• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.

    Para manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, clique aqui.

    Obrigada.
    Universidade de Coimbra

    Imagem de teste reCAPTCHA
    Captcha incorrecto.
    Escreva as palavras acima: Escreva os números que ouve:
GUERRAS DA MEMÓRIA | ciclo de seminários abertos

Sessão 2
A GUERRA COLONIAL E O ANTICOLONIALISMO
Com Diana Andringa, Miguel Cardina e Bruno Sena Martins.
21 de Março, terça feira, 17 horas, Piso 3 - Colégio da Graça.

O Centro de Documentação 25 de Abril organiza este ano, entre Janeiro e Maio, em colaboração com o CES - Centro de Estudos Sociais, mais um ciclo debates públicos.

Este ano o ciclo terá um formato um pouco diferente dos anteriores. Em diversos seminários abertos, diversos especialistas apresentarão e debaterão perspetivas sobre temas ainda muito presentes na memória de diferentes gerações e sobre os quais existem pontos de vista diferentes.

O novo ciclo designa-se GUERRAS DA MEMÓRIA. A segunda sessão intitula-se A GUERRA COLONIAL E O ANTICOLONIALISMO e contará com as intervenções iniciais de Diana Andringa, Miguel Cardina e Bruno Sena Martins.

Será já no dia 21 de Março, terça-feira, pelas 17 horas. Decorrerá na Sala de Seminários (piso 3) do Colégio da Graça (Rua da Sofia, 138), onde já se encontram em funcionamento pleno as novas instalações do Centro.

À noite, às 21H30, no Teatro da Cerca de São Bernardo haverá projeção do filme

OPERAÇÃO ANGOLA FUGIR PARA LUTAR, de Diana Andringa, seguida de debate com a presença da realizadora

Esta sessão é realizada  em colaboração com o TCSB

+ informação sobre o filme

BREVES CVS DOS INTERVENIENTES:

DIANA ANDRINGA - Nascida em Angola, veio ainda criança para Portugal. Activista na imprensa associativa estudantil, trocou a Medicina pelo Jornalismo e, em 1968, entrou para a revista Vida Mundial, da qual sai no âmbito de uma demissão coletiva. Desempregada, trabalhou como copywriter de publicidade. Presa pela polícia política em Janeiro de 1970, acusada de apoio à luta de libertação de Angola, foi condenada a 20 meses de prisão. Regressa depois ao jornalismo. Entre 1972 e 1973 viveu em França, onde frequentou o curso de Sociologia da Universidade de Vincennes, que não terminou. Após o 25 de Abril de 1974 regressou à Vida Mundial e em 1978 entrou para a RTP, onde, anos mais tarde, se iniciou no documentário. Actualmente é documentarista independente.

MIGUEL CARDINA - Investigador do Centro de Estudos Sociais. É atualmente vice-presidente do Conselho Científico do CES e foi membro da coordenação do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) entre 2013 a 2106. Recebeu em 2016 a bolsa Starting Grant do European Research Council (ERC - Conselho Europeu para a Investigação) na qualidade de coordenador do projeto de investigação «CROME - Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times». É autor ou co-autor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial; história das ideologias políticas nas décadas de 1960 e 1970; e dinâmicas entre história e memória.

BRUNO SENA MARTINS - É Licenciado em antropologia e doutorado em sociologia. Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Desempenha no CES as funções de Vice-presidente Conselho Científico e de Co-coordenador executivo do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies." Os seus temas de interesse preferenciais são o corpo, colonialismo, deficiência e memória, sobre os quais tem vasta obra publicada. No âmbito da sua pesquisa realizou trabalho de campo em Portugal, na Índia e em Moçambique, mantendo ainda estreitas ligações com a academia Brasileira. Realizou dois filmes documentais de divulgação científica.

 

 

Topo da página
Centro de Documentação 25 de Abril © 2017
Suporte: ucd25a@ci.uc.pt ; Sugestões: Formulário
www.cd25a.uc.pt
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional