IN MEMORIAM MÁRIO SOARES

7 de Dezembro de 1924 - 7 de Janeiro de 2017

O Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra apresenta os mais sentidos pêsames à família do Dr. Mário Soares, assim como a todos os amigos e colaboradores que com ele conviveram na Fundação de que foi Patrono.

Ao longo dos anos, por diversas ocasiões e em diferentes  circunstâncias, os caminhos do nosso Centro cruzaram-se com os do Dr. Mário Soares.

Em Julho de 1990, no âmbito de uma das  suas “ Presidências Abertas”, veio a Coimbra e deu-nos a honra de inaugurar a primeira grande exposição nacional sobre o 25 de Abril que, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, e em especial do seu Pelouro da Cultura na altura ocupado pela Dr. Teresa Alegre Portugal, pudemos organizar no Pátio da Inquisição.

Em Fevereiro 1999, na Sala dos Actos da Reitoria, foi assinado um Protocolo de Mútua Colaboração (p1, p2) no âmbito do qual ao longo dos anos trabalhámos juntos em vários projectos e iniciativas.

Em 2004, organizámos uma grande exposição em homenagem a Fernando Piteira Santos, jornalista, professor universitário e historiador, militante antifascista e anticolonialista, e um amigo de longos anos do Dr. Mário Soares. A Fundação Mário Soares foi um parceiro activo na itinerância dessa exposição a Lisboa e à Amadora.

Nos arquivos do CD25A existem inúmeros documentos referentes à vida cívica e pessoal de Mário Soares, um dos mais notáveis obreiros da nossa Democracia.

Como homenagem à sua memória, preparámos uma pequena seleção de textos, imagens e sons que poderão ser menos conhecidos do público.

Biografia | Breve currículo político de Mário Soares | Público online