Comemorações do centenário de Fernando Piteira Santos

Evocação de Fernando Piteira Santos

Está prestes a terminar o ano em que se comemorou o centenário do nascimento de Fernando Piteira Santos (FPS).

O Centro de Documentação 25 de Abril associa-se a esta comemoração evocando aqui o brilhante historiador, político, professor, jornalista, cidadão interveniente e militante antifascista que ele foi.

Uma das primeiras iniciativas destas comemorações foi a conferência  sobre o estado actual do jornalismo, organizada no dia 11 de janeiro de 2018, pela Câmara Municipal dda Amadora e de que se pode assistir a um extrato aqui.

Em sua homenagem e assinalando a época de Natal e de Fim de Ano deixamos também nesta página, hoje, como curiosidade algumas imagens de Cartões de Boas Festas integrados no arquivo de correspondência de FPS

Por decisão da sua mulher,  Maria Stella Bicker Correia Ribeiro, o  arquivo e os papéis privados de FPS foram-nos doados logo em 1993, um ano após a sua morte. O seu espólio está já completamente inventariado e descrito podendo a lista de documentos entregues ser consultada no Guia de Fundos Digital do CD25A - FPS

Publlicamos  de seguida uma listagem de alguns dos documentos de e sobre Fernando Piteira Santos  pertencentes ou não aos nossos arquivos que se encontram já disponíveis na Internet.

FERNANDO PITEIRA SANTOS (1918 – 1992)

Antifascista e oposicionista activo, é considerado por muitos como uma das inteligências mais lúcidas e um dos mais combativos espíritos da vida cultural e política portuguesa do século XX. Piteira Santos foi um cidadão cujo comportamento se pautou pela fidelidade a valores éticos, cívicos e políticos. Dos grandes mestres do pensamento ideológico, apenas a um foi fiel até ao fim da vida: Karl Marx.
Destacou-se na resistência antifascista, na luta pela Democracia e conheceu os cárceres da ditadura, tendo sido preso por três vezes. Jornalista, político, historiador e professor universitário. (...)
Extraído da Biografia de FPS, da autoria de Helena Pato.

Biografia de FPS  na página  da Câmarada Amadora

Biografia: no dia do centenário do nascimento de F. Piteira Santos - Blogue Ruas com história. 23 de jan 2018.

+ informação sobre FPS

Fernando Piteira Santos: Português, cidadão do século XX : exposição (2004) [catálogo]. CD25A
Maria Antónia Fiadeiro (coord.), “Devo a Mim Próprio a Memória da Minha Vida”. Fernando Piteira Santos. Campo da Comunicação.

Para além do catálogo da exposição de homenagem que editámos em 2004  fica também uma pequena lista de textos de ou sobre Piteira Santos  existentes no aquivo do CD256A e  já disponíveis online.

1 - Revolução e democratização (1985) / Fernando Piteira Santos.

2 - Política de A a Z : crónicas / Fernando Piteira Santos. Diário de Lisboa, 1976-1990.

3 - Piteira Santos: Entrevista ao programa Transparências.  RDP - Antena 2, Sábado,12 de Março de 1990, 22h.

3 - Piteira Santos / Teresa Saraiva. "Flama", 1974 -  jun 28.

4 -  Piteira Santos / Maria Manuerla Cruzeiro e Boaventura de Sousa Santos. 2003

5 - Fotografia: Conferência (198?). Reconhecem-se  Manuela Silva e Fernando Piteira Santos.

Centro de Documentação 25 de Abril © 2019