Comemorar o 25 Abril em 2020

Exposição Virtual - A criação do Serviço Nacional de Saúde: a conquista de um direito (1974-1979)

Documentos sobre a história da criação do Serviço Nacional de Saúde

Na passagem do 46º aniversário da Revolução de Abril, e apesar das limitações criadas pela difícil situação imposta pelos efeitos da pandemia, o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra não pode deixar de evocar a data. Fá-lo através de uma exposição virtual, já disponível online  na qual recorda os 41 anos do Serviço Nacional de Saúde, colocando ao dispor do público e dos investigadores um conjunto de textos e imagens, alguns deles de grande raridade, referentes ao vasto e rico espólio que sobre o tema o CD25A incorpora. A esta exposição virtual encontra-se ligada uma outra, física, que terá lugar no Piso 3 do Colégio da Graça, na Rua da Sofia, e que abrirá quando existirem condições sanitárias para tal.

Sublinha-se entretanto que o Serviço Nacional de Saúde, aprovado em 1979, materializa ainda hoje uma das conquistas da Revolução de Abril e do processo revolucionário iniciado em 1974. A exposição procura traçar a genealogia do SNS ao analisar as iniciativas desenvolvidas no setor durante o período que se segue imediatamente ao 25 de Abril.

Centro de Documentação 25 de Abril © 2020