COMEMORAÇÕES DO 44º ANIVERSÁRO DO 25 DE ABRIL

“ Em Abril escolas mil!”

“Visitas à Casa das Memórias”

No âmbito da 20 Semana Cultural  da UC e das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril o CD25A da Universidade de Coimbra programou uma série de visitas e acções pedagógicas destinadas às crianças  especialmente aos alunos do 1º ciclo do ensino básico das escolas de Coimbra.

No intuito de partilhar conhecimentos e espaços de aprendizagem, bem como de ajudar a fortalecer nos mais novos as convicções democráticas, o Centro de Documentação 25 de Abril da U. C.  vai receber a visita de vários grupos de crianças de Coimbra e deslocar-se a algumas escolas do 1º ciclo do ensino básico.

Em conjunto com os professores vamos promover a visita real e virtual aos arquivos e biblioteca e falar sobre os acontecimentos de 25 de Abril de 1974 e a transição democrática portuguesa, usando para isso materiais pedagógicos especialmente preparados para esse efeito, produzidos a partir da valiosa colecção documental preservada no Centro.

Entre 23 de Abril e 30 de Maio estão já agendadas várias sessões pedagógicas.
Contamos com a colaboração profissional de Daniel Ferreira, animador socio-educativo,  e com apoio de diversas  entidades e instituições das quais destacamos a Reitoria da Universidade de Coimbra, a Associação de Pais das Escolas Anexas, a Escola da Noite e a Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril em Coimbra.

vídeos:

Jogo da Censura - Esc. Anexas, 24 de abril