• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.

    Para manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, clique aqui.

    Obrigada.
    Universidade de Coimbra

    Imagem de teste reCAPTCHA
    Captcha incorrecto.
    Escreva as palavras acima: Escreva os números que ouve:

Espólio de Nuno Teotónio Pereira

 

 

I N V E N T Á R I O   D E   DOAÇÃO

 

 

Nuno Teotónio Pereira

 

Nota: o presente documento inclui a descrição de documentação de arquivo resultante de várias incorporações que foram sendo feitas ao longo dos anos, surgindo estas descritas de forma subsequente.

INTRODUÇÃO   

 

 

O espólio em apreço será denominado Nuno Teotónio Pereira.

 

A documentação foi oferecida pelo próprio e deu entrada no Centro de Documentação 25 de Abril no ano de 2007.

Acondicionada em caixas, depois de um cuidadoso trabalho de avaliação, verificou-se que a documentação evidenciava uma cuidada organização efectuada pelo doador em algumas das suas séries. O estado de conservação dos documentos, à chegada, considera-se bom.

Num balanço final, o espólio ficará acondicionado em 19 caixas, num total de 2 metros lineares de estantes.

No respeito pelos critérios de arrumação originais procedeu-se à substituição completa das ferragens dos "dossiers", como medida de precaução contra o perigo de oxidação que, aliás, alguns deles já indiciavam.

A documentação entregue abarca, predominantemente, as décadas de 60 a 70 do século XX, mas não é raro depararmo-nos com documentos mais antigos e mais recentes.

Na suas partes mais representativas, o espólio reflecte as actividades de Nuno Teotónio Pereira enquanto militante de muitas causas, situando-se, sempre na franja progressista da Igreja Católica.

Criou-se, para a documentação doada, um quadro de classificação que reflecte o esquema de organização do fundo. As secções, subsecções e séries que o compõem foram estabelecidas com vista à produção de um INVENTÁRIO, e o critério para o seu estabelecimento teve em atenção o princípio do respeito pela estrutura (segundo o qual os documentos devem ser organizados de acordo com a estrutura de funções e actividades do indivíduo ou organização que os criou) e o princípio do respeito pela ordem original  (segundo o qual um fundo deve receber uma organização correspondente àquela que lhe foi dada pelo seu detentor, a fim de se preservar as relações entre os documentos).

 

Assim, a grelha de classificação relativa ao arquivo apresenta vinte e uma secções:

  • GUERRA CIVIL DE ESPANHA
  • COOPERATIVISMO
  • CNSPP
  • PRAGMA I
  • PRAGMA II
  • PRAGMA III
  • PRAGMA IV
  • PRAGMA V
  • PRAGMA VI
  • CENTRO NACIONAL DE CULTURA
  • CRISTÃOS PRÉ-25 DE ABRIL
  • BERLINER CONFERENZ
  • CRISTÃOS PÓS-25 DE ABRIL
  • PUBLICAÇÕES CLANDESTINAS
  • DOCUMENTOS POLÍTICOS NO SALAZARISMO
  • DOCUMENTOS POLÍTICOS PRÉ-25 DE ABRIL
  • DOCUMENTOS POLÍTICOS PÓS-25 DE ABRIL
  • LUTA URBANA
  • MES (Movimento de Esquerda Socialista)
  • TRIBUNAL CÍVICO HUMBERTO DELGADO
  • DOCUMENTAÇÃO DIVERSA (Recortes de imprensa)

 

Para algumas secções foram estabelecidas subsecções, segundo o critério orgânico (organização dos documentos de acordo com os responsáveis pela sua produção), ou funcional. Para algumas delas foram estabelecidas séries, segundo o critério tipológico (tipo do documento suporte de informação). 

Quanto aos recortes de imprensa, decidiu-se tratá-los e arrumá-los, fisicamente, junto dos documentos do mesmo tipo já existentes no Centro.

Relativamente aos prazos de divulgação do conteúdo da documentação e dado tratar-se de um arquivo privado respeitar-se-á, antes de mais, a vontade expressa do doador que, após a leitura do inventário prévio do espólio, nos indicará quais os documentos cujo conteúdo quer manter sob reserva e respectivos prazos de abertura ao público. Todos os outros documentos irão sendo gradualmente colocados à consulta do público depois de cumpridas as tarefas de carácter técnico necessárias à sua total preservação e sempre de acordo com os prazos previstos na legislação portuguesa.

Resenha biográfica 

 

 

Nuno Teotónio Pereira

 

 

PEREIRA, Nuno Teotónio (n. 1922) - Arquitecto estabelecido em Lisboa desde 1949, nascido no seio de uma família estreitamente ligada ao regime (sobrinho do embaixador Pedro Teotónio Pereira), o seu prestígio ultrapassa a dimensão profissional alargando-se à de interventor respeitado na sociedade portuguesa.

Para além de figura referencial da arquitectura portuguesa moderna, o seu atelier constitui um lugar de discussão e reflexão que formou como que uma escola paralela à formação académica oficial, por onde passaram sucessivas gerações dos mais importantes arquitectos (Portas, Byrne, Paciência, Bartolomeu Costa Cabral, Pedro Viana Botelho).

Cidadão interveniente, a sua formação católica torna-o denunciador das injustiças integrando o grupo de católicos progressistas que mais activamente combateram o regime, tendo sido preso três vezes pela PIDE-DGS. Participou nas vigílias da Igreja de S. Domingos e da Capela do Rato, e foi fundador do Movimento de Renovação da Arte Religiosa (1952-1971) de que foi presidente, como da Cooperativa Cultural PRAGMA, do Centro Nacional de Cultura, da Associação dos Arquitectos Portugueses e do Conselho de Arquitectos da Europa.

Estuda nas Escolas de Belas-Artes de Lisboa e do Porto, ao mesmo tempo que estagia com Carlos Ramos (1945-1946), terminando o curso em 1949, ano em que inicia o projecto da Igreja de Aguas (1950-1952) que constituirá o paradigma da renovação da arquitectura religiosa em Portugal. Profundamente interessado pela problemática social da habitação, dedicou-se à investigação neste domínio organizando, no âmbito de um curso da JUC da EBAL, o primeiro «Inquérito às condições de utilização de edifícios plurifamiliares em Lisboa», tendo produzido importantes contribuições («Habitação para o Maior Número) e desenvolvendo de um modo reflectido e inovador diversos conjuntos de habitação social e económica (Braga, Castelo Branco, Barcelos, Sodapóvoa, etc.) no quadro da sua actividade como arquitecto da Federação das Caixas de Previdência-Habitações Económicas (1948-1971).

Em 1953 projecta, com Bartolomeu Costa Cabral, o Bloco das Aguas Livres em Lisboa, obra charneira na adopção dos códigos do Movimento Moderno porque representa o primeiro momento de maturação das premissas do Estilo Internacional no quadro da história da arquitectura portuguesa. Programática e formalmente inovador, pensado como uma organização que se aproxima de uma pequena comunidade com um programa misto de habitação, escritórios e comércio, à plataforma de sentido internacional onde assenta o bloco contrapõe-se um sentido escultoricamente vernacular nas varandas salientes que modelam a fachada, assumida com diferentes texturas e cores, num conjunto enriquecido com a participação de diversos artistas plásticos (Cargaleiro, Jorge Vieira, Almada Negreiros).

Em 1955-1956 participa no Inquérito à Arquitectura Popular Portuguesa que reuniu os profissionais mais qualificados e atentos da época. A partir de 1957, e até 1974, associado com Nuno Portas, inicia conscientemente um processo de contextualização e equacionamento crítico do funcionalismo patente nas diversas moradias que projectam (Sesimbra, Praia das Maçãs), destacando-se a Casa de Vila Viçosa pela sua formalização fragmentária e pela fluidez espacial concretizada em ambientes plurais e tranquilos dialogando serenamente com as preexistências. Este novo entendimento da projectação é ampliado no Mosteiro de Sassoeiros (1958-1960), agora também com a colaboração de Pedro Vieira de Almeida, e globalmente realizado na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (1962-1970; Prémio Valmor, 1975) através de uma busca exaustiva do espaço interno e de uma inteligente integração ambiental, abrindo o espaço religioso ao espaço urbano e fazendo-o penetrar na escala da arquitectura. As mesmas premissas são retomadas na Igreja de Almada (1965-1967) desta vez integrada num parque verde. Com a torre dos Olivais-Norte (1959) propõe uma inovadora organização espacial e recebe o Prémio Valmor (1968), pela primeira vez atribuído a uma obra de carácter social.

Em 1965, com a colaboração de Braula Reis, projecta o polémico Edifício Braamcamp («Franjinhas»), conjunto de comércio e serviços com elementos de construção prefabricada, pela primeira vez propondo a solução do open-space e onde retoma a ideia de penetração do espaço público no edifício (Prémio Valmor 1971). Em 1973, ainda com Nuno Portas, destaca-se o conjunto do Restelo, onde mais uma vez se renovam os códigos da habitação social, recorrendo à baixa altura, à variedade tipológica, retomando a tipologia urbana da rua, da escadinha e do pequeno largo. Nos anos 80, com Pedro Botelho,  continua o conjunto do Restelo, projecta a polémica CGD da Horta (Açores) optando por uma forte contextualização imagética e desenvolve, sem prescindir da contemporaneidade, a recuperação e ampliação do Teatro Taborda (1979-1989) na Costa do Castelo, com Costa Cabral. No conjunto da sua extensa e diversificada obra deve referir-se o desenvolvimento do Interface de transportes (metropolitano, ferroviário e fluvial) do Cais do Sodré (1992-2004), para além de intervenções no Chiado, do estudo de recuperação e revitalização do Palácio Nacional de Mafra e do Programa POLIS da Covilhã (2000/2007), que apenas confirmam a vitalidade da produção qualificada deste autor atento, informado e inteligente, que serena e confiantemente luta pela afirmação da arquitectura, com uma postura moral e ética incontornável. Foi 2º Prémio Nacional de Arquitectura da Fundação Calouste Gulbenkian (1961), Prémio AICA (1985),  Prémio do Instituto Nacional de Habitação (1991) e Prémio da Academia Nacional de Belas Artes 2007. Diversos escritos (A Arquitectura do Estado Novo; Prédios e Vilas de Lisboa) completam a acção globalizante deste autor pleno de actividade, capacidade e coragem que soube renovar as linguagens, deste pedagogo que continua a ter uma acção interveniente na sociedade portuguesa, reveladora da sua inteligência e actualidade, do seu poder de síntese e de diálogo e da importância que sempre atribuiu à reflexão com base nos conceitos e não nas formas. 

 

BIBLIOGRAFIA: Pedro Vieira de Almeida e José Manuel Fernandes, História da Arte em Portugal, Vol. 14, Lisboa, 1986; Ana Cristina Tostões, «Arquitectura Portuguesa do Século» in História da Arte Portuguesa, Vol. 11, Lisboa, 1995; revista Arquitectura. *

 

(ROSAS, Fernando; BRITO, J. M. Brandão de - Dicionário do Estado Novo)

 

* Texto revisto e corrigido pelo Arquitecto Nuno Teotónio Pereira, em 15 de Janeiro de 2008.

 

 

Resistente contra a ditadura, participou em actividades clandestinas e na Comissão de Socorro aos Presos Políticos. Foi libertado da prisão política de Caxias a seguir ao 25 de Abril, tendo sido depois dirigente do Movimento de Esquerda Socialista. Em 1995 recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e em 2004 a da Ordem do Infante D. Henrique.

 

Quadro de classificação

 

ED         (Entidade Detent.)    CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO 25 DE ABRIL (CD25A)

GA         (Grupo de Arq.)     ARQUIVOS PRIVADOS

    SGA     (Subgrupo de Arq.)        Arquivos Pessoais de Militantes Partidários

F            (Fundo)    Nuno Teotónio Pereira

    

 

SC            (Secção)    GUERRA CIVIL DE ESPANHA    (1936-1937)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1936-1937)

 

SC            (Secção)    COOPERATIVISMO    (1954-1974)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1954-1974)

    SSC        (Subsecção)        Cooperativa CONFRONTO    (1966-1971)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1966-1971)

 

SC            (Secção)    COMISSÃO NACIONAL DE SOCORRO AOS PRESOS POLÍTICOS    (1957-1995)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1957-1995)

 

SC            (Secção)    PRAGMA I    (1964-1994)

    SSC        (Subsecção)        Documentação    (1964-1994)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1964-1994)

    SSC        (Subsecção)        Actividades Especiais    (1964-1967)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1964-1967)

    SSC        (Subsecção)        Contencioso    (1967-1972)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1967-1972)

 

SC            (Secção)    PRAGMA II    (1964-1970)

    SSC        (Subsecção)        Actividades Gerais    (1964-1970)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1964-1970)

    SSC        (Subsecção)        Actividades Gerais / Relatório das Actividades    (1964-1968)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1964-1968)

    SSC        (Subsecção)        Actividades Gerais / Fichas e Questionários    (1967)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1967)

    SSC        (Subsecção)        Actividades Gerais / Reuniões Gerais    (1965-1968)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1965-1968)

    SSC        (Subsecção)        Actividades Gerais / Encontro de Janas    (1966-1968)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1966-1968)

    SSC        (Subsecção)        Educação Popular     (1966-1967)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1966-1967)

    SSC        (Subsecção)        Plano de Fomento    (1965-1966)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1965-1966)

        SR        (Série)        QUESTIONÁRIOS    (1965)

        SR        (Série)        FOTOGRAFIAS    (S.d)

 

SC            (Secção)    PRAGMA III    (1965-2007)

        SR        (Série)        PUBLICAÇÕES    (1966)

        SR        (Série)        RECORTES DE IMPRENSA    (1965-2007)

    SSC        (Subsecção)        Actividades / Encontro de Janas    (1966)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1966)

 

SC            (Secção)    PRAGMA IV    (1967-1968)

    SSC        (Subsecção)        Sócios / Inscrições    (1967-1968)

        SR        (Série)        FICHAS    (1967-1968)

        SR        (Série)        LISTAGENS    (S.d.)

 

SC            (Secção)    PRAGMA V    (1964-1968)

        SR        (Série)        CORRESPONDÊNCIA    (1964-1968)

 

SC            (Secção)    PRAGMA VI    (1964-1969)

    SSC        (Subsecção)        Despesas    (1964-1969)

        SR        (Série)        RECIBOS    (1964-1969)

 

SC            (Secção)    CENTRO NACIONAL DE CULTURA / Com. Port. Rel. Cult. Europ.    (1968-1975)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1968-1975)

 

SC            (Secção)    CRISTÃOS PRÉ-25 DE ABRIL    (1961-2005)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1961-2005)

    SSC        (Subsecção)        Igreja e Estado Novo    (1984-1999)

        SR        (Série)        TEXTOS DE IMPRENSA    (1984-1999)

    SSC        (Subsecção)        Terceiros Sábados / Justiça e Paz    (1970-1974)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1970-1974)

 

SC            (Secção)    BERLINER KONFERENZ    (1973-1975)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DA CONFERÊNCIA    (1973-1975)

 

SC            (Secção)    CRISTÃOS PÓS-25 DE ABRIL    (1974-1980)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS        (1974-1980)

    SSC        (Subsecção)        CERP (Cristãos em Reflexão Permanente)    (1974-1978)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1974-1978)

    SSC        (Subsecção)        CPS (Cristãos Pelo Socialismo)    (1974-1976)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1974-1976)

 

SC            (Secção)    PUBLICAÇÕES CLANDESTINAS    (1963-2000)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1963-2000)

 

SC            (Secção)    DOCUMENTOS POLÍTICOS NO SALAZARISMO    (1958-1967)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1958-1967)

 

SC            (Secção)    DOCUMENTOS POLÍTICOS PRÉ-25 DE ABRIL    (1962-2005)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1962-2005)

 

SC            (Secção)    DOCUMENTOS POLÍTICOS Pós-25 DE ABRIL    (1974-1986)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1974-1986)

    SSC        (Subsecção)        CNARPA (Comissão Nac. de Apoio aos Refugiados Políticos Antifascistas)    (1969-1978)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1974-1975)

 

SC            (Secção)    LUTA URBANA    (1969-1978)

    SSC        (Subsecção)        Portugal    (1969-1978)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1969-1978)

    SSC        (Subsecção)        Estrangeiro    (1970-1975)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1970-1975)

 

SC            (Secção)    MES (Movimento de Esquerda Socialista)    (1972-1980)

    SSC        (Subsecção)        Contactos DRINT (Departamento de Relações Internacionais)    (1972-1979)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS        (1972-1979)

    SSC        (Subsecção)        “Um guia para o Processo”    (1976-1977)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS        (1976-1977)

    SSC        (Subsecção)        Cursos SIPC (Serviço de Intercâmbio Político e Cultural)    (1977-1978)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS        (1977-1978)

    SSC        (Subsecção)        Análise e Informação Militante    (1978-1980)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1978-1980)

    SSC        (Subsecção)        Atlas de Portugal    (S.d.)

        SR        (Série)        MAPAS    (S.d.)

 

SC            (Secção)    TRIBUNAL CÍVICO HUMBERTO DELGADO    (1976-1979)

        SR        (Série)        DOCUMENTOS DIVERSOS    (1976-1979)

•  GUERRA CIVIL DE ESPANHA

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira quando participou no comboio alimentar com destino à Espanha Nacionalista em guerra.

 

    Datas extremas  1936-1937

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por listagens de doadores, fotografias, convites, facturas e outros documentos referentes à iniciativa.

Datas extremas: 1936-1937

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - GUERRA CIVIL DE ESPANHA / Documentos Diversos

                1 dossier (1936-1937)

 

 

•  COOPERATIVISMO

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira sobre Cooperativismo em geral e sobre a Cooperativa CONFRONTO, em particular.

 

    Datas extremas  1954-1974

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, comunicados, normas e estatutos, correspondência e publicações periódicas sobre cooperativismo e referentes ao funcionamento da CONFRONTO. 

Datas extremas: 1954-1974

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - COOPERATIVISMO / Documentos Diversos

                1 dossier (1954-1974)

            - COOPERATIVA CONFRONTO / Documentos Diversos

                1 dossier (1966-1971)

 

 

•  CNSPP (Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos)

    Inclui documentação  produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto activista da CNSPP.

 

    Datas extremas  1957-1995

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, comunicados, petições, circulares, correspondência e listagens de donativos

Datas extremas: 1957-1995

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - CNSPP / Documentos Diversos

                1 dossier (1957-1995)

 

 

•  PRAGMA I

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto sócio da Cooperativa PRAGMA.

