Novidades na página WEB: Secção arquivo

Arquivo político de João Martins Pereira (1932-2008) aberto à consulta do público

Ficou hoje, 24 de Novembro de 2016, online, o Arquivo político de João Martins Pereira. Esta documentação foi produzida entre Março e Junho de 1975 no desempenho do cargo de Secretário de Estado da Indústria e Tecnologia.

O arquivo privado de João Martins Pereira, engenheiro industrial, economista, jornalista, ensaísta e político português,  foi doado ao CD25A em 2010 e é  composto por cerca de 200 caixotes. Tem vindo a ser organizado desde 2012 com ajuda da família.

João Martins Pereira morreu em 13 de  Novembro de 2008 e completaria hoje 84 anos.

Para evocar a sua memória o Centro de Documentação 25 de Abril vai colocar à disposição do público, também online a partir da página na Internet,  uma grande parte dos documentos que constituem o seu arquivo político privado, produzidos entre Março e Agosto de 1975 no desempenho do cargo de Secretário de Estado da Indústria e Tecnologia do IV Governo Provisório.

Trata-se de um conjunto de documentos originais de cerca de 800 páginas, que espelha a actividade política de João Martins Pereira numa época em que se deram algumas das mais importantes alterações da política económica do pós 25 de Abril.

Entre os documentos agora tornados públicos encontram-se correspondência, apontamentos de reuniões, recortes de imprensa, memorandos e uma curiosidade: a agenda política usada enquanto Secretário de Estado da Indústria e Tecnologia, entre Abril e Junho de 1975.

+ informação sobre J. Martins Pereira