Colóquio Ilha de Moçambique: 1983

12 de Março | 9h | Sala de São Pedro - BGUC [CANCELADO]

Colloquium Island of Mozambique 1983: incorporating the architectural research archive into UC [CANCELED]

Como é do conhecimento geral, a Reitoria da Universidade de Coimbra cancelou no passo dia 9 de março todas as atividades que impliquem contacto social, designadamente reuniões científicas e aulas. Como consequência, a grande maioria da programação prevista para as próximas duas semanas na UC ficou sem efeito.

Foi o que aconteceu com o Colóquio Ilha de Moçambique, organizado pela , Cátedra UNESCO em Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa [Patrimónios] cujo programa divulgámos.

No entanto a entrega do arquivo prevista para esta ocasião relizou-se  formalmente tendo-se apoveitado a presença em Coimbra, desde a passada semana, dos representantes da Escola de Arquitectura da U. de Aarhus (Dinamarca). Com o apoio dos arquitectos Jens Hougaard e Lars Bock foi ainda possivel organizar, traduzir e descrever sumariamente a documentação incorpoorada no CD25A.

Para assinalar est valiosa doação publicamos o historial da doação, o inventário preliminar do arquivo, o Livro Azul e o texto da comunicação que o arquitecto F. Keil do Amaral, um dos convidades, não chegou a ler no Colóquio mas  gentilmente nos confiou com autorização de divulgação.

Agradecemos ainda a Lira Keil do Amall a premissão que nos deu para publicarmos imagens dos desenhos que originalmente criou para um artigo publicado no jornal local anunciando a criação da Associação dos Amigos da Ilha de Moçambique.

Centro de Documentação 25 de Abril © 2020