• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.

    Para manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, clique aqui.

    Obrigada.
    Universidade de Coimbra

    Imagem de teste reCAPTCHA
    Captcha incorrecto.
    Escreva as palavras acima: Escreva os números que ouve:

O Pulsar da Revolução.Agosto 1973

6 de Agosto
•O General António de Spínola regressa a Portugal, em regime de licença, deixando as funções de Governador e de Comandante-Chefe da Guiné. O regresso viria a ser definitivo, verificando-se a sua substituição em Setembro pelo General Bettencour Rodrigues.
 

14 de Agosto
•Sá Viana Rebelo, num discurso na Escola Prática de Infantaria em Mafra, anuncia a rectificação do decreto: "Quando é preciso fazer justiça não tenho qualquer rebuço em rever os assuntos".
 

18 de Agosto
•Reunião de capitães na Guiné. Face às consequências previsíveis da aplicação do decreto lei, é decidido nomear uma comissão para elaborar um documento que conteste as soluções por ele preconizadas.
 

20 de Agosto
•É publicado o  D. L. nº 409/73, que altera dois artigos do D. L. nº 353/73. Ficavam isentos do regime legal os oficiais superiores, mas mantinham-se por ela abrangidos os capitães e subalternos.
 

21 de Agosto
•Reunião de capitães em Bissau, onde é aprovado o texto da exposição a enviar às mais altas entidades das Forças Armadas, nomeadamente do Exército e ainda ao Ministro da Educação.
•No Depósito de Indisponíveis em Lisboa, reúne-se um grupo de capitães para estudar a forma de contestação  dos decretos e preparar uma assembleia de capitães. Estão presentes Diniz de Almeida, Bicho Beatriz, Vasco Lourenço, Carlos Camilo, Rosário Simões entre outros.
 

25 de Agosto
•Em nova reunião os oficiais de Bissau decidem que a sua exposição seja enviada assinada colectivamente por quem o entendesse e pelo maior número de oficiais.
Foi ainda eleita uma comissão do Movimento que ficou constituída pelos capitães Almeida Coimbra, Matos Gomes, Duran Clemente e António Caetano (substituído depois por Sousa Pinto).
 

28 de Agosto
•51 oficiais  do Quadro Permanente ( 45 capitães e 6 de patentes mais baixas) em serviço na Guiné dirigem ao Presidente da República, ao Presidente do Conselho e aos Ministros da Defesa Nacional do Exército e da Educação Nacional, e ainda ao Secretário de Estado do Exército, uma exposição. Entre os nomes que assinam o documento figuram  Manuel Monge, Jorge Golias, Salgueiro Maia, Matos Gomes, Duran Clemente, Otelo Saraiva de Carvalho.
 

Ainda em Agosto
•Panfleto " Dos Espúrios aos Puros". Documento em que ex-milicianos apoiam o D. L. nº 353/73.
•Panfleto " Estagnação ou Progresso". Novo documento de ex-milicianos renovando o seu  apoio ao D. L. nº 353/73.

Topo da página
Centro de Documentação 25 de Abril © 2017
Suporte: ucd25a@ci.uc.pt ; Sugestões: Formulário
www.cd25a.uc.pt
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional