• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.

    Para manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, clique aqui.

    Obrigada.
    Universidade de Coimbra

    Imagem de teste reCAPTCHA
    Captcha incorrecto.
    Escreva as palavras acima: Escreva os números que ouve:

O Pulsar da Revolução.Abril 1973

4 a 8 de Abril
•Decorre em Aveiro o 3º Congresso da Oposição Democrática. Rui Luís Gomes convidado a presidir aos trabalhos é impedido de desembarcar em Lisboa. Regressado ao exílio no Brasil, envia uma mensagem ao Congresso que é lida na abertura por Álvaro Seiça Neves. As teses finais apontam para os seguintes objectivos a atingir "pela acção unida das forças democráticas: fim da guerra colonial; luta contra o poder absoluto do capital monopolista e conquista das liberdades democráticas.
 

6 de Abril
•Novas acções das BR: rebentamento de petardos por todo o país e distribuição de comunicados incitando à greve no 1º de Maio; atentados em três serviços da Armada para roubo de mapas do Estado Maior de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.
 

8 de Abril
•Aveiro é palco de uma violenta carga policial  sobre cerca de 500 pessoas que participam na romagem à campa de Mário Sacramento, prestigiado escritor e oposicionista ao regime.
 

19 de Abril
•Numa reunião da Acção Socialista (ASP) realizada perto de Bona, é fundado o Partido Socialista. Entre os fundadores encontram-se, Mário Soares, Maria Barroso, Tito de Morais, Rui Mateus, António Arnaut e Jorge Campinos.
 

30 de Abril
•À semelhança de anos anteriores a e receando manifestações por altura do 1º de Maio, a DGS efectua dezenas de prisões.
•A propósito de uma doação de 15000 ha de terras (pertencentes ao Grupo CUF) às populações da Guiné, o Governador daquele território, general António de Spínola afirmou: "Esta atitude constitui a nossa resposta ao desafio pan-africano, porque representa uma efectiva democratização do capital, pela ampliação do acesso colectivo à propriedade dos meios de produção".

Topo da página
Centro de Documentação 25 de Abril © 2017
Suporte: ucd25a@ci.uc.pt ; Sugestões: Formulário
www.cd25a.uc.pt
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional