O Pulsar da Revolução.Maio 1973

1 Maio
•As Brigadas Revolucionárias levam a cabo vários atentados e acções: atentado à bomba no Centro de Recrutamento do Quartel General do Porto e destruição parcial do 4º e 5º piso do Ministério das Corporações.

3 de Maio
•Realiza-se o Congresso da ANP em Tomar, no qual o vice-presidente da Comissão Central, Baltasar Rebelo de Sousa, falou do "pluralismo cívico", num momento em que o regime estava completamente fechado, e o partido único mais esclerosado do que nunca. Este foi o primeiro acto de uma ampla campanha de plenários distritais, da ANP (Faro, Coimbra, Leiria, Viana, Braga, Setúbal, Beja) com o objectivo de preparar  as últimas eleições da ditadura que tiveram lugar em Outubro de 1973. (JSC)

Ainda em Maio
•O Major Coutinho e Lima que chefiava o Comando Operacional nº 5, no sul da Guiné manda evacuar o aquartelamento do Guileje situado próximo de uma base guerrilheira. O general Spínola ordena a sua prisão e manda instaurar. um auto de delito por  crime de "abandono d e praça militar ao inimigo".