O Pulsar da Revolução.Junho 1973

1 a 3 Junho
•A realização no Porto do Congresso dos Combatentes do Ultramar.
•Realiza-se no Porto o " 1º Congresso dos Combatentes do Ultramar". A lista de participantes seria utilizada no pós 25 de Abril  para o seu enquadramento nos partidos Liberal e do Progresso. Vieram a ser destacados activistas na preparação da manifestação da " Maioria Silenciosa" e nas movimentações anti- comunistas do verão de 1975. (JSC)
•Sá Viana Rebelo, Ministro da Defesa e do Exército, proíbe a participação dos oficiais do Activo que estavam na disposição de contestar violentamente tal iniciativa. Assim, alguns oficiais, entre os quais o Tenente Coronel Firmino Miguel e os Majores Carlos Fabião e Ramalho Eanes decidem promover o envio de um telegrama de protesto. A eles se junta Vasco Lourenço na tarefa de recolha de assinaturas. Cerca de 400 oficiais do Quadro Permanente assinam o documento enviado à Organização do Congresso.