 

    Datas extremas  1964-1994

 

        • DOCUMENTAÇÃO

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos provenientes dos ficheiros da PIDE/DGS sobre o encerramento da Cooperativa, pareceres, comunicados, correspondência, documentação de encontros, publicações periódicas e mapas de acções efectuadas pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1964-1994

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTAÇÃO / Documentos Diversos

                1 dossier (1964-1994)

 

        • ACTIVIDADES ESPECIAIS

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, relatórios de actividades e circulares da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1964-1967

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - ACTIVIDADES ESPECIAIS / Documentos Diversos

                1 dossier (1964-1967)

 

        • CONTENCIOSO

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, recortes de imprensa, fotografias, comunicados, correspondência e documentos processuais referentes ao encerramento da Cooperativa PRAGMA pela PIDE/DGS.

Datas extremas: 1967-1972

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - CONTENCIOSO / Documentos Diversos

                1 dossier (1967-1972)

 

 

•  PRAGMA II

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto sócio da Cooperativa PRAGMA.

 

    Datas extremas  1964-1970

 

        • ACTIVIDADES GERAIS

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos e listagens de cursos de Verão organizados pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1964-1970

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - ACTIVIDADES GERAIS / Documentos Diversos

                1 dossier (1964-1970)

 

        • ACTIVIDADES GERAIS / Relatórios das actividades

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por Pareceres, Relatórios e Contas das actividades organizadas pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1964-1968

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - ACTIVIDADES GERAIS – Relatórios das actividades / Documentos Diversos

                1 dossier (1964-1968)

 

        • ACTIVIDADES GERAIS / Fichas e Questionários

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por modelos de Fichas para questionários e outras actividades organizadas pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1967

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - ACTIVIDADES GERAIS – Fichas e Questionários / Documentos Diversos

                1 dossier (1967)

 

        • ACTIVIDADES GERAIS / Reuniões Gerais

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por correspondência e documentos diversos sobre reuniões gerais da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1965-1968

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - ACTIVIDADES GERAIS – Reuniões Gerais / Documentos Diversos

                1 dossier (1965-1968)

 

        • ACTIVIDADES GERAIS / Encontro de Janas

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por correspondência e textos do Encontro de Janas realizado pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1966-1968

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - ACTIVIDADES GERAIS – Encontro de Janas / Documentos Diversos

                1 dossier (1966-1968)

 

        • EDUCAÇÃO POPULAR

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por fichas de participantes, correspondência e textos sobre o Curso de Educação Popular e Animação Cultural realizado pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1966-1967

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - EDUCAÇÃO POPULAR / Documentos Diversos

                1 dossier (1966-1967)

 

        • PLANO DE FOMENTO

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por correspondência e questionários a visitantes referentes à Exposição itinerante intitulada “ O Plano de Fomento – o que é e o que poderia ser”, organizada pela Cooperativa PRAGMA, 

Datas extremas: 1965-1966

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - PLANO DE FOMENTO / Documentos Diversos

                1 dossier (1965-1966)

 

        • PLANO DE FOMENTO

 

        • FOTOGRAFIAS

Tipologias: Fotografias

Assunto: Série constituída por fotografias referentes à Exposição itinerante intitulada “ O Plano de Fomento – o que é e o que poderia ser”, organizada pela Cooperativa PRAGMA, 

Datas extremas: S.d.

Critério de ordenação: Ordenação original

 

            - PLANO DE FOMENTO / Fotografias

                1 dossier (S.d.)

 

        • PLANO DE FOMENTO

 

        • QUESTIONÁRIOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por questionários a visitantes referentes à Exposição itinerante intitulada “ O Plano de Fomento – o que é e o que poderia ser”, organizada pela Cooperativa PRAGMA, 

Datas extremas: 1965

Critério de ordenação: Ordenação original

 

            - PLANO DE FOMENTO / Questionários

                1 dossier (1965)

 

 

•  PRAGMA III

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto sócio da Cooperativa PRAGMA.

 

    Datas extremas  1965-2007

 

        • PUBLICAÇÕES

Tipologias: Monografias, Publicações Periódicas

Assunto: Série constituída por Monografias, Publicações Periódicas referentes às actividades da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1966

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - PUBLICAÇÕES

                1 dossier (1966)

 

        • RECORTES DE IMPRENSA

Tipologias: Recortes de Imprensa

Assunto: Série constituída por recortes de Imprensa referentes às actividades da Cooperativa PRAGMA..

Datas extremas: 1965-2007

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - RECORTES DE IMPRENSA

                1 dossier (1965-2007)

 

 

        • ACTIVIDADES / Encontro de Janas

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos diversos

Assunto: Série constituída por textos do Encontro de responsáveis, realizado em Janas, organizado pela Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1966

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - ACTIVIDADES – Encontro de Janas / Documentos Diversos

                1 dossier (1966)

 

 

•  PRAGMA IV

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto sócio da Cooperativa PRAGMA.

 

    Datas extremas  1967-1968

 

        • SÓCIOS / INSCRIÇÕES

 

        • FICHAS

Tipologias: Fichas de sócios

Assunto: Série constituída por fichas de sócios da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1967-1968

Critério de ordenação: Ordenação original

 

            - FICHAS

                1 dossier (1967-1968)

 

        • LISTAGENS

Tipologias: Listagens de sócios

Assunto: Série constituída por listagens de sócios da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: S.d.

Critério de ordenação: Ordenação original

 

            - LISTAGENS

                1 dossier (S.d)

 

 

•  PRAGMA V

 

    Inclui a correspondência, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto sócio da Cooperativa PRAGMA.

 

    Datas extremas  1964-1968

 

        • CORRESPONDÊNCIA

Tipologias: Correspondência

Assunto: Série constituída por correspondência da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1964-1968

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

 

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 001

     ALMEIDA, Manuel Bidarra de - Carta a Presidente do CONVIVIO - Associação Cultural e Recreativa de Guimarães. Portugal, Portugal. S.d.. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 002

     CONVÍVIO (Associação Cultural e Recreativa) - Direcção - Carta a Manuel Bidarra de Almeida. Guimarães,. 1963/07/28. 1p. Dactilografada assinada por Luis Gonzaga Duarte Xavier (Secretário Geral)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 003

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a UNICOOPE - União Cooperativa Abastecedora (Direcção). S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/05/19. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 004

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Ateneu Cooperativo (Direcção). S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/05/19. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 005

ATENEU COOPERATIVO - Carta a PRAGMA (Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. Lisboa, Portugal. 1964/05/30. 1p. Impressa, dactilografada e assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 006

PRAGMA - Carta a José Domingos. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/01. 1p. Dactilografada rubricada pr J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 007

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Gilbert Blardone. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/01. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 008

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a La Vie Nouvelle - Direction. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/01. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 009

UNICOOPE - União Cooperativa Abastecedora - Direcção - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. Portugal, Portugal. 1964/06/03. 1p. Dactilografada assinada por António Gonçalves

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 010

BARREIROS, Maria Antónia - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA). Portugal,. 1964/06/16. 1p Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 011

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a College Cooperatif - Direction. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/16. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 012

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a Economie et Humanismo. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/17. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 013

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a José David dos Anjos Miranda. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/17. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 014

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a PRESENCE AFRICAINE - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/17. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 015

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a L´I.R.F. E. D.. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/20. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 016

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a L´I.R.F. E. D.. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/06/20. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 017

PRÉSENCE AFRICAINE - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. França, França. 1964/06/24. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 018

CROISSANCE DES JEUNES NATION - Direcção - Carta a J. Gomes (?) "PRAGMA". França, França. 1964/06/25. 1p. Dactilografada assinada pelo Director G. Hourdin. Anotações manuscritas

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 019

La Vie Nouvelle - Mouvement de Formation et d´Action Communautaire - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. França, França. 1964/06/26. 1p. Dactilografada assinada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 020

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a Maria Vitória Barreiros. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/07/20. 1p. Dactilografada assinada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 021

UNICOOP - União Cooperativa Abastecedora - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. Lisboa,. 1964/07/28. 1p. Dactilografada e manuscrita

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 022

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Georges Hourdin. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/07/31. 1p. Dactilografada rubricada por J. L. Morel

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 023 JORNAL DO FUNDÃO - Carta a Destinatário não referido (João Gomes?). Fundão, Portugal. 1964/09/31. 1p. Impressa, dactilografada e assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 024 PRAGMA. Difusão Cultural e Acção Comunitária. S.C.R.L. - Carta a Caixa Geral de Depósitos Crédito e Previdência – Administração. Lisboa, Portugal. 1964/10/02. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 025

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Maria Vitória Barreiros. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1964/10/28. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 026

Remetente não Referido (PRAGMA?) - Carta a Maria Galamba de Oliveira. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1964/10/28. 1p. Dactilografada assinada pelo tesoureiro ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 027

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Henrique H. Martins P. Campos. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1964/10/28. 1p. Dactilografada assinada pelo tesoureiro ? Barata

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 028

BARREIRAS, Maria Vitória - Carta a Tesoureiro da PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1964/11/03. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 029

Remetente não referido (PRAGMA?) - Tesoureiro - Carta a Maria Vitória Barreiros. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1964/11/06. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 030

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a DILSAR - Soc. Anónima Distribuidora de Livros. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/01/04. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 031

CAIXA DE PREVIDÊNCIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL - Carta a Presidente da PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. SCRL. Lisboa, Portugal. 1965/01/08. 1p. Dactilografada assinada pelo Administrador-Delegado - Carlos da Silva Gonçalves

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 032

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses. Lisboa, Portugal. 1965/01/13. 1p. Dactilografada assinada pelo Secretário ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 033

"GRAAL" - Centro de Arte e Cultura - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Coimbra, Portugal. 1965/01/16. Dactilografada assinada por M. Manuela ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 034

LAMBERS?, P. Dâmaso - Carta a "PRAGMA". Lisboa, Portugal. 1965/01/18. 2p. Bilhete Postal impresso e manuscrito

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 035

IGREJA LUSITANA CATÓLICA APOSTÓLICA EVANGÉLICA - Carta a Destinatário não referido (Arquitecto Nuno Teotónio Pereira?). Vila Franca de Xira, Portugal. 1965/01/20. 1p. Dactilografada assinada pelo bispo Luis Pereira?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 036

PORTAS, Carlos - Carta a Manuel Bidarra. Lisboa, Portugal. 1965/01/25. 2p. Telegrama

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 036 

IGREJA EVANGÉLICA PRESBITERIANA DE LISBOA - Carta a Presidente da PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1965/02/02. 1p. Dactilografada assinada por Augusto A. Esperança. Anotações a lápis

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 037 

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a IGREJA EVANGÉLICA PRESBITERIANA DE LISBOA. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/02/08. 1p. Dactilografada rubricada pelo secretário ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 038 

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a Luís Rodrigues Pereira. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/02/08. 1p. Dactilografada rubricada pelo secretário ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 039 

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a Direcção do Movimento de Renovação da Arte Religiosa. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/03/22. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 040 

JUVENTUDE OPERÁRIA CATÓLICA - Direcção Geral - Carta a PRAGMA - Direcção. Lisboa, Portugal. 1965/03/29. 1p. Dactilografada assinada por António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 041 

CONCILIUM - Revista Internacional de Teologia - Carta a Manuel Bidarra - PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1965/04/02. 2p. Dactilografada assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 042 

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Armando de Castro. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/08. 1p. Dactilografada assinada 

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 043 

CASTRO, Armando de - Carta a PRAGMA - Direcção. Porto, Portugal. 1965/04/10. 2p. Dactilografada assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 044 

PRAGMA - Carta a João Gomes. Lisboa, Portugal. 1965/04/11. 2p. Telegrama

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 045

PRAGMA - Carta a Padre Manuel Antunes. Lisboa, Portugal. 1965/04/11. 2p. Telegrama

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 046

PRAGMA - Carta a SOCIEDADE PORTUGUESA DE BELAS ARTES - Presidente da Direcção. Lisboa, Portugal. 1965/04/12. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 047

Remetente não referido (PRAGMA) - Carta a EDITORA ULISSEIA, Lda.. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/12. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 048

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Livraria Costa. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/12. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 049

DE ROO, Germaine? - Carta a PRAGMA - Direcção. Lisboa, Portugal. 1965/04/13. 4p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 050

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Armando de Castro. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/15. 1p. Dactilografada assinada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 051

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Diário de Lisboa - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/15. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 052

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Diário de Noticias - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 053

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Jornal "O Século" - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 054

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a DIÁRIO POPULAR - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 055

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Jornal "REPÚBLICA" - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 056

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Jornal "O Primeiro de Janeiro" - Delegação. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 057

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a "O COMÉRCIO DO PORTO" - Delegação. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 058

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a "JORNAL DE NOTÍCIAS" - Delegação. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 059

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a "DIÁRIO DE MOÇAMBIQUE" - Delegação. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 060

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Jornal "NOVIDADES" - Director. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/04/16. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 061

ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS CATÓLICOS - Carta a PRAGMA - Direcção. Lisboa, Portugal. 1965/04/28. 1p. Dactilografada assinada pelo Eng. António Cortez Lobão

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 062

VIEIRA, Maria Júlia de Oliveira - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1965/04/29. 2p. Cartão de visita. Manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 063

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a António Paulouro - Jornal do Fundão. S.l. (Lisboa?),. 1965/05/05. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 064

CODES. Gabinete de Estudos e Projectos de Desenvolvimento Socio-Económico - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA). S.l., S.l. 1965/05/17. 1p. Circular dactilografada 

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 065

ATENEU COOPERATIVO - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1965/05/17. 1p. Dactilografada assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 066

ALMEIDA, Manuel José Bidarra de - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. Lisboa, Portugal. 1965/05/20. 1p. Dactilografada assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 067

MURTEIRA, Mário - Carta a "Diário da Manhã" - Director. S.l., S.l.. 1965/05/31. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 068

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta aDestinatário não referido. S.l. (Lisboa?),. 1965/06/07. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 069

"GRAVURA" Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1965/06/08. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 070

CODES - Gabinete de Estudos e Projectos de desenvolvimento Socio-Económico - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). S.l., S.l.. 1965/06/17. 1p. Circular. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 071

CODES - Gabinete de Estudos e Projectos de Desenvolvimento Socio-Económico - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?).,. 1965/06/17. 1p. Circular. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 072

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Joaquim Abrantes Zenhas - Presidente da Direcção da Cooperativa Agrícola do Caima. S.l. (Lisboa?, S.l. (Portugal?). 1965/06/17. 2p. Dactilografada rubricada com anotações manuscritas de Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 073

CODES - Gabinete de Estudos e Projectos de Desenvolvimento Sócio-Económico - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). S.l., S.l.. 1965/07/30. 2p. Circular dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 074

CONVÍVIO - Associação Cultural e Recreativa - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural. Guimarães, Portugal. 1965/08/16. 2p. Dactilografada assinada por Benjamim da Silva? 

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 075

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L. - Carta a Director da Polícia Internacional e de Defesa de Estado. Lisboa, Portugal. 1965/09/06. 1p. Dactilografada por Mário Murteira - Presidente da Direcção da PRAGMA

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 076

CONVÍVIO, Associação Cultural e Recreativa - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural. Guimarães, Portugal. 1965/09/21. 1p. Dactilografada assinada por Benjamim da Silva? - Secretário Geral

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 077

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Paulo Cruz. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/10/26. 1p. Dactilografada rubricada pelo secretário (Manuel Bidarra?)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 078

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a CORREIOS, Telégrafos e Telefones - Administração. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/11/03. 1p. Dactilografada rubricada pelo secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 079

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Companhia dos Telefones. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/11/03. 1p. Dactilografada rubricada pelo (secretário Manuel Bidarra?)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 080

VELOSO, Eduardo - Carta a Destinatário não referido. Seatle, USA. 1965/11/04. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 081

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Correios, Telégrafos e Telefones - 2º Sector. SEATLE, USA. 1965/11/08. 1p, Dactilografada rubricada pelo Secretário - Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 082

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Comissão Directora do Estádio Nacional. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/11/14. 1p, Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 083

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Destinatário não referido (Comissão Directora do Estadio Nacional?). S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/11/14. 1p. Declaração dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 084

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Correios, Telégrafos e Telefones. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1965/11/16. 1p. Dactilografada rubricada por Manuel José Bidarra de Almeida

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 085

Cooperativa Universitária Livreira "Livrelco" - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1965/12/08. 2p. Dactilografada (António Manuel Rocha)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 086

SOUSA, Maria Regina Pereira da Silveira e - Carta a PRAGMA. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1965/12/27. 2p. Bilhete Postal manuscrito e assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 087

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA "BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS LISBONENSES" - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1966/01/13. 1p. Impressa e dactilografada. Assinada pelo Secretário da Direcção José Luís R. Rodrigues. Tem anotações manuscritas

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 088

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Direcção Diocesana da Juventude Operária Católica - Presidente. Lisboa, Portugal. 1966/02/21. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário (Manuel Bidarra)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 089 ASSOCIAÇÃO DOS INQUILINOS LISBONENSES - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1966/03/?. 1p. dactilografada assinada pelo Presidente Emídio Santana

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 090

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Direcção Diocesana da LIGA OPERÁRIA CATÓLICA - Presidente. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/03/02. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 091

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a CENTRO DE CULTURA OPERÁRIA. S.l. (Lisboa?),. 1966/03/02. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 092

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a JUVENTUDE OPERÁRIA CATÓLICA FEMININA. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/03/02. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 093

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a LIGA OPERÁRIA CATÓLICA FEMININA - Presidência da Direcção Geral. S.l. (Lisboa?),. 1966/03/02. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 094

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a LIGA OPERÁRIA CATÓLICA FEMININA - Direcção Diocesana. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/03/02. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 095

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a JUVENTUDE OPERÁRIA CATÓLICA FEMININA - Presidente da Direcção Diocesana. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/03/02. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário Manuel Bidarra

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 096

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Polícia Internacional e de Defesa do Estado - Director. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/03/16. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 097

POLÍCIA INTERNACIONAL E DEFESA DO ESTADO - Carta a Presidente da Direcção da PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1966/03/23. 1p. Dactilografada assinada pelo subdirector da PIDE José Barreto?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 098

RIBEIRO, Gracinda - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1966/04/13. 2p. Bilhete Postal manuscrito e assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 099

SOUSA, Fernando - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1966/04/24. 2p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0100

PEREIRA, Nuno Teotónio - Carta a Marie José Chombart de Lauwe. S.l, S.l.. 1966/04/26. 1p. Dactilografada assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0101

ASSOCIAÇÃO DOS INQUILINOS LISBONENSES - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária - Direcção. Lisboa, Portugal. 1966/04/28. 2p. Dactilografada assinada por Emídio Santana

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0102

MARQUES, Ana Lowndes (em nome da PRAGMA) - Carta a Cruiziat. S.l., S.l.. 1966/05/02. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0103

MARQUES, Ana Lowndes (em nome da PRAGMA) - Carta a "Economie et Humanisme". S.l., S.l.. 1966/05/02. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0104

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a António Alçada Baptista. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/05/03. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0105

JUVENTUDE OPERÁRIA CATÓLICA - Direcção Diocesana de Lisboa - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. Lisboa, Portugal. 1966/05/03. 1p. Dactilografada assinada pelo Secretário Pedro A. Carvalho

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0106

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Gerência de "Publicações Dom Quixote". S.l.(Lisboa?), Portugal. 1966/05/05. 1p. Dactilografada assinada pelo secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0107

ECONOMIE ET HUMANISME - Carta a Ana Lowndes Marques. Caluire (Rhone), França. 1966/05/10. 1p. Dactilografada assinada pelo secretário geral Paul Bon

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0108

RAVARA, Maria Frederica? - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1966/05/12. 2p. Bilhete Postal manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0109

PALMA CARLOS, Elina Guimarães da - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1966/05/12. 1p. Cartão de visita manuscrito

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0110

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Direcção da Associação dos Inquilinos Lisbonenses. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/05/12. 1p. Dactilografada assinada pelo secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0111

CODES - Gabinete de Estudos e Projectos de Desenvolvimento Sócio-Económico - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). S.l., S.l.. 1966/05/16. 1p. Circular dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0112

GANDRA, Maria Manuela - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1966/05/18. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0113

LA VIE NOUVELLE - Mouvement de Formation et d´Action Communautaire - Carta a Lowndes Marques. Paris, França. 1966/05/18. 1p. Impressa a dactilografada. Rubricada por A. Cruiziat

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0114

PEREIRA, Dulcínio Caiano - Carta a PRAGMA - Direcção. Lisboa, Portugal. 1966/05/19. 1p. Cartão manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0115

FERNANDES, Maria Manuela - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1966/05/20. 2p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0116

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L - Carta a João Gomes. Lisboa, Portugal. 1966/05/25. 2p. Manuscrita assinada por Ana Lowndes Marques

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0117

Destinatário não referido (PRAGMA?) - Carta a  Honorato Rosa - Director do Instituto de Serviço Social. Lisboa, Portugal. 1966/006/01. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0118

ROSA, José Honorato - Instituto de Serviço Social - Carta a PRAGMA - Direcção. Lisboa, Portugal. 1966/06/01. 1p. Dactilografada assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0119

COUTINHO, António Borges - Carta a PRAGMA - Circulo do Cinema. S.l., S.l.. 1966/06/02. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0120

O TEMPO E O MODO - Revista de Pensamento e Acção - Carta a PRAGMA - Direcção. Lisboa, Portugal. 1966/06/17. 1p. Manuscrita assinada por T. Vaz da Silva

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0121

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L. - Carta a CREPS - La Vie Nouvelle. Lisboa, Portugal. 1966/06/18. 2p. Manuscrita assinada por Ana Lowndes Marques

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0122

PRAGMA - Carta a A. Cruiziat - La Vie Nouvelle. Lisboa, Portugal. 1966/06/18. 1p. Cópia de carta escrita à mão. Dactilografada assinada por Ana Lowndes Marques

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0123

ASSOCIAÇÃO DOS INQUILINOS LISBONENSES (Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada) - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1966/06/22. 1p. Impressa e dactilografada assinada por Domingos António Soeiro

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0124

MARQUES, Ana Lowndes - Carta a The Reverend Mother Superior do Colégio do Bom Sucesso. S.l., S.l.. 1966/06/26. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0125

CRUIZIAT, A. - Liaisons Internationales - Carta a Ana Marques - PRAGMA. Paris, França. 1966/06/28. 2p. Dactilografada rubricada, com anotações manuscritas

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0126

??, Maria Luísa - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1966/07/06. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0126-1

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.T.L. - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal. 1966/07/06. 1p. Manuscrita assinada por?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0127

COUTINHO, António Borges - Carta a PRAGMA - Secretário da Direcção. S.l., S.l.. 1966/07/06. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0128

GOMES, João - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Nogent-sur-Marne, França. 1966/07/21. 2p. Manuscrita assinada 

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0129

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L. - Carta a António Carvalho. Lisboa, Portugal. 1966/07/26. 1p. Manuscrita assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0130

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L. - Carta a João Gomes. Lisboa, Portugal. 1966/07/26. 1p. Manuscrita assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0131

LOUREIRO, José Luis - Carta a PRAGMA - Secretário. Lisboa, Portugal. 1966/08/06. 2p. Bilhete Postal manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0132

MALATO, João José - Carta a PRAGMA - Presidente. Lisboa, Portugal. 1966/08/19. 1p. Dactilografada assinada 

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0133

LA VIE NOUVELLE -Mouvement de Formation et d´Action Communautaire - Carta a Ama Marques. Paris, França. 1966/08/20. 1p. Dactilografada rubricada por A. Cruiziat 

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0134

PRAGMA - Carta a Pedro Mário Alles Tamen. Lisboa,. 1966/09/02. 1p. Dactilografada assinada por António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0135

PRAGMA - Carta a António Eduardo Borges Coutinho. Lisboa, Portugal. 1966/09/02. 1p. Dactilografada assinada por António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0136

PRAGMA - Carta a Francisco Luis Machado Santos. Lisboa, Portugal. 1966/09/02. 1p. Dactilografada assinada por António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0137

PRAGMA - Carta a Dominique Alunni. Lisboa, Portugal. 1966/09/09. 1p. Dactilografa rubricada por António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0138

PRAGMA - Carta a Claras Transportes, SARL.. Lisboa, Portugal. 1966/09/22. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0139

PRAGMA - Carta a Capristanos-Turismo. Lisboa, Portugal. 1966/09/23. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0140

CLARAS TRANSPORTES. S.L.R.L. - Carta a PRAGMA. Torres Novas, Portugal. 1966/09/28. 2p. Bilhete Postal impresso, dactilografado e rubricado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0141

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Claras - Transportes. SARL. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/02. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0142

NOVAIS, Jorge (?) - Carta a Eduardo Jorge Lda. S.l., S.l.. 1966/10/03. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0143

ARBORICULTORA, Lda. - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Caneças, Portugal. 1966/10/03. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0144

EMPRESA DE VIAÇÃO EDUARDO JORGE, Lda. - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. Venda-Nova - Amadora, Portugal. 1966/10/10. 1p. Impressa e dactilografada rubricada pelo gerente ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0145

CLARAS - Transportes - Carta a Pragma. Torres Novas, Portugal. 1966/10/11. 1p. Impressa e dactilografada rubricada ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0146 ARBORICULTURA, Lda - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. S.C.R.L.. Caneças, Portugal. 1966/10/12. 1p. Impressa e dactilografada, rubricada pelo gerente ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0147

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Isabel Homem de Sousa Salema de Andrade. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/18. 1p. Dactilografada assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0148

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a SOCIEDADE COOPERATIVA PIEDENSE. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/18. 1p. Dactilografada assinada por ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0149

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Arboricultura, Lda. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/26. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0150

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Companhia Carris de Ferro de Lisboa. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/26. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0151

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Empresa de Viação Eduardo Jorge, Lda. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/26. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0152

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Comité para a Liberdade da Cultura. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/10/26. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0153

COMPANHIA CARRIS DE FERRO DE LISBOA - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. Lisboa, Portugal. 1966/10/26. 1p. Dactilografada assinada por (?)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0154

REPARTIÇÃO DE FINANÇAS DO CONCELHO de 3º Bairro Fiscal de Lisboa - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária de Lisboa. Lisboa, Portugal. 1966/11/25. 2p. Bilhete Postal impresso e dactilografado assinado pelo Chefe de repartição de Finanças ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0155

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Cooperativa Gravura - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/11/26. 1p. Dactilografada assinada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0156

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Manuel Paula Sousa Gentil. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/11/27. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0157

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Luís José da Conceição Gonçalves Matoso. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/11/27. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0158

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Hermínia Galvão Correia. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/11/27. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0159

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Raúl da Silva Pereira. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/11/27. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0160

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Jornal do Fundão. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1966/11/29. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0161

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L. - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal. 1966/11/29. 1p. Pedido de Assinatura de Revistas. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0162

CONDESSO, Fernando Seisdedos Velasco - Carta a (Nuno) Teotónio (Pereira). Porto, Portugal. 1966/12/15. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0163

LAGIDO, Pedro do Canto - Carta a PRAGMA. Portugal, Portugal. S.d.. 2p. Bilhete Postal impresso, dactilografado e manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0164

FILIPE, Carlos Alberto Antunes - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1967/01/09. 2p. Bilhete Postal, impresso e manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0165

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS LISBONENSES - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/01/09. 1p. Dactilografada assinada pelo secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0166

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a GRAVURA - Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/01/09. 1p. Dactilografada assinada pelo secretário António Macieira Costa

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0167

?, António Jorge - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1967/01/21. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0168

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a António Pauloro. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1967/01/23. 1p. Dactilografada assinada por João Gomes - Direcção

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0169

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária - Carta a Joel Serrão. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1967/02/03. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0170

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária - Carta a Adérito Sedas Nunes. S.l. (Portugal?), S.l. (Portugal?). 1967/02/03. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0171

BRITO, José de - Carta a Cooperativa (PRAGMA). Lisboa, Portugal. 1967/02/04. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0172

PRAGMA - Carta a José Cardoso Pires. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/06. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0173

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Maria de Lourdes Belchior. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/06. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0173

PRAGMA - Carta a José Augusto França. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/06. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0174

PRAGMA - Carta a José Ribeiro dos Santos. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/06. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0176

PRAGMA - Carta a António Borges Coutinho, Sebastião de Carvalho,, H. ?, Maria Leonor Abcassis, António Rocha, N. Silva Miguel, Ana Marques, António Costa, Osvaldo Silva ?. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/08. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0177

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a CIDECOP. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/08. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0178

PRAGMA - Carta a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Lisbonenses. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/10. 1p. Dactilografada assinada por?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0179

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Sociedade Nacional de Belas Artes - Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/15. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0180

RODRIGUES, José Nunes - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. Lisboa, Portugal. 1967/02/21. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0181

PRAGMA - Carta a Governador Civil de Lisboa. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/22. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0182

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Editorial Verbo. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/02/22. 1p. Dactilografada 

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0183

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L.. Lisboa, Portugal. 1967/02/25. 1p. Dactilografada rubricada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0184

GOVERNO CIVIL DO DISTRITO DE LISBOA - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.C.R.L. - Presidente. Lisboa, Portugal. 1967/02/27. 1p. Dactilografada rubricada pelo Secretário do Governo Civil ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0185

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a SOCIEDADE PORTUGUESA DE BELAS ARTES - Presidente. S.l. (Portugal?),. 1967/03/06. 1p. Dactilografada rubricada por João Gomes

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0186

CAETANO, Maria Helena Fernandes - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1967/03/10. 1p. Bilhete Postal impresso e manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0187

PRAGMA - Carta a Congresso para a Liberdade e Cultura. S.l. (Lisboa?),. 1967/03/17. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0188

SOUSA, Henrique Reinaldo de - Carta a PRAGMA. Oeiras, Portugal. 1967/03/29. 2p. Bilhete Postal impresso e manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0189

MÁQUINAS MESSA COMERCIAL, Lda - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária, S.A.R.L.. Lisboa, Portugal. 1967/03/22. 2p. Dactilografada rubricada por ? Romão - gerente

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0190

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Sociedade Nacional de Belas Artes - Presidente da Direcção. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/03/31. 1p. Dactilografada assinada por Nuno teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0191

MAGALHÃES, Alberto P. - Carta a PRAGMA - João Gomes. Lisboa, Portugal. 1967/04/02. 2p. Bilhete Postal impresso e manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0192

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal. 1967/05/06. 2p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0193

Remetente não referido (PRAGMA?) - Direcção - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal. 1967/05/06. 2p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0194

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária - Carta a D. Maximiliano de Furstenberg - Núncio Apostólico de Sua Santidade. Lisboa, Portugal. 1967/05/07. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0195

GOMES, D. António Ferreira - Bispo do Porto - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). L´Assomption - Lourdes, França. 1967/05/24. 1p. Manuscrita

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0196

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a CASA DO ALENTEJO - Direcção. Lisboa, Portugal. 1967/05/24. 1p. Dactilografada assinada por Silva Rocha

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0197

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a CASA DO ALGARVE - Direcção. Lisboa, Portugal. 1967/05/24. 1p. Dactilografada assinada por Silva Rocha

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0198

Maria Eugénia - Carta a Joana. Lisboa, Portugal. 1967/06/02. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0198-1 Maria Eugénia - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1967/06/02. 2p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0199

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a CIDLA. Lisboa, Portugal. 1967/06/13. 1p. dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0200

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Companhia de Seguros Confiança. Lisboa, Portugal. 1967/06/14. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0201

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES - Presidente da Direcção. Lisboa, Portugal. 1967/06/17. 1p. dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0202

LAGIDO, Pedro do Canto - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. 1967/06/26. 2p. Cartão manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0202-1

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Pedro do Canto Lagido. Lisboa, Portugal. 1967/07/04. 1p. Dactilografada assinada por Nuno Teotónio Pereira,

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0203

PRAGMA - Cooperativa de Difusão e Acção Comunitária - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal. 1967/08/. 1p. Circular - Tema: Colóquio sobre o problema habitacional. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0204

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Presidência do Conselho - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. Lisboa, Portugal. 1967/10/03. 1p. Impresso e manuscrito rubricado pelo Chefe de Repartição

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0205

PRAGMA - Carta a Destinatário não referido. Lisboa, Portugal. 1967/10/10. 2p. Relatório: Estágio sobre Educação Popular. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0206

PRAGMA - Carta a Caixa Económica Operária - Direcção. Lisboa, Portugal. 1967/10/16. 1p. Dactilografada rubricada pelo vice-presidente João Gomes

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0207

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Sociedade Nacional de Belas Artes - Presidente da Direcção.,. 1967/10/18. 1p. Dactilografada     

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0208

CAIXA ECONÓMICA OPERÁRIA - Cooperativa de Crédito e Consumo Fundada em 1876 - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. 1967/10/20. 1p. Impressa e dactilografada assinada por Artur Proença ?

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0209

PRAGMA - Carta a Sindicato Nacional do Pessoal dos Carros Eléctricos do Distrito de Lisboa. Lisboa, Portugal. 1967/10/22. 1p. Dactilografada assinada pelo Vice-Presidente João Gomes

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0210

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a ASSOCIAÇÃO DE INQUILINOS DE LISBOA. S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). 1967/11/08. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0211

PRAGMA - Carta a ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL PARA A LIBERDADE DA CULTURA. Lisboa, Portugal. 1967/11/16. 4p. Dactilografada com anotações manuscritas. Rubricada pelo presidente Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0212

PRAGMA - Carta a BARATA, Josefina Rodriguez Marquez e outros. Lisboa, Portugal. 1967/12/14. 2p. Dactilografada (João Joaquim Gomes)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0213

O TEMPO E O MODO - Revista de Pensamento e Acção - Carta a Nuno Teotónio Pereira. Lisboa, Portugal. 1967/12/29. 1p. Dactilografada assinada por João Bénard da Costa - Comissão da Revista

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0214

PRAGMA - Carta a Josefina Rodrigues Marques Barata e outros. Lisboa, Portugal. 1967/02/08. 1p. Dactilografada em nome do Vice-Presidente João Joaquim Gomes

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0215

PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária - Carta a Direcção da Casa da Imprensa. Lisboa, Portugal. 1967/03/06. 1p. Dactilografada assinada por João Gomes 

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0216

PEREIRA, Nuno Teotónio Pereira. GOMES, João Joaquim. Presidente e Vice-Presidente da PRAGMA - Carta a Ministro do Interior. Lisboa, Portugal. 1967/03/07. 2p. Exposição enviada ao Ministro do Interior. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0217

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Telefones de Lisboa e Porto. Lisboa, Portugal. 1967/03/08. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0218

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Companhias Reunidas de Gás e Electricidade. S.l., S.l.. 1967/03/08. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0219

FIGUEIREDO, Carlos Correia de - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. Lisboa, Portugal. 1967/04/09. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0220

DIÁRIO DE NOTICIAS e outros - Carta a PRAGMA - Cooperativa de Difusão Cultural e Acção Comunitária. S.l., S.l.. 1967/04/22. 1p. Dactilografada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0221

Remetente não referido (PRAGMA?) - Carta a Eugénio Mota - Presidente da Direcção da UNICOOP. S.l. (Portugal?),. 1967/04/30. 1p. Dactilografada rubricada por Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0222

CARITAS DIOCESANA DE LISBOA - Carta a 

Remetente não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. S.d. 1p. Dactilografada e rubricada pela Comissão Diocesana (?)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0223

BRONZE, Francisco José de Deus - Carta a PRAGMA. Almada, Portugal. 1968/08/01. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0224

ROSA, José Honorato Gomes - Seminário dos Olivais - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). Lisboa, Portugal. S.d.. 1p. Cartão de visita impresso e manuscrito

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0225

MOURA, Helene Tamega Cidade de - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). S.l.,. S.d.. 1p. Cartão de visita impresso e manuscrito

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0226

PEREIRA, Luís César Rodrigues (Bispo da Igreja Lusitana) - Carta a PRAGMA - Direcção. Vila Franca de Xira, Portugal. S.d.. 2p. Cartão de visita impresso e manuscrito

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0227

CLUBE STELLA MARIS DE LISBOA - Direcção - Carta a Destinatário não referido (PRAGMA?). S.l. (Lisboa?), S.l. (Portugal?). S.d.. 2p. Cartão impresso e manuscrito rubricado (?)

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0228

OLIVEIRA, Maria Galamba de - Carta a Bidarra (Manuel Bidarra de Almeida) - (PRAGMA). S.l., S.l.. S.d.. Cartão manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0229

LÓGRADO (?), Gracinda de Araújo Ribeiro do Canto - Carta a PRAGMA. Lisboa, Portugal. S.d.. 2p. Bilhete Postal impresso e manuscrito assinado

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0230

GENTÍL, Manuel (?) de Sousa - Carta a PRAGMA - Direcção. S.l., S.l.. S.d.. 1p. Manuscrita assinada

Nuno Teotónio Pereira/PRAGMA/Corresp. 0231

RIBEIRO, Gracinda de Araújo - Carta a 

Remetente não referido (Pragma?). Lisboa, Portugal. S.d.. 1p. Manuscrita assinada

 

 

•  PRAGMA VI

 

    Inclui a correspondência, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto sócio da Cooperativa PRAGMA.

 

    Datas extremas  1964-1969

 

        • DESPESAS

 

        • RECIBOS

Tipologias: Recibos

Assunto: Série constituída por recibos da Cooperativa PRAGMA.

Datas extremas: 1964-1969

Critério de ordenação: Ordenação original

 

            - RECIBOS

                1 dossier (1964-1969)

 

 

•  CENTRO NACIONAL DE CULTURA. Comissão Portuguesa para as Relações Culturais Europeias

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto membro da Comissão Portuguesa para as Relações Culturais Europeias do Centro Nacional de Cultura.

 

    Datas extremas  1968-1975

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por actas, convocatórias de reuniões e textos diversos da Comissão Portuguesa para as Relações Culturais Europeias do Centro Nacional de Cultura.

Datas extremas: 1968-1975

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1968-1975)

 

 

•  CRISTÃOS PRÉ-25 DE ABRIL

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira, antes do 25 de Abril de 1974,  enquanto militante de vários movimentos católicos.

 

    Datas extremas  1961-2005

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por comunicados e panfletos, textos diversos, monografias, publicações periódicas referentes aos movimentos católicos de oposição ao regime.

Datas extremas: 1961-2005

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1961-2005)

 

 

        • IGREJA E ESTADO NOVO

 

        • TEXTOS NA IMPRENSA

Tipologias: Textos na Imprensa

Assunto: Série constituída por textos publicados na imprensa sobre as relações entre a Igreja e o Estado Novo.

Datas extremas: 1984-1999

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - TEXTOS NA IMPRENSA

                1 dossier (1984-1999)

 

 

        • TERCEIROS SÁBADOS / JUSTIÇA E PAZ

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por comunicados e panfletos, textos diversos, correspondência e textos de celebrações litúrgicas, produzidos e reunidos por um grupo que depois se veio a chamar de “católicos progressistas”.

Datas extremas: 1970-1974

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1970-1974)

 

 

 

•  BERLINER KONFERENZ

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira enquanto participante na Berliner Konferenz (Conferência dos Católicos dos Estados Europeus). 

 

    Datas extremas  1973-1975

 

        • DOCUMENTOS DA CONFERÊNCIA

Tipologias: Documentos da Conferência

Assunto: Série constituída pelos textos da Conferência dos Católicos dos Estados Europeus, realizada em Berlim.

Datas extremas: 1973-1975

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DA CONFERÊNCIA

                1 dossier (1973-1975)

 

 

 

•  CRISTÃOS PÓS-25 DE ABRIL

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira, depois do 25 de Abril de 1974,  enquanto militante de vários movimentos católicos.

 

    Datas extremas  1974-1980

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por comunicados e panfletos, textos diversos, correspondência e monografias referentes aos movimentos católicos depois do 25 de Abril.

Datas extremas: 1974-1980

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1974-1980)

 

 

        • CERP (Cristãos em Reflexão Permanente)

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por comunicados e panfletos, textos diversos e correspondência, produzidos e reunidos por um grupo que se veio a chamar de “Cristãos em Reflexão Permanente”.

Datas extremas: 1974-1978

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1974-1978)

 

        • CPS (Cristãos Pelo Socialismo)

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por comunicados e panfletos, textos diversos e correspondência, produzidos e reunidos por um grupo que se veio a chamar de “Cristãos Pelo Socialismo”.

Datas extremas: 1974-1976

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1974-1976)

 

 

 

•  PUBLICAÇÕES CLANDESTINAS

 

    Inclui documentação clandestina,  reunida por Nuno Teotónio Pereira, antes do 25 de Abril de 1974.

 

    Datas extremas  1963-2000

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, monografias e publicações periódicas clandestinas de temáticas variadas, desde a oposição dos católicos (Cadernos GEDOC) à guerra colonial.

Datas extremas: 1963-2000

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1963-2000)

 

 

 

•  DOCUMENTOS POLÍTICOS NO SALAZARISMO

 

    Inclui documentação clandestina,  reunida por Nuno Teotónio Pereira, antes do 25 de Abril de 1974.

 

    Datas extremas  1958-1967

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos (muitos de católicos oposicionistas), monografias, correspondência e publicações periódicas, de conteúdo adverso ao Regime.

Datas extremas: 1958-1967

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1958-1967)

 

 

•  DOCUMENTOS POLÍTICOS PRÉ-25 DE ABRIL

 

    Inclui documentação clandestina,  reunida por Nuno Teotónio Pereira, antes do 25 de Abril de 1974.

 

    Datas extremas  1962-2005

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos (muitos de católicos oposicionistas e do Movimento Estudantil), monografias, correspondência e publicações periódicas, de conteúdo adverso ao Regime.

Datas extremas: 1962-2005

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1962-2005)

 

 

 

•  DOCUMENTOS POLÍTICOS PÓS-25 DE ABRIL

 

    Inclui documentação  produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira, depois do 25 de Abril de 1974.

 

    Datas extremas  1962-2005

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, monografias, correspondência e publicações periódicas, relacionados com a intensa actividade política e partidária  (MES, FUP, UDP/PCP(R)) posterior ao 25 de Abril.

Datas extremas: 1962-2005

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1962-2005)

 

        • CNARPA ( Comissão Nacional de Apoio aos Refugiados Políticos Antifascistas)

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos e correspondência relacionados com as actividades da CNARPA.

Datas extremas: 1974-1975

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1974-1975)

 

 

 

•  LUTA URBANA

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira, sobre os movimentos que pensaram as cidades, lutas urbana, ocupações de casas e comissões de moradores.

 

    Datas extremas  1969-1978

 

        • PORTUGAL

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, correspondência, monografias, publicações periódicas e recortes de imprensa relacionados com as lutas urbanas, habitação e comissões de moradores (posições partidárias sobre o assunto (GDUPs) em Portugal.

Datas extremas: 1969-1978

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1969-1978)

 

        • ESTRANGEIRO

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, monografias e recortes de imprensa relacionados com as lutas urbanas e habitação no estrangeiro..

Datas extremas: 1970-1975

Critério de ordenação: Ordenação cronológica

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1970-1975)

 

 

 

•  MES (Movimento de Esquerda Socialista)

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira, enquanto militante do MES (Movimento de Esquerda Socialista) 

 

    Datas extremas  1972-1980

 

 

        • CONTACTOS DRINT (Departamento de Relações Internacionais)

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, correspondência, planos de cursos, de viagens e de publicações e ficheiros de contactos com instituições e personalidades de vários países.

Datas extremas: 1972-1980

Critério de ordenação: Ordenação original

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1972-1980)

 

 

        • “UM GUIA PARA O PROCESSO”

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos (mapas, gráficos, quadros informativos, etc) utilizados na elaboração do livro “Um guia para o Processo”

Datas extremas: 1976-1977

Critério de ordenação: Ordenação original

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1976-1977)

 

 

        • CURSOS SIPC (Serviço de Intercâmbio Político e Cultural)

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, correspondência, planos de cursos e ficheiros de participantes estrangeiros dos cursos de Verão do MES.

Datas extremas: 1977-1978

Critério de ordenação: Ordenação original

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1977-1978)

 

 

 

        • ANÁLISE E INFORMAÇÃO MILITANTE

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por documentos (maquetes das 1ªs páginas, cópias de provas) utilizados na elaboração das publicações“Informação Militante” e “Análise, Formação, Debate Militante”.

Datas extremas: 1978-1980

Critério de ordenação: Ordenação original

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1978-1980)

 

        • ATLAS DE PORTUGAL

 

        • MAPAS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por “transparências” utilizadas para a elaboração de um Mapa de Portugal, a publicar pelo MES.

Datas extremas: S.d

Critério de ordenação: Ordenação original

 

            - MAPAS

                1 dossier (S.d.)

 

 

 

•  TRIBUNAL CÍVICO HUMBERTO DELGADO

 

    Inclui documentação diversa, produzida e reunida por Nuno Teotónio Pereira, enquanto integrante do Tribunal Cívico Humberto Delgado

 

    Datas extremas  1976-1979

 

        • DOCUMENTOS DIVERSOS

Tipologias: Documentos Diversos

Assunto: Série constituída por textos diversos, correspondência, testemunhos de vítimas, documentos processuais

planos de cursos, de viagens e de publicações e ficheiros de contactos com instituições e personalidades de vários países.

Datas extremas: 1976-1979

Critério de ordenação: Ordenação original

 

            - DOCUMENTOS DIVERSOS

                1 dossier (1976-1979)

•  DOCUMENTAÇÃO DIVERSA

 

 

Recortes de imprensa

 

- Cooperativismo    10

- Colónias/Colonialismo    3

- Eleições    19

- Reforma agrária    10

- Figuras célebres    4

- Igreja Católica    2

- Partidos Políticos    5

- Assuntos diversos    10

Anexo

(Documentação oferecida posteriormente)

 

 

•  COMUNICADOS E PANFLETOS

 

Entidades produtoras de documentação

- CCO (Centro de Cultura Operária)    10

- CEC (Centro de Estudos Cinematográficos)    2

- CNC (Centro Nacional de Cultura)    2

- CODES. Gabinete de Estudos e Projectos de Desenvolvimento Económico    2

- CONCILIUM (Revista)    4

- MES        2

- OE (Ordem dos Engenheiros)    1

- SNBA (Sociedade Nacional de Belas Artes)    2

- SPE (Sociedade Portuguesa de Escritores)    1

- União Pró-Família    4

 

Dossiers temáticos

- COOPERATIVISMO

    - Confronto    1

    - Pragma    3

 

- IGREJA CATÓLICA

    - Diversos    2

    - Acção Católica Portuguesa

        - Diversos    5

        - ACR (Acção Católica Rural)    1

        - JUC (Juventude Universitária Católica)    1

        - LUC (Liga Universitária Católica)    5

    - CÁRITAS    1

    - CCC (Centro de Cultura Católica)    2

    - CRC (Centro de Reflexão Cristã)    1

    - ISTA    3

    - Universidade Católica    2

 

- MOVIMENTO ESTUDANTIL

    - U. LISBOA

        - Faculdade de Direito    5

        - Faculdade    5

        - ISCEF        5

 

- VÁRIA    7

 

 

 

2ª Incorporação

 

 

Nuno Teotónio Pereira

 

 

 

 

SC (Secção)    PRAGMA

    SR    (Série)    PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

        - AZIONE SOCALE – 1967, nºs 17, 20

        - COOPERADOR (O) DE MOÇAMBIQUE – 1969, nº 12; 1970, nº 2

        - CULTURE & LIBERTÉ – 1966, nº 19

        - MOJAF. Boletim do Movimento Juvenil de Ajuda Fraterna – 1965, nº 2

        - QUADERNO DEL MILITANTE – 1967, nº 4

    SR    (Série)    RECORTES DE IMPRENSA

        - Recortes de imprensa    5

    SR    (Série)    DOCUMENTAÇÃO DIVERSA

- Carta de Mário Brochado Coelho para Nuno Teotónio Pereira. Moledo do Minho, 31 de Maio de 1966. (Dactilografada – rúbrica manuscrita). 4p.

- Convocatória da PRAGMA, de 10 de Dezembro de 1971 (assinada por Mário Murteira, como presidente da Assembleia Geral). 1p.

- Convocatória da PRAGMA, de 10 de Dezembro de 1971 (assinada por Nuno Teotónio Pereira, como presidente da Direcção). 1p.

    - “PRAGMA / Abril 1967. Pequeno Diário”. Manuscrito de Nuno Teotónio Pereira. 6p.

 

 

SC (Secção)    COOPERATIVISMO 

    SR    (Série)    PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

    - BOLETM COOPERATIVISTA – 1967, nºs 161, 165; nºs 171, 173, 174; nº 175/176

    SR    (Série)    DOCUMENTAÇÃO DIVERSA

    - Documentos diversos    6

 

 

SC (Secção)    CRISTÃOS PRÉ-25 DE ABRIL 

    SR    (Série)    PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

    - AGAPE – 1967, nº 7

    - DIÁRIO DE LISBOA – 1965, nº 15405

    - LETTRE – 1966, nº 97-98

 

 

SC (Secção)    MES 

    SR    (Série)    DOCUMENTAÇÃO DIVERSA

    - Documentos diversos  / fotografias    6

 

 

SC (Secção)    ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS / MAEMLP

    SR    (Série)    PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

    - DEMOCRACIA E DESENVOLVMENTO – 1985, nº 4 e nº especal

        - FOLHA INFORMATIVA – 1985, nºs 0, 3

    SR    (Série)    AUTOCOLANTES

        - Autocolantes    2 (+48 repetidos)

    SR    (Série)    DOCUMENTAÇÃO DIVERSA

    - NARLIS. III Encontro Regional, Lisboa 04/01/86

        - 1 dossier com 8 doc.s

        - Síntese das reuniões de ex-apoiantes e activistas. S.l., 28/01/86

        - 1 dossier com 3 doc.s

    SR    (Série)    MONOGRAFIAS

        - MANIFESTO – Manifesto eleitoral. S.l., 1986. 7p.

    SR    (Série)    RECORTES DE IMPRENSA

        - Recortes de imprensa    19

 

 

 

SC (Secção)    DOCUMENTAÇÃO DIVERSA

    SR    (Série)    CARTAZES

        - ALTERNATIVA SPES    1

        - CARP(ML)    1

        - CLARP        1

        - LUAR            1

        - MDP/CDE        1

        - MES            8

        - OMA            1

        - PCP(R)        1

        - CAMPANHAS DE SOLIDARIEDADE    5

        - COMEMORAÇÕES DE ABRIL    2

        - CULTURA        2

        - DIVERSOS    10

        - PRESOS POLÍTICOS (Brasil)    2

        - SINDICALISMO    1

 

        - Diversos        10

 

    SR    (Série)    COMUNCADOS E PANFLETOS

        - CDE (Portalegre)    1

        - OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA (Portalegre)    1

        - PRESOS POLÍTICOS (Brasil)    1

    SR    (Série)    INFOGRAFIAS

        - Infografias     em papel vegetal    11

    SR    (Série)    MONOGRAFIAS

        - LINHA – Linha Política [do Movimento Associativo Estudantil, 1965]. 29p.

        - REVOLUÇÃO (A) – A revolução de Maio. França 1968. 16p.

 

3ª Incorporação

 

Nuno Teotónio Pereira

 

 

  •     Monografias

 

Abel Varzim: entre o ideal e o possível: antologia de textos: 1928 – 1964 Lisboa: Multinova, 2000

Abel Varzim: um testemunho para hoje. Lisboa: Fórum Abel Varzim Desenvolvimento e Solidariedade, 1995

AGUIAR, Armando de – Oliveira Salazar: o homem e o ditador: a sua vida e a sua obra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; S. Paulo: CIA. Editora Nacional, 1934

Os anos 60: os factores de mudança: ciclo de conferencias. Lisboa: CNC / SEDES, 1990

Antologia de 12 histórias. [S.l.]: Ministério da Educação e Investigação Científica, Secretaria de Estado dos Desportos e Juventude, [s.d.]

ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO - Autopsia do Ensino. Lisboa: Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, [s.d.]. (Temas Estudantis, 4)

ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO. - Por uma escola nova. Lisboa: Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, [s.d.]. (Temas Estudantis, 8)

BALSINHA, Antónia As mulheres de Alhandra na resistência: anos quarenta, século XX. Vila Nova de Gaia: Ausência, 2005

BARROS, Henrique de – Quase um século...: memórias sintéticas. Lisboa: Gradiva, 1999

BARROS, Henrique de – Sobre o conceito de reforma agrária: conferência lida em 21 de Abril de 1949, no salão nobre do Clube Fenianos Portuenses. Porto: Clube Fenianos Portuenses, 1949

Cascais e o 25 de Abril: itinerários do movimento dos capitães no concelho de Cascais. Cascais: Câmara Municipal de Cascais, 1999

COUCEIRO, Gonçalo Artes e revolução: 1974-1979. Lisboa: Livros Horizonte, 2004

CUTILEIRO, José – Ricos e pobres no Alentejo: uma sociedade rural portuguesa. Lisboa: Sá da Costa, 1977 

Encontro sobre problemas actuais da família em Portugal. Lisboa: Direcções Gerais da LUC e LUCF, 1961

FERREIRA, José Medeiros – História e liberdade no Portugal democrático. Matosinhos: Contemporânea Editora, 1995

Homenagem ao Tenente Coronel Salgueiro Maia “Capitão de Abril”. Castelo de Vide: Sociedade Recreativa 1º de Dezembro de Castelo de Vide, 1994

MOITA, Luís O fado: canção de vencidos. [S. l.]: [s. n.], 1936

OTERO, Paulo – A democracia totalitária: do estado totalitário à sociedade totalitária: a influência do totalitarismo na democracia do século XXI. Cascais: Principia, 2001

Padre Alberto: testemunhos de uma voz incómoda: capela do Rato 68-73. Lisboa: Texto Editora, 1989

PASCHKES, Maria Luísa de Almeida – A ditadura salazarista. São Paulo: Brasiliense, 1985

PASTRANA, Ernesto; THRELFALL, Mónica – Pão, tecto e poder. Lisboa: Livraria Ler, 1975

PEDRO, Edmundo – Memórias: um combate pela liberdade. Lisboa: Âncora Editora, 2007. 1º vol.

Portugal Livre: 20 fotógrafos da imprensa contam tudo sobre a revolução das flores. Lisboa: O Século, 1974

RODRIGUES, Avelino; TAI, Leong Ka; SÁ, Gonçalo César de – Tanegashima: a ilha da espingarda portuguesa = the island of the portuguese gun. Macau: Instituto Cultural de Macau, 1988

RODRIGUES, Domingos – Abel Varzim: apóstolo português da justiça social. Lisboa: Rei dos Livros, 1990

ROSA, Frederico – Humberto Delgado e a aviação civil. Lisboa: Fernando Duval Chaves Ferreira, 2006

SANTA-RITA, Gonçalo - Portugal agricultura e problemas humanos. Lisboa: Terra livre, 1979

SILVA, Maria Manuela da – Experiências de desenvolvimento de áreas rurais atrasadas. [s.l.]: Indústria Portuguesa, 1961

SOARES, Mário – O direito à casa: conferência proferida na Associação dos Inquilinos Lisbonenes em 18-III-1965. Lisboa: Ordem dos Advogados Portugueses, 1966

Sobre a condição da mulher portuguesa. Lisboa: Estampa, 1968, (Polémica, 2)

TEIXEIRA, P. Manuel – Galeria de mulheres ilustres em Macau. Macau: Edição do Centro de Informação e Turismo, 1974

TENGARRINHA, José – Os caminhos da unidade democrática contra o estado novo. Coimbra: Separata da Revista de História das Ideias, 1994

VALENTE, Bartolomeu Os cristãos e a esquerda. Lisboa: Livraria Multinova, 1975

VALENTE, Vasco Pulido O poder e o povo: a revolução de 1910. Lisboa, Dom Quixote, 1974

 

 

  •     Publicações Periódicas

 

ARMA/CRITICA. Revista da Associação dos Estudantes do Instituto Sup. de Economia. 1975: (Especial 1)

EDUCAÇÃO E TRABALHO. 1980: 15 (especial)

TÉCNICA. 1970: Volume 33, nºs 401 a 403; 1971 Volume 33, nºs 404 a 410

 

 

Topo da página
Centro de Documentação 25 de Abril © 2018
Suporte: ucd25a@ci.uc.pt ; Sugestões: Formulário
www.cd25a.uc.pt
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional