICAÇÕES

1 dossier (1966)

 

• RECORTES DE IMPRENSA

Tipologias: Recortes de Imprensa

Assunto: Série constituída por recortes de Imprensa referentes às actividades da Cooperativa PRAGMA..

Datas extremas: 1965-2007

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- RECORTES DE IMPRENSA

1 dossier (1965-2007)

 

 

• ACTIVIDADES / Encontro de Janas

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos do Encontro de responsáveis, realizado em Janas, organizado pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1966

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- ACTIVIDADES – Encontro de Janas / Documentos Diversos

1 dossier (1966)

 

 

•  PRAGMA IV

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto sócio da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas  1967-1968

 

• SÓCIOS / INSCRIÇÕES

• FICHAS

Tipologias: Fichas de sócios

Assunto: Série constituída por fichas de sócios da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1967-1968

Critério de ordenação: Ordenação original

 

- FICHAS

1 dossier (1967-1968)

 

• LISTAGENS

Tipologias: Listagens de sócios

Assunto: Série constituída por listagens de sócios da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: S.d.

Critério de ordenação: Ordenação original

 

- LISTAGENS

1 dossier (S.d)

 

•  PRAGMA V

Inclui a correspondência, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto sócio da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas  1964-1968

 

• CORRESPONDÊNCIA

Tipologias: Correspondência

Assunto: Série constituída por correspondência da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1964-1968

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 001

  ALMEIDA, Manuel Bidarra de - Carta a Presidente do CONVIVIO - Associação Cultural e Recreativa de Guimarães. Portugal, Portugal. S.d.. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 002

  CONVÍVIO (Associação Cultural e Recreativa) - Direcção - Carta a Manuel Bidarra de Almeida. Guimarães,. 1963/07/28. 1p. Dactilografada assinada por Luis Gonzaga Duarte Xavier (Secretário Geral)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 003

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a UNICOOPE - União Cooperativa Abastecedora (Direcção). S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/05/19. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 004

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Ateneu Cooperativo (Direcção). S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/05/19. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 005

ATENEU COOPERATIVO - Carta a PRAGMA (Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. Lisboa, Portugal. 1964/05/30. 1p. Impressa, dactilografada e assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 006

PRAGMA - Carta a José Domingos. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/01. 1p. Dactilografada rubricada pr J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 007

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Gilbert Blardone. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/01. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 008

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a La Vie Nouvelle - Direction. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/01. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 009

UNICOOPE - União Cooperativa Abastecedora - Direcção - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. Portugal, Portugal. 1964/06/03. 1p. Dactilografada assinada por António Gonçalves

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 010

BARREIROS, Maria Antónia - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA). Portugal,. 1964/06/16. 1p Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 011

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a College Cooperatif - Direction. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/16. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 012

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a Economie et Humanismo. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/17. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 013

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a José David dos Anjos Miranda. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/17. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 014

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a PRESENCE AFRICAINE - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/17. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 015

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a L´I.R.F. E. D.. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/20. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 016

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a L´I.R.F. E. D.. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/20. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 017

PRÉSENCE AFRICAINE - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. França, França. 1964/06/24. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 018

CROISSANCE DES JEUNES NATION - Direcção - Carta a J. Gomes (?) "PRAGMA". França, França. 1964/06/25. 1p. Dactilografada assinada pelo Director G. Hourdin. Anotações manuscritas

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 019

La Vie Nouvelle - Mouvement de Formation et d´Action Communautaire - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. França, França. 1964/06/26. 1p. Dactilografada assinada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 020

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a Maria Vitória Barreiros. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/07/20. 1p. Dactilografada assinada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 021

UNICOOP - União Cooperativa Abastecedora - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. Lisboa,. 1964/07/28. 1p. Dactilografada e manuscrita

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 022

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Georges Hourdin. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/07/31. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 023 JORNAL DO FUNDÃO - Carta a Destinatário não referido (João Gomes?). Fundão, Portugal. 1964/09/31. 1p. Impressa, dactilografada e assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 024 PRAGMA. Difusão Cultural e Acção Comunitária. S.C.R.L. - Carta a Caixa Geral de Depósitos Crédito e Previdência – Administração. Lisboa, Portugal. 1964/10/02. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 025

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Maria Vitória Barreiros. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1964/10/28. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 026

Remetente não Referido (PRAGMA?) - Carta a Maria Galamba de Oliveira. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1964/10/28. 1p. Dactilografada assinada pelo tesoureiro ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 027

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Henrique H. Martins P. Campos. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1964/10/28. 1p. Dactilografada assinada pelo tesoureiro ? Barata

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 028

BARREIRAS, Maria Vitória - Carta a Tesoureiro da PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1964/11/03. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 029

Remetente não referido (PRAGMA?) - Tesoureiro - Carta a Maria Vitória Barreiros. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/11/06. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 030

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a DILSAR - Soc. Anónima Distribuidora de Livros. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/01/04. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 031

CAIXA DE PREVIDÊNCIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL - Carta a Presidente da PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. SCRL. Lisboa, Portugal. 1965/01/08. 1p. Dactilografada assinada pelo Administrador-Delegado - Carlos da Silva Gonçalves

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 032

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses. Lisboa, Portugal. 1965/01/13. 1p. Dactilografada assinada pelo Secretário ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 033

"GRAAL" - Centro de Arte e Cultura - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Coimbra, Portugal. 1965/01/16. Dactilografada assinada por M. Manuela ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 034

LAMBERS?, P. Dâmaso - Carta a "PRAGMA". Lisboa, Portugal. 1965/01/18. 2p. Bilhete Postal impresso e manuscrito

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 035

IGREJA LUSITANA CATÓLICA APOSTÓLICA EVANGÉLICA - Carta a Destinatário não referido (Arquitecto Nuno Teotónio Pereira?). Vila Franca de Xira, Portugal. 1965/01/20. 1p. Dactilografada assinada pelo bispo Luis Pereira?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 036

PORTAS, Carlos - Carta a Manuel Bidarra. Lisboa, Portugal. 1965/01/25. 2p. Telegrama

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 036

IGREJA EVANGÉLICA PRESBITERIANA DE LISBOA - Carta a Presidente da PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1965/02/02. 1p. Dactilografada assinada por Augusto A. Esperança. Anotações a lápis

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 037

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a IGREJA EVANGÉLICA PRESBITERIANA DE LISBOA. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/02/08. 1p. Dactilografada rubricada pelo secretário ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 038

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a Luís Rodrigues Pereira. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/02/08. 1p. Dactilografada rubricada pelo secretário ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 039

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a Direcção do Movimento de Renovação da Arte Religiosa. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/03/22. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 040

JUVENTUDE OPERÁRIA CATÓLICA - Direcção Geral - Carta a PRAGMA - Direcção. Lisboa, Portugal. 1965/03/29. 1p. Dactilografada assinada por António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 041

CONCILIUM - Revista Internacional de Teologia - Carta a Manuel Bidarra - PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1965/04/02. 2p. Dactilografada assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 042

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Armando de Castro. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/08. 1p. Dactilografada assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 043

CASTRO, Armando de - Carta a PRAGMA - Direcção. Porto, Portugal. 1965/04/10. 2p. Dactilografada assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 044

PRAGMA - Carta a João Gomes. Lisboa, Portugal. 1965/04/11. 2p. Telegrama

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 045

PRAGMA - Carta a Padre Manuel Antunes. Lisboa, Portugal. 1965/04/11. 2p. Telegrama

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 046

PRAGMA - Carta a SOCIEDADE PORTUGUESA DE BELAS ARTES - Presidente da Direcção. Lisboa, Portugal. 1965/04/12. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 047

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a EDITORA ULISSEIA, Lda.. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/12. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 048

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Livraria Costa. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/12. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 049

DE ROO, Germaine? - Carta a PRAGMA - Direcção. Lisboa, Portugal. 1965/04/13. 4p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 050

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Armando de Castro. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/15. 1p. Dactilografada assinada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 051

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Diário de Lisboa - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/15. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 052

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Diário de Noticias - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 053

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Jornal "O Século" - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 054

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a DIÁRIO POPULAR - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 055

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Jornal "REPÚBLICA" - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 056

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Jornal "O Primeiro de Janeiro" - Delegação. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 057

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a "O COMÉRCIO DO PORTO" - Delegação. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 058

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a "JORNAL DE NOTÍCIAS" - Delegação. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 059

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a "DIÁRIO DE MOÇAMBIQUE" - Delegação. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 060

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Jornal "NOVIDADES" - Director. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 061

ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS CATÓLICOS - Carta a PRAGMA - Direcção. Lisboa, Portugal. 1965/04/28. 1p. Dactilografada assinada pelo Eng. António Cortez Lobão

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 062

VIEIRA, Maria Júlia de Oliveira - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1965/04/29. 2p. Cartão de visita. Manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 063

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a António Paulouro - Jornal do Fundão. S.l. (Lisboa?),. 1965/05/05. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 064

CODES. Gabinete de Estudos e Projectos de Desenvolvimento Socio-Económico - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA). S.l., S.l. 1965/05/17. 1p. Circular dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 065

ATENEU COOPERATIVO - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1965/05/17. 1p. Dactilografada assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 066

ALMEIDA, Manuel José Bidarra de - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. Lisboa, Portugal. 1965/05/20. 1p. Dactilografada assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 067

MURTEIRA, Mário - Carta a "Diário da Manhã" - Director. S.l., S.l.. 1965/05/31. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 068

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta aDestinatário não referido. S.l. (Lisboa?),. 1965/06/07. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 069

"GRAVURA" Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1965/06/08. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 070

CODES - Gabinete de Estudos e Projectos de desenvolvimento Socio-Económico - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). S.l., S.l.. 1965/06/17. 1p. Circular. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 071

CODES - Gabinete de Estudos e Projectos de Desenvolvimento Socio-Económico - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?).,. 1965/06/17. 1p. Circular. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 072

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Joaquim Abrantes Zenhas - Presidente da Direcção da Cooperativa Agrícola do Caima. S.l. (Lisboa?, S.l. (Portugal?). 1965/06/17. 2p. Dactilografada rubricada com anotações manuscritas de Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 073

CODES - Gabinete de Estudos e Projectos de Desenvolvimento Sócio-Económico - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). S.l., S.l.. 1965/07/30. 2p. Circular dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 074

CONVÍVIO - Associação Cultural e Recreativa - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural. Guimarães, Portugal. 1965/08/16. 2p. Dactilografada assinada por Benjamim da Silva?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 075

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L. - Carta a Director da Polícia Internacional e de Defesa de Estado. Lisboa, Portugal. 1965/09/06. 1p. Dactilografada por Mário Murteira - Presidente da Direcção da PRAGMA

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 076

CONVÍVIO, Associação Cultural e Recreativa - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural. Guimarães, Portugal. 1965/09/21. 1p. Dactilografada assinada por Benjamim da Silva? - Secretário Geral

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 077

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Paulo Cruz. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/10/26. 1p. Dactilografada rubricada pelo secretário (Manuel Bidarra?)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 078

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a CORREIOS, Telégrafos e Telefones - Administração. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/11/03. 1p. Dactilografada rubricada pelo secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 079

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Companhia dos Telefones. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/11/03. 1p. Dactilografada rubricada pelo (secretário Manuel Bidarra?)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 080

VELOSO, Eduardo - Carta a Destinatário não referido. Seatle, USA. 1965/11/04. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 081

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Correios, Telégrafos e Telefones - 2º Sector. SEATLE, USA. 1965/11/08. 1p, Dactilografada rubricada pelo Secretário - Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 082

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Comissão Directora do Estádio Nacional. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/11/14. 1p, Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 083

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Destinatário não referido (Comissão Directora do Estadio Nacional?). S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/11/14. 1p. Declaração dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 084

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Correios, Telégrafos e Telefones. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/11/16. 1p. Dactilografada rubricada por Manuel José Bidarra de Almeida

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 085

Cooperativa Universitária Livreira "Livrelco" - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1965/12/08. 2p. Dactilografada (António Manuel Rocha)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 086

SOUSA, Maria Regina Pereira da Silveira e - Carta a PRAGMA. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1965/12/27. 2p. Bilhete Postal manuscrito e assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 087

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA "BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS LISBONENSES" - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1966/01/13. 1p. Impressa e dactilografada. Assinada pelo Secretário da Direcção José Luís R. Rodrigues. Tem anotações manuscritas

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 088

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Direcção Diocesana da Juventude Operária Católica - Presidente. Lisboa, Portugal. 1966/02/21. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário (Manuel Bidarra)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 089 ASSOCIAÇÃO DOS INQUILINOS LISBONENSES - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1966/03/?. 1p. dactilografada assinada pelo Presidente Emídio Santana

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 090

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Direcção Diocesana da LIGA OPERÁRIA CATÓLICA - Presidente. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/03/02. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 091

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a CENTRO DE CULTURA OPERÁRIA. S.l. (Lisboa?),. 1966/03/02. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 092

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a JUVENTUDE OPERÁRIA CATÓLICA FEMININA. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/03/02. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 093

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a LIGA OPERÁRIA CATÓLICA FEMININA - Presidência da Direcção Geral. S.l. (Lisboa?),. 1966/03/02. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 094

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a LIGA OPERÁRIA CATÓLICA FEMININA - Direcção Diocesana. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/03/02. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 095

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a JUVENTUDE OPERÁRIA CATÓLICA FEMININA - Presidente da Direcção Diocesana. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/03/02. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 096

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Polícia Internacional e de Defesa do Estado - Director. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/03/16. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 097

POLÍCIA INTERNACIONAL E DEFESA DO ESTADO - Carta a Presidente da Direcção da PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1966/03/23. 1p. Dactilografada assinada pelo subdirector da PIDE José Barreto?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 098

RIBEIRO, Gracinda - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1966/04/13. 2p. Bilhete Postal manuscrito e assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 099

SOUSA, Fernando - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1966/04/24. 2p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0100

PEREIRA, Nuno Teotónio - Carta a Marie José Chombart de Lauwe. S.l, S.l.. 1966/04/26. 1p. Dactilografada assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0101

ASSOCIAÇÃO DOS INQUILINOS LISBONENSES - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária - Direcção. Lisboa, Portugal. 1966/04/28. 2p. Dactilografada assinada por Emídio Santana

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0102

MARQUES, Ana Lowndes (em nome da PRAGMA) - Carta a Cruiziat. S.l., S.l.. 1966/05/02. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0103

MARQUES, Ana Lowndes (em nome da PRAGMA) - Carta a "Economie et Humanisme". S.l., S.l.. 1966/05/02. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0104

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a António Alçada Baptista. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/05/03. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0105

JUVENTUDE OPERÁRIA CATÓLICA - Direcção Diocesana de Lisboa - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. Lisboa, Portugal. 1966/05/03. 1p. Dactilografada assinada pelo Secretário Pedro A. Carvalho

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0106

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Gerência de "Publicações Dom Quixote". S.l.(Lisboa?), Portugal. 1966/05/05. 1p. Dactilografada assinada pelo secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0107

ECONOMIE ET HUMANISME - Carta a Ana Lowndes Marques. Caluire (Rhone), França. 1966/05/10. 1p. Dactilografada assinada pelo secretário geral Paul Bon

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0108

RAVARA, Maria Frederica? - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1966/05/12. 2p. Bilhete Postal manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0109

PALMA CARLOS, Elina Guimarães da - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1966/05/12. 1p. Cartão de visita manuscrito

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0110

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Direcção da Associação dos Inquilinos Lisbonenses. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/05/12. 1p. Dactilografada assinada pelo secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0111

CODES - Gabinete de Estudos e Projectos de Desenvolvimento Sócio-Económico - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). S.l., S.l.. 1966/05/16. 1p. Circular dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0112

GANDRA, Maria Manuela - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1966/05/18. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0113

LA VIE NOUVELLE - Mouvement de Formation et d´Action Communautaire - Carta a Lowndes Marques. Paris, França. 1966/05/18. 1p. Impressa a dactilografada. Rubricada por A. Cruiziat

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0114

PEREIRA, Dulcínio Caiano - Carta a PRAGMA - Direcção. Lisboa, Portugal. 1966/05/19. 1p. Cartão manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0115

FERNANDES, Maria Manuela - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1966/05/20. 2p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0116

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L - Carta a João Gomes. Lisboa, Portugal. 1966/05/25. 2p. Manuscrita assinada por Ana Lowndes Marques

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0117

Destinatário não referido (PRAGMA?) - Carta a  Honorato Rosa - Director do Instituto de Serviço Social. Lisboa, Portugal. 1966/006/01. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0118

ROSA, José Honorato - Instituto de Serviço Social - Carta a PRAGMA - Direcção. Lisboa, Portugal. 1966/06/01. 1p. Dactilografada assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0119

COUTINHO, António Borges - Carta a PRAGMA - Circulo do Cinema. S.l., S.l.. 1966/06/02. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0120

O TEMPO E O MODO - Revista de Pensamento e Acção - Carta a PRAGMA - Direcção. Lisboa, Portugal. 1966/06/17. 1p. Manuscrita assinada por T. Vaz da Silva

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0121

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L. - Carta a CREPS - La Vie Nouvelle. Lisboa, Portugal. 1966/06/18. 2p. Manuscrita assinada por Ana Lowndes Marques

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0122

PRAGMA - Carta a A. Cruiziat - La Vie Nouvelle. Lisboa, Portugal. 1966/06/18. 1p. Cópia de carta escrita à mão. Dactilografada assinada por Ana Lowndes Marques

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0123

ASSOCIAÇÃO DOS INQUILINOS LISBONENSES (Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada) - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1966/06/22. 1p. Impressa e dactilografada assinada por Domingos António Soeiro

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0124

MARQUES, Ana Lowndes - Carta a The Reverend Mother Superior do Colégio do Bom Sucesso. S.l., S.l.. 1966/06/26. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0125

CRUIZIAT, A. - Liaisons Internationales - Carta a Ana Marques - PRAGMA. Paris, França. 1966/06/28. 2p. Dactilografada rubricada, com anotações manuscritas

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0126

??, Maria Luísa - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1966/07/06. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0126-1

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.T.L. - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal. 1966/07/06. 1p. Manuscrita assinada por?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0127

COUTINHO, António Borges - Carta a PRAGMA - Secretário da Direcção. S.l., S.l.. 1966/07/06. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0128

GOMES, João - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Nogent-sur-Marne, França. 1966/07/21. 2p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0129

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L. - Carta a António Carvalho. Lisboa, Portugal. 1966/07/26. 1p. Manuscrita assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0130

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L. - Carta a João Gomes. Lisboa, Portugal. 1966/07/26. 1p. Manuscrita assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0131

LOUREIRO, José Luis - Carta a PRAGMA - Secretário. Lisboa, Portugal. 1966/08/06. 2p. Bilhete Postal manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0132

MALATO, João José - Carta a PRAGMA - Presidente. Lisboa, Portugal. 1966/08/19. 1p. Dactilografada assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0133

LA VIE NOUVELLE -Mouvement de Formation et d´Action Communautaire - Carta a Ama Marques. Paris, França. 1966/08/20. 1p. Dactilografada rubricada por A. Cruiziat

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0134

PRAGMA - Carta a Pedro Mário Alles Tamen. Lisboa,. 1966/09/02. 1p. Dactilografada assinada por António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0135

PRAGMA - Carta a António Eduardo Borges Coutinho. Lisboa, Portugal. 1966/09/02. 1p. Dactilografada assinada por António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0136

PRAGMA - Carta a Francisco Luis Machado Santos. Lisboa, Portugal. 1966/09/02. 1p. Dactilografada assinada por António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0137

PRAGMA - Carta a Dominique Alunni. Lisboa, Portugal. 1966/09/09. 1p. Dactilografa rubricada por António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0138

PRAGMA - Carta a Claras Transportes, SARL.. Lisboa, Portugal. 1966/09/22. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0139

PRAGMA - Carta a Capristanos-Turismo. Lisboa, Portugal. 1966/09/23. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0140

CLARAS TRANSPORTES. S.L.R.L. - Carta a PRAGMA. Torres Novas, Portugal. 1966/09/28. 2p. Bilhete Postal impresso, dactilografado e rubricado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0141

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Claras - Transportes. SARL. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/02. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0142

NOVAIS, Jorge (?) - Carta a Eduardo Jorge Lda. S.l., S.l.. 1966/10/03. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0143

ARBORICULTORA, Lda. - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Caneças, Portugal. 1966/10/03. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0144

EMPRESA DE VIAÇÃO EDUARDO JORGE, Lda. - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. Venda-Nova - Amadora, Portugal. 1966/10/10. 1p. Impressa e dactilografada rubricada pelo gerente ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0145

CLARAS - Transportes - Carta a Pragma. Torres Novas, Portugal. 1966/10/11. 1p. Impressa e dactilografada rubricada ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0146 ARBORICULTURA, Lda - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. S.C.R.L.. Caneças, Portugal. 1966/10/12. 1p. Impressa e dactilografada, rubricada pelo gerente ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0147

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Isabel Homem de Sousa Salema de Andrade. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/18. 1p. Dactilografada assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0148

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a SOCIEDADE COOPERATIVA PIEDENSE. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/18. 1p. Dactilografada assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0149

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Arboricultura, Lda. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/26. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0150

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Companhia Carris de Ferro de Lisboa. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/26. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0151

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Empresa de Viação Eduardo Jorge, Lda. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/26. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0152

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Comité para a Liberdade da Cultura. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/26. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0153

COMPANHIA CARRIS DE FERRO DE LISBOA - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. Lisboa, Portugal. 1966/10/26. 1p. Dactilografada assinada por (?)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0154

REPARTIÇÃO DE FINANÇAS DO CONCELHO de 3º Bairro Fiscal de Lisboa - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária de Lisboa. Lisboa, Portugal. 1966/11/25. 2p. Bilhete Postal impresso e dactilografado assinado pelo Chefe de repartição de Finanças ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0155

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Cooperativa Gravura - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/11/26. 1p. Dactilografada assinada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0156

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Manuel Paula Sousa Gentil. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/11/27. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0157

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Luís José da Conceição Gonçalves Matoso. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/11/27. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0158

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Hermínia Galvão Correia. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/11/27. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0159

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Raúl da Silva Pereira. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/11/27. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0160

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Jornal do Fundão. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/11/29. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0161

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L. - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal. 1966/11/29. 1p. Pedido de Assinatura de Revistas. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0162

CONDESSO, Fernando Seisdedos Velasco - Carta a (Nuno) Teotónio (Pereira). Porto, Portugal. 1966/12/15. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0163

LAGIDO, Pedro do Canto - Carta a PRAGMA. Portugal, Portugal. S.d.. 2p. Bilhete Postal impresso, dactilografado e manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0164

FILIPE, Carlos Alberto Antunes - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1967/01/09. 2p. Bilhete Postal, impresso e manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0165

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS LISBONENSES - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/01/09. 1p. Dactilografada assinada pelo secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0166

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a GRAVURA - Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/01/09. 1p. Dactilografada assinada pelo secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0167

?, António Jorge - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1967/01/21. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0168

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a António Pauloro. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1967/01/23. 1p. Dactilografada assinada por João Gomes - Direcção

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0169

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária - Carta a Joel Serrão. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1967/02/03. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0170

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária - Carta a Adérito Sedas Nunes. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1967/02/03. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0171

BRITO, José de - Carta a Cooperativa (PRAGMA). Lisboa, Portugal. 1967/02/04. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0172

PRAGMA - Carta a José Cardoso Pires. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/06. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0173

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Maria de Lourdes Belchior. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/06. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0173

PRAGMA - Carta a José Augusto França. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/06. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0174

PRAGMA - Carta a José Ribeiro dos Santos. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/06. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0176

PRAGMA - Carta a António Borges Coutinho, Sebastião de Carvalho,, H. ?, Maria Leonor Abcassis, António Rocha, N. Silva Miguel, Ana Marques, António Costa, Osvaldo Silva ?. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/08. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0177

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a CIDECOP. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/08. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0178

PRAGMA - Carta a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Lisbonenses. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/10. 1p. Dactilografada assinada por?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0179

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Sociedade Nacional de Belas Artes - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/15. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0180

RODRIGUES, José Nunes - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. Lisboa, Portugal. 1967/02/21. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0181

PRAGMA - Carta a Governador Civil de Lisboa. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/22. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0182

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Editorial Verbo. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/22. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0183

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. Lisboa, Portugal. 1967/02/25. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0184

GOVERNO CIVIL DO DISTRITO DE LISBOA - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L. - Presidente. Lisboa, Portugal. 1967/02/27. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário do Governo Civil ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0185

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a SOCIEDADE PORTUGUESA DE BELAS ARTES - Presidente. S.l. (Portugal?),. 1967/03/06. 1p. Dactilografada rubricada por João Gomes

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0186

CAETANO, Maria Helena Fernandes - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1967/03/10. 1p. Bilhete Postal impresso e manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0187

PRAGMA - Carta a Congresso para a Liberdade e Cultura. S.l. (Lisboa?),. 1967/03/17. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0188

SOUSA, Henrique Reinaldo de - Carta a PRAGMA. Oeiras, Portugal. 1967/03/29. 2p. Bilhete Postal impresso e manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0189

MÁQUINAS MESSA COMERCIAL, Lda - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.A.R.L.. Lisboa, Portugal. 1967/03/22. 2p. Dactilografada rubricada por ? Romão - gerente

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0190

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Sociedade Nacional de Belas Artes - Presidente da Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/03/31. 1p. Dactilografada assinada por Nuno teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0191

MAGALHÃES, Alberto P. - Carta a PRAGMA - João Gomes. Lisboa, Portugal. 1967/04/02. 2p. Bilhete Postal impresso e manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0192

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal. 1967/05/06. 2p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0193

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal. 1967/05/06. 2p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0194

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária - Carta a D. Maximiliano de Furstenberg - Núncio Apostólico de Sua Santidade. Lisboa, Portugal. 1967/05/07. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0195

GOMES, D. António Ferreira - Bispo do Porto - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). L´Assomption - Lourdes, França. 1967/05/24. 1p. Manuscrita

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0196

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a CASA DO ALENTEJO - Direcção. Lisboa, Portugal. 1967/05/24. 1p. Dactilografada assinada por Silva Rocha

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0197

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a CASA DO ALGARVE - Direcção. Lisboa, Portugal. 1967/05/24. 1p. Dactilografada assinada por Silva Rocha

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0198

Maria Eugénia - Carta a Joana. Lisboa, Portugal. 1967/06/02. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0198-1 Maria Eugénia - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1967/06/02. 2p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0199

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a CIDLA. Lisboa, Portugal. 1967/06/13. 1p. dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0200

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Companhia de Seguros Confiança. Lisboa, Portugal. 1967/06/14. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0201

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES - Presidente da Direcção. Lisboa, Portugal. 1967/06/17. 1p. dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0202

LAGIDO, Pedro do Canto - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1967/06/26. 2p. Cartão manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0202-1

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Pedro do Canto Lagido. Lisboa, Portugal. 1967/07/04. 1p. Dactilografada assinada por Nuno Teotónio Pereira,

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0203

PRAGMA - Cooperativa de Difusão e Acção Comunitária - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal. 1967/08/. 1p. Circular - Tema: Colóquio sobre o problema habitacional. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0204

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Presidência do Conselho - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. Lisboa, Portugal. 1967/10/03. 1p. Impresso e manuscrito rubricado pelo Chefe de Repartição

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0205

PRAGMA - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal. 1967/10/10. 2p. Relatório: Estágio sobre Educação Popular. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0206

PRAGMA - Carta a Caixa Económica Operária - Direcção. Lisboa, Portugal. 1967/10/16. 1p. Dactilografada rubricada pelo vice-presidente João Gomes

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0207

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Sociedade Nacional de Belas Artes - Presidente da Direcção.,. 1967/10/18. 1p. Dactilografada    

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0208

CAIXA ECONÓMICA OPERÁRIA - Cooperativa de Crédito e Consumo Fundada em 1876 - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1967/10/20. 1p. Impressa e dactilografada assinada por Artur Proença ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0209

PRAGMA - Carta a Sindicato Nacional do Pessoal dos Carros Eléctricos do Distrito de Lisboa. Lisboa, Portugal. 1967/10/22. 1p. Dactilografada assinada pelo Vice-Presidente João Gomes

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0210

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a ASSOCIAÇÃO DE INQUILINOS DE LISBOA. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/11/08. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0211

PRAGMA - Carta a ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL PARA A LIBERDADE DA CULTURA. Lisboa, Portugal. 1967/11/16. 4p. Dactilografada com anotações manuscritas. Rubricada pelo presidente Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0212

PRAGMA - Carta a BARATA, Josefina Rodriguez Marquez e outros. Lisboa, Portugal. 1967/12/14. 2p. Dactilografada (João Joaquim Gomes)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0213

O TEMPO E O MODO - Revista de Pensamento e Acção - Carta a Nuno Teotónio Pereira. Lisboa, Portugal. 1967/12/29. 1p. Dactilografada assinada por João Bénard da Costa - Comissão da Revista

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0214

PRAGMA - Carta a Josefina Rodrigues Marques Barata e outros. Lisboa, Portugal. 1967/02/08. 1p. Dactilografada em nome do Vice-Presidente João Joaquim Gomes

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0215

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária - Carta a Direcção da Casa da Imprensa. Lisboa, Portugal. 1967/03/06. 1p. Dactilografada assinada por João Gomes

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0216

PEREIRA, Nuno Teotónio Pereira. GOMES, João Joaquim. Presidente e Vice-Presidente da PRAGMA - Carta a Ministro do Interior. Lisboa, Portugal. 1967/03/07. 2p. Exposição enviada ao Ministro do Interior. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0217

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Telefones de Lisboa e Porto. Lisboa, Portugal. 1967/03/08. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0218

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Companhias Reunidas de Gás e Electricidade. S.l., S.l.. 1967/03/08. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0219

FIGUEIREDO, Carlos Correia de - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. Lisboa, Portugal. 1967/04/09. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0220

DIÁRIO DE NOTICIAS e outros - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. S.l., S.l.. 1967/04/22. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0221

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Eugénio Mota - Presidente da Direcção da UNICOOP. S.l. (Portugal?),. 1967/04/30. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0222

CARITAS DIOCESANA DE LISBOA - Carta a

Remetente não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. S.d. 1p. Dactilografada e rubricada pela Comissão Diocesana (?)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0223

BRONZE, Francisco José de Deus - Carta a PRAGMA. Almada, Portugal. 1968/08/01. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0224

ROSA, José Honorato Gomes - Seminário dos Olivais - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. S.d.. 1p. Cartão de visita impresso e manuscrito

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0225

MOURA, Helene Tamega Cidade de - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). S.l.,. S.d.. 1p. Cartão de visita impresso e manuscrito

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0226

PEREIRA, Luís César Rodrigues (Bispo da Igreja Lusitana) - Carta a PRAGMA - Direcção. Vila Franca de Xira, Portugal. S.d.. 2p. Cartão de visita impresso e manuscrito

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0227

CLUBE STELLA MARIS DE LISBOA - Direcção - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). S.d.. 2p. Cartão impresso e manuscrito rubricado (?)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0228

OLIVEIRA, Maria Galamba de - Carta a Bidarra (Manuel Bidarra de Almeida) - (PRAGMA). S.l., S.l.. S.d.. Cartão manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0229

LÓGRADO (?), Gracinda de Araújo Ribeiro do Canto - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. S.d.. 2p. Bilhete Postal impresso e manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0230

GENTÍL, Manuel (?) de Sousa - Carta a PRAGMA - Direcção. S.l., S.l.. S.d.. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0231

RIBEIRO, Gracinda de Araújo - Carta a

Remetente não referido (Pragma?). Lisboa, Portugal. S.d.. 1p. Manuscrita assinada

 

•  PRAGMA VI

Inclui a correspondência, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto sócio da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas  1964-1969

 

• DESPESAS

• RECIBOS

Tipologias: Recibos

Assunto: Série constituída por recibos da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1964-1969

Critério de ordenação: Ordenação original

 

- RECIBOS

1 dossier (1964-1969)

 

•  CENTRO NACIONAL DE CULTURA. Comissão Portuguesa para as Relações Culturais Europeias

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto membro da Comissão Portuguesa para as Relações Culturais Europeias do Centro Nacional de Cultura.

Datas extremas  1968-1975

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por actas, convocatórias de reuniões e textos diversos da Comissão Portuguesa para as Relações Culturais Europeias do Centro Nacional de Cultura.

Datas extremas: 1968-1975

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1968-1975)

 

•  CRISTÃOS PRÉ-25 DE ABRIL

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira, antes do 25 de Abril de 1974,  enquanto militante de vários movimentos católicos.

Datas extremas  1961-2005

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por comunicados e panfletos, textos diversos, monografias, publicações periódicas referentes aos movimentos católicos de oposição ao regime.

Datas extremas: 1961-2005

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1961-2005)

 

• IGREJA E ESTADO NOVO

• TEXTOS NA IMPRENSA

Tipologias: Textos na Imprensa

Assunto: Série constituída por textos publicados na imprensa sobre as relações entre a Igreja e o Estado Novo.

Datas extremas: 1984-1999

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- TEXTOS NA IMPRENSA

1 dossier (1984-1999)

 

• TERCEIROS SÁBADOS / JUSTIÇA E PAZ

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por comunicados e panfletos, textos diversos, correspondência e textos de celebrações litúrgicas, produzidos e reunidos por um grupo que depois se veio a chamar de “católicos progressistas”.

Datas extremas: 1970-1974

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1970-1974)

 

•  BERLINER KONFERENZ

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto participante na Berliner Konferenz (Conferência dos Católicos dos Estados Europeus).

Datas extremas  1973-1975

 

• DOCUMENTOS DA CONFERÊNCIA

Tipologias: Documentos da Conferência

Assunto: Série constituída pelos textos da Conferência dos Católicos dos Estados Europeus, realizada em Berlim.

Datas extremas: 1973-1975

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DA CONFERÊNCIA

1 dossier (1973-1975)

 

•  CRISTÃOS PÓS-25 DE ABRIL

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira, depois do 25 de Abril de 1974,  enquanto militante de vários movimentos católicos.

Datas extremas  1974-1980

 

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por comunicados e panfletos, textos diversos, correspondência e monografias referentes aos movimentos católicos depois do 25 de Abril.

Datas extremas: 1974-1980

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1974-1980)

 

• CERP (Cristãos em Reflexão Permanente)

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por comunicados e panfletos, textos diversos e correspondência, produzidos e reunidos por um grupo que se veio a chamar de “Cristãos em Reflexão Permanente”.

Datas extremas: 1974-1978

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1974-1978)

 

• CPS (Cristãos Pelo Socialismo)

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por comunicados e panfletos, textos diversos e correspondência, produzidos e reunidos por um grupo que se veio a chamar de “Cristãos Pelo Socialismo”.

Datas extremas: 1974-1976

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1974-1976)

 

•  PUBLICAÇÕES CLANDESTINAS

Inclui documentação clandestina,  reunida por Nuno Teotónio Pereira, antes do 25 de Abril de 1974.

Datas extremas  1963-2000

 

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, monografias e publicações periódicas clandestinas de temáticas variadas, desde a oposição dos católicos (Cadernos GEDOC) à guerra colonial.

Datas extremas: 1963-2000

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1963-2000)

 

•  DOCUMENTOS POLÍTICOS NO SALAZARISMO

Inclui documentação clandestina,  reunida por Nuno Teotónio Pereira, antes do 25 de Abril de 1974.

Datas extremas  1958-1967

 

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos (muitos de católicos oposicionistas), monografias, correspondência e publicações periódicas, de conteúdo adverso ao Regime.

Datas extremas: 1958-1967

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1958-1967)

 

•  DOCUMENTOS POLÍTICOS PRÉ-25 DE ABRIL

Inclui documentação clandestina,  reunida por Nuno Teotónio Pereira, antes do 25 de Abril de 1974.

Datas extremas  1962-2005

 

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos (muitos de católicos oposicionistas e do Movimento Estudantil), monografias, correspondência e publicações periódicas, de conteúdo adverso ao Regime.

Datas extremas: 1962-2005

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1962-2005)

 

•  DOCUMENTOS POLÍTICOS PÓS-25 DE ABRIL

Inclui documentação  produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira, depois do 25 de Abril de 1974.

Datas extremas  1962-2005

 

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, monografias, correspondência e publicações periódicas, relacionados com a intensa actividade política e partidária  (MES, FUP, UDP/PCP(R)) posterior ao 25 de Abril.

Datas extremas: 1962-2005

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1962-2005)

 

• CNARPA ( Comissão Nacional de Apoio aos Refugiados Políticos Antifascistas)

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos e correspondência relacionados com as actividades da CNARPA.

Datas extremas: 1974-1975

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1974-1975)

 

•  LUTA URBANA

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira, sobre os movimentos que pensaram as cidades, lutas urbana, ocupações de casas e comissões de moradores.

Datas extremas  1969-1978

 

• PORTUGAL

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, correspondência, monografias, publicações periódicas e recortes de imprensa relacionados com as lutas urbanas, habitação e comissões de moradores (posições partidárias sobre o assunto (GDUPs) em Portugal.

Datas extremas: 1969-1978

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1969-1978)

 

• ESTRANGEIRO

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, monografias e recortes de imprensa relacionados com as lutas urbanas e habitação no estrangeiro..

Datas extremas: 1970-1975

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1970-1975)

 

•  MES (Movimento de Esquerda Socialista)

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira, enquanto militante do MES (Movimento de Esquerda Socialista)

Datas extremas  1972-1980

 

• CONTACTOS DRINT (Departamento de Relações Internacionais)

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, correspondência, planos de cursos, de viagens e de publicações e ficheiros de contactos com instituições e personalidades de vários países.

Datas extremas: 1972-1980

Critério de ordenação: Ordenação original

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1972-1980)

 

 

• “UM GUIA PARA O PROCESSO”

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos (mapas, gráficos, quadros informativos, etc) utilizados na elaboração do livro “Um guia para o Processo”

Datas extremas: 1976-1977

Critério de ordenação: Ordenação original

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1976-1977)

 

• CURSOS SIPC (Serviço de Intercâmbio Político e Cultural)

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, correspondência, planos de cursos e ficheiros de participantes estrangeiros dos cursos de Verão do MES.

Datas extremas: 1977-1978

Critério de ordenação: Ordenação original

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1977-1978)

 

• ANÁLISE E INFORMAÇÃO MILITANTE

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos (maquetes das 1ªs páginas, cópias de provas) utilizados na elaboração das publicações“Informação Militante” e “Análise, Formação, Debate Militante”.

Datas extremas: 1978-1980

Critério de ordenação: Ordenação original

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1978-1980)

 

• ATLAS DE PORTUGAL

• MAPAS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por “transparências” utilizadas para a elaboração de um Mapa de Portugal, a publicar pelo MES.

Datas extremas: S.d

Critério de ordenação: Ordenação original

 

- MAPAS

1 dossier (S.d.)

 

•  TRIBUNAL CÍVICO HUMBERTO DELGADO

 

Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira, enquanto integrante do Tribunal Cívico Humberto Delgado

Datas extremas  1976-1979

• DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, correspondência, testemunhos de vítimas, documentos processuais

planos de cursos, de viagens e de publicações e ficheiros de contactos com instituições e personalidades de vários países.

Datas extremas: 1976-1979

Critério de ordenação: Ordenação original

 

- DOCUMENTOS DIVERSOS

1 dossier (1976-1979)

Topo da página
Centro de Documentação 25 de Abril © 2017
Suporte: ucd25a@ci.uc.pt ; Sugestões: Formulário
www.cd25a.uc.pt
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional