• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.

    Para manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, clique aqui.

    Obrigada.
    Universidade de Coimbra

    Imagem de teste reCAPTCHA
    Captcha incorrecto.
    Escreva as palavras acima: Escreva os números que ouve:
CASA DAS MEMÓRIAS | Encontro

Doadores e investigadores falam sobre os arquivos
 27 de Março 2018, terça-feira | 15h - 19h | Colégio da Graça - 3º Piso

No âmbito da 20ª Semana Cultural da UC, subordinada ao tema «Oh as casas, as casas», o Centro de Documentação 25 de Abril realiza um encontro aberto ao público, subordinado ao tema «Casa das Memórias»,  no qual se propõe fazer uma apresentação de três dos seus espólios mais importantes.

Neste Encontro, ao longo de uma tarde, doadores e especialistas apresentarão e debaterão com os presentes alguns dos tesouros que a «Casa» que é o Centro integra e disponibiliza a investigadores,  à comunidade académica, à cidade e ao país, aproveitando-se a oportunidade para divulgar partes de um acervo público ímpar que é também património da Universidade de Coimbra.

O Processo SAAL
Alexandre Alves Costa e José António Bandeirinha

Exílios e Exilados
Álvaro Miranda e Victor Pereira

João Martins Pereira
Manuela Vasconcelos e João Moreira

Moderação: Rui Bebiano e Natércia Coimbra

 

BREVES CVS DOS INTERVENIENTES

Alexandre Alves Costa - Arquiteto pela E.S.B.A.P. em 1966. Professor Catedrático Emérito da Universidade do Porto. Bibliografia publicada sobretudo em revistas da especialidade portuguesas e estrangeiras, parcialmente recolhida em três volumes: Introdução ao Estudo da História da Arquitectura Portuguesa e Outros Textos, FAUP publicações, 2ª edição, Porto, 2007; Candidatura ao Prémio Jean Tschumi, Ordem dos Arquitectos, Lisboa, 2005; e Textos Datados, e/d/arq, Coimbra, 2007. Membro do Conselho Editorial da Revista Monumentos da Direcção Geral do Património. Exerce a profissão liberal, em coautoria com Sérgio Fernandez, desde 1970, com obra construída, quase totalmente publicada. Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Sócio Honorário da Ordem dos Arquitetos e da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa.

Álvaro de Miranda - Foi para Inglaterra em 1958 com 15 anos juntar-se a seus pais aí exilados do regime salazarista. Foi professor de Física na North East London Polytechnic tendo mais tarde passado para o campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade. Cofundou um Departamento de Estudos da Inovação na University of East London do qual foi diretor (1992-2000). Foi Presidente da Associação Inter-Universitária Europeia para o Estudo da Sociedade, Ciência e Tecnologia (ESST) (1994-97). Ativista no movimento antifascista e anticolonialista em Portugal a partir do estrangeiro entre os anos 60 e 80, participando no movimento estudantil e na organização da emigração em Londres.  Membro fundador da Liga do Ensino e da Cultura Portuguesa, Presidente do International Workers Branch da T&GWU, secção sindical de trabalhadores imigrantes em Londres. Após o 25 de Abril coeditou o jornal mensal dedicado à emigração portuguesa Luta Comum.  
João Moreira - É bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e doutorando em História pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com o projeto O pensamento político de João Martins Pereira. Licenciado em Sociologia pelo ISCTE-IUL e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese O Trotskismo em Portugal - geografias de um «marxismo vivo» (1968-1974). Tem publicado artigos e críticas relacionados com o trabalho científico desenvolvido, tanto em revistas académicas, como na imprensa (Le Monde Diplomatique, Praxis).

José António Bandeirinha - É arquiteto pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1983). Exerce profissionalmente e é Professor Associado do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2002 com uma dissertação O Processo SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974. Investigador do Centro de Estudos Sociais e Diretor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (2002-2004; 2006-2007 e 2017-...). Foi Pró-Reitor para a Cultura da Universidade de Coimbra (2007 -2011). Foi Diretor do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2011-2013). Comissário da Exposição Fernando Távora Modernidade Permanente, integrada em Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Consultor Científico da Exposição O Processo SAAL Arquitectura e Participação 1974-1976, organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves em colaboração com o Canadian Centre for Architecture, Montréal (2014-2015).

Manuela Vasconcelos - Licenciada em Filologia Românica (1968) e mestre em Linguística Portuguesa – Psicolinguística (1991) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Docente no Curso de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros nessa mesma Faculdade (1976-1988) e no Curso de Terapêutica da Fala da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (1994-2014). Integrou a Equipa Pessoa entre 1988 e 1992 e trabalhou Biblioteca Nacional, no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea de 1994 a 2008. Publicou alguns artigos na área da Linguística e sobre espólios de escritores.

Victor Pereira - Doutorado em História pelo Instituto de Ciências Políticas de Paris, é professor auxiliar na Universidade de Pau et des Pays de l’Adour e também investigador associado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Dedica-se ao estudo sobre a emigração portuguesa e sobre a história portuguesa do século XX. Organizou, com Nuno Domingos, o livro O Estado Novo em questão (Edições 70, 2010) e publicou A ditadura de Salazar e a emigração. O Estado português e os seus emigrantes em França (1957-1974) (Temas e Debates, 2014).

 

Notícias:

Agenda UC

AS Beiras - 28 Mar. 2018

Topo da página
Centro de Documentação 25 de Abril © 2018
Suporte: ucd25a@ci.uc.pt ; Sugestões: Formulário
www.cd25a.uc.pt
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional