Projectos temáticos

Projeto SAAL

Ao longo dos anos o CD25 de Abril recebeu várias doações de documentos sobre o Serviço Ambulatório de Apoio Local (SAAL). Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian foi possível inventariar, catalogar e digitalizar com fins de preservação, esse valioso acervo documental, e colocar online algumas imagens seleccionadas das colecções de fotografias de Alexandre Alves Costa e Nuno Portas.

História Oral

Recolha de testemunhos e histórias de vida, de alguns dos principais protagonistas da transição para a democracia.Gravações em suporte vídeo. Director: Boaventura de Sousa Santos. Investigadora Responsável: Maria Manuela Cruzeiro. 1990 a 2009

O 25 de Abril contado pelos protagonistas

Uma visão global sobre os acontecimentos de 25 de Abril de 1974 através de protagonistas, alguns capitães de Abril. Saiba onde estavam e o que pensam sobre diversos temas relacionados com este dia.

O 25 de Abril para as crianças

Recursos sobre o 25 de Abril para crianças.

José Afonso

Compilação de tipologias documentais diversas  sobre José Afonso. Documentos referenciados nos arquivos do Cd25A.

5 de Outubro de 1910

Associando-nos às comemorações dos 100 anos da implantação da República divulgamos ao longo de 2010 e 2011 publicações da época, documentos únicos e raridades bibliográficas localizados nosso arquivo.

25 de Novembro de 1975

Compilação de tipologias documentais diversas  sobre o 25 de Novembro de 1975. Documentos referenciados nos arquivos do Cd25A.

Cronologia ilustrada

Esta página foi criada em 1994, fruto da colaboração entre o Centro de Documentação 25 de Abril e o ex-Instituto de História e Teoria das Ideias da FLUC. A informação aqui contida baseia-se na Cronologia dos acontecimentos político-sociais mais relevantes da história portuguesa recentes. Coimbra, CD25A, 1990. 20 p, elaborada por Amadeu Carvalho Homem e Natércia Coimbra e publicada como catálogo da exposição 25 de Abril : memória e projecto de um tempo recente, realizada durante as comemorações do 7ª Centenário da Universidade de Coimbra (1990).

Sistema Político Português

Uma breve história das quatro fases (Monarquia, Estado Novo, República e Democracia) pelas quais Portugal passou e alguns dados sobre o estado democrárico e a admisitração pública no pós 25 de Abril.

Cobar

Um caso insólito da reforma agrária em Portugal.Um cooperativismo que assenta nos princípios de igualdade, da liberdade, e da solidariedade.
Um sonho de muitos que se perdeu algures no tempo.Uma obra que nasceu do amor pela terra e pela esperança de um futuro melhor.

Guerra Colonial

Dossier sobre a Guerra Colonial, por cortesia dos autores, Aniceto Afonso e Carlos Matos Gomes.

Biografia de Figuras Políticas

Nesta página vai encontrar a biografia de alguns dos militares e dos políticos que marcaram a história e a evolução da democracia portuguesa.

História dos Partidos

Nesta secção está disponível a informação sobre os partidos que constituem o sistema político-partidário português.

Legislação 25A

Dossier IIª República - Coord. de Fernando Ribeiro de Melo. Lisboa, Afrodite, 1976, 2 vols.
 Nesta obra são compilados os mais significativos documentos políticos, militares e diplomas legais publicados durante os anos de 1974 e 1975. Os textos são apresentados por ordem cronológica pelo que o 1º volume diz respeito a 1974 e o 2º volume a 1975.Transcrevemos aqui o sumário publicado no início de cada um dos volumes.

Catálogo do Núcleo Museográfico do CD25A (2013)
Listagem e inventário de uma coleção de 170 objectos do acervo museográfico provenientes de diversos fundos e colecções.

Amigos Coimbra 70 (2012)
O site base do AC70, é um arquivo de documentos impressos, referências bibliográficas, galeria de fotografias e videoteca sobre o Movimento Associativo Académico em Portugal nos anos 70.  Foi criado em 2012 e contou com a colaboração do CD25A.

O III Congresso da Oposição Democrática (1973)- Exposição Virtual (2013)

Escola Informal de Fotografia - 2ª edição, Coimbra 2014

A  2ª edição da ESCOLA INFORMAL DE FOTOGRAFIA, é organizada e orientada pela fotógrafa Susana Paiva, e decorre em Coimbra entre e novembro de 2014.

Guerra, deserção e exílio - Uma exposição virtual (2016)

Selecção temática de documentos existentes nos arquivos do CD25A.