Salgueiro Maia

Integrado no conjunto de testemunhos de protagonistas do 25 de Abril que o CD25A recolheu.

O regime assentava na opressão, e a opressão assentava no medo. Quando as pessoas começam a perder o medo também é contagioso. Portanto, muitos elementos que à partida se mantinham nas posições em que estavam porque tinham medo, começam a ver os outros a partir as amarras e eles também as partem por arrastamento. Chega-se à tal situação, em que o regime eram meia dúzia de indivíduos que viviam à custa do contexto, e são esses que ficam isolados, com dois argumentos de peso: a opinião pública, mas também a comunicação social a dizer que tínhamos uma força que ficava aquém da verdadeira. Houve uma jogada de bluff, e essa jogada, por arrastamento, fez desmoronar o castelo, mas sem bases, pois nós não tínhamos força mas não tínhamos outra situação.

In: Entrevista oa CD25A - Projecto de História Oral (1991)

Sobre o 11 de Março de 1975 ver o video (22')